Discografia de Marvin Gaye

Esta é a lista de todos os singles e álbuns lançados de Marvin Gaye. Quarenta e um de seus singles alcançaram o Billboard Top 40; dezoito atingiram o Billboard Top 10 e três chegaram ao topo da parada pop.

Álbuns

Estúdio

AnoTituloMelhor posiçãoCertificações
USUS R&BUK

1961The Soulful Moods of Marvin Gaye———
1963That Stubborn Kinda Fellow———
1964When I'm Alone I Cry———
Hello Broadway———
1965How Sweet It Is to Be Loved by You1284—
A Tribute to the Great Nat "King" Cole———
1966Moods of Marvin Gaye1188—
1968In The Groove (a.k.a. I Heard It Through the Grapevine)632—
1969M.P.G.331—
1970That's the Way Love Is18917—
1971What's Going On6156*
1972Trouble Man143—
1973Let's Get It On2139
1976I Want You4122
1978Here, My Dear264—
1981In Our Lifetime32648
1982Midnight Love7110
"—" denota singles que não entraram nas paradas do país
  • * O álbum entrou nas paradas de UK (Reino Unido) em 1996.

Póstumos

AnoTituloMelhor posiçãoCertificações
USUS R&BUK

1985Dream of a Lifetime41846
Romantically Yours———
1997Vulnerable———
"—" denota singles que não entraram nas paradas do país

Duetos

AnoTituloMelhor posiçãoCertificações
USUS R&BUK

1964Together
(with Mary Wells)
42——
1966Take Two
(with Kim Weston)
———
1967United
(with Tammi Terrell)
697—
1968You're All I Need
(with Tammi Terrell)
604—
1969Easy
(with Tammi Terrell)
184——
1973Diana & Marvin
(with Diana Ross)
2676
1980Motown Superstar Series
(with Tammi Terrell)
———
"—" denotes releases that did not chart

Ao vivo

AnoTituloMelhor posiçãoCertificação
USUS R&BUK

1963Marvin Gaye Recorded Live on Stage———
1974Marvin Gaye Live!81—
1977Live at the London Palladium31—
2005Marvin Gaye at the Copa———
"—" denotes releases that did not chart

Coletâneas

AnoTituloMelhor posiçãoCertificações
USUS R&BUK

1964Greatest Hits72——
1967Greatest Hits, Vol. 21781940
1969Marvin Gaye and His Girls18316—
1970Super Hits11719—
Greatest Hits1711760
1974Anthology (version one)6110—
1976Marvin Gaye's Greatest Hits4417—
1983Every Great Motown Hit of Marvin Gaye80—13
1984Anthology (version two)———
1986Motown Remembers Marvin Gaye: Never Before Released Masters19348—
1988A Musical Testament: 1964-1984—69—
18 Greatest Hits———
1990The Marvin Gaye Collection—67—
1994The Norman Whitfield Sessions———
Love Starved Heart: Rare and Unreleased———
1995Anthology (version three)———
The Master: 1961/1984 (box set)———
1999Love Starved Heart (Expanded Edition)———
2000Marvin Gaye: The Love Songs——8
20th Century Masters - The Millennium Collection: The Best of Marvin Gaye, Vol. 1 - the 1960s———
200120th Century Masters - The Millennium Collection: The Best of Marvin Gaye, Vol. 2 - the 1970s——
20th Century Masters - The Millennium Collection: The Best of Marvin Gaye & Tammi Terrell———
The Complete Duets (with Tammi Terrell)———
Love Songs: Greatest Duets———
2002Love Songs: Bedroom Ballads———
The Very Best of Marvin Gaye (re-released in 2005 as Marvin Gaye: Gold)167853
2005Marvin Gaye: Gold (re-released title of above album)—86—
2008Playlist Your Way—77—
2010Icon—44—
2011S.O.U.L.: Marvin Gaye—68—
2012S.O.U.L.: Marvin Gaye Volume 2—40—
2013Ballads———
"—" denotes releases that did not chart

Re-lançados

AnoTituloGravadora
1998Midnight Love and the Sexual Healing Sessions (re-released in 2007 as Midnight Love: The 25th Anniversary Legacy Edition)Legacy
2001What's Going On (Deluxe Edition)Universal
Let's Get It On (Deluxe Edition)Universal
2003I Want You (Deluxe Edition)Universal
2007In Our Lifetime (Expanded Love Man Deluxe Edition)Hip-O Select
2008Here, My Dear (Expanded Edition)Universal/Hip-O Select
2011What's Going On (40th Anniversary Super Deluxe Edition)Universal
2012Trouble Man (40th Anniversary Expanded Edition)Universal/Hip-O Select

Singles

As canções abaixo são da autoria de Marvin Gaye e foram lançadas quando ele integrava bandas de doo-wop: The Marquees e The Moonglows (de 1955 e 1959); há uma discussão em torno das canções gravadas quando ele era do grupo Rainbows são apenas de Gaye ou da banda como um todo.
The Rainbows
  • 1955: "Mary Lee"
  • 1956: "Shirley"
The Marquees
  • 1957: "Baby You're the Only One"
  • 1958: "Wyatt Earp"
The Moonglows
  • 1958: "Twelve Months of the Year"
  • 1959: "Mama Loocie"
  • 1959: "Blue Skies"
  • 1959: "Beatnik"

