Diane Ernestine Earl Ross, conhecida como Diana Ross - nascida em Detroit, Michigan, a 26 de Março de 1944 - é uma artista norte-americana de soul, Jazz, R&B e pop. É considerada uma das cantoras mais famosas de seu tempo. Estima-se que as vendas de seus discos e álbuns já ultrapassaram a marca de 100 milhões de cópias.
Segunda de seis irmãos, sendo três mulheres e três homens, filhos do operário Fred Ross e da professora Ernestine Earle Ross, Diana nasceu no Hospital da Mulher Hutzel, em Detroit, Michigan. Embora o seu nome da baptismo tenha sido "Diana", Ross usou "Diane" em casa e na escola, continuando a usar o seu nome profissional até completar 21 anos. Depois de viver na Avenida Belmont 635, no fim do Norte de Detroit por vários anos, a família de Ross mudou-se para a St. Antoinne Street nos projcetos de habitação Brewster-Douglass, em 1958. Diana aspirava ser designer de moda, e frequentou a faculdade durante quatro anos no curso de "Habilidades de Design e Costura" da escola preparatória "Magnet school", enquanto estudava na Cass Technical High School, no centro de Detroit. Foi majorette e membro da equipa de natação. Foi eleita a mais bem vestida de todas as raparigas no seu último ano escolar. Formou-se em Janeiro de 1962, um semestre completo antes dos seus colegas.
Enquanto estava na escola, Ross estudou cosmetologia à noite, assistiu a aulas de modelagem nos fins de semana, e foi empregada na loja Hudson’s Detroit’s Department, onde foi o primeiro funcionário Afro-Americano com "permissão para sair da cozinha", devido ao seu porte e "sentido de moda". Diana tratava do cabelo de muitos vizinhos para conseguir um salário extra que lhe permitisse poder pagar as suas aulas de cosmetologia.
Em 1959, Ross atraiu a atenção de Milton Jenkins, gerente do grupo de doo-wop local "The Primes", com Mary Wilson. Um dos membros do Primes, Paul Williams, convenceu Jenkins a alistar Ross no grupo da irmã, "The Primettes", que incluía Wilson, Florence Ballard e Betty McGlown. Ross, Wilson e Ballard cantaram juntas numa performances ao vivo e, em 1960, assinaram contrato com a Lu Pine Records.
Em 1959, após ganhar um concurso de canto em Winnipeg, Manitoba, Ross pediu ao ex-namorado, vizinho, e amigo da família, Smokey Robinson, então vice-presidente da Motown Records, para permitir que as "Primettes" fizessem um teste de audição. Durante o teste, as quatro membros cantaram várias canções. Enquanto Ross cantava a sua canção escolhida, o CEO da Motown, Berry Gordy, passou pelo estúdio a caminho de uma reunião. Quando Ross terminou, pediu-lhe para repetir o seu desempenho. Após o teste, disse ao grupo que terminasse o ensino médio em primeiro lugar, e em seguida, voltassem à Motown, mas Ross não aceitou.
Todos os dias, após concluir os seus trabalhos de casa, Ross oferecia-se para exercer qualquer função disponível, muitas vezes, limitava-se a bater palmas e fazer "backing vocal" (coros) para artistas conhecidos, como Mabel John e Marvin Gaye. Posteriormente, Ross tornou-se secretária de Gordy,.
Todos os dias, após concluir os seus trabalhos de casa, Ross oferecia-se para exercer qualquer função disponível, muitas vezes, limitava-se a bater palmas e fazer "backing vocal" (coros) para artistas conhecidos, como Mabel John e Marvin Gaye. Posteriormente, Ross tornou-se secretária de Gordy,.
Em 1961, Betty McGlown foi substituída por Barbara Martin e o quarteto assinou com a Motown Records sob o seu novo nome, "The Supremes", escolhido por Florence Ballard. Alegadamente, Ballard escolheu o nome "Supremes" porque era o único que não terminava com "ette". Durante o período de desenvolvimento do grupo, Diana Ross serviu como figurinista do grupo, costureira, cabeleireira e maquilhadora, dando ao grupo um look parecido com o som, que as diferenciava dos outros grupos femininos da Motown. Ross inspirou-se nas revistas Vogue e Harper's Bazaar, adaptou os estilos retratados às necessidades do grupo, comprou os tecidos necessários, normalmente com Wilson ao seu lado, e recriou os estilos, deixando-os ainda mais fashion. Ross também ensinou às companheiras tudo o que havia aprendido nas suas aulas de moda, que deu a todas uma aparência e comportamento "originais" antes de começarem a ter aulas no "Artista da Motown em Desenvolvimento".
