Peter Paul Cetera (Chicago, 13 de setembro de 1944) é um cantor norte-americano, mais conhecido por sua carreira como baixista e vocalista da banda americana Chicago. Antes de se juntar ao Chicago, em 1967 (ainda com o nome de Chicago Transit Authority - anteriormente The Big Thing), foi integrante do grupo The Exceptions, cujo sucesso era a canção My Mind Goes Travelling.
Biografia
Infância
De família polaca, foi o segundo de seis irmãos. Em 1987, declarou, brincando, que eram a família de cantores Von Trapp do sul de Chicago. As crianças aprenderam a harmonizar bem cedo, cantando em vários corais domésticos. O primeiro instrumento de Peter foi o acordeão. Confessou que teria preferido a guitarra, mas considerando que tinha apenas dez anos na época, prevaleceram os desejos dos seus pais. Como a família era polaca, Peter revelou que o acordeão era, na verdade, bastante divertido porque lhe permitiu aprender várias polkas.
Enquanto frequentava a Escola de Gramática St. Margret of Scotland, fora cogitado quanto à possibilidade de cursar o seminário. Aceitou, mas isso acabou sendo algo passageiro. Durante o seu segundo ano do secundário, Peter assistiu ao seu primeiro show de rock’n’ roll. Os Rebel Rockets usavam óculos escuros e subiam para cima dos seus amplificadores. Para Peter, não havia mais volta. Deixou o seminário (para desgosto da mãe) e economizou U$85 para comprar a sua primeira guitarra. Após se juntar a um amigo de colégio, passaram a tocar em todos os eventos do colégio e em fins-de-semana dançantes até se formarem.
Peter descobriu bem cedo que queria fazer do seu talento musical uma carreira. Já que os seus pais precisavam de algo que os convencesse, Peter fez o que um dia chamou de "período obrigatório" na escola IBM e na construção, enquanto ainda tocava em clubes nocturnos de Chicago com sua banda chamada The Exceptions sempre que podia.
A era nos Chicago
O grupo Chicago foi formado em Fevereiro de 1967, no apartamento de Walt Parazaider. Enquanto tinham duas excelentes extensões de baixos-barítonos em Terry Kath e Robert Lamm , a banda tinha dificuldade de cobrir a extensão aguda nas harmonias. A banda, então, compensava a parte aguda com os metais, mas os rapazes sentiam falta de vozes agudas. Num fim-de-semana, a banda The Exceptions tocou no mesmo clube onde os Chicago, na época chamados The Big Thing, estavam tocando. Peter sentia que o seu tempo com a banda estava acabando. Então, no final daquela semana, em Dezembro de 1967, Peter passou a ser o vocalista tenor e baixista da banda The Big Thing.
No Verão de 1968, o empresário da banda, James William Guercio (também conhecido como Jimmy Guercio) levou os rapazes para Los Angeles e trocou o nome da banda para Chicago Transit Authority. A banda estava sempre reunida a maior parte do tempo, ensaiando várias músicas escritas a princípio por Robert Lamm, tentando conseguir um contrato com uma editora, o que conseguiram mais tarde.
O álbum de estreia, intitulado "Chicago Transit Authority" foi gravado num período curto, de sete a dez dias, em Janeiro de 1969'. Como as faixas mais longas não eram adequadas para tocarem na rádio, a banda sentia que os shows independentes, em campus de universidades, acrescentavam muito ao sucesso da banda. Como o CTA não era o sucesso comercial que a banda esperava que fosse, eles continuaram em tournée.
Nesse período, o papel principal de Peter continuava a ser estritamente de vocalista e baixista. As coisas permaneceram assim até ao Verão de 1969 (mais precisamente 20 de Maio), quando ele e o amigo e colega de banda Walt Parazaider foram atacados por três homens durante um jogo de baseball do Chicago Cubes, o seu time de baseball preferido. Peter ficou seriamente ferido e passou vários dias na UTI, recuperando de uma fractura no maxilar e outros ferimentos sérios. O motivo do ataque teria sido apenas o facto de eles terem cabelos compridos.
