Bastille (estilizado como BΔSTILLE) é uma banda de indie rock inglesa formada em Londres, em 2010. Iniciou-se com um projecto a solo do cantor e compositor Dan Smith, que decidiu, mais tarde, formar uma banda. O quarteto é composto por Daniel Smith, Chris "Woody" Wood, William Farquarson e Kyle Simmons. O nome da banda deriva do Dia da Bastilha - um evento histórico celebrado no aniversário de Daniel Smith, 14 de Julho.
Em Dezembro de 2010, a EMI Music anunciou que tinha oferecido um contrato de gravação à banda com a Virgin Records. O seu single de estreia, "Overjoyed", foi posteriormente lançado em Abril de 2012. O seu segundo single, "Bad Blood", faz também parte do primeiro álbum de estúdio da banda, lançado em Agosto de 2012, tendo alcançado um sucesso moderado no Reino Unido, chegando apenas ao lugar número noventa dotop. A terceira faixa de "Bad Blood" (album), intitulado "Flaws", tornou-se o primeiro do grupo a entrar nas tabelas de Top 40, estreando-se no 21º lugar do top.
Em Fevereiro de 2013, antes do lançamento do seu álbum de estreia, saiu quarto single, "Pompeii", que chegou ao segundo lugar no top musical do Reino Unido. O seu primeiro álbum de estúdio, intitulado Bad Blood, foi lançado em Março de 2013 e estreou no top da UK Albums Chart.
A banda foi nomeada a quarta Brit Awards na cerimônia de 2014, incluindo British Breakthrough Act, British Group, British Single of The Year e British Album of The Year, tendo vencido na categoria British Breakthrough Act. Desde Fevereiro de 2014, os Bastille venderam mais de 2.7 milhões de álbuns no Reino Unido.
História
Inicialmente, a banda era composta por dois outros músicos (violino e violoncelo) que saíram da banda porque estavam em busca de algo mais profissional. Smith, Wood, Farquarson e Simmons tocavam juntos antes da banda ter sido iniciada, mas todas as suas primeiras canções foram escritas e gravadas por Smith.
Bastille estreou-se em Junho de 2010 com a sua edição limitada de um 7 "/ 45 rpm unicamente com duas faixas: "Flaws" e "Icarus". Lançado através da gravadora independente com sede em Londres, 'Young & Lost Club', apenas 300 cópias foram publicadas. Seguiu-se o lançamento do EP "Laura Palmer", mais tarde, em 2011. Depois de estrear mais faixas on-line através de sites como o YouTube e MySpace, a banda obteve grande atenção da imprensa e fãs. O grupo, posteriormente, garantiu a presença em pequenos eventos, tendo, mais tarde, comparecido em importantes festivais do Reino Unido, incluindo o Festival de Glastonbury, o Isle of Wight Festival e Blissfields. A música da banda também começou a ser usada em grande parte nas séries Hollyoaks, Made In Chelsea e The Vampire Diaries, continuando a maioria das faixas do álbum "Bad Blood" a ser utilizadas em 2013.
A banda também gravou e lançou on line uma mixtape titulada "Other People's Heartache" dividida em duas partes com diversos covers feitos pela banda, de musicas como "Titanium", de David Guetta, "No Scrubs (No Angels)", de TLC, e "Dreams" dos Fleetwood Mac.
A 27 de Abril de 2012, o lançamento do primeiro single oficial "Overjoyed", foi através da gravadora Virgin Records, como confirmado pela EMI, a 1 de Maio de 2012.
O segundo single a ser lançado do primeiro álbum de estúdio, "Bad Blood", foi a faixa do mesmo nome, "Bad Blood". Um vídeo de acompanhamento para o single foi lançado no canal oficial da banda no YouTube, em 29 de Junho de 2012, e, digitalmente pela Virgin Records, em 20 de Agosto de 2012.
