domingo, 27 de novembro de 2016

The Andrews Sisters - Boogie Woogie Bugle Boy





The Andrews Sisters foi um conjunto vocal norte-americano formado pelas irmãs: contralto LaVerne Sophie (1911-1967), soprano Maxene Angelyn (1916-1995) e mezzo-soprano Patricia Marie (Patty) Andrews (1918-2013). Ao longo da carreira musical do grupo, as irmãs venderam bem mais de 75 milhões de discos (a última contagem oficial foi feita pela MCA Records na década de 1970). O seu hit de 1941, "Boogie Woogie Bugle Boy" é considerado uma das primeiras canções de R&B e jump blues.

As canções das irmãs Andrews influenciaram muitos artistas e foram gravada por outros como Christina Aguilera, Bette Midler, The Puppini Sisters e The Three Belles. The Andrews Sisters são normalmente conhecidas como o grupo vocal feminino mais popular do século XX. Ainda são amplamente aclamadas pelas suas canção famosas, que ultrapassaram gerações.


Biografia

Filhas do imigrante grego Peter Andreus (1883-1949) e da norueguesa-americana Olga "Ollie" Sollie (1886-1948) - que após o casamento se passou a chamar Olga Andrews - as Andrews Sisters nasceram na cidade de Minneapolias, Minnesota.

Peter Andreus, ao chegar à América, alterou a grafia de seu sobrenome para Andrews e casou-se com Olga em 1910. Em Maio do ano seguinte, o casal conceberia LaVerne Sophie Andrews e, em Julho de 1913, Olga deu a luz a sua segunda filha, Angelyn Andrews, que faleceu antes de completar o seu primeiro ano de vida. Três anos mais tarde, em Janeiro de 1916, nasceria Maxene Angelyn Andrews, cujo nome do meio representava uma clara homenagem à irmã falecida. A última filha do casal, baptizada Patricia Marie Andrews, nasceria em 1918 e passaria a ser internacionalmente conhecida pelo apelido de "Patty" Andrews.

Sendo a mais velha das três, LaVerne foi a única a receber educação musical: tocava piano e durante todo o período de actividade do trio foi a única capaz, também, de ler partituras. Partindo deste pressuposto e inicialmente como uma brincadeira, LaVerne ao ouvir os discos do grupo feminino mais famoso da época, The Boswell Sisters, distribuía as três vozes às irmãs para que imitassem o já consagrado trio. O simples passatempo das três irmãs tornou-se um sucesso e Patty, a caçula e futura vocalista, tinha apenas sete anos quando o grupo foi formado; e apenas 12 anos quando ganhou o primeiro prêmio num concurso de talentos no Orpheum Theatre, em Minneapolis. Vendo uma prosperidade na carreira musical, LaVerne passou a fazer apresentações de piano em cinemas, na era do mudo, aos 11 anos, em troca de aulas de dança para ela e para as suas irmãs.

Com a Crise de 1929, Peter Andrews, que ao se instalar em Minneapolis abrira um restaurante, entrou em falência, vendo-se forçado a fechar o seu negócio. Sendo assim, já em idade precoce, as Andrews Sisters tiveram que sustentar a família. Anos depois, após o seu sucesso mundial, compraram uma propriedade para os seus pais na Califórnia, onde eles viveram até morrerem.

Em meados da década de 20, Minneapolis recebe Larry Rich, um famoso líder de orquestra e dono de um teatro vaudeville. Maxene, ao saber que o empresário estava a procura de novos talentos, logo se dispôs, ao lado das suas irmãs, a fazer uma apresentação para Rich. Impressionado com o talento do trio, Larry Rich prometeu que as contrataria durante a sua próxima visita à cidade. Meses mais tarde, as irmãs recebem uma carta em que o empresário afirma que, devido a idade precoce de Patty, contrataria apenas LaVerne e Maxene para o seu espetáculo. Recusando-se a sair em tournée sem Patty, as duas irmãs conseguem autorização para a juntar na troupe de 55 artistas, mesmo que, para isso, a caçula não recebesse salário. Larry Rich aceita a proposta e as três irmãs viajam em tournée por todos os Estados Unidos com o espetáculo vaudeville até ao ano de 1932.

