terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Lorde - Royals





Ella Marija Lani Yelich-O'Connor - nascida em Auckland, a 7 de Novembro de 1996 - mais conhecida pelo nome artístico Lorde, é uma cantora e compositora neozelandesa. Foi eleita a jovem mais influente do mundo pela revista norte-americana Time, e nomeada "Mulher Do Ano" pela MTV, em 2013. Tornou-se conhecida a partir do single "Royals", que lhe rendeu o título da mais jovem artista a conquistar o primeiro lugar da Billboard Hot 100, dos Estados Unidos, e venceu o Grammy Awards de "Canção do Ano", em 2014.

Em 2015, a cantora fez uma parceria com o duo inglês de música eletrónica Disclousure, lançando assim a música "Magnets", no novo álbum do duo, chamado "Caracal".


Biografia

Ella Yelich-O'Connor nasceu na cidade de Auckland (Nova Zelândia), a 7 de Novembro de 1996. Filha de Vic O'Connor, um engenheiro civil, e Sonja Yelich, uma premiada poetisa neozelandesa, foi criada no subúrbio de Devonport (Auckland), ao lado de mais três irmãos: um casal de irmãos mais novos, India e Angelo, e uma irmã mais velha, Jerry. Ella tem ascendência croata e irlandesa.


Carreira musical

Em 2009, Ella Yelich-O'Connor, então com doze anos de idade, participou num concurso de talentos promovido pela sua escola, localizada na cidade de Auckland. Interpretando a canção "Warwick Avenue", da britânica Duffy, Yelich-O'Connor teve a sua apresentação gravada por um pai de um amigo. A gravação acabou por ir parar às mãos de Scott Maclachlan, um agente, que ficou impressionado com o talento da então aspirante. Em seguida, Maclachlan entrou em contacto com Yelich-O'Connor e com os seus pais, falando-lhes sobre o futuro que a jovem poderia ter como artista. Acabou por se tornar o empresário da cantora, conseguindo-lhe um contrato com a filial da Universal Music na Nova Zelândia.


Nome artístico

Mais tarde, Yelich-O'Connor adoptou como nome artístico "Lorde", que foi inspirado na fascinação que ela tinha pela aristocracia e pela realeza. No início, a cantora chegou a ter em mente 'Duke' ('Duque' em português), mas, rapidamente, descartou esse nome por achar a expressão muito masculina. Em seguida, escolheu a palavra 'Lord' ('senhor' em português), que é um título de nobreza no Reino Unido. Mas, como todos os lordes britânicos são homens, a artista decidiu alterar a palavra (no inglês, Lord,) e acrescentar a letra 'E' no final, de modo que o seu nome fictício ficasse mais feminino, e também porque, para ela, lhe soava melhor.

Embora a expressão 'Lord' também seja vista como "senhor", Yelich-O'Connor diz que o seu nome artístico não possui nada de religioso, e que é apenas uma personagem que ela "pode ligar ou desligar quando está no palco". A admiração da jovem pela realeza influenciou ainda a composição de "Royals", o single de estreia da sua carreira.


Início da carreira: "The Love Club" e "Pure Heroine"

Após assinar contrato com a Universal Music da Nova Zelândia, Lorde passou a escrever diversas canções, todas em sua casa. Chegava a passar 10 a 12 horas por dia - por vezes, 50 a 60 horas por semana - compondo novas faixas. No início, a editora da artista teve a ideia de a juntar com outros cantores locais para uma colaboração colectiva, mas, em nenhuma das tentativas, o resultado agradou à equipa da jovem, que, na época, tinha apenas catorze anos. Posteriormente, Lorde classificou esta situação como "desconfortável", dizendo que muitas pessoas não a levavam a sério por conta da sua pouca idade: "As pessoas achavam que, só porque eu tinha 14 anos, elas teriam que fazer todo o trabalho". Logo depois, passou a contar com a ajuda do produtor musical Joel Little, que auxiliou a intérprete a se encontrar musicalmente. Juntos, trabalharam em diversas faixas, inclusive as presentes nos discos "Love Club" e "Pure Heroine". Por diversas vezes, por exemplo, Lorde escrevia versos no seu laptop para mostrar depois a Little.

O primeiro extended play (EP) da artista, "The Love Club", foi liberado, digitalmente, em Março de 2013 e disponibilizado em versão CD em Maio. Contendo cinco faixas, o disco recebeu comentários bastante positivos da crítica especializada e as suas vendas fizeram-no aparecer nas paradas musicais da Nova Zelândia, Austrália e Estados Unidos. Lançado como primeiro single de divulgação, "Royals" atingiu a primeira posição na Nova Zelândia, no Canadá, no Reino Unido e nos Estados Unidos. Neste último país, a canção ficou no topo durante nove semanas consecutivas. "Tennis Court" foi promovida como single seguinte da carreira de Lorde, rendendo à cantora o seu segundo número um na Nova Zelândia.

