Richard Noel Marx - nascido em Chicago (Illinois), a 16 de Setembro de 1963 - é um cantor e compositor pop que se tornou muito famoso nos anos 1980 devido à canção "Right Here Waiting".
Biografia
Marx é o único filho de Ruth, uma ex-cantora, e de Dick Marx, um músico de jazz e fundador de uma empresa de jingles de sucesso na década de 1960.
Antes do primeiro álbum, Richard Marx cantou em comerciais e foi um vocalista de apoio de Lionel Richie. Aprendeu as "habilidades comerciais" que o tornaram uma estrela do rádio nos anos oitenta. Marx deu-se bem no lançamento do seu primeiro trabalho em 1987. Não pode se deixar de falar das suas qualidades musicais, dado ser um grande guitarrista, compositor, pianista e produtor. O seu primeiro hit foi "Don't Mean Nothing", mas o seu "forte" mesmo são as baladas, como "Right Here Waiting" que o tornaram conhecido. "Richard Marx" de 1987 e "Repeat Offender" de 1989 foram os dois primeiros trabalhos mais importantes do início da sua carreira. "Right Here Waiting" é a sua mais conhecida música.
"Now and Forever" foi o maior hit do disco "Paid Vacation" de 1994, mas não teve tanto sucesso como os anteriores, e assim Marx entrou num período de exclusão, voltando apenas em 1997 com "Flesh & Bone". Depois desse ano, Richard Marx produziu um CD com os seus maiores sucessos, ao mesmo tempo que produziu "At The Beginning", um dueto com Donna Lewis que se tornou tema do filme "Anastásia".
Não há apenas grandes baladas no álbum "Greatest Hits". Também há músicas mais "movimentadas" como "Should've Known Better" e "Satisfied", além de outras viagens líricas - "Don't Mean Nothing", "Take This Heart" e "Hazard".
Em 1999, Richard Marx começou a trabalhar no seu próprio estúdio, enquanto já escrevia novas canções para o sexto álbum, além de ter tempo para se dedicar a instituições de caridade que ajudam pessoas com problemas, ou mesmo institutos de tratamento de doenças como a fibrose cística, e ainda uma lista longa de causas humanitárias.
O trabalho de Richard com outros artistas a partir de 1999 inclui a produção de músicas para Laura Pausini e Sarah Brightman. Mas também produziu "If You Ever Leave Me" para Barbra Streisand e Vince Gill. Produziu também "This I Promise You" para os 'N Sync, "Still Holding Out For You" para as garotas do grupo country SHeDAISY.
Em 2000, Marx co-escreveu e produziu canções como "Angel On My Shoulder" para Natalie Cole e "To Where You Are" para a ópera do cantor Josh Groban. O seu trabalho com Kenny Rogers incluiu duas canções, "Crazy Me" e "I Do It For Your Love".
Por outro lado, Richard Marx ia escrevendo as canções para o seu sexto álbum de estúdio. "Days in Avalon", que foi lançado em 2000.
Depois disso, escreveu e produziu canções com Michael Bolton para o álbum "Only a Woman Like You" de 2001, e escreveu quatro canções com Kenny Loggins. No Japão, lançou o seu álbum "Days in Avalon", em Setembro de 2002.
Richard Marx ganhou um Grammy em 2004 pela canção "Dance With My Father", que escreveu com Luther Vandross. No mesmo ano, lançou o álbum "My Own Best Enemy", um trabalho com 12 canções novas. Richard Marx escreveu todas as músicas, apenas com excepção de uma canção escrita por Fee Waybill. De acordo com Richard Marx, este álbum é um retorno as guitarras de base e ao rock iguais ao início da sua carreira, nos quais foi influenciado durante os anos pela R&B music e pela música country.
Quando o aspirante a músico Richard Marx tinha 17 anos, uma fita com algumas das suas canções chegou às mãos de Lionel Richie, que o encorajou a seguir uma carreira musical, ajudando-o a se mudar para Los Angeles. Depois de se formar na escola secundária, tornou-se backing-vocal dos The Commodores e também de Madonna. A partir dali, não parou mais.