Após a saída de Barbara Martin, em 1962, o grupo continuou como trio. Em 1963, Ross tornou-se vocalista do grupo, porque Berry Gordy sentiu que o grupo poderia "descolar" para os tops de sucesso com a qualidade única da voz de Diana. Então, com a canção "When The Lovelight Shines Though His Eyes" tornou-as o primeiro grupo a alcançar o Top 20 da Billboard Pop Single.
The Supremes conseguiram um hit número um com "Where Did Our Love Go", uma canção rejeitada pelos The Marvelettes - mas gravada pela vocalista Gladys Horton em voz grave (anteriormente, Ross gravou em uma afinação muito elevada, o que deixou sua voz nasalada e penetrante - e o grupo alcançou um sucesso sem precedentes: entre Agosto de 1964 e Maio de 1967, Diana Ross, Mary Wilson e Florence Ballard conseguiram ter dez singles número um, chegando também no Top 40 do Reino Unido.
The Supremes conseguiram um hit número um com "Where Did Our Love Go", uma canção rejeitada pelos The Marvelettes - mas gravada pela vocalista Gladys Horton em voz grave (anteriormente, Ross gravou em uma afinação muito elevada, o que deixou sua voz nasalada e penetrante - e o grupo alcançou um sucesso sem precedentes: entre Agosto de 1964 e Maio de 1967, Diana Ross, Mary Wilson e Florence Ballard conseguiram ter dez singles número um, chegando também no Top 40 do Reino Unido.
O sucesso das "The Supremes" intensificou-se pela inveja sentida por muitos outros artistas Motown que viram o sucesso do grupo, como resultado de favoritismo de Ross por Gordy, quando, na verdade, Gordy simplesmente apoiava os artistas que mais trabalhavam na sua editora. Ross tinha fama de ser a melhor aluna do “Artista em Desenvolvimento”. Diana passou mais tempo no estúdio do que todos os outros para adquirir as "ferramentas" do seu ofício, sacrificando o seu tempo pessoal mais do que qualquer outro artista na editora. Ross foi, com excepção de, talvez, Marvin Gaye, o artista da Motown que mais cumpria as "normas da casa" enquanto muitos dos outros artistas se queixavam, temendo que seriam vistos como "comerciais" ou “negros inferiores” pela editora e público.
The Supremes conseguiram um total de 12 singles número um e foram o mais bem sucedido grupo vocal americano dos anos 1960, e depois dos Beatles, o segundo grupo de maior sucesso no mundo inteiro.
No verão de 1969, Ross começou a fazer gravações a solo. Em Novembro do mesmo ano, três anos depois dos primeiros rumores, a revista Billboard confirmou a saída de Ross do grupo para iniciar sua carreira a solo.
Após um semestre de gravação de material com vários produtores, Ross firmou-se com a equipa de produção de Nickolas Ashford e Simpson Valerie, a força criativa por trás de duetos de sucesso de Marvin Gaye e Tammi Terrell e da música “Some Things You Never Get Used To” de Diana Ross & the Supremes. Ashford e Simpson dirigiram-se mais para primeiro álbum de Ross, "Diana Ross", e continuaram a escrever e produzir para Diana até à décadaseguinte.
Em Maio de 1970, “Diana Ross” foi lançado pela Motown. O primeiro single, influenciado por uma valsa gospel, "Reach Out and Touch (Somebody’s Hand)", chegou ao número 20 na Billboard Hot 100. O segundo single do álbum, um arranjo de covers dos hits de 1967 de Gaye Terrell, outra composição de Ashford e Simpson, "Ain't No Mountain High Enough", foi um hit internacional, e deu a Ross um disco de ouro com o seu primeiro single pop # 1 como artista solo. "Ain't No Mountain High Enough" recebeu uma indicação ao Grammy de Melhor Performance Vocal Pop Feminino.
