Louis Daniel Armstrong - nascido em Nova Orleães, a 4 de Agosto de 1901, e falecida em Nova Iorque, a 6 de Julho de 1971 - foi um cantor, compositor, instrumentista, trompetista, cornetista, saxofonista, escritor, letrista, arranjador, produtor musical, dramaturgo, artista plástico, actor, tenor, maestro e ativista político e social norte-americano, considerado "a personificação do jazz". Louis Armstrong é famoso tanto como cantor quanto como solista, com o seu trompete.
Infância
Armstrong nasceu numa família muito pobre. Passou a sua juventude, vivendo na pobreza, num bairro de Nova Orleães, conhecido como "as costas da cidade". O seu pai, William Armstrong, abandonou a família quando Louis ainda era criança e casou-se com outra mulher. A sua mãe, Mary Albert Armstrong, deixou Louis com a sua tia, o seu tio e a sua avó.
Aos cinco anos, voltou a viver com a sua mãe e via o pai muito raramente. Estudou na Fisk School for Boys onde, pela primeira vez, entrou em contacto com a música. Levava algum dinheiro para casa trabalhando como "entrega-jornais" e sapateiro ambulante. Contudo, isso não era suficiente para manter a sua mãe longe da prostituição. Passou a entrar à socapa em bares de música perto da sua casa para ouvir e ver os cantores.
Conheceu dias muito difíceis e olhava para a sua juventude como o pior momento da sua vida. Por vezes, até retirava inspiração dela: "Every time I close my eyes blowing that trumpet of mine, I look right in the heart of good old New Orleans...It has given me something to live for." ("Todas as vezes que eu fecho os meus olhos tocando aquele meu trompete, eu olho logo no coração da boa velha Nova Orleans... Ela deu-me algo pelo que viver.")
Conseguiu comprar um trompete, com dinheiro emprestado de uma família imigrante russo-judaica, os Karnofskys que, até ao final da sua vida, considerou como membros da família visto que cuidaram dele por vários dias e noites, enquanto a sua mãe trabalhava. Por essa razão, Louis usou uma Estrela de David pelo resto da sua vida.
Após sair da Fisk School, aos 11 anos, Armstrong formou um quarteto que tocava na rua para ganhar algum dinheiro. Por esta altura, também começou a meter-se em sarilhos.
O tocador de corneta Bunk Johnson ensinou-o a tocar de ouvido no Dago Tony's Tonk em Nova Orleans, apesar de Louis ter dado crédito a um músico chamado Oliver, nos anos seguintes. Armstrong desenvolveu fortemente a sua maneira de tocar trompete na banda "New Orleans Home for Colored Waifs", para onde fora várias vezes enviado por delinquência juvenil (mais propriamente por disparar a arma do seu padrasto para o ar numa celebração de Véspera de Ano Novo, assim confirmam os registos policiais). O professor Peter Davis instilou-lhe disciplina e providenciou-lhe educação musical. Eventualmente, terá sido Davis quem tornou Armstrong o líder da banda.
A Home tocou por toda Nova Orleães. O rapaz de 13 anos passou a chamar atenção pelo modo como tocava trompete, começando uma nova carreira musical. Aos 14 anos, saiu da Home e foi viver com o seu pai e a nova madrasta e, depois, com a sua mãe e as ruas. Armstrong ganhou o seu primeiro emprego nocturno no Henry Ponce's, onde Black Benny se tornou o seu protector e tutor. Queimava carvão na fábrica de dia e tocava trompete à noite.
Tocou frequentemente nas Brass Band Parades e ouvia os músicos mais velhos sempre que podia, aprendendo com Bunk Johnson, Buddy Petit, Kid Ori e, acima de tudo, com Joe "King" Oliver, que actuou como mentor e figura paternal para o jovem músico. Mais tarde, tocou nos riverboats de Nova Orleães, trabalhando com Fate Marable subindo e descendo o Mississipi. Descreveu o tempo passado com Marable como a sua "ida para a universidade", o que lhe proporcionou uma experiência única.
Carreira
A 19 de Março de 1918, Satchmo (a alcunha de Armstrong) desposou Daisy Parker de Gretna, (Louisiana), tendo, depois, adoptado uma criança de 3 anos, Clarence Armstrong, cuja mãe, a prima de Louis, Flora, morrera no parto (problematica mental). Clarence Armstrong foi, também, doente mental (resultado de uma pancada em tenra idade) e Louis passaria o resto da sua vida a tomar conta dele. Louis divorciou-se de Daisy e pouco depois, esta faleceu.