Peter estava em casa recuperando dos seus ferimentos enquanto o astronauta Neil Armstrong andava na Lua, em Julho de 1969. Foi quando fez a sua primeira tentativa de compor uma canção. Inspirado em algo que Walter Cronkite (ex-âncora da rede de TV americana CBS) disse naquela noite fatídica, Peter pegou no seu violão e escreveu "Where Do We Go From Here", que fez parte do segundo álbum do Chicago. Com os seus outros talentos, a "conjuntura" estabeleceu Peter como parte do alto escalão de compositores na banda. Iria compor, dali para frente, vários sucessos dos Chicago, incluindo "If You Leave Me Now", dos Chicago X, que acabaria sendo o primeiro compacto da banda a chegar ao primeiro lugar nas paradas de sucesso.
Com o passar dos anos, Chicago estabeleceu uma legião de fãs e produziu vários álbuns bem sucedidos. Na verdade, quando o álbum "Chicago III" foi lançado, todos os álbuns dos Chicago estavam nas paradas, Uma tournée rigorosa e exaustivas sessões de gravação, aliados às exigências de Guercio, começaram a desgastar demais alguns integrantes da banda, os quais passaram a usar drogas para conseguir acompanhar o ritmo. Isso acabou levando a um círculo vicioso que fez Guercio ter problemas em conseguir manter os shows com o padrão anterior, pois os rapazes já não cantavam ou tocavam como antes, entre outras coisas. O clima passou a ficar tão tenso que Guercio e os Chicago se separaram em 1977. Na mesma época, Danny Seraphine descobriu que Guercio tinha feito inúmeras operações ilegais usando o nome da banda, inclusive desvio de dinheiro. Danny era um dos poucos membros "sóbrios" na ocasião, e passou a administrar a banda mais rigorosamente, resultando em mudanças radicais, para além dessa descoberta sobre Guercio. Mesmo após vários compromissos com Jimmy Guercio, os Chicago continuaram com a sua tournée exaustiva, pelo menos até 1978.
Em Janeiro de 1978, o guitarrista e vocalista da banda, Terry Kath, morreu num acidente com arma de fogo (Terry limpava uma arma em casa, drogado, e alguém o recomendou para ter cuidado, no que ele respondeu que não seria tolo de limpar uma arma carregada, e quis provar isso apontando a mesma para a cabeça e puxando o gatilho. Mas o tambor ainda tinha uma bala, e o disparo foi fatal). Vários integrantes da banda, incluindo Peter, começaram a questionar-se se a banda deveria terminar ou não. Outros músicos, incluindo Doc Severinsen, encorajaram a banda a continuar.
Embora a banda tenha substituído Terry Kath pelo vocalista e guitarrista Donnie Dacus, a banda continuou a afundar. Peter disse uma vez que, embora alguém pensasse que a morte de Terry fosse inspirar outros integrantes a limpar as suas atitudes, revelou que isso só piorou as coisas. Começaram a "dar festas" antes e durante shows, e depois também.
Um belo dia, a dedicação da banda a nada mais que diversão chegaria à sua editora, CBS. Chicago foi demitido do seu selo logo após o lançamento do álbum "Chicago 14", que foi um fracasso de vendas, vendeu menos de um milhão de cópias em 1980.
O primeiro álbum a solo de Peter Cetera foi um álbum auto-intitulado ("Peter Cetera"), lançado em 1981, quando os Chicago assinaram com a editora Warner Brothers. Peter declarou, em várias ocasiões, que pensava que o álbum nunca alcançasse o reconhecimento devido simplesmente ao facto gravadora não querer que Peter tivesse grandes ideias em relação a uma carreira solo. Consequentemente, embora "Livin’ In The Limelight" tenha sido lançado como single, Peter sentiu que o álbum mesmo tinha sido "enterrado" pela própria editora.
O primeiro álbum a solo de Peter Cetera foi um álbum auto-intitulado ("Peter Cetera"), lançado em 1981, quando os Chicago assinaram com a editora Warner Brothers. Peter declarou, em várias ocasiões, que pensava que o álbum nunca alcançasse o reconhecimento devido simplesmente ao facto gravadora não querer que Peter tivesse grandes ideias em relação a uma carreira solo. Consequentemente, embora "Livin’ In The Limelight" tenha sido lançado como single, Peter sentiu que o álbum mesmo tinha sido "enterrado" pela própria editora.