Maxene, posteriormente, atribuiu o sucesso das irmãs a Larry Rich, dizendo que ele fora o responsável por as ensinar a "como caminhar no palco e como sair do palco. [Ele nos disse] [...] vocês tem que trazê-los [o público] até vocês".

Após finalizarem os trabalhos com Larry Rich, as irmãs, acompanhadas pela mãe, Olga, mudaram-se para Nova Iorque, e passaram a trabalhar noutros espetáculos de vaudeville. Pouco tempo depois, Peter Andrews também se mudou para a cidade para acompanhar a esposa e as filhas durante as suas tentativas de carreira musical. A família Andrews passou então a viajar por todo os Estados Unidos no carro da família, iniciando assim uma pequena tournée das até então desconhecidas Andrews Sisters. Enquanto o pai conduzia, Maxene, Patty e LaVerne ensaiavam no banco de trás.

Vivendo em hotéis, as Andrews Sisters finalmente conseguiram um emprego mais estável ao se tornarem as cantoras da banda de Leon Belasco, em 1936. Belasco conheceu o trio quando ouviu uma das suas transmissões para um programa de rádio em Chicago. Após contratá-las, fez com que gravassem o seu primeiro disco, em Março de 1937, com as músicas "Jammin" e "Wake Up and Live", pela gravadora Brunswick. Quatro meses depois, em Julho de 1937, a banda de Belasco desfez-se, obrigando a família Andrews a voltar para Minneapolis.

De volta à cidade natal, Peter Andrews, após anos na estrada sem nenhum resultado concreto, decidiu colocar as suas filhas numa escola para secretárias, para que abandonassem o Show Bussiness. Patty, Maxene e LaVerne - que contavam na época com 19 anos, 21 anos e 26 anos respectivamente - convenceram o pai a dar-lhes um período de três meses para que conseguissem arranjar algum contrato com alguma gravadora; caso contrário, voltariam definitivamente para casa e deixariam de vez o mundo da música. Atendendo ao pedido, a família Andrews retorna novamente à Nova Iorque.

Durante aquela que seria a última estada na cidade, as Andrews Sisters apresentaram-se para inúmeras agências de talento, incluindo a William Morris Agency, onde um agente disse a Olga Andrews: "Senhora Andrews, leve as suas filhas para casa e coloque-as na escola. Elas cantam muito alto, mexem-se muito e deixarão o público desconfortável".

Nesse período, as irmãs conheceram o musicista Vic Schoen, que fazendo arranjos musicais, ajudaria as irmãs a alavancar a sua carreira.
Peter Andrews, no entanto, já estava decidido a voltar definitivamente com as filhas para Minneapolis no início de Outubro de 1937. Entretanto, na última noite da sua estadia na Big Apple, as Andrews Sisters realizaram, com o apoio de Vic Schoen, um show no Edison Hotel. Coincidências à parte, o show foi simultaneamente transmitido via rádio e Jack Kapp, fundador da maior gravadora do período, a Decca Records, ouviu, em tempo real, a transmissão das irmãs no seu táxi. Entusiasmado com um novo trio musical capaz de substituir as Boswell Sisters (principais influências das Andrews Sisters e um dos nomes mais eminentes da Decca Records, que encerraram a carreira em 1935), Kapp mandou o jovem empresário Lou Levy até ao hotel em questão para procurar pelas irmãs e as convidar para uma audição na sua gravadora.

No dia seguinte, após apresentarem uma série de músicas aos patrões da Decca Records, o trio, finalmente, conseguiu assinar um contrato. A partir de então, as Andrews Sisters estavam livres de cursar a escola para secretárias e estavam livres para vivenciar inteiramente a sua carreira musical.


