quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Alanis Morissette - Ironic





Alanis (Nadine) Morissette (Ottawa, 1 de Junho de 1974) é uma conhecida cantora, compositora, produtora e actriz, vencedora de 13 Junos e 7 Grammys. Desde 1991 já vendeu mais de 70 milhões de discos em todo mundo.A sua voz é considerada mezzo-soprano.

Iniciou sua carreira no seu país natal (Canadá), O seu primeiro álbum internacional foi Jagged Little Pill, que é, até hoje, o álbum de estreia de uma mulher mais vendido de sempre nos Estados Unidos.
Em termos mundiais, foi mesmo o álbum de estreia mais vendido na história da música:, tendo ultrapassado mesmo os 33 milhões de exemplares em todo o globo.

Alanis foi a cantora mais bem sucedida na década de 1990 e, até 2002, era uma das cantoras mais bem pagas do mundo. Talento e muito trabalho estão na base do seu sucesso: com seis anos, já tocava piano, fazia ballet e escrevia o seu diário. Aos vinte anos, em 1994, mudou-se para Los Angeles e conheceu Glen Ballard, produtor do seu primeiro disco internacional, "Jagged Little Pill, lançado internacionalmente no dia 13 de Junho de 1995.

O tema que trazemos neste post, "Ironic" - tal como o também famoso tema "You Oughta Know" - integra este álbum. Em 2004, Alanis Morissette modificou a letra de "Ironic", acrescentando frases de apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo . A primeira vez que cantou, em público, essa versão foi no 15° GLAAD Media Awards, em Março de 2004 . Além disso, gravou uma versão acústica desta música com a letra alterada para o lançamento exclusivo no iTunes Store. Em 2005, Alanis Morissette cantou essa versão de "Ironic" com Avril Lavigne.

O videoclip da canção, realizado por Stéphane Sednaoui, foi lançado em Janeiro de 1996. No clip Alanis conduz um Lincoln Continental Mark V, preto, num dia de inverno. Alanis interpreta todos os passageiros do carro: com camisa verde, sentada no banco de trás; com camisa amarela e o cabelo trançado, também no banco de trás, e com suéter vermelho no banco do passageiro, na frente. 

Este videoclip recebeu seis nomeações para os MTV Video Music Awards em 1996, tendo ganho três: "Melhor Vídeo Feminino", "Novo Melhor Artista" e "Melhor Edição". 
Também eecebeu inomeações para os GRAMMY Awards de 1997, na categoria "Melhor Videoclip", mas acabou por perder para "Free as a Bird", dos Beatles.

"Ironic" chegou a ocupar o 2° lugar da Billboard Modern Rock Tracks nos Estados Unidos, onde permaneceu por três semanas. Segundo os tops das rádios, esta foi a canção mais popular de Alanis. Além disso, alcançou a 4° posição na Billboard Hot 100.
Noutros países, "Ironic", não teve tanto sucesso assim, porém, ocupou a 11° posição no Top 20 do Reino Unido. A canção é considerado um dos grandes hits de Alanis Morissette, e recebeu grande aclamação da crítica no seu lançamento. A canção mantém-se popular até hoje, principalmente devido a sua letra.

Ao longo da sua carreira, Alanis tem vindo a coleccionar troféus:

- 14\nomeações para os Grammy Award, sendo vencedora de 7. Alanis é mesmo a única artista do mundo que conseguiu ganhar o Grammy de álbum do ano, de melhor performance de rock feminina e de melhor artista revelação com apenas 21 anos de idade.

- 2 nomeações para os Globo de Ouro.

- 7 nomeações para os MTV Video Music Awards - tendo sido vencedora de 3.

-  4 nomeações para os American Music Awards - dos quais venceu em 2 categorias.

Em 1996. nos MTV Europe Music Awards, foi considerada a Melhor Artista Feminina

Também em 1996, nos Billboard Music Awards foi eleita "Artista do Ano", tendo o album "Jagged Little Pill" sido galardoado o "álbum do ano".Já nos "Billboard Music Video Awards", arrebatou mais dois prémios: "Melhor Videoclip pop-rock do Ano" e "Melhor Videoclip pop-rock de Artista Revelação".

Como curiosidade final, fica uma revelação pessoal: entre os seus 14 e os seus 20 anos, aproximadamente, Alanis sofreu de anorexia e bulimia nervosa devido à intensa pressão da equipa que cuidava de sua carreira. Os produtores chegaram mesmo a dizer-lhe que nunca viria a ser famosa se fosse gorda. Desde essa altura que Alanis desenvolveu distúrbios alimentares. Alguns versos das músicas 'Perfect', 'Mary Jane', 'Thank You', 'That I Would be Good' e 'After a year like this one' reflectem um pouco sobre esse problema.




Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e Letras.mus.br 






Ironic
Alanis Morissette



An old man turned ninety-eight
He won the lottery and died the next day
It's a black fly in your Chardonnay
It's a death row pardon two minutes too late
Isn't it ironic... Don't you think?

It's like rain on your wedding day
It's a free ride when you've already paid
It's the good advice that you just didn't take
And who would've thought... It figures

Mr. Play It Safe was afraid to fly
He packed his suitcase and kissed his kids good-bye
He waited his whole damn life to take that flight
And as the plane crashed down he thought
"Well, isn't this nice."
And isn't it ironic... Don't you think?

It's like rain on your wedding day
It's a free ride when you've already paid
It's the good advice that you just didn't take
And who would've thought... It figures

Well life has a funny way of sneaking up on you
When you think everything's okay and everything's going right
And life has a funny way of helping you out when
You think everything's gone wrong and everything blows up
In your face

A traffic jam when you're already late
A no-smoking sign on your cigarette break
It's like ten thousand spoons when all you need is a knife
It's meeting the man of my dreams
And then meeting his beautiful wife
And isn't it ironic... Don't you think?
A little too ironic.. And, yeah, I really do think...

It's like rain on your wedding day
It's a free ride when you've already paid
It's the good advice that you just didn't take
And who would've thought... It figures

Well life has a funny way of sneaking up on you
And life has a funny, funny way of helping you out
Helping you out




Sem comentários:

Enviar um comentário