Enquanto os esforços por uma carreira a solo de Peter eram aparentemente "embarreirados", a sua banda começou a reerguer-se com o lançamento do álbum "Chicago 16", em 1982. Danny Seraphine convidou o teclista, guitarrista e cantor Bill Champlin para a banda, que, por sua vez, trouxe o produtor, arranjador e compositor David Foster. Peter aliou-se a David, para começar o processo de restituição da banda ao sucesso. O single "Hard To Say I’m Sorry", que Peter fez em parceria com David, conseguiu colocar a banda em segundo lugar nas paradas e levou a banda ao seu ressurgimento no cenário musical.
O ano de 1982 também foi importante para Peter a nível pessoal. Nessa época, casou-se com a sua namorada de muito tempo, Diane Nini. Peter contou à revista People, em 1987, que foi Diane que o ajudou a atravessar a sua "fase Elvis" no final dos anos 70 e no começo dos 80. Logo após o casamento, Diane deu à luz Claire, em Setembro de 1983.
1984 testemunhou o lançamento do que alguns chamaram de maior sucesso comercial do grupo Chicago. "Chicago 17". Mais uma vez, viu Peter emergir com David Foster como uma força de liderança dentro da banda. Numa entrevista em 1987, Peter disse que achava que tinha que assumir o controle porque a única saída deles seria para o alto. Enquanto "Chicago 17" gerou 4 singles no top 10, também gerou um desejo, ao menos em alguns integrantes, de embarcar numa tournée e ter uma agenda de shows novamente. Por outro lado, Peter tinha a necessidade também da aprovação da editora para seguir com outro projeto solo. Após um ultimato dado pela banda de sair em tournée ou deixar a banda, Peter deixou os Chicago na Primavera de 1985, alegando estar cansado de tournées com a banda de estilo Jazz-rock.
Bill Champlin relatou que Peter já estava há muitos anos pensando em deixar a banda: "Ele estava pronto. Parou de fumar e usar drogas, perdeu peso, e começou a prestar mais atenção com a sua aparência. Cetera dizia que queria um contrato do tipo Phil Collins/Genesis, mas os outros integrantes não quiseram; os outros, como James Pankow, diziam que Peter queria 50% do lucro, e destaque (ao invés de apenas Chicago aparecer como "Peter Cetera e Chicago"), e eles não aceitaram de jeito nenhum. Por fim, Cetera demitiu-se, dizendo "de qualquer jeito eu nunca me envolvi tão profundamente com música dessa maneira mesmo". Isso foi em Julho de 1985", diz Bill.
A carreira solo
Uma das primeiras acções de Peter como um artista a solo não teve nada a ver com música e era exatamente isso: uma acção. Deixou aquele estilo de vida agitado da área de Malibu (onde, de acordo com seus antigos colegas de banda pelo menos, ele era um ermitão de qualquer forma) e se estabeleceu com a sua esposa e a sua filha pequena, em Ketchum, na área de Idaho.
Em Junho de 1985, Peter começou a trabalhar no seu segundo álbum a solo, "Solitude/Solitaire", com determinação. Querendo produzir o projecto pessoalmente, mas temendo que a editora rejeitasse a idéia, Peter convocou Michael Omartian para co-produzir o álbum. (Peter insistiu em dizer várias vezes que o álbum fora co-produzido por ele mesmo e Omartian, embora Omartian tenha sido o único creditado como produtor). Mostrando um desejo de se distanciar um pouco de sua antiga banda, Peter fez de "Solitude/Solitaire" uma mistura de algumas baladas clássicas com algumas faixas de rock’n’roll inesperadas. Na verdade, ele queria que uma das suas músicas mais up-tempo, como Big Mistake, fosse o seu primeiro single solo. Os planos mudaram contudo, quando Peter foi abordado pelos produtores do filme ""Karate Kid II". Eles queriam que Peter escrevesse e cantasse uma balada como tema do filme. "Glory Of Love" atingiu o primeiro lugar das paradas no Verão de 1986 e, mais tarde, foi nomeada a um Grammy e a um Óscar.
