Os The Gift são uma banda portuguesa, de Alcobaça, formada em 1994. No seu reportório estão temas como "Ok! Do you Want Something Simple?" (1998), "Driving You Slow" (2004) e "Fácil de Entender" (2006).
Nascidos em 1994, os The Gift surgiram inicialmente como projecto paralelo dos Dead Souls, banda de então de Nuno Gonçalves e Miguel Ribeiro. A evolução de um projecto para o outro aconteceu de forma natural, uma vez que sentiam que a sonoridade dos Dead Souls estava limitada aos instrumentos que utilizavam (guitarra, bateria, baixo e ukulele). Só que a urgência em experimentar novos sons e partir para novos horizontes musicais era cada vez maior. Assim, o que começou por ser um projecto secundário de ambos os jovens a darem os passos iniciais na música, foi crescendo e ganhando maior importância na vida destes.
De dois, os The Gift passaram a uma banda de quatro elementos com a entrada de Ricardo Braga e de Sónia Tavares para vocalista. Sónia ingressou na banda quase por acaso e, apesar de mais tarde vir a dar novas tonalidades à música dos The Gift, na altura, a escolha de uma voz feminina não foi vista com bons olhos por Nuno, que não conseguia idealizar uma rapariga a cantar no grupo. Na base destes anticorpos esteve a gritante misoginia reinante na banda. A barreira tornou-se ainda maior devido ao facto de Sónia não proferir uma única palavra durante os primeiros ensaios e permanecer timidamente afastada dos restantes músicos. Isto até ao dia em que quebrou o silêncio e começou a cantar. De uma assentada compôs o primeiro tema do grupo: "Lenor". Estava, assim, dado o primeiro grande passo dos The Gift.
A partir daqui, a sonoridade do grupo começou a ganhar forma e, em Setembro de 94, Sónia, Nuno, Miguel e Ricardo (com idades compreendidas entre os 16 e os 21 anos) inscreveram-se no Concurso de Música Moderna do Bar Ben, em Alcobaça. A banda acabaria por ir passando de eliminatória em eliminatória, até chegar à final, na qual viria a terminar em 2º lugar – para grande surpresa de todos dada a curta existência do grupo.
Encarando o resultado do concurso como uma vitória e um estímulo, os The Gift começaram a aspirar a mais e deram o seu primeiro concerto, em nome próprio, no Mosteiro de Alcobaça, em Julho de 1995. Seguir-se-ia o Centro Cultural de Belém, no “Espaço 7-9”, em Setembro de 1996, e o convite para tocar no Porto, no bar Labirintho, em Novembro desse ano. Foi nessa noite, com o incentivo do dono do bar, José Carlos Tinoco, que surgiu a ideia de gravar a primeira maqueta do grupo. Desde esse dia e até Maio de 97, os The Gift empenharam-se a 100% na preparação do seu primeiro registo discográfico, tendo como ambição mostrar a sonoridade da banda aos media e às editoras. Deste esforço nasceu "Digital Atmosphere", CD composto por 6 temas e uma parte multimédia com entrevistas e vídeos da banda, gravado em casa e sem edição comercial.
O objectivo de chamar a atenção da indústria musical não seria atingido da forma desejada, mas as expectativas relativamente à crítica musical viriam a ser ultrapassadas, obtendo de imediato o reconhecimento por parte dos media.
Ainda nesse ano, os The Gift partiram para a estrada, percorrendo cerca de 630 auditórios (muitos deles esgotados) e editando, no final da digressão, um vídeo com os concertos do Centro Cultural de Belém e do Cine-teatro de Alcobaça. Logo após a "Digital Atmosphere Tour" a banda ficaria reduzida a quatro elementos, com a saída de Ricardo Braga, permanecendo com a formação com que continuaria até hoje, e estabeleceria o objectivo de editar um novo disco, como banda independente, suportando todas as despesas e sem qualquer tipo de apoio por parte de alguma editora discográfica.