Bastille foi nomeada 'Nova banda do dia', pelo jornal britânico The Guardian em Julho de 2012. A canção alcançou modestamente a posição 90 nas paradas musicais do Reino Unido, e selou a entrada do grupo na lista. Em Agosto de 2012 a banda participou do festival britânico Reading And Leads Festival, como banda de abertura para a cantora e compositora Emeli Sandé.
Mais tarde, em Outubro de 2012, fizeram uma pequena tournée titulada "Flaws Tour" com a banda Swiss Lips como acto de abertura. O terceiro single, um relançamento do primeiro vinil, "Flaws", foi um sucesso comercial, garantindo ao grupo a primeira posição nas paradas UK Top 40, na vigésima primeira colocação. A música "Oblivion" fez parte da playlist da série "The Vampire Diaries", no nono episódio da quarta temporada, em Dezembro de 2012.
Em Fevereiro de 2013, Bastille confirmou o lançamento do quarto single do álbum Bad Blood, "Pompeii". A canção recebeu óptimas críticas, alcançando a segunda colocação no Reino Unido e a quinta nas paradas americanas. O álbum de estreia "Bad Blood" foi lançado a 4 de Março de 2013, e alcançou a primeira colocação na lista de álbuns no Reino Unido. Em 11 de Março, Bastille foi anunciada como atracção no Reading and Leads festival, que aconteceu em Agosto de 2013. Numa entrevista com a Digital Spy, em Março de 2013, o vocalista da banda, Dan Smith, anunciou que "Laura Palmer" seria o quinto single do álbum a ser lançado.
O grupo actuou como banda de abertura para a banda de rock inglês Muse na sua tournée The 2nd Law Tour em Maio de 2013 e novamente em Junho de 2013. Em Maio de 2013, Bastille divulgou o EP "Haunt" nos Estados Unidos da América através do ITunes. Em 6 de Julho a banda foi a principal atracção de abertura no festival Músicas em Blissfields. Smith comentou na altura: "nós estamos extremamente animados para abrir o festival. Particularmente porque nós amamos Blissfields, e porque eles tem nos apoiado bastante nos últimos dois anos"
A apresentação coincidiu com a primeira aparição da banda numa publicação musical nacional, a Notion Magazine. Em 24 de Agosto, "Things We Lost in the Fire", foi lançada como sexto single do algum de estreia da banda. Um clip musical para a música foi gravado em Vilnius e Kèdainiai (Lituânia). A 3 de Setembro de 2013, os Bastille lançaram o seu álbum "Bad Blood" nos Estados Unidos da América, através do ITunes.
Em 9 de Outubro de 2013, a banda Bastille lançou um novo single, "[[Of the Night[[", um mash-up das musicas "The Rhythm of the Night" de Corona e "[[Rhythm Is A Dancer]" de SNAP!. O single atingiu a segunda colocação nas paradas britânicas. A música estava promovendo "All This Bad Blood", uma reedição do álbum de estreia da banda, lançado em 25 de Novembro de 2013.
Em Janeiro de 2014, Will Farquarson revelouou, numa entrevista à Billboard Magazine, que a banda já havia começado a gravar um segundo álbum. A banda apresentou-se no programa Saturday Night Live, a 25 de Janeiro de 2014. Em Fevereiro de 2014, os Bastille ganharam o Brit Awards por Best Breakthrough Act e apresentam uma versão remixada de "Pompeii" juntamente com o grupo musical Rudimental, com a sua música "Waiting All Night" na cerimónia. Duas horas depois da aparição, as vendas do álbum "Bad Blood" subiram para 132%, o que lhes garantiu mais uma semana na primeira posição das paradas musicais britânicas. O tema "Pompeii" subiu 29 posições.
A 1 de Abril de 2014, a Official Charts Company anunciou que "Bad Blood" tinha sido o álbum digital de maior venda em 2013. Também em Abril de 2014, a banda apresentou-se no Coachella Valley Music And Arts Festival No Empire Polo Club em Indio, na Califórnia. A 31 de Maio de 2014, a banda fez parte do Annual KROQ Weenie Roast em Irvine, Califórnia, apresentando-se juntamente com bandas como os The Neighbourhood e os Fall Out Boy. A 13 de Julho de 2014, os Bastille tocaram no T In the Park. Posteriormente foi anunciada a participação da banda no Lollapalooza que ocorrerá no Brasil em 2015.