Durante as suas experiências de "Riverboat", a música de Armstrong começou a amadurecer. Aos vinte anos, já conseguia ler partituras e começou a tocar grandes e prolongados solos de trompeta, sendo um dos primeiros Jazzmen a fazê-lo e introduzindo a sua personalidade e estilo nos seus solo turns. Acabara de aprender como criar um som único, e começara a cantar nas suas performances. Em 1922, Armstrong foi para Chicago, por convite de Joe "King" Oliver, para se juntar à sua "Creole Jazz Band" onde ganhava o suficiente sem ter de actuar nos velhos clubes nocturnos. Chicago, a cidade do vento, estava povoada de muitos negros, que após trabalharem nas fábricas, tinham algum dinheiro para gastar numa ida ao bar.
Armstrong viveu em Chicago no seu próprio apartamento, com a sua própria casa de banho privada (a sua primeira). Entusiasmado por se encontrar nesta cidade, começou a escrever cartas nostálgicas aos seus amigos em Nova Orleães. À medida que a carreira de Armstrong crescia, era desafiado a "cutting contests" (competições nas quais um músico tenta roubar o emprego do outro tocando melhor do que ele) por hornmen tentando acabar com o novo fenómeno. No entanto, falharam.
Armstrong fez as suas primeiras gravações nas Gennett e Okeh labels (os discos de jazz estavam a começar a rebentar por todo o país), incluindo alguns solos e breaks, enquanto segundo trompete na banda de Oliver, em 1923. Por esta altura, conheceu Hoagy Carmichael (com quem colaboraria depois) que foi introduzida por Bix Beiderbecke, seu amigo, que agora possuía a sua "Chicago band".
A sua segunda mulher, a pianista Lil Hardin Armstrong, fez com que Armstrong desenvolvesse o seu novo estilo afastado de Oliver. Lil convenceu-o a tocar música clássica nas igrejas, para aperfeiçoar o seu estilo e a experimentar tocar sem banda, além dos solos, e com coral religioso. A influência de Lil determinou, eventualmente, a relação entre Armstrong e o seu mentor, especialmente nas questões do salário e dos dinheiros adicionais que Oliver afastava dele e dos outros membros da banda. A banda desfez-se em 1924 e Armstrong foi convidado a ir viver em Nova Iorque para tocar com a Fletcher Henderson Orchestra, a banda Américo-Africana com mais sucesso naquele período. Louis aprendeu como tocar numa orquestra pela primeira vez.
Armstrong rapidamente se adaptou ao mais controlado estilo de Henderson, tendo os outros músicos, em pouco tempo, tornado Armstrong como um músico emocional e natural. Durante esta altura, Armstrong efectuou várias gravações, arranjadas por um seu velho amigo de Nova Orleães, o pianista Clarence Williams. Entre estas incluíam-se concertos da banda Williams Blue Five (na qual Armstrong entrava), alguns solos de jazz e uma série de acompanhamentos com tocadores de Blues, incluindo Bessie Smith, Ma Rainey e Alberta Hunter.
Armstrong regressou a Chicago em 1925 devido à sua mulher, que queria incentivá-lo a prosseguir com a sua carreira. louis gostou muito de Nova Iorque e admitiu que a Henderson Orchestra era bastante limitada. Começou a fazer gravações com o seu próprio nome com os famosos Hot Five e Hot Seven, produzindo grandes êxitos como "Potato Head Blues", "Muggles" (uma referência à marijuana) e "West End Blues".
O grupo incluia Kid Ory (trombone), Johnny Dodds (clarinete), Johnny St. Cyr (banjo), a mulher de Armstrong e, normalmente, nenhum tamborista. Sobre Armstrong, St. Cry disse: "One felt so relaxed working with him...he always did his best to feature each indidual" ("Todos relaxavam ao trabalhar com ele...ele fazia sempre o seu melhor para realçar cada um dos membros da banda.") As suas gravações com o pianista Earl "Fatha" Hines e a introdução de Armstrong em West End Blues permanecem as mais famosas influências na história do Jazz. Armstrong era agora livre para desenvolver o seu estilo pessoal como ele quisesse.
