Bing Crosby foi um cantor e actor norte-americano. É considerado um dos maiores cantores populares do século XX. Nasceu em Tacoma (Washington), a 3 de Maio de 1903, e morreu em Madrid (Espanha), a 14 de Outubro de 1977, vítima de um ataque cardíaco que sofreu enquanto jogava golfe.
Nascido Harry Lillis Crosby, auto-apelidou-se de Bing inspirado na personagem Bingo de uma série de banda desenhada, então publicada num jornal: "The Bingsville Bugle . Formado em Direito, abandonou a carreira de advogado para tocar bateria e cantar. Formou um trio e percorreu os Estados Unidos, de uma costa à outra, no final da década de 20.
Em 1930, apareceu pela primeira vez no cinema participando no filme "O Rei do Jazz". A sua primeira gravação a solo ocorreu logo depois, em 1931, com "I Surrender Dear". A partir daí assinou contrato com rádios e gravou mais de 300 músicas até ao final da década de 50, transformando-se no cantor mais popular dos Estados Unidos nas décadas de 30 e 40.
No cinema, Bing Crosby formou uma dupla famosa, numa linha mais cómica, com Bob Hope nos anos 40. Brilhou em vários filmes tendo mesmo, com "O Bom Pastor", ganho o Óscar de melhor actor em 1944,.
São muitos os filmes por onde espalhou o seu talento e charme: "Os Sinos de Santa Maria", "A Caminho do Rio", "Anjos e Piratas", "Natal Branco", "Amar é Sofrer", "Alta Sociedade), "Dizem que é Amor", "Robin Hood de Chicago" e "A Última Diligência".
Bing imortalizou a canção "White Christmas" de tal forma que, ainda hoje, a sua voz é sinónimo de Natal. Na sua vida particular, era também um hábil pescador e caçador. Na esfera familiar casou duas vezes e teve sete filhos, três deles com a também atcriz Kathryn Grant, a sua segunda esposa.
Recebeu três nomeações ao Óscar de Melhor Actor, por "O Bom Pastor" (1944), "Os Sinos de Santa Maria" (1945) e "Amar é Sofrer" (1954). Ganhou apenas um ( "O Bom Pastor").
Curiosidades sobre Bing Crosby um dos actores/cantores mais queridos de sempre pelo público norte-americano
- O nome artístico Bing, por si escolhido, foi retirado da tira de banda desenhada "The Bingsville Bugle", cujo personagem principal tinha orelhas grandes como as suas.
- Iniciou a sua carreira artística como baterista de um pequeno conjunto, ainda na universidade.
- Os seus primeiros trabalhos no cinema foram como integrante do conjunto Rhythm Boys
- Fez muito sucesso no cinema, criando uma famosa dupla com o actor Bob Hope
.
- Foi o cantor mais popular dos Estados Unidos na década de 30.
- Foi a 1ª opção para interpretar o famoso detective Columbo, na homónima série televisiva, mas recusou a proposta.
- Foi o 1º actor a receber nomeações ao Óscar pelo mesmo personagem em dois filmes diferentes: o padre Chuck O'Malley em "O Bom Pastor" e "Os Sinos de Santa Maria".
- Faleceu vítima de enfarte, sofrido enquanto jogava uma partida de golf, em Madrid.
- No seu testamento estabeleceu uma estranha e inédita (?) regra: nenhum dos seus filhos poderia tocar no dinheiro deixado pela herança até que atingisse 65 anos. Seria uma espécie de "complemento de reforma"?
- Possui uma estrela no Passeio da Fama, localizada em 1615 Vine Street.
- O tema "White Christmas" que canta no filme "Natal Branco" (1954) tornou-se numa das mais mediáticas canções de Natal de sempre.
Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e Letras.mus.br
Bing Crosby
White Christmas
I'm dreaming of a white Christmas
Just like the ones I used to know
Where the tree tops glisten
And children listen
To hear sleigh bells in the snow
I'm dreaming of a white Christmas
With every Christmas card I write
May your days be merry and bright
And may all
Your Christmases be white
I'm dreaming of a white Christmas
Just like the ones I used to know
Where the tree tops glisten
And children listen
To hear sleigh bells in the snow
I'm dreaming of a white Christmas
With every Christmas card I write
May your days be merry and bright
And may all your Christmases
May all your Christmases
May all your Christmases
May all your Christmases be white
I'm dreaming of a white
Christmas with you
Jingle Bells
All the way, all the way
Sem comentários:
Enviar um comentário