quarta-feira, 2 de abril de 2014

Dire Straits - Walk Of Life





Dire Straits foi uma banda de rock britânica formada em 1977 por Mark Knopfler (guitarra e vocais), pelo seu seu irmão David Knopfler (guitarra), John Illsley (baixo) e Pick Withers (bateria). Embora formada numa época em que o punk rock reinava, decidiram respeitar as convenções do rock clássico, firmando-se numa sonoridade mais leve, que agradou ao público cansado do som super-produzido do rock dos anos 70. 

Não tardou para que a banda se tornasse conhecida mundialmente, ganhando o status de "disco de platina" logo no seu primeiro álbum. Mesmo com "pouco" tempo de banda e apenas 6 álbuns de estúdio, a banda ultrapassou a marca de 100 milhões de discos vendidos mundialmente
.
Entre as suas canções mais conhecidas estão "Sultans of Swing", "Lady Writer", "Romeo and Juliet", "Why Worry", "So Far Away", "Money for Nothing", "Walk of Life", "Tunnel of Love" e "Brothers in Arms".

Apesar do grande sucesso obtido, a banda terminou, sem  polémicas, em 1995, quando Mark Knopfler expressou o desejo de não mais fazer tournêes em larga escala, passando imediatamente a dedicar-se integralmente à sua carreira a solo.

Os Dire Straits gravaram e lançaram o seu primeiro e auto-intitulado álbum em 1978 embora a banda tenha sido criada em 1977. Fez sucesso inicialmente no Reino Unido, para depois se espalhar pelo resto da Europa e Estados Unidos. O single "Sultans of Swing" arrasou nos tops britânicos. O segundo álbum "Communiqué" foi lançado no ano seguinte. A formação da banda foi mudando ao longo dos anos, restando somente Mark Knopfler e John Illsley como remanescentes da formação inicial.

Em 1980, a banda lançou o seu terceiro álbum, "Making Movies", marcando o início de arranjos mais complexos e produções que continuariam parecidas até ao final do grupo, nos anos 90. Contendo "Romeo and Juliet", que se tornou um dos maiores hits da banda, o álbum também marcou a saída de David Knopfler, ainda durante a produção do disco. David foi substituído por Sid McGinnis. "Making Movies" ainda contou com a colaboração do tecladista Roy Bittan, tendo sido produzido por Jimmy Iovine.

O tecladista Alan Clark e o guitarrista Hal Lindes entraram para a banda para a produção do quarto álbum, "Love Over Gold", lançado em 1982,  primeiro álbum da banda produzido por Mark Knopfler. Logo após o lançamento do álbum o baterista Pick Withers deixou a banda para uma nova carreira no jazz, sendo substituído por Terry Williams, anteriormente no Rockpile.

Em 1983, foi lançado um EP contendo a canção "Twisting by the Pool", seguido pelo duplo álbum ao vivo "Alchemy: Dire Straits Live", no ano seguinte.

O disco "Brothers in Arms" foi lançado em 1985, tornando-se, até então, o disco mais vendido do Reino Unido de todos os tempos. Alcançou também os lugares cimeiros dos tops em dezenas de países mundo fora. Deu origem a vários singles de sucesso, como o hit número 1 nos Estados Unidos Money for Nothing, que foi também o primeiro videoclip apresentado na MTV do Reino Unido. 

Ocorreram novas mudanças na formação da banda, com a entrada de um segundo tecladista, Guy Fletcher, e a saída de Hal Lindes ainda durante as gravações, tendo sido substituído por Jack Sonni. Apesar disso Hal permaneceu como membro oficial da banda até ao lançamento do álbum. Além disso, Terry Williams tornou-se baterista. O sucesso comercial do disco foi ajudado pelo facto de ter sido um dos primeiros álbuns completamente gravado e produzido no então novo formato CD, levando os admiradores da nova tecnologia a venerarem o álbum.

A tournée mundial da banda de 1985-1986 foi um sucesso fenomenal. Após tocar várias vezes no Wembley Arena, a banda também participou, a 13 de Julho de 1985, no Live Aid, tocando "Money for Nothing" com a participação como vocalista, de Sting, que ajudou na composição da música. A tournée terminou no Entertainment Centre, em Sydney. O sucesso do disco e a participação no Live Aid tornaram os Dire Straits a banda que mais vendeu em meados da década de 1980.

Em 1986, após o final da tournêe de suporte ao álbum "Brothers in Arms", Mark Knopfler concentrou-se em projectos a solo, além de trilhas sonoras. O grupo reuniu-se novamente para o concerto de aniversário dos 70 anos de Nelson Mandela, em 1988, que contou com outras grandes participações como os Bee Gees, Phil Collins, Eric Clapton entre outros. No mesmo ano, Terry Williams deixou a banda.

Após Knopfler ter trabalhado e participado na tournée de promoção do seu álbum "Notting Hillbillies", os Dire Straits voltaram a reunir-se em 1990, para gravar aquele que viria a ser o último álbum de estúdio da banda, "On Every Street" (1991), O disco obteve um sucesso modesto e críticas moderadas, tendo a tournée mundial de 1991-1992 sido menos bem sucedida do que as anteriores. Em 1993, foi lançado o álbum ao vivo "On the Night", que "documentava" a oturnée.

Após o lançamento de "Live at the BBC", uma coleçcão de gravações ao vivo dos seus anos anteriores, a banda terminou, sem alardes, em Junho de 1995, após Knopfler expressar não querer participar mais grandes tournées, partindo para um trabalho, a tempo integral na sua carreira a solo, para além da produção de trilhas sonoras de filmes. Os outros integrantes partiram, também, para carreiras distintas.


Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e Letras.mus.br





Dire Straits

Walk Of Life



Here comes Johnny singing Oldies, Goldies
Be-bop-a-lula, baby, what I say
Here comes Johnny singing I gotta woman
Down in the tunnels, trying to make it pay

He got the action, he got the motion
Oh yeah, the boy can play
Dedication, devotion
Turning all the night time into the day

He do the song about the sweet lovin' woman
He do the song about the knife
And he do the walk, he do the walk of life
Yeah, he do the walk of life

Here comes Johnny goin' tell you the story
Hand me down my walkin' shoes
Here come Johnny with the power and the glory
Backbeat, the talkin' blues

He got the action, he got the motion
Yeah, the boy can play
Dedication, devotion
Turning all the night time into the day

He do the song about the sweet lovin' woman
He do the song about the knife
And he do the walk, he do the walk of life
Yeah, he do the walk of life

Here comes Johnny singing oldies, goldies
Be-bop-a-lula, baby what I say
Here comes Johnny singing "I Gotta Woman"
Down in the tunnels, trying to make it pay

He got the action, he got the motion
Oh yeah, the boy can play
Dedication, devotion
Turning all the night time into the day

And after all the violence and double talk
There's just a song in all the trouble and the strife
You do the walk, you do the walk of life
Hum, you do the walk of life




Sem comentários:

Enviar um comentário