Carreira

As primeiras gravações para a Decca Records ocorreram em Outubro de 1937, com as músicas "Why Talk about Love?" e "Just a Simple Melody", que não obtiveram nenhum tipo de sucesso comercial. O segundo disco das irmãs seria gravado vinte dias depois, em 24 de Novembro de 1937, com o Lado A sendo "Nice Work if you can get it". De acordo com o The Milwaukee Journal, a escolha do lado B do disco foi simplesmente ao acaso, baseada numa música recém ensaiada pelas irmãs num táxi, na noite anterior. Tratava-se da canção iídiche "Bei Mir Bist du Schoen". Ainda de acordo com o veículo, "ele [Jack Kapp, dono da gravadora, ao ouvir as irmãs cantando] riu e disse: " Bem, vamos colocá-la no lado B apenas para diversão. Não vai vender, mas nós não temos mais nada para colocar aí". Mas, para surpresa de todos, "Bei Mir Bist du Schoen" tornou-se num absoluto sucesso mundial (o que era surpreendente já que músicas do lado B raramente conseguiam um bom desempenho), transformando as Andrews Sisters no primeiro grupo musical feminino a vender mais de 1.000.000 de cópias. De acordo com Saul Chaplin, um dos tradutores de "Bei Mir bist du Schoen" do iídiche para o inglês: " a música foi lançada numa terça-feira antes do ano novo [de 1938] e estava apenas a se  arrastar [nas vendas]. De repente, em toda a semana do ano novo, tocou cerca de 15 vezes no The Milkman's Matinee [...]. Eu me lembro muito bem. Numa sexta antes do ano novo, ou tanto faz qual dia fosse, [o disco] vendeu 7.000 cópias e na segunda seguinte vendeu 75.000 cópias. Todo o fim de semana você não podia ignorá-la. Tocava em cada programação de disc jockey pelo menos quatro ou cinco vezes numa noite." 

Nesse momento, Lou Levy (o encarregado em procurar as irmãs para Jack Kapp no Edison Hotel) tinha-se tornado o empresário do trio. Assim, numa estratégia de marketing, realizava pagamentos às lojas de discos de Nova York para que tocassem "Bei Mir bist du Scheon", conseguindo popularizar a música ainda mais.

As Andrews Sisters seguiram este sucesso com uma série de canções de sucesso nos dois anos seguintes, tornando-se um dos maiores sucessos da década de 1940.


Segunda Guerra 

Durante a Segunda Guerra Mundial, uniram forças com a América, África e Itália, visitando o Exército, Marinha e campos de guerra. Também ajudaram a actriz Bette Davis e o actor John Garfield a divulgar Canteen Hollywood, um refúgio acolhedor para militares, onde o trio frequentemente realizava apresentações de canto e dança para os soldados e fuzileiros navais. Gravaram uma série de discos de (V-Discs).


Interrupção da carreira

The Andrews Sisters separou-se em 1951, quando Patty se juntou a outro grupo, com o seu marido, agindo como o seu agente. Patty comentou sobre a separação das irmãs e sobre a morte dos seus pais dizendo: "Nós estivemos juntas quase todas as nossas vidas", explicou Patty em 1971. "Então, num ano, o nosso sonho terminou. A nossa mãe morreu (em 1948) e, em seguida, o nosso pai (em 1949). Nós três ficamos chateadas, e estávamos cansadas umas das outras".

Quando Maxene e LaVerne souberam da decisão de Patty, através de colunas de fofocas dos jornais, e não pela sua própria irmã, ficaram em choque. Isso causou entre elas, uma amarga separação de dois anos, especialmente depois que Patty decidiu piorar as coisas processando LaVerne por ter lucrado mais pelas propriedades dos pais. Maxene e LaVerne tentaram continuar a carreira musical sendo apenas uma dupla, e que lhe trouxe uma boa recepção por parte do público e que as tornou um sucesso. Porém, Maxene tentou cometer suicídio em Dezembro de 1954. Por fim, outra vez a carreira musical das irmãs foi interrompida. A relação privada das irmãs foi muitas vezes perturbada, e Patty culpou Maxene dizendo: "Desde que eu nasci, Maxene tem sido um problema entre nós".

O trio reuniu-se, de novo, em 1956. Assinaram um novo contrato com a gravadora Capitol Records (com quem Patty se havia tornado uma solista) e lançaram vários singles de sucesso em 1959, um pouco de rock and roll que não foi muito bem recebido, entre outros estilos musicais. Em 1963, assinaram com a Dot Records e gravaram uma série de álbuns estéreo até 1964. Regravaram sucessos anteriores, bem como novos materiais, incluindo "I Left My Heart In San Francisco", "Still", "The End of the World", "Puff the Magic Dragon", "Sailor", "Satin Doll".