Solo

Singles

AnoTituloMelhor posiçãoCertificaçõesÁlbum
USUS R&BUK

1961"Let Your Conscience Be Your Guide"———The Soulful Moods of Marvin Gaye
1962"Sandman"———
"Soldier's Plea"———That Stubborn Kinda Fellow
"Stubborn Kind of Fellow"468—
"Hitch Hike"3012—
1963"Pride and Joy"102—
"Can I Get a Witness"223—
"I'm Crazy 'Bout My Baby"77——
1964"You're a Wonderful One"153—How Sweet It Is To Be Loved by You
"Once Upon a Time"
(with Mary Wells)
19350Together
"What's the Matter with You Baby"
(with Mary Wells)
172—
"Try It Baby"156—How Sweet It Is To Be Loved by You
"Baby Don't You Do It"2714—How Sweet It Is To Be Loved by You
"What Good Am I Without You"
(with Kim Weston)
6128—
"How Sweet It Is (To Be Loved by You)"6349How Sweet It Is To Be Loved by You
1965"I'll Be Doggone"81—Moods of Marvin Gaye
"Pretty Little Baby"2516—
"Ain't That Peculiar"81—Moods of Marvin Gaye
1966"One More Heartache"294—
"Take This Heart of Mine"4416—
"Little Darling (I Need You)"471050
"It Takes Two"
(with Kim Weston)
14416Take Two
1967"Ain't No Mountain High Enough"
(with Tammi Terrell)
19380United
"Your Unchanging Love"337—
"Your Precious Love"
(with Tammi Terrell)
52—United
"You"347—I Heard It Through the Grapevine!
"If I Could Build My Whole World Around You"
(with Tammi Terrell)
10241United
1968"If This World Were Mine"
(with Tammi Terrell)
6827—
"Ain't Nothing Like the Real Thing"
(with Tammi Terrell)
8134You're All I Need
"You're All I Need to Get By"
(with Tammi Terrell)
7119
"Chained"328—I Heard It Through the Grapevine!
"Keep On Lovin' Me Honey"
(with Tammi Terrell)
2411—You're All I Need
"You Ain't Livin' till You're Lovin'"
(with Tammi Terrell)
——21
"His Eye Is on the Sparrow"———
"I Heard It Through the Grapevine"111I Heard It Through the Grapevine!
1969"Good Lovin' Ain't Easy to Come By"
(with Tammi Terrell)
301126Easy
"Too Busy Thinking About My Baby"415M.P.G.
"That's the Way Love Is"72—
"Abraham, Martin and John"——9
"What You Gave Me"
(with Tammi Terrell)
496—Easy
"How Can I Forget"4118—That's the Way Love Is
1970"Gonna Give Her All the Love I've Got"6726—
"The Onion Song"
(with Tammi Terrell)
50189Easy
"California Soul"
(with Tammi Terrell)
56——
"The End of Our Road"407—
1971"What's Going On"21—What's Going On
"Mercy Mercy Me (The Ecology)"41—
"Inner City Blues (Make Me Wanna Holler)"91—
"Save the Children"——41
1972"You're the Man"507—
"Trouble Man"74—Trouble Man
"I Want to Come Home for Christmas"———
1973"Let's Get It On"1131
  • US: Platinum
Let's Get It On
"You're a Special Part of Me"
(with Diana Ross)
124—Diana & Marvin
"Stop, Look, Listen (To Your Heart)"
(with Diana Ross)
——25
"Come Get to This"21351Let's Get It On
1974"You Sure Love to Ball"5013—
"My Mistake (Was to Love You)"
(with Diana Ross)
1915—Diana & Marvin
"Don't Knock My Love"
(with Diana Ross)
4625—
"You Are Everything"
(with Diana Ross)
——5
  • UK: Silver
"Distant Lover (Live)"2812—Marvin Gaye Live!
1976"I Want You"151—I Want You
"After the Dance"7414—
"Since I Had You"———
1977"Got to Give It Up"117Live at the London Palladium
1978"Pops, We Love You (A Tribute to Father)"
(with Diana Ross, Stevie Wonder & Smokey Robinson)
592666
1979"A Funky Space Reincarnation"10623—Here, My Dear
"Anger" (Canadian release)———
"Ego Tripping Out"—17—In Our Lifetime
1981"Praise"10118—
"Heavy Love Affair"—61—
1982"Sexual Healing"314 Midnight Love
1983"My Love Is Waiting"——34
"'Til Tomorrow"—31—
"Joy"—78—
1985"Sanctified Lady"1101251Dream of a Lifetime
"It's Madness"1—55—
"Just Like"1———
1986"The World Is Rated X"1———
1991"My Last Chance"1—16—
1994"Lucky, Lucky Me"1——67
2001"Music"1 (with Erick Sermon)21236
2005"Let's Get It On (The M.P.G. Groove Mix)"1—94—
"—" denotes releases that did not chart
  • Não houve a lista Billboard R&B Singles Chart de novembro de 1963 a janeiro de 1965. Quando a lista foi reativada em 30 de janeiro de 1965, a canção "I'll Be Doggone" foi o segundo #1 da nova parada.