quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Buika - No Habrá Nadie En El Mundo






María Concepción Balboa Buika - nascida a 11 de Maio de 1972 - conhecida como Concha Buika e pelo nome artístico Buika, é uma cantora espanhola. O seu álbum "Niña de Fuego" foi nomeado para o Grammy Latino de 2008 para Álbum do Ano. Já o seu trabalho "La Noche Más Larga" foi nomeado ao Melhor Álbum de Jazz Latino na 56º Edição aos Grammy em 2014.


Biografia 

Concha Buika nasceu a 11 de Maio de 1972, em Palma de Mallorca, em Espanha. É filha de pais equatorianos; o falecido escritor Juan Balboa e Honorina Buika. Buika mora, actualmente, em Miami, (Flórida), nos Estados Unidos. Nuika é, abertamente, bissexual. 

Buika é uma cantora, poeta, compositora e produtora de música. A sua música baseia-se numa vasta gama de influências, desde jazz e flamenco ao pop, soul e a polirritmia africana. Começou a sua carreira como baterista e baixista, optando por apenas cantar porque, ao que revela, "em Espanha ninguém me queria como baterista, e cansei-me de ouvir não, não, não." Buika ganhou então fama cantando coplas em boates de Madrid no final dos anos 90. Foi comparada a Nina Simone, Chavela Vargas, Cesaria Evora, Billie Holiday, Edith Piaf e Amy Winehouse. 

Em 2000, Buika lançou o seu primeiro álbum "Mestizuo (Producciones Blau S.L.). Foi seguido por "Buika" (2005, DRO) e uma trilogia produzida pelo produtor musical Javier Limón: "Mi Niña Lola" (2006, DRO), "Niña de Fuego", que incluiu o seu primeiro Livro de poemas e "El Ultimo Trago" (The Last Sip - 2009, Warner), um álbum de antologia com Chucho Valdés, pianista padrão de Cuba e canções associadas a Chavela Vargas, a cantora ranchera mexicana.

O álbum de Buika, em grande parte auto-produzido, "La Noche Mas Larga" (Warner), gravado em Nova Iorque e Madrid, saiu em 4 de junho de 2013. O álbum contém cinco das suas próprias composições, incluindo uma colaboração com Pat Metheny sobre a composição de Buika "No Lo Se", bem versões suas de canções clássicas como "La Nave del Olvido", "Do not Explain", " Ne Me Quitte Pas "e" Siboney ".

O segundo livro de poemas de Buika, "A Los Que Amaron a Mujeres Dificiles e Acabaron por Soltarse" ("Àqueles que amaram mulheres difíceis e acabaram por se deixar ir"), saiu pela Edaf (Madrid) no Outono de 2014. Buika continua trabalhando, produzindo o seu primeiro filme baseado num dos seus poemas, que é intitulado "Da solidão ao inferno." Buika também está trabalhando numa novela, numa ópera e numa exposição de fotografias suas e outras expressões artísticas do seu filho.

No Outono de 2015, o seu oitavo álbum, "Vivir Sin Miedo", foi lançado,;bem como o seu primeiro álbum contendo as suas próprias composições cantadas em inglês, espanhol e uma mistura das duas línguas. "Vivir Sin Miedo" foi gravado durante quatro meses em Miami, Nova Iorque, Londres e Madrid, co-produzida pelo produtor Martin Terefe. A primeira faixa, também intitulada "Vivir Sin Miedo", foi lançada através de todos os canais digitais em 31 de julho de 2015. O álbum contém várias colaborações, incluindo Me'shell Ndegeocello e Jason Mraz.

Buika colaborou com músicos e cantores em várias línguas como espanhol, catalão, inglês, francês e português, com artistas como Anoushka Shankar, Chick Corea, Niño Josele, Mariza, Bebo e Chucho Valdes, Luz Casal, Ivan Melon Lewis, Dizzy, Daniel Moorehead, José Luis Perales, Seal, Armando Manzanero, Nelly Furtado, Charles Aznavour e Javier Limon. 

Buika também colaborou nas trilhas sonoras de vários filmes. Em 2011, o realizador Pedro Almodóvar incluiu duas canções de Buika - "Por amor amor" e "Se me fez facil" - no seu filme "La piel que habito". Buika também apareceu na tela nesse filme. 

Buika tem realizado espectáculos em todo o mundo, incluindo os Estados Unidos, a maioria da Europa, Austrália, Nova Zelândia, Turquia, Argentina e México. Nos últimos 12 meses, a solo. Recentemente, tem incluído nas tournées um pequeno conjunto, formado, geralmente por um guitarrista, um baixista e um "cajón player".


Discografia

Mestizüo, with Jacob Sureda (2000)
Buika (2005)
Mi Niña Lola (2006)
Niña de Fuego (2008)
El Último Trago, with Chucho Valdés (2009)
En Mi Piel (2011) (Compilation)
La Noche Más Larga (2013)
Vivir Sin Miedo (2015)


PRÉMIOS E NOMEAÇÕES

Os álbuns de Buika já receberam os seguintes prémios:

Disco de Oro - certified Gold para o album "Mi niña Lola", presented by Joaquin Sabina.
Best Spanish Song Album: "Mi niña Lola" (Premios de la Musica, 2007 ).
Best Producer: "Mi niña Lola", Javier Limon (Premios de la Musica, 2007 ).
Germany Visual Critics Award 2007: "Mi niña Lola"
Disco de Oro - certified gold para "El Ultimo Trago" (Colombia, 2010 ).
Latin Grammy Awards 2010: Best Traditional Tropical Album para "El Ultimo Trago".


Os álbuns de Buika já receberam as seguintes nomeações:

Latin Grammy Awards 2008: Album of the Year: "Niña de Fuego" (2008, Warner/Casa Limon ).
Latin Grammy Awards 2010: Record of the Year: "Se Me Hizo Facil".
Latin Grammy Awards 2013: Record of the Year: "La Nave del Olvido".
Grammy Awards 2013: Best Latin Jazz Album: "La Noche Mas Larga" (2013, Warner Music Spain S.L.).
Latin Grammy Awards 2016: Record of the Year: "Si Volveré".




Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, do Youtube e letrasmusica.br





Buika


No Habrá Nadie En El Mundo
  

Desde que el agua es libre
Libre entre manantiales, vive
Jazmines han llorado
Yo no comprendo
Como en tus ojos niña
Solo hay desierto

Hermosa era la tarde
Cuando entre los olivos,
Nadie vio como yo a ti te quise
Como te quiero
Hoy los olivos duermen
Y yo no duermo

No habrá nadie en el mundo
Que cure la herida
Que dejó tu orgullo

Yo no comprendo
Que tú me lastimes con todo
Con todo el amor
Que me diste

Pa´ cuando tú volvieras
Pensé cantarte coplas viejas
De esas que hablan de amores y de sufrimiento.

Cuando tú vuelvas niña
Te como a besos

Y volaremos alto
Dónde las nubes van despacio
Despacio va mi boca
Sobre tu cuerpo tan lento que seguro se para el tiempo.

No habrá nadie en el mundo





Sem comentários:

Enviar um comentário