quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Michael Jackson - Thriller







Michael Joseph Jackson - nascido em Gary, a 29 de Agosto de 1958, e falecido em Los Angeles, a 25 de Junho de 2009 - foi um famoso cantor, compositor, dançarino, produtor, empresário, arranjador vocal, filantrópico, pacifista e activista americano. Segundo a revista Rolling Stone facturou em vida cerca de sete biliões de dólares,o que fez dele o artista mais rico de toda a história. Mesmo um ano após a sua morte, ainda facturou cerca de um bilião de dólares.

Começou a cantar e a dançar aos cinco anos de idade, iniciando-se na carreira profissional, aos onze anos, como vocalista dos Jackson 5, Pouco depois, iniciou uma carreira a solo, em 1971, permanecendo, em paralelo, como membro do grupo. Reconhecido nos anos seguintes como "Rei do Pop" ("King Of Pop"),

Cinco dos seus álbuns de estúdio tornaram-se os mais vendidos, a nível mundial, de todos os tempos: "Off the Wall" (1979), "Thriller" (1982), "Bad" (1987), "Dangerous" (1991) e "HIStory" (1995). Lançou-se numa carreira a solo no início da década de 1970, ainda pela Motown, editora responsável pelo sucesso do grupo formado por ele e pelos irmãos.

Já em idade adulta, gravou o álbum mais vendido e popular da história, "Thriller". Jackson é frequentemente citado como "O maior ícone negro de todos os tempos", com grande importância para a quebra de barreiras raciais, abrindo portas para o domínio da música negra na música popular, e para que pessoas como Oprah Winfrey e Barack Obama conseguissem o status que tem hoje em dia.

No início dos anos 1980, tornou-se uma figura dominante na música popular e o primeiro cantor afro-americano a ver os seus clips terem presença constante na MTV. A popularidade dos seus vídeos musicais transmitidos pela MTV, como "Beat It", "Billie Jean" e "Thriller" são creditados como a causa da transformação do videoclipe como forma de promoção musical e também de ter tornado o então novo canal famoso. Vídeos como "Black or White", "Scream", "Earth Song", entre outros, mantiveram a alta rotatividade dos vídeos de Jackson durante a década de 1990.

Foi o criador de um estilo totalmente novo de dança, utilizando especialmente os pés. Com as suas performances no palco e os seus clips, Jackson popularizou uma série de complexas técnicas de dança, como o Robot, o "The Lean" (inclinação de 45º), o famoso "Moonwalk". O seu estilo diferente e único de cantar e dançar, bem como a sonoridade das suas canções influenciaram uma série de artistas nos ramos do hip hop, pop, R&B e rock.

Jackson também foi um notável filantropo e humanitário, doando milhões de dólares durante toda a sua carreira a causas beneficentes por meio da Dangerous World Tour, compactos virados para a caridade e manutenção de 39 centros de caridade, através da sua própria fundação. No entanto, outros aspectos da sua vida pessoal, como a mudança de sua aparência - principalmente a da cor de pele devido ao vitiligo - geraram controvérsias significantes ao ponto de prejudicar a sua imagem pública.

Em 1993, foi acusado de abuso sexual infantil, mas a investigação foi arquivada devido a falta de provas, sem que Jackson tivesse de ter ido a tribunal. Depois, casou-se e foi pai de três filhos, todos eles geraram forte controvérsia por parte do público. Em 2005, Jackson foi julgado e absolvido das alegações de abuso sexual infantil.

Enquanto se preparava para uma nova tournée intitulada "This Is It",  morreu de intoxicação aguda do anestésico Propofol, a 25 de Junho de 2009, após sofrer uma paragem cardíaca. O Tribunal de Justiça de Los Angeles considerou a sua morte um homicídio, tendo o seu médico pessoal - Dr. Conrad Murray- sido condenado por "homicídio culposo". A sua morte teve uma repercussão internacional instantânea, sendo motivo de forte comoção por parte dos seus fãs em todo o mundo. Estima-se que dois biliões de pessoas tenham assistido ao funeral pela televisão, já que emissoras do mundo todo transmitiram o evento em directo.