Examinando os últimos anos, Marx diz que tem desfrutado a sua vida nova e que não lamenta não estar mais em evidência: "Eu não parei de cantar. Eu não parei de viajar. Eu não perdi nada disso. Eu realmente me sentia bem. Estive oito ou nove anos onde não falhamos e isso é muito ruim, pois eu pensei que ia ser sempre assim desde quando comecei".
E continuou: "Não era como eu sentisse alguma amargura ou “O que vou eu fazer agora????”- eu me reinventei imediatamente como compositor e produtor para trabalhar com outras pessoas. E eu ainda penso que isso é o meu futuro. Eu ainda penso que isso é onde a minha carreira de 30 anos vai chegar".
E disse ainda: "Eu fiz muito mais música nos últimos sete anos do que como um artista, pois estou saltando de um projecto para outro, e não me limito a fazer um álbum sempre a cada dois anos. Assim, eu escrevi e gravei estas canções durante os últimos sete anos. Não só consegui trabalhar com rock and roll, country, jazz, mas também com vários artistas e tipos diferentes de gravações".
E c onclui: "E ainda assim consegui levar as minhas crianças a escola todas as manhãs e tomar café da manhã com a minha esposa, quase diariamente, e voltar para casa para o jantar, quase diariamente. Eu realmente tenho uma vida normal".
Celebrando um Grammy numa pizzaria com a família pode não ter sido a primeira escolha para Marx quando foi nomeado pela primeira vez em 1988, mas é evidente que ele tem uma perspectiva diferente das coisas hoje em dia. Isso revela-se nas suas letras para este novo álbum que soa mais confessional do que alguns dos trabalhos anteriores.
Há vinte anos que Richard Marx é casado com a actriz Cynthia Rhodes. O casal tem 3 filhos: Brandon (nascido em 1990), Lucas (nascido em 1992), e Jesse (nascido em 1994). Residem em Lake Bluff,
DISCOGRAFIA
Álbuns
Richard Marx (1987)
Repeat Offender (1989)
Rush Street (1991)
Paid Vacation (1993)
Flesh and Bone (1997)
Days in Avalon (2000)
My Own Best Enemy (2004)
Duo (Acoustic, with Matt Scannel) (2008)
Sundown (2008)
Emotional Remains (2008)
Stories to Tell (2010)
Inside My Head (2012)
Beautiful Goodbye (2014)
Compilações
Don't Mean Nothing (UK CDM) (1988)
Children of the Night (US 12'' Single) (1990)
Hazard (UK CDS) (1991)
Keep Coming Back (UK CDS) (1991)
Silent Scream (UK CDS#1) (1994)
The Way She Loves Me (UK CDS#1) (1994)
Children of the Night (US 12'' Single) (1994)
Hazard (UK CDS) (1994)
Greatest Hits (Japan) (1997)
Ballads (Taiwanese 2CD Edition) (2000)
Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, do Youtube e letrasmusica.br
Richard Marx
Right Here Waiting
Oceans apart day after day
And I slowly go insane
I hear your voice on the line
But it doesn't stop the pain
If I see you next to never
How can we say forever
Wherever you go
Whatever you do
I will be right here waiting for you
Whatever it takes
Or how my heart breaks
I will be right here waiting for you
I took for granted, all the times
That I thought would last somehow
I hear the laughter, I taste the tears
But I can't get near you now
Oh, can't you see it baby
You've got me goin' crazy
Wherever you go
Whatever you do
I will be right here waiting for you
Whatever it takes
Or how my heart breaks
I will be right here waiting for you
I wonder how we can survive
This romance
But in the end if I'm with you
I'll take the chance
oh, can't you see it baby
you've got me goin crazy
Wherever you go
Whatever you do
I will be right here waiting for you
Whatever it takes
Or how my heart breaks
I will be right here waiting for you
Waiting for you
Sem comentários:
Enviar um comentário