Discografia
Other People's Heartache (2012)
Other People's Heartache, Pt. 2 (2012)
Bad Blood (2013)
All This Bad Blood (2013)
VS. (Other People's Heartache, Pt. III) (2014)
§Elementos da banda
Daniel Campbell Smith (nascido a 14 de Julho de 1986) - vocais, piano, percussão, compositor, produtor.
Kyle Jonathan Simmons (nascido a 05 de Fevereiro de 1988) - teclados, percussão, baixo, apoio vocal.
William Farquarson (nascido a 22 de Setembro de 1983) - baixo, teclados, violão, apoio vocal.
Chris " Woody " Wood ( nascido a 6 de Julho de 1985) - bateria, apoio vocal.
Pessoal adicional
Polly Comber (Black Fox Management) – Empresário
Josh Smith (Black Fox Management) – Empresário
Paul "Coop" Cooper – Engenheiro de Shows
Jamie Thompson – Designer de Iluminação
Tom Middleton – Filmografia
Martin McAndrew – Operador de Palco
Ben Kingman – Engenheiro de Monitores
Will Dart – Engenheiro de Iluminação
Dick Meredith – Gerente de Shows
Gregory Nolan – Fotógrafo de Shows
Mark Crew – Produtor
Joel Stanley – Gerente de Produção
Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e Letras.mus.br
Bastille
Pompeii
I was left to my own devices
Many days fell away with nothing to show
And the walls kept tumbling down
In the city that we love
Great clouds roll over the hills
Bringing darkness from above
But if you close your eyes
Does it almost feel like
Nothing changed at all?
And if you close your eyes
Does it almost feel like
You've been here before?
How am I gonna be an optimist about this?
How am I gonna be an optimist about this?
We were caught up and lost in all of our vices
In your pose is the dust settled around us
And the walls kept tumbling down
In the city that we love
Gray clouds roll over the hills
Bringing darkness from above
But if you close your eyes
Does it almost feel like
Nothing changed at all?
And if you close your eyes
Does it almost feel like
You've been here before?
How am I gonna be an optimist about this?
How am I gonna be an optimist about this?
Oh where do we begin?
The rubble or our sins?
Oh where do we begin?
The rubble or our sins?
And the walls kept tumbling down
In the city that we love
Gray clouds roll over the hills
Bringing darkness from above
But if you close your eyes
Does it almost feel like
Nothing changed at all?
And if you close your eyes
Does it almost feel like
You've been here before?
How am I gonna be an optimist about this?
How am I gonna be an optimist about this?
Pompeii
I was left to my own devices
Many days fell away with nothing to show
And the walls kept tumbling down
In the city that we love
Great clouds roll over the hills
Bringing darkness from above
But if you close your eyes
Does it almost feel like
Nothing changed at all?
And if you close your eyes
Does it almost feel like
You've been here before?
How am I gonna be an optimist about this?
How am I gonna be an optimist about this?
We were caught up and lost in all of our vices
In your pose is the dust settled around us
And the walls kept tumbling down
In the city that we love
Gray clouds roll over the hills
Bringing darkness from above
But if you close your eyes
Does it almost feel like
Nothing changed at all?
And if you close your eyes
Does it almost feel like
You've been here before?
How am I gonna be an optimist about this?
How am I gonna be an optimist about this?
Oh where do we begin?
The rubble or our sins?
Oh where do we begin?
The rubble or our sins?
And the walls kept tumbling down
In the city that we love
Gray clouds roll over the hills
Bringing darkness from above
But if you close your eyes
Does it almost feel like
Nothing changed at all?
And if you close your eyes
Does it almost feel like
You've been here before?
How am I gonna be an optimist about this?
How am I gonna be an optimist about this?
Sem comentários:
Enviar um comentário