No dia 12 de Setembro de 2013, Lorde divulgou um novo single, "Team", lançado como a sua segunda canção de trabalho nos Estados Unidos e terceira no mercado mundial. A canção obteve um desempenho comercial bastante favorável, atingindo a 7.ª posição na Billboard Hot 100 em Fevereiro de 2014. O seu primeiro álbum de estúdio, "Pure Heroine" chegou ao mercado em 30 de Setembro de 2013, mas, uma semana, antes a MTV e a VH1 disponibilizaram o audio completo do álbum para os fãs o puderem ouvir online antes do lançamento. Com o álbum, Lorde recebeu quatro nomeações aos Grammy Awards, ainda em 2013, vencendo nas categorias: "Canção do Ano" e "Melhor Performance Pop do Ano", por "Royals", com apenas 17 anos.


2014 – presente: Novo álbum de estúdio e "The Hunger Games: Mockingjay - Part 1"

A 31 de Julho de 2014, a Lionsgate — estúdio responsável pela produção das adaptações cinematográficas da saga "Jogos da Fome" ("The Hunger Games") — anunciou que Lorde escreverá e interpretará o primeiro single da trilha sonora de "The Hunger Games: Mockingjay - Part 1", terceiro filme da saga, que será lançada pela Republic Records — também editora da cantora. A previsão é de que a faixa seja lançada no Outono de 2014 (no hemisfério norte).

No dia 23 de Fevereiro de 2015, uma nota divulgada por uma revista britânica numa entrevista com o produtor de Lorde, Joel Little, foi confirmado que a cantora entrará em estúdio para a produção do sucessor de "Pure Heroine" a partir do mês de Março.


Estilo musical

Lorde compõe todas as suas músicas. Até aos treze anos, escrevia contos, mas, com o passar do tempo, a artista passou a dedicar-se apenas a criar canções. No início, de forma despretensiosa, mas com o passar do tempo, foi-se aperfeiçoando durante a criação das suas composições. A primeira música que escreveu chamava-se "Dope Ghost" e foi inspirada no filme "Kids" de Larry Clark. Para "The Love Club" e "Pure Heroine", contou com o auxílio de Joel Little, que produziu todas as faixas dos dois discos. De acordo com a cantora, a sua parceria dela com Little só resultou porque ele não é o tipo de produtor "que gosta de colocar grandes assinaturas nas suas músicas".

Lorde é constantemente comparada a artistas como Sky Ferreira, Florence and the Machine, Lana Del Rey e Grimes. Ainda foi comparada à compatriota Kimbra por escrever as suas canções, bem como aos norte-americanos Beyoncé Knowles e The Weeknd. A artista revelou que, para gravar o seu extended play "The Love Club" usou como influências a artista Lana Del Rey e os rappers Jay-Z e Kanye West ao ouvir o disco em parceria dos artistas, "Watch the Throne".

A voz de Lorde foi descrita como um cruzamento entre Adele e Ellie Goulding.

Discografia

Álbuns

Detalhes do álbumMelhores posições atingidasCertificações
NZL
EUA
AUS
The Love Club - EP 2232
Pure Heroine 131

Singles

AnoObraMelhores posições atingidasCertificaçõesÁlbum
NZL
AUS
EUA
EUA
Alt.

EUA
Rock

2013"Royals"12[A]111 The Love Club e Pure Heroine
"Tennis Court"1207111 Pure Heroine
"Team"119622
2014"Glory and Gore"(não oficial)68179
"Yellow Flicker Beat"42534103
"—" indica uma obra que não entrou na tabela musical ou não foi lançada na região correspondente.

Na Austrália, "The Love Club" foi categorizado como um single, o que impediu "Royals" e as demais faixas do EP de figurarem separadamente na parada australiana. No entanto, a canção de estreia de Lorde conseguiu atingir a segunda posição na ARIA Digital Tracks Chart, destinada às músicas mais vendidas digitalmente no país.

Vídeos musicais

AnoTítuloDiretor(es)
2013RoyalsJoel Kefali
Tennis Court
TeamYoung Replicant
2014Yellow Flicker Beat
A lista dos prémios e nomeações recebidos por Lorde, cantora e compositora neozelandesa, abrange um total aproximado de 17 categorias das 30 indicadas, destacando-se com dois Billboard Music Awards, dois Grammy Awards, um Video Music Awards e um BRIT Awards. A sua primeira nomeação foi para os Grammy Awards, onde ganhou duas categorias "Canção do ano" com a musica "Royals" e "Melhor Performance Solo de Pop". Desde então, Lorde recebeu diversos prémios e nomeações, seja nos seus trabalhos álbuns, singles ou nos seus videoclipes.

