Andrea Bocelli é um tenor, compositor e produtor musical italiano, nascido em Lajatico, a cerca de 40 km da cidade de Pisa, a 22 de Setembro de 1958.
Vencedor de cinco BRIT Awards e de três Grammys. Bocelli já gravou quatro óperas completas - "La bohème", "Il trovatore", "Werther" e "Tosca"- além de vários álbuns clássicos e populares.
Desde que nasceu, o pequeno Bocelli evidenciava graves problemas de perda de visão. Após vários exames clínicos, foi-lhe diagnosticado um glaucoma. Quando Bocelli tinha doze anos, enquanto jogava futebol, foi atingido na cabeça, e perdeu definitivamente a visão.
Durante a infância, Andrea apaixonou-se pela música. Aos seis anos de idade, começou a ter aulas de piano, depois de flauta, saxofone, trompete, harpa, violão e bateria.
Andrea começou também a tocar órgão na igreja mais próxima de sua casa, onde ia todos os domingos com a avó. Aos doze anos de idade venceu o prêmio Margherita d'Oro, em Viareggio, com a canção "O Sole Mio", a sua primeira vitória numa competição musical.
Em 1980, Bocelli foi para a Universidade de Pisa, onde se graduou em Direito. Após trabalhar um ano como advogado, Andrea começou a ter aulas de canto com o maestro Luciano Bettarini, dedicando-se então à música em tempo integral. Bocelli nunca parou o treino vocal, assistindo a "master classes" com o famoso tenor Franco Corelli, em Turim.
Em 1992 o astro do rock italiano Zucchero Fornaciari testou Andrea enquanto procurava tenores para fazer um dueto com ele na canção "Miserere". Quando ouviu a gravação, o tenor Luciano Pavarotti implorou a Zucchero para usar Andrea em vez dele mesmo. No entanto, a música foi gravada com Pavarotti, mas foi Andrea Bocelli quem acompanhou Zucchero na digressão europeia.
Em 1994 Andrea apresentou-se no Festival de San Remo (Festival da canção italiana), ganhando o evento com a canção "Il mare calmo della sera", o que lhe garantiuo seu primeiro disco de ouro. No mesmo ano, estreou-se na ópera Macbeth, de Giuseppe Verdi, com o papel de Macduff. Também cantou no concerto beneficente de Pavarotti em Modena.
Em 1995, a sua canção "Con te partirò" ficou em quarto lugar no Festival de San Remo. No ano seguinte, cantou com a soprano inglesa Sarah Brightman uma versão em dueto desta canção, intitulada "Time to Say Goodbye" - que trazemos a este post - que bateu recordes de vendas e ficou no topo das dez canções mais tocadas no mundo por quase seis meses.
Sarah Brightman é uma actriz e mundialmente famosa cantora soprano inglesa que nasceu em Berkhamsted (Hertfordshire), a 14 de Agosto de 1960. Vendeu mais de 30 milhões de álbuns e mais de 2 milhões de DVDs, tendo conquistado 160 discos de Ouro e Platina em 34 países. Só a banda sonora do musical "O Fantasma da Ópera", interpretado por Sarah, vendeu mais de 40 milhões de cópias, tornando-se um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos, sendo o mais vendido do seu gênero musical. Sarah tem o dom de cantar em várias línguas incluindo Inglês, Espanhol, Francês, Latim, Alemão, Italiano, Russo, Hindi e Mandarim.
Já cantou com os maiores nomes da música internacional como: Andrea Bocelli, Placido Domingo, José Carreras, Josh Groban, Paul Stanley entre muitos outros.
Sarah é a mais velha de seis irmãos:. Desde pequena que teve queda para as artes. Aos três anos, começou a ter aulas de ballet na Elmhurst Ballet School, Ao ser reprovada no exame de admissão à Arts Educational School, Sarah troca então o ballet pela música. Começou as suas aulas de canto aos 14 anos no Royal College of Music.
