quarta-feira, 14 de maio de 2014

Freddie Mercury & Montserrat Caballé - Barcelona






Freddie Mercury - nome artístico de Farrokh Bulsara, nascido em Zanzibar, a 5 de Setembro de 1946, e falecido em Londres, a 24 de Novembro de 1991 - foi um cantor, pianista e compositor britânico, que ficou mundialmente famoso como vocalista da banda britânica de rock Queen, que integrou de 1970 até ao ano de sua morte.

Mercury, tornou-se célebre pelo seu poderoso tom de voz e pelas suas performances energéticas que sempre envolviam a plateia, sendo considerado pela crítica como um dos maiores artistas de todos os tempos. Como compositor, Mercury criou a maioria dos grandes sucessos dos Queen, como "We Are the Champions", "Love of my Life", "Killer Queen", "Bohemian Rhapsody", "Somebody to Love" e "Don't Stop Me Now". 

Além do seu trabalho na banda, Mercury também lançou vários projectos paralelos, incluindo um álbum solo, "Mr. Bad Guy", em 1985, e um disco de ópera ao lado da soprano Montserrat Caballé, "Barcelona", em 1988. 

Mercury morreu vítima de broncopneumonia, acarretada pelo vírus HIV (SIDA), em 1991, um dia depois de ter assumido a doença publicamente.

O seu trabalho com os Queen ainda lhe gera reconhecimento até aos dias de hoje: Mercury é citado como principal influência de muitos outros cantores e bandas. Em 2006, foi nomeado a maior celebridade asiática de todos os tempos, sendo também eleito o maior líder de banda da história numa votação pública organizada pela MTV americana. 

Em 2008, ficou na décima oitava posição na lista dos "100 Maiores Cantores de Todos os Tempos" da revista Rolling Stone, e, no ano seguinte, a Classic Rock nomeou-o como o maior vocalista de rock and roll. Com os Queen, Mercury já vendeu mais de cento e cinquenta milhões de discos em todo o mundo.

Maria de Montserrat Viviana Concepción Caballé i Folc mais conhecida como Montserrat Caballé - nascida em Barcelona, a 12 de abril de 1933 - é uma famosa cantora lírica catalã espanhola com voz de soprano.

De origem humilde, necessitou de grandes esforços para concluir o seu curso de canto no Conservatório Superior de Liceu e completar os seus estudos com Eugênia Kemeny e Conchita Badía.

O início de sua carreira foi também muito modesto, até que decidiu ir para a Suíça, onde fez parte da Ópera de Basileia, entre 1957 e 1959, estreando com um repertório pouco frequente para as cantoras espanholas, que incluía Mozart e Strauss, o que serviu para a sua seguinte etapa profissional, na companhia permanente da Ópera de Bremen (1959-1962).

Mas a sua verdadeira estreia mundial deu-se na noite de 20 de Abril de 1965, no Carneggie Hall, quando teve que substituir, imprevisivelmente, Marilyn Horne na ópera Lucrezia Borgia de Donizetti: A sua actuação rendeu-lhe 25 minutos de aplausos ao término de uma representação. Um dos mais importantes críticos nova-iorquinos titulou no dia seguinte "Callas + Tebaldi = Caballé". 

A partir desse momento, Caballé ficou conhecida como uma das grandes divas da ópera mundial e a fama gerou-lhe vários anos de teatros lotados para assistir às suas apresentações. Hoje, tem discos que espelham uma variedade enorme de estilos e repertório, que estão em mais de 130 gravações, abrangendo papéis tão díspares quanto a Salome de Richard Strauss, Fiordiligi da ópera Così fan tutte de Mozart, Norma de Bellini e Mimì da ópera La Bohème de Puccini. 

Em 1988, junto com Freddie Mercury, do grupo de rock britânico Queen, grava o álbum "Barcelona", considerado um mito na união de uma cantora de ópera com um cantor de rock, sendo considerado um dos melhores trabalhos de ambos. Logo após, saíram numa pequena tournée que foi registada em vídeo em Ibiza. Em 1992, cantou na abertura dos jogos olímpicos de Barcelona, sem a presença de Freddie Mercury, que tinha falecido no ano anterior ao evento, mas Montserrat fez um dueto virtual com este, facto que a emocionou muito, dado que se tinham tornado grandes amigos. Este dueto virtual repetiu-se em 1999, antes da final da UEFA Champions League, entre o Manchester United e o Bayern de Munique, que foi vencida pela equipe inglesa de Manchester. 

Montserrat participou ainda num tributo a Freddie Mercury cantando "Bohemian Rhapsody" junto a outro grande vocalista de heavy metal, Bruce Dickinson, vocalista da banda Iron Maiden, considerado por muitos como um dos melhores vocalistas de todos os tempos. Essa versão é uma versão mais operística, por parte de Montserrat, e forte, por causa de Dickinson, que interpretou muito bem a música. Esse tributo pode ser encontrado no álbum "Montserrat Friends for Life". Actualmente vive em Barcelona, a sua cidade natal.

Montserrat fala perfeitamente Castelhano e Catalão como Línguas maternas e também Alemão, Francês, Inglês, Português e Italiano.



Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e Letras.mus.br







Freddie Mercury & Montserrat Caballé 

Barcelona


Barcelona, Barcelona
Barcelona, Barcelona
Viva

I had this perfect dream
Un sueño me envolvió
This dream was me and you
Tal vez estás aquí
I want all the world to see
Un instinto me guiaba
A miracle sensation
My guide and inspiration
Now my dream is slowly coming true

The wind is a gentle breeze
El me habló de ti
The bells are ringing out
El canto vuela
They're calling us together
Guiding us forever
Wish my dream would never go away

Barcelona!
It was the first time that we met
Barcelona!
How can I forget?
The moment that you stepped in the room
You took my breath away

Barcelona!
La música vibró
Barcelona!
Y ella nos unió
And if God is willing
We will meet again
Someday

Let the songs begin
Déjalo nacer
Let the music play
Ahhhhhhh...
Make the voices sing
Nace un gran amor
Start the celebration
Ven a mi
And cry!
Grita!
Come alive
Viva!
And shake the foundations from the skies
Ahhhh, Ahhhh... Shaking all our lives

Barcelona!
Such a beautiful horizon
Barcelona!
Like a jewel in the sun
Por ti seré gaviota de tu bella mar
Barcelona!
Suenan las campánas
Barcelona!
Abre tus puertas al mundo

If God is willing
If God is willing
If God is willing
Friends to the end
Viva!
Barcelona!



Sem comentários:

Enviar um comentário