Ganham, em 2005, na categoria de "Best Portuguese Act", o MTV Europe Music Awards, prémios entregues esse ano em Portugal. Este reconhecimento é obtido através do seu álbum duplo "AM-FM". A 30 de Outubro de 2006, lançam o álbum ao vivo e DVD "Fácil de Entender", cujo nome é o de uma canção cantada em Português e faixa escondida do álbum "AM-FM", que foi apresentada no decorrer da "AM-FM Tour".
Em 2007, ganham o Globo de Ouro (SIC/Caras) de Melhor Grupo com o álbum editado no ano transacto "Fácil de Entender".
Em 2009, Nuno Gonçalves é convidado a regravar Amália Rodrigues, nascendo o projecto Amália Hoje, com participação da Sónia Tavares, Fernando Ribeiro, dos Moonspell, e Paulo Praça dos Plaza. O disco foi lançado a 27 de Abril e foi tornado público em televisão na Gala XIV Globos de Ouro na SIC, no dia 17 de Maio de 2009. Entretanto a banda já estava a preparar o sucessor de "AM-FM", com as gravações a serem feitas em Madrid.
Com o lançamento do último álbum da banda, "Fácil de Entender", a ter acontecido em 2006, é anunciado o lançamento dum novo álbum, "Explode", em Fevereiro de 2011. O álbum foi disponibilizado no site da banda, ao preço que o consumidor desejasse pagar. Para apresentar as novas canções, a banda programou, para Março do mesmo ano, uma série de três concertos no Tivoli, Lisboa, e um em Madrid, em Maio. O álbum em suporte físico foi colocado à venda em meados de Março de 2011.
Foi anunciado a 19 de Setembro de 2011, a nomeação da banda para os prémios MTV Europe Music Awards, na categoria "Best Portuguese Act", sendo o prémio arrecadado pela cantora Áurea.
No início do ano 2012, o site Art Vinyl elege o disco "Explode", como uma das melhores capas do ano 2011. O álbum ficou em 27º lugar, numa lista de 50 melhores capas que inclui nomes como Coldplay, The Strokes e Jay-Z Ainda no início de 2012, e tendo passado menos de um ano após o lançamento de "Explode", a banda anuncia o lançamento de um novo álbum. "Primavera" foi lançado no dia 9 de Janeiro, contendo doze faixas.
Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e Letras.mus.br.
The Gift
Driving You Slow
Finding someone that cares for you
And I
I will dress my songs cause I care for you
cause I
I will take my time driving you slow
Driving out cause I care for you
and then
someone loves you but I don't care for you
cause I
I will get my love
cause I will be your love
oh no
there were times I could care for you
but then
I found that girl that's been smile for you
and I
start to be something
and I
I don't care
why should I care
I will get my life
cause I will be your life
Oh no
Don't look back (x4)
I will build my world
I will sing my songs
I will keep my helmet on
(x2)
and you can rule my world
you can rule my songs
I will keep my helmet on
cause I
I will build my world
I will sing my songs
I will keep my helmet on
Oh no
Find you someone that cares for you
and I
I will dress my songs cause I care for you
and I
I will take my time driving you slow
Driving out cause I care for you
And then
Someone loves you but I don't care for you
cause I
You don't care
I don't care
cause I will get my love
and I will be your love
Oh no
Don't look back (x4)
I will build my world
I will sing my songs
I will keep my helmet on
(x2)
and you can rule my world
you can rule my songs
I will keep my helmet on
cause I
I will build my world
I will sing my songs
I will keep my helmet on
Oh no
Oh don't don't (x2)
Don't look back (x4)
I will build my world
I will sing my songs
I will keep my helmet on
(x2)
and you can rule my world
you can rule my songs
I will keep my helmet on
cause I
I will build my world
I will sing my songs
I will keep my helmet on
Sem comentários:
Enviar um comentário