Na aba do seu primeiro sucesso arrebatador, "The Next Time I Fall" foi lançada em Agosto de 1986. Esse dueto com a então cantora primordialmente cristã Amy Grant tornou-se o primeiro de vários duetos de sucesso para Peter. Futuras parceiras musicais incluiriam Cher, Agnetha Fältskog (ex-vocalista do ABBA), Chaka Khan, Crystal Bernard e Ronna Reeves.
Ao mesmo tempo que "Solitude/Solitaire" se rendeu a ele, dois singles em primeiro lugar nas paradas, muitas nomeações a prémios (incluindo uma nomeação ao Grammy de melhor vocalista masculino em 1987) e tornar-se-ia disco de platina mais tarde, este também solidificou a sua imagem como um "cantor de baladas". Quando "Big Mistake" foi, finalmente, lançado como single, obteve um sucesso menor.
Em várias entrevistas após deixar os Chicago, seguido do lançamento de "Solitude/Solitaire", Peter foi bem honesto quanto à sua contrariedade em relação a fazer tournées. Disse várias vezes que sairia em tournée pelo lançamento do seu terceiro CD solo, "One More Story". O álbum emplacou o sucesso "One Good Woman", e soava menos "tecnológico" do que o seu ‘irmão mais velho’ ("Solitude/Solitaire"), que Peter chamaria de "álbum de computador" em algumas entrevistas. Ao mesmo tempo que "One More Story" deu a Peter outro sucesso, não lhe trouxe nenhuma nomeação a nenhum prémio, nem resultou na tournée americana que muitos fãs esperavam. Peter fez alguma promoção de "One More Story fora dos EUA; a maior parte no Japão. No regresso a casa, Peter encontrou-se perante um quadro conturbado na sua vida pessoal. Logo depois de gravar um dueto com Cher ("After All") para o filme "Como o Céu Se Enganou" ("Chances Are"), em 1989, e "No Explanation", para o filme "Pretty Woman", em 1990. Ainda participou no projeto Voices That Care em 1991, Peter passou por um "hiato voluntário" de 4 anos após o seu divórcio de Diane Nini.
Embora tenha andado "meio sumido" do mercado musical por alguns anos, ainda se manteve ocupado. Após fazer algumas aulas de interpretação em meados dos anos 80 e decidir que a profissão de actor não seria algo a que se dedicaria, Peter finalmente deu uma arriscada em 1991. Teve um papel pequeno em "Memórias da Meia-Noite" ("Memories of Midnight"), versão cinematográfica do livro de Sidney Sheldon, no qual também estrelava Jane Seymour (com quem ele namorou durante um tempo).
Peter decidiu dizer a verdade quando começou a fazer seu quarto álbum, intitulado "World Falling Down", em 1991. Esse álbum, que levou um ano para ser concluído por ter sido gravado em nove estúdios diferentes entre dois continentes, pôs em análise os problemas envolvidos em relação ao término de um relacionamento. As dez faixas do álbum, embora fossem mais rápidas do que as dos dois álbuns anteriores , tinham como tema principal problemas do divórcio aliados à questão de ser pai solteiro. "World Falling Down" foi um sucesso comercial, produzindo três sucessos nos dez mais da parada Adulta (Adult Contemporary)da revista Billboard, incluindo "Restless Heart", que terminou na segunda posição da parada geral do ano de 1992.
Mesmo com a boa sorte que "World Falling Down" trouxe para Peter, ainda assim ele optou por não viajar em tournée, alegando que queria passar mais tempo com a sua filha e acostumar-se a ser solteiro novamente. O ano de 1995 foi um ano de mudança e tentativas para Peter. Para começar, ele mudou de editora – a River North Records. Começou a fazer a maioria das suas gravações em Nashville com o álbum intitulado "One Clear Voice". Mais tarde também tentaria começar a viver por lá metade do tempo.
Peter fez, finalmente, planos de sair em tournée, imediatamente após o lançamento do álbum. Contudo, em meras três semanas e meia antes do lançamento de "One Clear Voice", Peter envolveu-se num sério acidente enquanto andava em sua moto Harley-Davidson, o que o forçou a ser hospitalizado, para uma séria cirurgia para reparar os ferimentos em seu rosto, e adiando assim a turnê por tempo indeterminado. A turnê foi remarcada, e do inverno de 95 ao verão de 96, Peter passou por Los Angeles, Las Vegas, Miami, Phoenix, Singapura, e Manila, entre outras cidades. Quando foi indagado sobre o porquê de ter demorado tanto para viajar em turnê, ele simplesmente declarou que queria estar em casa para criar sua filha Claire.