Em 1971, a Motown lançou seu segundo álbum “Everything Is Everything”, que produziu o primeiro single número 1 do Reino Unido, "I'm Still Waiting". Vários meses depois, Ross lança “Surrender”, que inclui o pop-top #20 hit, "Remember Me". Naquele ano, ela começou seu primeiro Especial de TV, Diana!, Com participações de The Jackson 5, Bill Cosby e Danny Thomas.
No final de 1971, a Motown anunciou que Diana Ross iria retratar a cantora ícone do jazz Billie Holiday num filme baseado na sua autobiografia "Holiday's Lady Sings the Blues" (1956), escrito por William Dufty e pela própria Billie. Imediatamente, os críticos ridicularizaram Diana no papel, pois foi considerada "a milhas de distância" no estilo vocal e na aparência de Billie Holiday. Destemida, Diana mergulhou na música e história de vida de Billie Holiday. Na verdade ela sabia muito pouco sobre a artista, pois não era uma grande fã de jazz em geral. Em vez de imitar a voz, Ross focou-se na entoação vocal de Billie Holiday.
Estreado em Outubro de 1972, Lady Sings the Blues foi um sucesso fenomenal, e o desempenho de Diana Ross recebeu críticas favoráveis universalmente. O filme co-estrelado por Billy Dee Williams como amante de Holiday, Louis McKay. O elenco também incluiu o comediante Richard Pryor como o "Piano Man". Em 1973, Diana foi nomeada para um Globo de Ouro e um Óscar de "Melhor Actriz". A candidata, juntamente com Cicely Tyson, foi a segunda actriz Afro-americana a ser nomeada para um Óscar de Melhor Actriz (depois de Dorothy Dandridge). Diana ganhou o Globo de Ouro de Melhor Revelação, mas perdeu o Óscar de melhor actriz para a sua amiga Liza Minnelli pelo seu papel em Cabaret. O álbum da trilha sonora de Lady Sings the Blues alcançou o número um na Billboard 200 durante duas semanas e vendeu 300.000 cópias nos seus primeiros oito dias de lançamento. Depois de várias sessões de gravação da trilha sonora, muitos dos músicos (alguns dos quais já haviam tocado com Billie Holiday) espontaneamente explodiram em aplausos, louvando a actuação de Ross. O disco tornou-se um dos melhores álbuns trilha-sonora de Diana Ross de todos os tempos, com vendas totais de cerca de 2 milhões de unidades nos EUA.
Em 1972, logo após as filmagens de "Lady Sings the Blues", Diana gravou um álbum de jazz, intitulado "Blue", que foi arquivado pela Motown Records, pois queriam que Ross voltasse à música pop. No ano seguinte, Ross respondeu com o álbum "Touch Me In The Morning". A faixa-título tornou-se no segundo hit de Ross #1 dos EUA. Mais tarde, em 1973, Ross e Marvin Gaye, colega de gravadora, lançaram um álbum de duetos de sucesso, "Diana & Marvin", que incluiu os hits top-vinte dos EUA, "My Mistake (Was Love You)" e no Reino Unido o cover do The Stylistics "You Are Everything" que atingiu o top-cinco. As tensões surgiram entre ambos quando Diana ficou grávida e se recusou a gravar no mesmo estúdio que Gaye, que se recusava parar de fumar drogas no estúdio. Acabaram por ter de gravar o álbum em estúdios separados, ficando a fusão de suas vozes por conta da mixagem final.
Ross atingiu o topo das paradas de sucesso por duas vezes em 1976, com ‘’Theme From Mahogany (Do You Know Where You're Going To)’’ e um single Disco, ‘’Love Hangover’’. Uma terceira versão do single, ‘’I Thought It Took a Little Time (But Today I Fell in Love)’’, também teve um sucesso considerável. O sucesso desses singles fez o seu álbum de 1976, ‘’Diana Ross’’, o seu quarto LP, a alcançar o Top 10. Em 1977, a sua perfomance em "A Night With Diana Ross", valeu-lhe um prémio Tony especial pelas suas actuações no Palace Theater, na Broadway. As apresentações foram gravadas em Los Angeles, no Teatro Ahmanson e o disco foi lançado como um álbum ao vivo com o mesmo nome. Uma versão remontada do show tornou-se um especial de televisão da NBC, incluindo uma cena dramática em que Diana Ross retratava Josephine Baker, Ethel Waters e Bessie Smith.
