Gisela João é uma fadista portuguesa.
Percuso
Nascida a 6 de Novembro de 1983, em Barcelos, Gisela começou a interessar-se pelo Fado com oito anos. Aos 16/17 anos de idade, Gisela foi cantar para a “Adega Lusitana”, em Barcelos. Posteriormente, foi para o Porto, em 2000, para estudar Design, onde rapidamente começou a cantar em mais uma casa de Fado. Viveu, durante seis anos, no Porto para, finalmente, o canto impor a sua vontade e a levar para Lisboa.
Em 2009, gravou um álbum com o conjunto portuense Atlantihda. Segue-se o convite para participar no disco de Fernando Alvim, histórico guitarrista português e "cúmplice" de Carlos Paredes, intitulado "O Fado E As Canções do Alvim" (2011). Participou como Fadista no filme "O Grande Kilapy" (2012).
Numa pequena casa “emprestada” na Mouraria, debateu-se com o peso imenso da solidão, pensou várias vezes em desistir, mas resistiu. Conquistou primeiro meia Lisboa e depois Lisboa inteira, das Casas de Fado à mítica discoteca Lux e do Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém ao Teatro São Luiz.
Tal ascenção levou-a a ser considerada uma das maiores revelações do fado no feminino dos últimos anos para o jornalista António Pires.
Faltava gravar um disco, esse grande desafio. Encontrou em Frederico Pereira o cúmplice ideal e iniciaram as gravações.
2013 - 2015: O álbum de estreia "Gisela João"
2013 é o ano da consagração, com a edição do seu disco de estreia "Gisela João" a ser editado no dia 1 de Julho de 2013. Duas semanas depois, o álbum alcançaria o primeiro lugar no Top de Vendas Nacional, sendo rapidamente aclamado pela grande maioria dos críticos nacionais, considerando-o como o mais importante disco de estreia de um artista português no século XXI, distinções estas que laurearam Gisela com o Prémio Revelação Amália, com quem o seu talento já foi comparado várias vezes.
O seu álbum de estreia foi também considerado "melhor álbum nacional" do ano por várias publicações de referência como a Blitz, o Expresso, o Público, a Time Out e o site Cotonete tendo atingido vendas que lhe valeram um Disco de Platina. Gisela João foi ainda distinguida com um Globo de Ouro na categoria de "Melhor Intérprete Individual" e com o prémio José Afonso 2014, tendo o júri considerado que a fadista é "a melhor voz que já apareceu depois de Amália".
Em 2014, depois de ter começado o ano a esgotar a Casa da Música e o Centro Cultural de Belém, já ninguém duvidava que o álbum de estreia de Gisela João revelava uma fadista de excepção e eleição e que era um marco na História do Fado contemporâneo.
Em 2014, depois de ter começado o ano a esgotar a Casa da Música e o Centro Cultural de Belém, já ninguém duvidava que o álbum de estreia de Gisela João revelava uma fadista de excepção e eleição e que era um marco na História do Fado contemporâneo.
A crescente afirmação e aclamação de Gisela continua no ano de 2015, com destaque para o mês de Janeiro, quando Gisela João esgota duas das mais emblemáticas salas nacionais: Coliseu do Porto e o Coliseu de Lisboa. 2015 traria também o galardão de disco de platina para o seu álbum de estreia e inúmeros concertos e apresentações por palcos estrangeiros, passando por França, Estados Unidos, Inglaterra, Bélgica, Espanha, Suíça, Eslovénia, Alemanha, entre outros. Participa também no álbum de tributo de Amália Rodrigues, "Amália: As Vozes do Fado" , disco que reúne alguns dos artistas mais icónicos do Fado, onde interpreta os temas "Medo" e "Meu Amor, Meu Amor", num dueto com Camané.
O final de 2015 trouxe ainda a série de espectáculos "Caixinha de Música", uma colaboração de Gisela e do Teatro Municipal São Luiz, onde a cantora portuguesa emprestou a sua voz para homenagear alguns dos intérpretes mais importantes desde a primeira metade do século XX até aos dias de hoje, como Serge Gainsbourg, Bryan Ferry, Nick Cave, Ella Fitzgerald, Amy Winehouse, Leonard Cohen e Violeta Parra, entre tantos outros.
Discografia
A solo
Estúdio
Gisela João (CD, Edições Valentim de Carvalho, 2013)
Compilações
Sem Filtro (CD, Edições Blitz, 2015)
Ao Vivo
Ao Vivo (CD+LP, Edições Valentim de Carvalo | Exclusivo Fnac, 2015)
Colaborações
Fernando Alvim - O Fado E As Canções do Alvim (CD, Universal Music Portugal, 2011)
Tributo a Amália Rodrigues - Amália: As Vozes Do Fado (CD, Universal Music Portugal, 2011)
Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e letras.mus.br
Gisela João
Meu Amigo Está Longe
Nem um poema, nem um verso, nem um canto,
Tudo raso de ausência, tudo liso de espanto
Amiga, noiva, mãe, irmã, amante,
Meu amigo está longe
E a distância é tão grande.
Nem um som, nem um grito, nem um ai
Tudo calado, todos sem mãe nem pai
Amiga noiva mãe irmã amante,
Meu amigo esta longe
E a tristeza é tão grande.
Ai esta magoa, ai este pranto, ai esta dor
Dor do amor sózinho, o amor maior
Amiga noiva mãe irmã amante,
Meu amigo esta longe
E a saudade é tão grande.
Sem comentários:
Enviar um comentário