Uma nova filha e um novo álbum estariam entre os destaques da vida de Peter em 1997. Senna Cetera nasceu do relacionamento de Peter com sua então namorada Blythe Weber, a qual ele conheceu enquanto ambos trabalhavam na gravadora River North. E após muita disputa entre ele, os poderes existentes na velha banda de Peter e os poderes existentes na gravadora de Peter, o álbum "You’re the Inspiration: a Collection" foi lançado apenas três semanas após o nascimento de Senna.
A "coletânea", como vários fãs de Peter chamavam ao álbum, teve como dificuldade maior a demora pela decisão sobre concepção e direcção que o álbum teria. Originalmente, era para o álbum consistir dos seis duetos gravados por ele anteriormente acrescidos de quatro ou cinco gravações novas. Quando esse plano caiu por terra, Peter decidiu fazer uma combinação dos seus grandes sucessos a solo com sucessos ainda do grupo Chicago. A banda recusou-se a liberar as gravações originais para Peter. Isso deu ao presidente da gravadora River North a dura missão de convencer Peter a regravar alguns dos seus sucessos nos Chicago.Peter chamou isso de pensamento doloroso numa entrevista em 1997. Concordou em refazer e modernizar "If You Leave Me Now", "Baby", "What a Big Surprise", e "You’re the Inspiration" para o álbum novo. Convocou o grupo Az Yet para cantar vocais de fundo em "You’re The Inspiration", dizendo que era a vez deles porque Peter havia participado da gravação e do vídeo do remake deles de "Hard To Say I’m Sorry". Peter, embora relutante no começo, iria admitir mais tarde que ficou feliz por Devick o ter convencido a fazer o projecto.
Peter passou os anos seguintes concentrando-se na sua vida pessoal. Passou mais tempo em Idaho, praticando snowboarding com Claire (que é campeã nessa modalidade desportiva) e conhecendo Senna melhor. Também curtiu as suas actividades favoritas, incluindo escalar montanhas e golf. Num posicionamento profissional, disse não estar feliz com a sua editora, e sentia como se não pudesse fazer o tipo de música que queria. River North acabou declarando falência durante o Verão de 2000, forçando Peter a esperar até que a justiça liberasse as suas gravações para lançar o seu sexto álbum solo, "Another Perfect World", o qual lançaria via DDE em Março de 2001.
Em 2002, Peter recebeu do seu velho amigo e parceiro de composições, David Foster, um pedido para cantar um medley dos sucessos que escreveram juntos. Enquanto Foster tocava piano, Peter teve também o apoio de uma orquestra sinfónica no Concerto Para o Dia Mundial da Criança. Essa "farra", como Peter chamou, mais tarde acabaria resultando na sua primeira tournée em sete anos.
Na Primavera seguinte, Peter reuniu-se com alguns amigos músicos de Nashville e criou um grupo "acústico". Rearranjaram alguns dos seus sucessos solo e também alguns dos seus sucessos no Chicago. O Verão e o Outono de 2003 foram passados em tournée e apresentações com várias orquestras sinfónicas. A tournée incluiu duas paradas em Chicago - onde Peter gravou um episódio do programa Soundstage para o canal PBS, Daytona-Ohio, Salt Lake City- Utah, e várias cidades na Flórida.
Em 2004, Peter lançou o seu tão esperado álbum de Natal. "You Just Gotta Love Christmas" inclui vários clássicos de Natal juntamente com três faixas inéditas, que escreveu sozinho. Peter fez do seu sétimo álbum solo um empenho de família, com a sua filha mais velha, Claire, participando em duas faixas. Claire e Senna (filha mais nova de Peter), fizeram a arte da capa do álbum. Para promover o seu CD mais recente, Peter fez uma mini-tournée, cantando as canções do álbum e dando autógrafos em várias livrarias pelos Estados Unidos.
Em 2005, lançou o CD/DVD "Live In Salt Lake City", gravado na sua recente tournée pelos EUA.
Entre planos futuros, está a participação no próximo álbum solo do seu amigo pessoal e antigo companheiro de banda, Bill Champlin.