LaVerne, a irmã mais velha, morreu de cancro em 1967, após um ano de luta contra a doença, durante o qual foi substituída pela cantora Joyce DeYoung. Depois que LaVerne morreu, Maxene e Patty continuaram a actuar como uma dupla até 1968, quando Maxene anunciou que se iria tornar uma professora de faculdade, pelo que Patty, uma vez mais, voltou a ser solista.


Carreira cinematográfica

Maxene, Patty, e LaVerne apareceram em 17 filmes de Hollywood. O seu primeiro filme, "Argentine Nights", era estrelado também por outro trio de irmãos.

"Buck Privates", com Abbott & Costello, deu destaque à canção mais conhecida do grupo "Boogie Woogie Bugle Boy". Esta composição foi nomeada para "Melhor Canção Original" nos Óscares de 1941.

A Universal contratou as irmãs para mais duas comédias de Abbott & Costello, e, em seguida, promoveram-nas ao estrelato, de pleno direito, em musicais como "What's Cookin'", "Private Buckaroo", e "Give Out, Sisters".


Regresso à carreira musical

As duas irmãs reuniram-se, novamente, ainda que brevemente, em 4 de Outubro de 1987, quando recebeu uma estrela no famoso Passeio da Fama em Hollywood e começaram por cantar algumas barras de "Beer Barrel Polka" para as câmeras da Entertainment Tonight. Ironicamente, houve um terramoto na área de manhã, e a cerimónia esteve quase a ser cancelada. Patty aproveitou a oportunidade para fazer uma piada, dizendo: "Alguns dizem que o terramoto desta manhã foi causado por LaVerne porque não pôde vir". As irmãs riram e se abraçaram. Após esta reunião, ficaram separadas por mais 20 anos.

A 21 de Outubro de 1995, Maxene sofreu, novamente, um ataque cardíaco e morreu no Hospital de Cape Cod, em Nova Iorque. Depois de saber da morte da sua irmã, Patty ficou muito perturbada. Não participou das comemorações em homenagem à sua irmã. Bob Hope disse, após a morte de Maxene, sobre ela: "Era muito mais do que uma das Andrews Sisters, muito mais do que uma cantora. Era uma mulher doce e maravilhosa que compartilhou seu talento e conhecimento com os outros."

Até à sua morte, aos 94 anos de idade, Patty Andrews permaneceu isolada em Northridge (Califórnia), junto de Wally, o seu marido de 55 anos.


Legado

Christina Aguilera usou "Boogie Woogie Bugle Boy" das Andrews Sisters para inspirar a sua música "Candyman" (lançada como single em 2007) do seu quinto álbum de estúdio Back to Basics. A canção foi co-escrita por Linda Perry.

Os Dolls Manhattan, um grupo de turismo da cidade com base em Nova Iorque, realizou tanto as músicas populares cantadas pelas Irmãs Andrews e algumas das canções menos conhecidas como "Well Alright" e "South American Way".

Em 2008 e 2009, a BBC produziu "The Andrews Sisters: Queens of the Music Machines", um documentário de uma hora sobre a história das Andrews Sisters desde a sua criação até ao presente. O show gravado em 21 de Junho de 2009, na sua cidade natal, Minnesota.


Recordes

The Andrews Sisters tornou-se o grupo vocal feminino mais popular do século XX.

As irmãs venderam mais de 75-100 milhões de discos em todo o mundo, com 600 músicas gravadas.

Colocaram 113 canções na parada da Billboard, sendo que 46 músicas atingiram o Top 10 (mais que Elvis Presley e The Beatles).

17 filmes gravados (mais do que qualquer outro grupo musical da história do cinema).

Canções mais executadas em teatro por toda a América e Europa;

Inúmeras aparições em programas de rádio, de 1935 a 1960.


