A-ha foi uma banda norueguesa de synthpop, formada na cidade de Oslo, pelo vocalista Morten Harket, o guitarrista Paul Waaktaar-Savoy e o tecladista Magne Furuholmen.
Após formarem o grupo em 1982, saíram da Noruega rumo a Londres com o objectivo de fazer uma carreira no mundo da música. A origem do nome A-ha surgiu após Mags ter lido este termo num caderno de anotações de músicas e outras composições de Paul. O "a-ha" vem da exclamação "aha!!", no sentido de surpresa ou algo novo. Mags sugeriu este nome para a banda e Paul gostou da ideia, pois queriam um nome de fácil memorização e que mais se aproximasse do som da língua norueguesa. Depois de pesquisarem dicionários em várias línguas, o grupo descobriu que 'a-ha' era uma forma internacional de expressar reconhecimento, com conotações positivas. Era uma palavra fácil e pouco utilizada.Todas as músicas da banda são em inglês.
"Take on Me" foi a primeira canção que Morten Harket ouviu Magne Furuholmen e Paul Waaktaar-Savoy tocarem. Nessa época, a música ainda se intitulava"Lesson One". Após várias regravações e dois lançamentos fracassados, "Take on Me" tornou-se um hit mundial em 1985. O primeiro lançamento da canção em 1984 vendeu somente 400 cópias, mas após ter sido "retrabalhada" com o produtor Alan Tarney um ano depois, a canção vendeu 1,5 milhões de cópias em todo o mundo em apenas um mês.
Estima-se que o single "Take on Me" vendeu entre 6 e 7 milhões de cópias no mundo fora; chegou a ser número um na Billboard Hot 100 dos Estados Unidos e segunda colocada na parada musical da Grã-Bretanha. As vendas do tema nos Estados Unidos contaram com a ajuda do videoclip exibido na MTV que imitou as cenas climáticas do filme "Altered States", de Ken Russell. Foi utilizada no vídeo uma combinação de esboço de animação, conhecida como "rotoscopia", na qual o vídeo é primeiramente filmado sendo depois cada quadro desenhado a mão para dar o efeito de desenho animado.
Em 1986, o videoclip foi vencedor em seis categorias nos MTV Video Music Awards. Também foi nomeado para o American Music Awards como Melhor Vídeo do Ano.
A carreira da banda foi longa: prolongou-se durante 28 anos, com outros sucessos, mas é, obviamente, com "Take on me" que homenageamos esta banda.
No dia 8 de Outubro de 2009, os membros dos A-ha anunciaram o fim definitivo da banda, para o final de 2010. Em nota oficial, Morten Harket, Magne Furuholmen e Paul Waaktaar-Savoy alegaram a vontade de perseguir outros objectivos, como trabalhos humanitários, política, ou novos rumos no campo da música e das artes.
Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e Letras.mus.br
Take On Me
A-Ha
We're talking away
I don't know what I'm to say
I'll say it anyway
Today's another day to find you
Shying away
I'll be coming for your love, OK?
Take on me
Take me on
I'll be gone
In a day or two
So needless to say
I'm odds and ends
But I'll be stumbling anyway
Slowly learning that life is OK
Say after me
It's no better to be safe than sorry
Take on me
Take me on
I'll be gone
In a day or two
Oh the things that you say
Is it life or just to play my worries away
You're all the things I've got to remember
You're shying away
I'll be coming for you anyway
Take on me
Take me on
I'll be gone
In a day or two
Sem comentários:
Enviar um comentário