Curiosidades
Aos 22 anos de idade, em 1966, Peter tocou baixo-guitarra no álbum do cantor e compositor de folk de Chicago, Dick Campbell, chamado "Dick Campbell Sings Where It's At".
Em 1973, actuou no filme "Electra Glide In Blue", dirigido pelo então produtor do (banda) Chicago, James William Guercio, com outros integrantes do Chicago. O seu personagem era um hippie de nome Bob Zemko.
Em 1974, a canção "Happy Man", do álbum "Chicago VII", apesar de nunca ter sido lançada como single, tornou-se um grande sucesso na América do Sul, e num ano, foi eleita como single número 1 pelo povo da Califórnia passando à frente até de "Stairway to Heaven", dos Led Zeppelin. Peter Cetera ficou boquiaberto ao descobrir tais dados.
Em 1976, Peter gravou vocais de fundo em "Hurly Burly", o carro-chefe do álbum de estreia da banda Angelo.
Em 1978, gravou vocais de fundo na canção "My Life", de Billy Joel, no seu álbum "52nd Street".
Em 1979, compôs e cantou um dueto com Karen Carpenter, "Making Love In The Afternoon", para o seu único álbum solo. O álbum só foi lançado em 1996.
Ainda em 1979, deslocou-se ao Brasil com Laudir de Oliveira (percussionista brasileiro dos Chicago durante 8 anos - de 1973 a 1981 - para promover o álbum "Chicago 13", que tem o sucesso "Street Player" e uma composição de Laudir de Oliveira com o ícone da música brasileira Marcos Valle, chamada "Life Is What It Is".
Em 1983, gravou "Hold Me 'Til The Morning Comes" com o cantor e compositor Paul Anka, uma canção produzida por David Foster.
Em 1984, gravou um dueto com a cantora japonesa Naoko Kawai, cujo nome era "Love Assistant". A música fez parte do álbum de Naoko, "Daydream Coast", que foi gravado em Los Angeles.
O grande sucesso "You're The Inspiration" (do álbum "Chicago 17 - 1984"), mais uma das suas muitas composições com o também produtor, arranjador e teclista David Foster, foi originalmente escrita para Kenny Rogers, de manhã. David ligou para ele às nove da manhã, enquanto este fazia as malas para viajar para a Europa algumas horas depois. De última hora, David foi para casa dele e juntos fizeram a estrutura inicial enquanto Peter arrumava a sua bagagem, deixando pronta a harmonia da canção em três horas. Durante a viagem, compôs a letra. Observando a paisagem da Itália, pensou em Michelangelo, e, imediatamente, veio a sua mente a associação com a ideia de inspiração. Ao voltar, Kenny aparentemente, já havia fechado o repertório do seu disco enquanto Peter viajava; Peter modificou, então, um pouco a letra e acabou gravando a canção com os Chicago, e assim, por fim, garantiu mais um grande sucesso para a banda.
Escreveu um roteiro para um episódio de Miami Vice, que acabou nunca sendo filmado, mas, dizem as más línguas que foi plagiado pelos roteiristas de Miami Vice, facto que nunca fora oficialmente provado. A idéia foi usada, mais tarde, no roteiro do vídeo de "Big Mistake", do seu segundo álbum solo, "Solitude/Solitaire" (1986).
Em 1987, produziu o terceiro álbum em inglês da ex-vocalista do grupo sueco ABBA, Agnetha Fältskog, "I Stand Alone", em Los Angeles. Compôs com Bruce Gaitsch a faixa-título e gravou um dueto com ela, "I Wasn't the One (Who Said Goodbye)". A música ficou em 93º lugar na parada Hot 100 da Billboard e ficou em 19º lugar na parada adulta da Billboard.
Em 1988, Madonna participou de uma das faixas do seu álbum "One More Story", nos vocais de fundo da canção "Sheherazade", sob o pseudónimo de Lulu Smith - Ninguém sabe o porquê do pseudónimo. Tinham na ocasião o mesmo produtor Patrick Leonard. E as backing vocals de Madonna participaram do álbum quase todo, assim como vários dos seus músicos.