De 1976 a 1980, gravou também sucessos em estilo disco, como "Love Hangover" (1976); "What You Gave Me" (1978), "The Boss" e "It's My House" (1979), de Ashford & Simpson; e "Upside Down", "I'm Coming Out" e "My Old Piano" (da dupla Nile Rodgers e Bernard Edwards).
Em 1981, fez um dueto romântico com Lionel Richie em "Endless Love", que foi o seu último sucesso pela editora Motown. Posteriormente, assinou com as gravadoras RCA, para lançamento de seus álbuns nos EUA e EMI, para lançamento dos mesmos álbuns no resto do mundo. Depois de uma queda nas vendas, em meados dos anos oitenta, retornou para a Motown.
Em 1981, fez um dueto romântico com Lionel Richie em "Endless Love", que foi o seu último sucesso pela editora Motown. Posteriormente, assinou com as gravadoras RCA, para lançamento de seus álbuns nos EUA e EMI, para lançamento dos mesmos álbuns no resto do mundo. Depois de uma queda nas vendas, em meados dos anos oitenta, retornou para a Motown.
Em 1985, Barry Gibb dos Bee Gees produziu para Diana o álbum "Eaten Alive", contando com a participação de Michael Jackson na faixa de mesmo nome. Além desse hit, o disco trouxe também músicas que se tornaram sucessos como "Chain Reaction" e "Experience", todas com a participação de Barry nos backing vocals.
Foi também nos anos oitenta, que Diana gravou uma de suas melhores músicas, "Missing You", em homenagem ao seu amigo Marvin Gaye, assassinado pelo pai na véspera do seu 45º aniversário.
Diana teve duas filhas com o divulgador musical Robert Ellis Silberstein, dois filhos com o executivo norueguês Arne Næss Jr. (morto em 2000) e uma filha com o fundador da Motown, Berry Gordy. No início de 2004, foi presa ao ser apanhada a conduzir embriagada em contra-mão. Já em 2003 tinha sido internada numa clínica para dependentes de álcool e drogas.
Diana Ross é uma diva lendária: é, sem sombra de dúvida, uma das maiores inspirações para todas as cantoras de R&B.
Diana foi incluída no testamento de seu amigo Michael Jackson com a função da guarda dos filhosdeste na ausência de Katherine Jackson, mãe de Michael. Esse fato foi questionado pela imprensa, mas Diana foi sempre considerada como a "segunda mãe" de Michael daí que ele sempre tenha tido por ela uma elevada estima e grande consideração.
Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e Letras.mus.br
Diana Ross
Chain Reaction
You took a mystery and made me want it
You got a pedestal and put me on it
You made me love you out of feeling nothing
Something that you do
And I was there and not dancing with anyone
You took a little, then you took me over
You set your mark on stealing my heart away
Crying, trying, anything for you
I'm in the middle of a chain reaction
You give me all the after midnight action
I wanna get you where I can let you make all that love to me
I'm on a journey for the inspiration
To anywhere and there ain't no salvation
I need you to get me nearer to you
So you can set me free
We talk about love, love, love
We talk about love
We talk about love, love, love
We talk about love
You make me tremble when your hand moves lower
You taste a little then you swallow slower
Nature has a way of yielding treasure
Pleasure made for you, oh
You gotta plan, your future is on the run
Shine a light for the whole world over
You never find your love if you hide away
Crying, dying, all you gotta do is
Get in the middle of a chain reaction
You get a medal when you're lost in action
I wanna get your love all ready for the sweet sensation
Instant radiation
You let me hold you for the first explosion
We get a picture of our love in motion
My arms will cover, my lips will smother you
With no more left to say
We talk about love, love, love
We talk about love
You let me hold you for the first explosion
My arms will cover you
All you gotta do is get in the middle of a chain reaction
You get a medal when you're lost in action
Don't pass me by
I wanna get your love all ready for the chain reaction ...
Sem comentários:
Enviar um comentário