sexta-feira, 18 de março de 2016

Otis Redding - (Sittin' On) The Dock Of The Bay






Otis Redding - nascido em Dawson, na Geórgia, a 9 de Setembro de 1941, e falecido em Madison, no Wisconsin, a 10 de Dezembro de 1967 - foi um cantor de soul norte-americano conhecido pelo seu estilo passional e pelo sucesso póstumo "(Sittin' On) the Dock of the Bay". Foi considerado, pela revista Rolling Stone, o 8° maior cantor e o 21° maior artista de todos os tempos.


Primeiros anos

Otis Redding nasceu na pequena cidade de Dawson, na Geórgia. Quando tinha cinco anos, a sua família mudou-se para Macon, também na Geórgia, onde Otis começou a cantar no coral de uma igreja. Na adolescência, ganhou o show de talentos do "Douglass Theatre" durante 15 semanas consecutivas. A sua primeira influência musical foi Little Richard, que também tinha morado em Macon.

Ainda na adolescência resolveu sair da cidade, dizendo que se aquele não tinha sido o lugar para Little Richard, não seria o lugar para ele também.


Carreira

Em 1960, Otis Redding começou uma tournée pelo sul dos Estados Unidos com Johnny Jenkins and the Pinetoppers. Além de cantar, Otis trabalhava como motorista de Jenkins. No mesmo ano, fez as suas primeiras gravações, "Fat Gal" e "Shout Bamalama", com o seu grupo chamado "Otis Redding and the Pinetoppers", lançado pelos selos musicais "Confederate" e "Orbit".

Em 1962, fez a sua primeira marca no mundo da música, durante uma sessão de Johnny Jenkins. Quando o estúdio ficou vago, gravou "These Arms of Mine", uma balada de sua autoria. A música virou um pequeno hit pela "Volt Records", uma subsidiária do renomado selo sulista Stax Records que tinha sede em Memphis, Tennessee. 

Redding compunha a maioria das suas músicas, prática não muito comum na época, às vezes em parceria com Steve Cropper (do grupo Booker T. & the MG's). Em Julho de 1967, apresentou-se no influente Festival Pop de Monterey.


Morte

A 10 de Dezembro desse ano, Otis morreu num desastre aéreo. Estava viajando para Madison, no estado de Wisconsin, ao lado da sua banda de apoio, The Bar-Kays, quando o avião sofreu uma avaria e caiu, por volta das 15 horas, nas águas geladas do lago Monona. O único sobrevivente da tragédia foi Ben Cauley, de 20 anos de idade (o membro mais velho dos Bar-Keys).

O funeral de Redding aconteceu, dias depois, em Macon, na Georgia, e teve a presença de outros astros do soul, como Solomon Burke, Percy Sledge e Sam Moore, da dupla Sam & Dave. A canção de Otis "(Sittin' On) the Dock of the Bay" viria a tornar-se famosa um ano depois da morte do cantor. Foi sepultado no Big O Ranch (Family Estate), Condado de Jones, Geórgia no Estados Unidos.


Discografia

1964 - Pain in My Heart
1965 - The Great Otis Redding Sings Soul Ballads
1966 - The Soul Album Buy Now!
1966 - Complete & Unbelievable: The Otis
1966 - Otis Blue: Otis Redding Sings Soul
1966 - Remembering
1967 - King & Queen
1967 - Live in Europe
1968 - (Sittin' On) the Dock of the Bay
1968 - The Immortal Otis Redding
1968 - In Person at the Whisky a Go Go
1969 - Love Man
1970 - Tell the Truth
1992 - Remember Me
1993 - Good to Me: Live at the Whiskey a Go Go, Vol. 2




Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e letras.mus.br








Otis Redding

Sitting On The Dock Of The Bay 

  

Sitting in the morning sun
I'll be sitting when the evening comes
Watching the ships roll in
And I watch 'em roll away again

{Refrain}
Sitting on the dock of the bay
Watching the tide roll away
I'm just sitting on the dock of the bay
Wasting time

I left my home in Georgia
Headed for the 'Frisco bay
'Cause I had nothin to live for
And look like nothing's gonna come my way

So I'm just...
{Refrain}

Look like nothing's gonna change
Everything still remains the same
I can't do what ten people tell me to do
So I guess I'll remain the same

Sittin here resting my bones
And this loneliness won't leave me alone
It's two thousand miles I roamed
Just to make this dock my home

Now, I'm just...





Sem comentários:

Enviar um comentário