Em Março de 2010, a Sony Music Entertainment assinou um contrato de US$ 250 milhões com o espólio de Jackson para reter os direitos autorais de distribuição das suas gravações até 2017. Foram lançados cerca de sete álbuns póstumos na década seguinte a sua morte.

Michael Jackson é o maior artista de todos os tempos segundo o Guinness Book por ter vendido cerca de 1,5 bilhões de gravações em toda a sua carreiras, tendo-se mantido nos tops musicais desde 1969.

Jackson é um dos poucos artistas a entrar duas vezes no Rock And Roll Hall of Fame. Os seus outros prémios incluem vários recordes certificados pelo Guinness World Records, incluindo "O maior artista de todos os tempos" e um para "Thriller" como o álbum mundialmente mais vendido de todos os tempos - 15 Grammys e 41 canções a chegar ao topo das paradas como cantor solo - e vendas que superam as 350 milhões de unidades mundialmente, Jackson recebeu centenas de prémios, que fizeram dele o artista mais premiado da história da música popular.

A sua vida, constantemente nos jornais, somada à sua carreira de sucesso como popstar fez dele parte da história da cultura popular mundial. Nos últimos anos, foi considerado como "a pessoa mais famosa e conhecida do mundo".


Álbuns de estúdio

Got to Be There (1971)
Ben (1972)
Music & Me (1973)
Forever, Michael (1975)
Off the Wall (1979)
Thriller (1982)
Bad (1987)
Dangerous (1991)
HIStory: Past, Present and Future – Book I (1995)
Invincible (2001)
Michael (2010)
Xscape (2014)

Outros:
One Day in your Life (1981)
Farewell my Summer Love (1984)




Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e Letras.mus.br





Michael Jackson

Thriller



It's close to midnight
Something evil's lurkin' in the dark
Under the moonlight
You see a sight that almost stops your heart
You try to scream
But terror takes the sound before you make it
You start to freeze
As horror looks you right between the eyes
You're paralyzed

'Cause this is thriller
Thriller night
And no one's gonna save you
From the beast about to strike
You know it's thriller
Thriller night
You're fighting for your life
Inside a killer
Thriller tonight, yeah

You hear the door slam
And realize there's nowhere left to run
You feel the cold hand
And wonder if you'll ever see the sun
You close your eyes
And hope that this is just imagination
Girl, but all the while
You hear a creature creepin' up behind
You're outta time

'Cause this is thriller
Thriller night
There ain't no second chance
Against the thing with the forty eyes, girl
(Thriller)
(Thriller night)
You're fighting for your life
Inside a killer
Thriller tonight

Night creatures call
And the dead start to walk in their masquerade
There's no escaping the jaws of the alien this time
(They're open wide)
This is the end of your life

They're out to get you
There's demons closing in on every side
They will possess you
Unless you change that number on your dial
Now is the time
For you and I to cuddle close together, yeah
All through the night
I'll save you from the terror on the screen
I'll make you see

That this is thriller
Thriller night
'Cause I can thrill you more
Than any ghost would ever dare try
(Thriller)
(Thriller night)
So let me hold you tight
And share a
(killer, diller, chiller)
(Thriller here tonight)

'Cause this is thriller
Thriller night
Girl, I can thrill you more
Than any ghost would ever dare try
(Thriller)
(Thriller night)
So let me hold you tight
And share a
(killer, thriller)

I'm gonna thrill you tonight

[Vincent Price]
Darkness falls across the land
The midnight hour is close at hand
Creatures crawl in search of blood
To terrorize y'all's neighborhood
And whosoever shall be found
Without the soul for getting down
Must stand and face the hounds of hell
And rot inside a corpse's shell

I'm gonna thrill you tonight
(Thriller, thriller)
I'm gonna thrill you tonight
(Thriller night, thriller)
I'm gonna thrill you tonight
Ooh, babe, I'm gonna thrill you tonight
Thriller night, babe

[Vincent Price]
The foulest stench is in the air
The funk of forty thousand years
And grizzly ghouls from every tomb
Are closing in to seal your doom
And though you fight to stay alive
Your body starts to shiver
For no mere mortal can resist
The evil of the thriller




Sem comentários:

Enviar um comentário