sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Alicia Keys - Fallin'







Alicia Keys - nome artístico de Alicia Augello-Cook - é uma cantora norte-americana que nasceu em Nova Iorque, a 25 de Janeiro de 1981. O seu estilo musical é um misto de R&B/soul. Para além de cantar, Alicia é também pianista, compositora, produtora musical e também actriz. 

Alicia tem origens ítalo-irlandesas, por parte da mãe, e jamaicanas por parte do pai. Foi criada com a mãe, pois o pai saiu de casa quando ela tinha apenas dois anos. 

Foi como actriz que se estreou nos meandros artísticos, com a participação na série de televisão The Cosby Show, aos quatro anos de idade. Começou a tocar piano quando tinha sete anos, interpretando compositores como Beethoven, Mozart e Chopin. Compôs a sua primeira canção, "Butterflyz" aos catorze anos de idade, canção que foi incluída no seu primeiro álbum.

Com dezasseis anos formou-se como a melhor aluna de sua sala na Escola de Artes Profissionais, uma escola pública de Manhattan, tendo ainda frequentado a Universidade de Colúmbia antes de se dedicar definitivamente à carreira musical. 

Keys é uma artista de renome, tendo vendido - até ao momento - mais de 30 milhões de álbuns e 25 milhões de singles, o que faz dela uma das artistas com mais sucesso da sua era. Ao longo de sua carreira, já arrecadou mais de dez Grammys , dez Billboard Music Awards e cinco American Music Awards. 

Alicia é conhecida mundialmente por canções como "Fallin'", "You Don't Know My Name", "If I Ain't Got You", "No One" e "Empire State of Mind".

Iniciou uma incursão no mundo do cinema, em 2007, com a comédia de acção "Um trunfo na manga" ("Smokin' Aces" e "Diário de uma nanny" ("The Nanny Diaries") ao lado de Scarlett Johansson. Em 2008, protagoniza o filme "A vida secreta das abelhas" ("The Secret Life of Bees") com as também estrelas da música, Jennifer Hudson e Queen Latifah.

Em 2010, o canal de música VH1 incluiu Alicia Keys na lista dos "100 Maiores Artistas de Todos o Tempos".

O primeiro álbum de Keys, "Songs in A Minor", foi lançado nos Estados Unidos em Junho de 2001, e estreou na primeira posição na lista dos mais vendidos da Revista Billboard, vendendo 236 000 cópias na primeira semana (50 000 delas no primeiro dia). Venderia ainda mais de dez milhões de cópias no mundo todo, estabelecendo a popularidade de Keys dentro e fora dos Estados Unidos. O primeiro single do álbum, "Fallin'", passou repetidamente em rádios de diferentes estilos musicais (do R&B e Hip-Hop ao pop) e ficou seis semanas na primeira posição da lista dos singles mais vendidos da Billboard.

As suas canções, normalmente acompanhadas pelo piano, visto Keys ser uma pianista com formação clássica, falam muitas vezes sobre amor, desgostos e o poder feminino.
Como inspiração, cita vários músicos, incluindo Prince, Nina Simone, Barbra Streisand, Marvin Gaye , Quincy Jones, Donny Hathaway e Stevie Wonder.

O seu estilo está enraizado no gospel e soul vintage, complementado pelo baixo e sintetizadores. Incorporando fortemente o piano clássico com o R&B, soul e jazz, começou a experimentar outros géneros musicais, como o pop e rock, no seu terceiro álbum,.

Tem voz de contralto e a sua extensão vocal varia em 3 oitavas. É muitas vezes referida como a  "Princesa do Soul", tendo um tom de voz característico por ter um timbre de voz forte, cru e apaixonado.

"Fallin'" - que trazemos a este post - foi o primeiro single de Alicia Keys, extraído do álbum "Songs in A Minor". Saiu em Abril de 2001, sendo ainda hoje uma das suas canções mais conhecidas. Atingiu a posição de número 1 entre os mais vendidos dos Estados Unidos, de acordo com o ranking publicado semanalmente pela Revista Billboard.

A canção fala de um relacionamento com emoções confusas, na ténue linha de amor e ódio. Procedendo a introdução a capella dos primeiros versos, Keys começa a explicar o seu relacionamento com o namorado, que oscila entre momentos felizes e outros menos agradáveis. Keys escreveu e produziu a canção, além de ter tocado a maior parte da música no seu piano. A gravação também inclui uma performance de violino pela "violista rapper" Miri Ben-Ari. Kerry "Krucial" Brothers, actual colaborador de Keys na composição de canções, providenciou a programação de bateria da canção.

Dado ter sido uma das canções mais aclamadas de 2001, não constituiu surpresa ver "Fallin'" nomeada para vários prémios, entre os quais quatro Grammys: Canção do Ano, Gravação do Ano, Canção de R&B do Ano e Melhor Performance Vocálica Feminina de R&B. 

A canção ganhou três desses prémios, perdendo apenas o de Gravação do Ano para "Walk On" do U2).

No Billboard Music Awards de 2001, "Fallin'" foi nomeada ao prémio de Melhor Canção Entre os Singles Mais Vendidos do Ano, mas perdeu para "Hanging by a Moment" da banda Lifehouse. 

"Fallin'" também foi indicada para a Melhor Canção e Melhor Videoclip nos NAACP Image Awards de 2002.

O videoclip de "Fallin'" foi dirigido por Chris Robinson e passou repetidas vezes nos canais BET e MTV durante a primavera e o verão de 2001. Diferentemente de outros videoclips de R&B daquele ano, o de "Fallin'" não mostrava nenhum tipo de dança.

O videoclip de "Fallin'" mostra Keys a caminho da prisão para visitar o seu namorado encarcerado. A história continua no videoclip seguinte de Keys, "A Woman's Worth", no qual ela ajuda seu namorado a reajustar-se à vida após ter saído da cadeia.



Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e Letras.mus.br 






Fallin'
Alicia Keys



I keep on falling
In and out of love
With you
Sometimes I love ya
Sometimes you make me blue
Sometimes I feel good
At times I feel used
Loving you darling
Makes me so confused

CHORUS:
I keep on falling
In and out of love with you
I never loved someone
The way that I love you

Oh, oh , I never felt this way
How do you give me so much pleasure?
And 'cause me so much pain
Just when I think
I've taken more than would a fool
I start falling back in love with you

CHORUS:

Oh baby
I, I, I, I'm falling
I, I, I, I'm falling
Fall

CHORUS 3X:

What?




Sem comentários:

Enviar um comentário