Aos 18 anos, Sarah entrou no grupo de música e dança "Hot Gossip" que alcanço muito sucesso com a música "I Lost my Heart to a Starship Trooper", passando então a ser considerada um símbolo sexual da Inglaterra. Devido ao seu protagonismo, o nome do grupo mudou para "Sarah Brightman & Hot Gossip". No mesmo ano, casou-se, pela primeira vez, com o produtor da banda "Tangerine Dream", o empresário Andrew Graham-Stewart, mas o casamento não durou muito tempo. Sarah abandona\então os Hot Gossip, pois pretendia uma carreira mais concreta, porque tinha consciência que o sucesso repentino não duraria muito tempo.
Em 1979, Sarah fez testes para a versão original do musical "Cats" e actuou no papel da gata "Jemima". Nos testes do musical, Sarah conheceu o compositor do mesmo, Andrew Lloyd Webber. Sarah não ficou muito tempo no musical. Separada do primeiro casamento, Sarah voltou a casar, agora com Andrew no dia 22 de Maio de 1984, no dia do aniversário de Weber.
Daí para a frente, tornou-se a musa e inspiração para vários musicais de Andrew, compostos especialmente para ela, tendo em conta o seu alcance vocal.
Em 1986, Sarah alcançou um dos maiores sucessos da sua carreira, com o musical "O Fantasma da Ópera", considerado o melhor trabalho de Andrew Lloyd Webber. Sarah, como protagonista, interpretava a cantora e bailarina Christine Dáae. O musical estreou em Londres no "Her Majesty's Theatre". Em 1987, o musical foi para a Broadway, nos Estados Unidos, e teve uma repercussão ainda maior que em Londres. Sarah ficou apenas alguns meses no musical na Broadway e saiu, mas nunca perdeu o reconhecimento do público, sendo lembrada até hoje, pela sua actuação nesse musical.
Em 1990, Sarah divorcia-se de Andrew Lloyd Webber, pois acreditava que o trabalho musical que queria fazer era diferente do trabalho de Andrew. No entanto, os dois continuam grandes amigos até hoje, sendo que Sarah continua cantando as músicas dele.
Em 1992, Sarah obtém novo sucesso, que a tornou conhecida em todo o mundo, ao cantar na Abertura dos Jogos Olímpicos de Barcelona para mais de 2 milhões de telespectadores. O tema "Amigos para Siempre", em dueto com o tenor espanhol José Carreras. Esta música, também composta por Andrew, destinava-se a Gloria Estefan. Só que a cantora cubana achou que não tinha timbre para cantar o tema e então foi substituída por Sarah.
Em 1997, Sarah lançou aquele que é considerado o maior sucesso de sua carreira até os dias de hoje: a música "Time To Say Goodbye" (Con te Partirò)", num dueto com o tenor italiano Andrea Bocelli. O single da música vendeu mais de 12 milhões de cópias.
Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e Letras.mus.br
Time To Say Goodbye (Con Te Partiro)
Andrea Bocelli & Sarah Brightman
Sarah:
Quando sono sola
Sogno all'orizzonte
E mancan le parole,
Si lo so che non c'e luce
In una stanza quando manca il sole,
Se non ci sei tu con me, con me.
Su le finestre
Mostra a tutti il mio cuore
Che hai accesso,
Chiudi dentro me
La luce che
Hai incontrato per strada.
Time to say goodbye.
Paesi che non ho mai
veduto e vissuto con te,
Adesso si li vivro.
Con te partiro
Su navi per mari
Che, io lo so,
No, no, non esistono piu,
It's time to say goodbye.
Andrea:
Quando sei lontana
Sogno all'orizzonte
E mancan le parole,
E io si lo so
Che sei con me, con me,
Tu mia luna tu sei qui con me,
Mio sole tu sei qui con me,
Con me, con me, con me.
Time to say goodbye.
Paesi che non ho mai
Veduto e vissuto con te,
Adesso si li vivro.
Con te partiro
Su navi per mari
Che, io lo so,
No, no, non esistono piu.
Both:
Con te io li rivivro.
Con te partiro
Su navi per mari
Che, io lo so,
No, no, non esistono piu,
Con te io li rivivro.
Con te partiro
Lo con te.