Em 1991, compôs uma música em parceria com David Foster e Linda Thompson chamada "Voices That Care", uma canção e videoclip/documentário de apoio, feito para levantar a moral das tropas americanas envolvidas na Operação Tempestade no Deserto(Operation Desert Storm), assim como apoiar a Organização Internacional da Cruz Vermelha. O single ficou em 11º lugar na parada hot 100 da Billboard, 3º lugar na venda dos 100 mais, 13º lugar nas cem mais tocadas, e 6º lugar na parada adulta da Billboard.
Ainda em 1991, namorou a famosa actriz Jane Seymour, que conheceu no set de filmagem de "Memórias da Meia-Noite" ("Memories of Midnight", em 1991, adaptação para TV do romance de Sidney Sheldon. Actuou no filme fazendo uma ponta como o personagem Larry Douglas, marido da personagem de Jane.
Em 1996, Peter gravou vocais de fundo em "God's Perfect Plan", uma música no álbum "Call Me Romantic" de Janey Clewer.
Em 1997, Peter participou do remake de seu sucesso de 1982 no Chicago ,"Hard to Say I'm Sorry", feito pelo grupo de R&B da Filadélfia Az Yet. O single ficou em 8º lugar nas 100 mais da Billboard e conseguiu chegar a disco de platina.
Em 1998, Peter actuou como produtor e vocalista de fundo no primeiro álbum pop da cantora country Ronna Reeves, intitulado "Day 14". Reeves, colega na gravadora River North Records na época, gravou um dueto, um cover da música "SOS", dos ABBA, no álbum de Peter de 1995, "One Clear Voice". E escreveu com Eric Carmen, autor e intérprete de "All By Myself", a canção "(Wanna take) Forever Tonight", gravada no álbum "One Clear Voice", com a cantora e actriz Crystal Bernard.
Em 2002, Peter contribuiu em duas músicas do álbum "Rock 'N' Roll Recidivist", de Amos Galpin, com arranjos vocais em "You'll Go" e tocando baixo em "Dreaming of Bones".
Em 2005, Peter gravou um dueto com um ex-membro da banda Poco, Paul Cotton, a canção "Barbados", no álbum "When the Coast is Clear".
Tem duas filhas, Claire Cetera (do casamento com Diane Nini) e Senna Cetera (com a ex-namorada Blythe Weber). Claire nasceu a 6 de Setembro de 1983, formou-se na Universidade do sul da Califórnia em 2006 e, actualmente, é uma artista, cantora e produtora, morando em Los Angeles. Já competiu no snowboard anteriormente. Senna nasceu em 1997, mora em Nashville, onde, em 2006, estrelou no videoclip da música "Would You Go with Me", do cantor de country Josh Turner, que ficou em 1º lugar na parada Country da Billboard.
Começou o namoro com Diane Nini, irmã da mulher do teclista dos Chicago, Robert Lamm, Julie Nini, ex-modelo, em 1972, casando-se com ela, oficialmente, em 1982.
Discografia
Álbuns de estúdio
1981 - Peter Cetera
1986 - Solitude/Solitaire (Disco de Platina)
1988 - Uma Mais História
1992 - Mundial de queda para baixo
1995 - Um Limpar Voz
1997 - Você é a inspiração : A Colecção
2001 - Outra perfeito Mundial
2004 - Você apenas conseguiu Amor de Natal
Singles
Year | Title | Peak chart positions | Album | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
US | US AC | US Adult | US Main | US Pop | UK | ||||
1982 | "Livin' in the Limelight" | — | — | — | 6 | — | — | Peter Cetera | |
1986 | "Glory of Love" | 1 | 1 | — | — | — | 3 | Solitude/Solitaire | |
"The Next Time I Fall" (with Amy Grant) | 1 | 1 | — | — | — | — | |||
1987 | "Big Mistake" | 61 | — | — | — | — | — | ||
"Only Love Knows Why" | — | 24 | — | — | — | — | |||
1988 | "One Good Woman" | 4 | 1 | — | — | — | — | One More Story | |
"Best of Times" | 59 | 22 | — | — | — | — | |||
"You Never Listen to Me" | — | — | — | 32 | — | — | |||