Armstrong também tocou com a banda "Erskine Tate's Little Symphony", no teatro de Vendome, que produziam música para filmes mudos e shows ao vivo, incluido versões de música clássica "jazzeadas" entre as quais "Madame Butterfly", o que proporcionou a Armstrong experiência com novos tipos de música e actuações perante uma grande audiência. Tornaram-se a banda de Jazz mais famosa nos Estados Unidos. Após se separar de Lil, Armstrong começou a tocar no café Sunset para Joe Glaser, um associado de Al Capone. Na Carrol Dickerson Orchestra, com Earl Hines no piano, que, rapidamente, foi transformada na Louis Armstrong's Stompers. Armstong fez amizade vitalícia com Hines e dirigiu, pela primeira vez, um grupo musical.
Armstrong regressou a Nova Iorque em 1929, para tocar na orquestra do musical "Hot Chocolate". Fez, também, uma partipação especial na banda de Charles John Degoniah. Começou a trabalhar no Connie's Inn em Harlem, o segundo clube nocturno mais famoso da Grande Maçã. Armstrong teve também um sucesso considerável com as gravações vocais, incluindo versões das famosas músicas compostas pelo seu velho amigo Hoagy Carmichael. As suas gravações de 1930 ganharam vantagem total devido ao "ribbon microphone" (microfone de peito) sobre todas as outras gravações de bandas da época, com menos qualidade. A mais famosa foi: "Stardust", que, até hoje, permanece uma das gravações com mais lucro de Armstrong.
A Grande Depressão nos anos 1930 atacou, de forma violenta, o jazz. Bix Beiderbecke faleceu e a banda de Fletcher Henderson dispersou-se. Muitos músicos deixaram de tocar nos clubes nocturnos e alguns deixaram mesmo de ser músicos. King Oliver ainda fez algumas gravações, mas não tiveram êxito nenhum. Sidney Bechet tornou-se alfaiate e Kid Ory regressou a Nova Orleães para criar galinhas. Armstrong deslocou-se para Los Angeles, em 1930, à procura de novas oportunidades. Tocou no New Cotton Club em L.A. com Lionel Hampton nos tambores.
Em 1931, Armstrong apareceu no seu primeiro filme: "Ex-Flame". Regressou a Chicago em Dezembro de 1931 e tocou nas bandas de Guy Lombardo e Raphael Minsby onde foi relembrado pelo público. Viajou por quase todos os estados e, em Março de 1934, regressou a Nova Orleães, onde foi recebido como um herói. Patrocinou uma equipa de basquetebol local, "Armstrong's Secret Nine", e deram o seu nome a uma marca de cigarros. Mas, pouco tempo depois, regressou à estrada e foi novamente esquecido, o que fez com que fugisse para a Europa.
Após regressar aos E.U.A., integrou várias, longas e exaustivas digressões. O seu agente, Johnny Collins, fez com que Armstrong ficasse com pouco dinheiro. Louis despediu-o e contractou Joe Glaser, que resolveu os problemas com as suas dividas processos associados.Regressou ao cinema e participou num programa de rádio, "Rudy Valley's Show", no qual entrevistou muitos músicos e tocou alguns solos. Divorciou-se de Lil em 1938 e casou com a sua nova namorada, Alpha. Após muitos anos na estrada, assentou residência em Queens (Nova Iorque), em 1943, com a sua quarta mulher, Lucille. Apesar de alguns ataques racistas (roubo do seu correio, arremeso de pedras contra a sua casa) integrou-se bem com os negros e alguns brancos do seu bairro.
Durante os trinta anos seguintes da sua vida, Armstrong tocou inúmeros solos e com inúmeras bandas, e participou em muitos filmes. Enfrentou algumas críticas por parte dos activistas negros norte-americanos, pelo facto de não militar mais activamente no movimento dos direitos civis. Porém, é preciso lembrar que, naquela época, Louis já se aproximava dos 60 anos de idade, e pertencia a uma geração diferente daquela que estava assumindo a linha de frente dos protestos e da militância no final dos anos 50 e ao longo dos anos 60. Em 1967, gravou "What a Wonderful World". Armstrong trabalhou até aos seus últimos dias, tendo morrido enquanto dormia na sua casa, em Nova Iorque, a 6 de Julho de 1971.