Canções

Hits

YearSingleChart positions
USUS
R&B
US Country
1938"Bei Mir Bistu Shein"1--
"Nice Work If You Can Get It"12--
"Joseph, Joseph"18--
"Ti-Pi-Tin"12--
"Shortenin' Bread"16--
"Says My Heart"10--
"Tu-li-Tulip Time"9--
"Sha-Sha"17--
"Lullaby To a Jitterbug"10--
1939"Pross-Tchai (Goodbye)"15--
"Hold Tight, Hold Tight"2--
"You Don't Know How Much You Can Suffer"14--
"Beer Barrel Polka (Roll Out the Barrel)"4--
"Well All Right (Tonight's the Night)"5--
"Ciribiribin (They're So In Love)" (com Bing Crosby)13--
"Yodelin' Jive" (com Bing Crosby)4--
"Chico's Love Song"11--
1940"Say Si Si"4--
"The Woodpecker Song"6--
"Down By the O-Hi-O"21--
"Rhumboogie"11--
"Ferryboat Serenade"1--
"Hit the Road"27--
"Beat Me Daddy, Eight to the Bar"2--
1941"Scrub Me Mama with a Boogie Beat"10--
"Boogie Woogie Bugle Boy"6--
"I Yi, Yi, Yi, Yi (I Like You Very Much)"11--
"(I'll Be With You) In Apple Blossom Time"5--
"Aurora"10--
"Sonny Boy"22--
"The Nickel Serenade"22--
"Sleepy Serenade"22--
"I Wish I Had a Dime (For Every Time I Missed You)"20--
"Jealous"12--
1942"The Shrine of St. Cecilia"3--
"I'll Pray For You"22--
"Three Little Sisters"8--
"Don't Sit Under the Apple Tree"16--
"Pennsylvania Polka"17--
"That's the Moon, My Son"18--
"Mr. Five by Five"14--
"Strip Polka"6--
"Here Comes the Navy"17--
1943"East of the Rockies"18--
"Pistol Packin' Mama" (com Bing Crosby)231
"Victory Polka" (com Bing Crosby)5--
"Jingle Bells(com Bing Crosby)19--
"Shoo-Shoo Baby"1--
1944"Down In the Valley"20--
"Straighten Up and Fly Right"8--
"Tico Tico"24--
"Sing a Tropical Song"24--
"Is You Is Or Is You Ain't My Baby" (com Bing Crosby)2--
"A Hot Time In the Town of Berlin" (com Bing Crosby)1--
"Don't Fence Me In" (com Bing Crosby)19-
1945"Rum and Coca Cola"13-
"Accentuate the Positive" (com Bing Crosby)2--
"The Three Caballeros(com Bing Crosby)8--
"George Martin Lane"15--
"Corns For My Country"21--
"Along the Navajo Trail" (com Bing Crosby)2--
"The Blond Sailor"8--
1946"Money Is the Root of All Evil"9--
"Patience and Fortitude"12--
"Coax Me a Little Bit"24--
"South America, Take It Away" (com Bing Crosby)2--
"Get Your Kicks On Route 66" (com Bing Crosby)14--
"I Don't Know Why"17--
"House of Blue Lights"15--
"Rumors Are Flying" (com Les Paul)4--
"Winter Wonderland" (com Guy Lombardo)22--
"Christmas Island" (com Guy Lombardo)7--
1947"Tallahassee" (com Bing Crosby)10--
"There's No Business Like Show Business(com Bing Crosby e Dick Haymes)25--
"On the Avenue"21--
"Near You"2--
"The Lady From 29 Palms"7--
"The Freedom Train" (com Bing Crosby)21--
"Civilization (Bongo, Bongo, Bongo)" (com Danny Kaye)3--
"Jingle Bells(com Bing Crosby) (reentrou)21--
"Santa Claus Is Comin' To Town" (com Bing Crosby)22--
"Christmas Island"(com Guy Lombardo(re-entry)20--
"Your Red Wagon"24--
"How Lucky You Are"22--
1948"You Don't Have To Know the Language" (com Bing Crosby)21--
"Teresa" (com Dick Haymes)21--
"Toolie Oolie Doolie (The Yodel Polka)"3--
"I Hate To Lose You"14--
"Heartbreaker"21--
"Sabre Dance"20--
"Woody Woodpecker(com Danny Kaye)18--
"Blue Tail Fly" (com Burl Ives)24--
"Underneath the Arches"5--
"You Call Everybody Darling"8--
"Cuanto Le Gusta(com Carmen Miranda)12--
"160 Acres" (com Bing Crosby)23--
"Bella Bella Marie"23--
1949"Christmas Island" (com Guy Lombardo)(reentrou)26--
"The Pussy Cat Song (Nyow! Nyot! Nyow!)"12--
"More Beer!"30--
"I'm Bitin' My Fingernails and Thinking of You" (com Ernest Tubb)30-2
"Don't Rob Another Man's Castle" (com Ernest Tubb)--6
"I Can Dream, Can't I?"1--
"The Wedding of Lili Marlene"20--
"She Wore a Yellow Ribbon" (com Russ Morgan)22--
"Charley, My Boy" (com Russ Morgan)15--
1950"Merry Christmas Polka" (com Guy Lombardo)18--
"Have I Told You Lately that I Love You?" (com Bing Crosby)24--
"Quicksilver" (com Bing Crosby)6--
"The Wedding Samba" (com Carmen Miranda)23--
"Yipsee-I-O" (com Carmen Miranda)---
"I Wanna Be Loved"1--
"Can't We Talk It Over"22--
"A Bushel and a Peck"22--
1951"A Penny a Kiss, a Penny a Hug"17--
"Sparrow in the Tree Top" (com Bing Crosby)8--
"Too Young" (Patty Andrews)19--
1955"Suddenly There's a Valley" (Patty Andrews)69--