1992 | "Restless Heart" | 35 | 1 | — | — | 36 | — | World Falling Down | |
1993 | "Feels Like Heaven" (with Chaka Khan) | 71 | 5 | — | — | — | — | ||
"Even a Fool Can See" | 68 | 2 | — | — | — | — | |||
1995 | "(I Wanna Take) Forever Tonight"(with Crystal Bernard) | 86 | 22 | 33 | — | — | — | One Clear Voice | |
1996 | "One Clear Voice" | — | 12 | — | — | — | — | ||
"Faithfully" | — | 13 | — | — | — | — | |||
1997 | "You're the Inspiration" | 77 | 29 | — | — | — | — | You're the Inspiration: A Collection | |
"Do You Love Me That Much" | — | 6 | — | — | — | — | |||
1998 | "She Doesn't Need Me Anymore" | — | 27 | — | — | — | — | ||
2001 | "Perfect World" | — | 21 | — | — | — | — | Another Perfect World | |
2005 | "You Just Gotta Love Christmas" | — | 39 | — | — | — | — | You Just Gotta Love Christmas | |
"Silent Night" | — | 24 | — | — | — | — | |||
"Something That Santa Claus Left Behind" | — | 37 | — | — | — | — | |||
"—" denotes releases that did not chart |
Featured singles
Year | Single | Artist | Peak chart positions | Album | |||
---|---|---|---|---|---|---|---|
US | US AC | US R&B | UK | ||||
1983 | "Hold Me 'Til the Mornin' Comes" | Paul Anka | 40 | 2 | — | — | Walk a Fine Line |
1987 | "I Wasn't the One (Who Said Goodbye)" | Agnetha Fältskog | 93 | 13 | — | — | I Stand Alone |
1989 | "After All" | Cher | 6 | 1 | — | — | Chances Are(soundtrack) |
1991 | "Voices That Care" | Various | 11 | 6 | — | — | single only |
1997 | "Hard to Say I'm Sorry" | Az Yet | 8 | 14 | 20 | 7 | Az Yet |
Movie soundtracks
- 1982 – Summer Lovers – "Hard to Say I'm Sorry" (Performed with Chicago)
- 1983 - Two of a Kind - "Prima Donna" (Performed with Chicago)
- 1986 – The Karate Kid, Part II – "Glory of Love"
- 1987 – Princess from the Moon (jp) – "Stay With Me"
- 1987 – Three Men and a Baby – "Daddy's Girl"
- 1989 – Chances Are – "After All" (with Cher)
- 1990 – Pretty Woman – "No Explanation"
Televisão
1990 - Baywatch - créditos de abertura (rede NBC apenas temporada 1) "Save Me"
2010 - Tim e Eric impressionante Show, Grande trabalho !
Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e letras.mus.br
Peter Cetera
Glória de Amor
Hoje à noite é muito clara
Como estamos tanto deitado aqui
Há assim que muitas coisas que eu quero dizer
I vai sempre amar você
Eu iria nunca mais deixá -lo sozinho
Às vezes eu apenas esquecer
Dizer coisas que eu poderia lamentar
Ele quebra o meu coração para ver você chorar
Eu não quero perder você
Eu poderia nunca mais fazer isso sozinho
Eu sou um homem que vai lutar por sua honra
Eu vou ser o herói que você está sonhando de
Nós vamos viver para sempre sabendo juntos
Que nós fizemos isso tudo para a glória de amor
Você manter -me de pé alto
Você ajudar -me através do que tudo
Estou sempre forte quando você está ao lado me
I têm sempre necessário você
Eu poderia nunca mais fazer isso sozinho
Eu sou um homem que vai lutar por sua honra
Eu vou ser o herói que você foi sonhando de
Nós vamos viver para sempre sabendo juntos
Que nós fizemos isso tudo para a glória de amor
Como um cavaleiro em brilhante armadura
De um longo tempo atrás
Apenas em vez I vai salvar o dia
Tome Você Para Meu Castelo Longe Longe
Eu sou um homem que vai lutar por sua honra
Eu vou ser o herói que você está sonhando de
Vai viver para sempre sabendo juntos
Que nós fizemos isso tudo para a glória de amor
Nós vamos viver para sempre
sabendo juntos
Que nós fizemos isso tudo para a glória de amor
Nós fizemos isso tudo por amor
Nós fizemos isso tudo por amor
Nós fizemos isso tudo por amor
Nós fizemos isso tudo por amor
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