Bill Haley & His Comets foi uma banda de rock and roll que teve início nos anos 1950 e que continuou até a morte de Haley em 1981. Esta banda, também conhecida pelos nomes Bill Haley and The Comets e Bill Haley's Comets, foi um dos primeiros grupos de músicos brancos a levar o rock às grandes plateias norte-americanas e ao resto do mundo. O seu líder, Bill Haley, era um músico de country; depois de gravar uma versão country de "Rocket 88", uma canção de R&B considerada o primeiro tema de Rock and Roll gravado, mudou o seu estilo para um novo som chamado rockabilly.
Embora diversos integrantes dos Comets tenham ficado famosos, foi Bill Haley quem permaneceu como o astro. Com a sua postura energética no palco, muitos fãs consideram-nos tão revolucionários para a sua época quanto os Beatles e os Rolling Stones foram para as suas.
Mais de 100 músicos tocaram com Bill Haley & His Comets entre 1952 e 1981, muitos tornando-se favoritos dos fãs. Várias tentativas de reunir a banda têm sido feita desde os anos 80.
Os Comets originais, que tocaram com Haley entre 1954 e 1955, iniciaram uma tournée mundial em 2005, tocando em casas de concerto nos Estados Unidos e na Europa. Dois outros grupos também clamam a posse do nome Bill Haley's Comets, e também se apresentam nos Estados Unidos: um trazendo o baterista (de 1965 a 1968) John "Bam-Bam" Lane e o outro o baixista (de 1959 a 1969) Al Rappa.
Em Março e Julho de 2005 os integrantes do grupo de 1954-55, agora chamados simplesmente de The Comets, fizeram várias aparições em Nova Iorque e em Los Angeles como parte das comemorações dos 50 anos do rock and roll e dos 80 anos de Bill Haley. Durante um concerto, a 6 de Julho, a filha mais nova de Bill, Gina Haley, cantou com a banda; uma aparição similar fora feita em Março pelo filho mais velho de Bill, John W. Haley.
Os The Comets pretendem gravar um novo CD de versões, particularmente de canções dos The Who, The Beatles, Bob Dylan e dos seus antigos sucessos.
.......................................................................................................................
Bill Haley ou Willian John Clifton - nascido a 6 de Julho de 1925, e falecido a 9 de Fevereiro de 1981) foi um músico de rock and roll.
Bill é creditado por muitos como o primeiro a popularizar este tipo de música no início dos anos 1950, com o seu grupo Bill Haley & His Comets e a canção "Rock Around the Clock".
Halley nasceu em Highland Park (Michigan), e foi criado na Pensilvânia. Em 1946, formou o seu primeiro grupo profissional, uma banda country chamada Down Homers, depois da qual passou a seguir uma carreira a solo. Haley lançou inúmeros compactos country nos anos 40, sem sucesso, enquanto trabalhava como músico itinerante e DJ. Em 1951, ele e sua nova banda, The Saddlemen, resolveram tocar noutro estilo, gravando versões das músicas "Rocket 88" e "Rock this Joint" de Jackie Brenston & Delta Cats (na verdade, a música composta e executada por Ike Turner & The Kings of Rhythm, Jackie Brenston que assume os vocais nessa gravação era saxofonista dessa banda).
O sucesso relativo alcançado por estes temas convenceu Haley de que ele poderia ser um "roqueiro" famoso. Em 1952, o grupo Saddlemen passou a chamar-se Bill Haley & His Comets. Em 1952, a composição de Haley, "Crazy Man Crazy" tornou-se o primeiro tema rock a entrar nas paradas de sucesso americanas.
Em 1953, uma canção chamada "Rock Around the Clock" foi composta para Haley, mas só conseguiu gravá-la a 12 de Abril de 1954. Inicialmente não obteve sucesso, mas Haley logo alcançaria fama mundial com a sua versão de "Shake, Rattle and Roll" de Big Joe Turner, que venderia milhões de cópias. Haley e a sua banda foram primordiais ao divulgar a música conhecida como "Rock and Roll" entre o público branco, depois de anos considerada como um movimento underground.
Quando "Rock Around the Clock" apareceu na trilha sonora do filme "BlackBoard Jungle", encadeou uma revolução musical que abriu as portas para talentos como Elvis Presley. Haley continuou a acumular sucessos nos anos 50, como "See You Later Alligator", e estrelou o primeiro musical cinematográfico de rock and roll. A sua fama logo seria ultrapassada nos EUA pelo mais famoso e mais sexy Elvis, mas Haley continuaria a ser um grande astro na América Latina e na Europa pelo resto da sua carreira. Os seus últimos shows foram em África em 1980.
Haley foi incluído no Hall da Fama do Rock and Roll em 1987.
Os Comets originais de 1954/55 ainda continuam a apresentar-se ao redor do mundo. Embora na faixa etária dos 70 aos 82, a banda não mostra sinais de cansaço e recentemente lançou um DVD ao vivo.
Haley faleceu na sua casa em Harlingen (Texas), em 1981. O seu corpo foi cremado.
Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e Letras.mus.br
Bill Haley & His Comets
Rock Around The Clock
One, Two, Three O'clock, Four O'clock rock,
Five, Six, Seven O'clock, Eight O'clock rock.
Nine, Ten, Eleven O'clock, Twelve O'clock rock,
We're gonna rock around the clock tonight.
Put your glad rags on and join me hon',
We'll have some fun when the clock strikes one.
We're gonna rock around the clock tonight,
We're gonna rock, rock, rock, 'till broad daylight,
We're gonna rock around the clock tonight.
When the clock strikes two, three and four,
If the band slows down we'll yell for more.
We're gonna rock around the clock tonight,
We're gonna rock, rock, rock, 'till broad daylight,
We're gonna rock around the clock tonight.
When the chimes ring five, six, and seven,
We'll be right in seventh heaven.
We're gonna rock around the clock tonight,
We're gonna rock, rock, rock, 'till broad daylight,
We're gonna rock around the clock tonight.
When it's eight, nine, ten, eleven too,
I'll be goin' strong and so will you.
We're gonna rock around the clock tonight,
We're gonna rock, rock, rock, 'till broad daylight,
We're gonna rock around the clock tonight.
When the clock strikes twelve we'll cool off then,
Start rockin' 'round the clock again.
We're gonna rock around the clock tonight,
We're gonna rock, rock, rock, 'till broad daylight,
We're gonna rock around the clock tonight.
Sem comentários:
Enviar um comentário