Filmografia

  • Argentine Nights (1940)
  • Hold that Ghost (1941)
  • Buck Privates (1941)
  • In the Navy (1941)
  • What's Cookin'? (1942)
  • Private Buckaroo (1942)
  • Give Out, Sisters! (1942)
  • How's About It? (1943)
  • Always a Bridesmaid (1943)
  • Swingtime Johnny (1944)
  • Moonlight and Cactus (1944)
  • Hollywood Canteen (1944)
  • Follow the Boys (1944)
  • Her Lucky Night (1945)
  • Make Mine Music (1946)
  • Road to Rio (1947)
  • Melody Time (1948)



Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, do Youtube e letrasmusica.br






The Andrews Sisters

Boogie Woogie Bugle Boy


  

He was a famous trumpet man
From out Chicago way
He had a boogie style
That no one else could play
He was the top man at his craft
But then his number came up
And he was gone with the draft
He's in the army now
He's blowin' reveille
He's the boogie-woogie bugle boy of Company B

They made him blow a bugle
For his Uncle Sam
It really brought him down
Because he could not jam
The Captain seemed to understand
Because the next day the Cap'
Went out and drafted a band
And now the company jumps
When he plays reveille
He's the boogie-woogie bugle boy of Company B

A-toot a-toot
A-toot diddle-ee-ada-toot
He blows it eight to the bar
In boogie rhythm
He can't blow a note
Unless the bass and guitar
Is playin' with 'im

He makes the company jumps
When he plays reveille
He's the boogie-woogie bugle boy of Company B

He was a boogie-woogie bugle boy of Company B
And when he plays boogie-woogie bugle
He's was busy as a bzzy bee
And when he plays he makes the company jump
Eight to the bar
He's the boogie-woogie bugle boy of Company B

Toot-toot-toot-toot a-diddle-ee-ada-toot-diddle-ee-ada
Toot toot he blows it eight to the bar

He can't blow a note
If the bass and guitar
Isn't with 'im

A-and the company jumps
When he plays reveille
He's the boogie-woogie bugle boy of Company B

He puts the boys to sleep
With boogie every night
And wakes them up the same way
In the early bright
They clap their hands and stamp their feet
Because they know how he plays
When someone gives him a beat
He really breaks it up
When he plays reveille
He's the boogie-woogie bugle boy of Company B

dadada-adarada-dada, dadada-adarada-dada
dadada-adarada-dada, dadada-adarada-dada

A-and the company jumps
When he plays reveille
He's the boogie-woogie bugle boy of Company B




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