O agente de Armstrong, Joe Glaser, acabou com uma banda que ele tinha formado, e recomendou a Armstrong a criação de uma nova banda formada por pessoas suas amigas. O grupo chamou-se os All Stars e incluiu Earl "Fatha" Hines, Barney Bigard, Edmond Hall, Jack Taegerdon, Jesmiah Burt, Trummy Young, Arvell Shaw, Billy Kyle, Marty Napoleon, Big Sid Catlett, Cozy Cole, Barrett Deems e Danny Barcelona.
Em 1964 atingiu o maior recorde de vendas, ultrapassando ainda as suas antigas gravações com "Hello, Dolly!". A música chegou ao primeiro lugar nos Top 10, fazendo com que Armstrong, com 63 anos de idade, se tornasse a pessoa mais idosa a conseguir tal feito, destronando até os Beatles, que tinham estado, duraznte 14 semanas seguidas, no 1º lugar. Antes de morrer, em 1971, andou por todos os continentes, excepto a Oceânia e a Antárctica, em digressão, ganhando o nome de "Embaixador Satch".
Características da sua música
Nos seus primeiros anos, Armstrong foi mais conhecido por tocar corneta e trompete. Também nos seus primeiros anos, a melhor e mais conhecida música foi os Hot Five e Hot Seven. Ainda hoje é reconhecido por isso.
Resta dizer que Armstrong foi fortemente influenciado por Martin Luther King, que ajudava os negros a lutar contra o preconceito e racismo.
O fim de Satchmo
Louis Armstrong morreu, de ataque cardíaco, a 6 de Julho de 1971, com 69 anos, em Corona, Queens (Nova Iorque), 11 meses após tocar o seu último solo na Sala Imperial do Waldorf-Astoria. As suas últimas palavras foram: "I had my trumpet, I had a beautiful life, I had a family, I had Jazz. Now I am complete." ("Eu tive o meu trompete, uma vida linda, uma família, o Jazz. Agora estou completo."). Encontra-se sepultado no Cemitério Flushing, em Flushing, Nova Yorque.
Discografia
- 1923: King Oliver’s Creole Jazz Band
- 1924-1925: Clarence Williams’ Blue Five
- 1925-1927: Louis Armstrong & His Hot 5/Louis Armstrong & His Hot 7
- 1947: Satchmo at Symphony Hall
- 1951: Satchmo at Passadena
- 1954: Louis Armstrong Plays W.C. Handy
- 1955: Louis Armstrong at the Crescendo
- 1956: Ella & Louis
- 1957: Ella & Louis Again (Porgy and Bess)
- 1961: Together for the First Time
- 1963: Hello, Dolly!
- 1997: The Complete Ella & Louis on Verve
- 1998: Here comes Louis! (compilação)
Filmografia
- 1930- Ex-Flame
- 1932- Black and Blue
- 1932- I’ll Be Glad When You’re Dead
- 1936- Pennies From Heaven
- 1937- Artists & Models
- 1937- Every Day Is a Holiday
- 1938- Dr. Rhythm
- 1943- Going Places
- 1943- Cabin in the Sky
- 1944- Show Business at War
- 1944- Jam Session
- 1944- Atlantic City
- 1945- Pillow to Post
- 1947- New Orleans
- 1948- A Song Is Born
- 1950- Young Man with a Horn
- 1950- I am in the Revue
- 1951- The Strip
- 1952- Glory Alley
- 1953- The Road to Happiness
- 1953- The Glenn Miller Story
- 1956- High Society
- 1957- Roses Are For Ladies
- 1958- Satchmo, the Great (documentário)
- 1959- The Night Before the Premiere
- 1959- The Five Pennies
- 1959- The Beat Generation
- 1959- La Paloma
- 1959- Koerlighedens Melodi
- 1960- Jazz on a Summer’s Day
- 1961- Paris Blues
- 1961- Auf Wiedersehen
- 1965- When the Boys Meet the Girls
- 1969- Hello, Dolly!
Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e letras.mus.br
Louis Armstrong
What a Wonderful World
I see trees of green, red roses too
I see them bloom for me and you
And I think to myself, what a wonderful world
I see skies so blue and clouds of white
The bright blessed days, the dark sacred night
And I think to myself, what a wonderful world
The colors of the rainbow, so pretty in the sky
Are also on the faces of people going by
I see friends shaking hands, saying, "how do you do?"
They're really saying, "I love you"
I hear babies cry, I watch them grow
They'll learn much more, than I'll never know
And I think to myself, what a wonderful world
Yes, I think to myself, what a wonderful world
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