APRA Silver Scroll Awards

AnoCategoriaTrabalhoResultadoRef.
2013Silver Scroll AwardRoyalsVenceu

ASCAP Awards

AnoCategoriaTrabalhoResultadoRef.
2013Música mais ouvida de 2013RoyalsVenceu

Billboard Music Awards

AnoCategoriaTrabalhoResultadoRef.
2014Artista RevelaçãoLordeVenceu
Artista FemininaNomeada
Top Hot 100Nomeada
Top Canções DigitaisNomeada
Top Canções da RádioNomeada
Top Artista de RockNomeada
Canção Top Hot 100RoyalsNomeada
Top Canção DigitalNomeada
Top Canção da RádioNomeada
Top Canção por StreamingNomeada
Canção de RockVenceu
Álbum de RockPure HeroineNomeada

BRIT Awards

AnoCategoriaTrabalhoResultadoRef.
2014Artista Feminina InternacionalLordeVenceu

Candy Readers Choice Awards

AnoCategoriaTrabalhoResultadoRef.
2014Artista NovoLordePendente

Echo Awards

AnoCategoriaTrabalhoResultadoRef.
2014Melhor Artista Feminina Internacional de Pop/RockLorde (cantora)Nomeada

Glamour Awards

AnoCategoriaTrabalhoResultadoRef.
2014Melhor ImpactoPure HeroinePendente

Grammy Awards

AnoCategoriaTrabalhoResultadoRef.
2014Gravação do AnoRoyalsINomeada
Música do AnoVenceu
Melhor Performance Solo de PopVenceu
Melhor Álbum Vocal de PopPure HeroineNomeada

iHeart Radio Music Awards[editar | editar código-fonte]

AnoCategoriaTrabalhoResultadoRef.
2014Melhor Artista NovoLordeVenceu
Musica de Alternative/Rock do ANoRoyalsNomeada

Much Music Video Awards

AnoCategoriaTrabalhoResultadoRef.
2014Vídeo do Ano

MTV Awards

MTV Europe Music Awards

AnoCategoriaTrabalhoResultadoRef.
2013Melhor Artista NeozelandesaLordeVenceu
Artista no TopNomeada
2014Melhor Performance do MTV PushPendente

mtvU Woodie Awards

AnoCategoriaTrabalhoResultadoRef.
2014Artista do AnoLordeNomeada

MTV Video Music Awards Japan

AnoCategoriaTrabalhoResultadoRef.
2014Nova ArtistaLorde (cantora)

MYX Music Awards

AnoCategoriaTrabalhoResultadoRef.
2014Clipe Favorito InternacionalRoyalsNomeada

New Zealand Music Awards[

AnoCategoriaTrabalhoResultadoRef.
2013Single do AnoRoyalsVenceu
Artista Impactante do AnoLordeVenceu
Vodafone Voto PopularVenceu
Conquista InternacionalVenceu

Nickelodeon Kids' Choice Awards

AnoCategoriaTrabalhoResultadoRef.
2014Artista Favorito dos AustralianosLordeNomeada

NME Awards

AnoCategoriaTrabalhoResultadoRef.
2014Melhor ArtistaLordeNomeada

People's Choice Awards

AnoCategoriaTrabalhoResultadoRef.
2014Artista FavoritaLordeNomeada

Taite Music Prize

AnoCategoriaTrabalhoResultadoRef.
2014Taite Music PrizePure HeroineVenceu

World Music Awards

AnoCategoriaTrabalhoResultadoRef.
2014Melhor Artista FeminaLordePendente
Performance ao Vivo FavoritaPendente
rtista do ANoPendente
Melhor CançãoRoyalsPendente
TeamPendente
Tennis CourtPendente
The Love ClubPendente
Melhor ÁlbumPure HeroinePendente
The Love ClubPendente
Melhor ClipeRoyalsPendente
TeamPendente
Tennis CourtPendente
The Love ClubPendente
Artista Alternativo com Maior RendaLordeVenceu




Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e letras.mus.br






Lorde
  
Royals  



I’ve never seen a diamond in the fleshI cut my teeth on wedding rings in the movies
And I’m not proud of my address
In the torn up town
No post code envy

But every song’s like gold teeth, Grey Goose
Tripping in the bathroom
Blood stains, ball gowns, trashing the hotel room
We don’t care
We’re driving Cadillacs in our dreams

But everybody’s like Cristal, Maybach
Diamonds on your timepiece
Jet planes, islands, tigers on a gold leash
We don’t care
We aren’t caught up in your love affair

And we’ll never be royals
(Royals)
It don’t run in our blood
That kind of lux just ain’t for us
We crave a different kind of buzz
Let me be your ruler
(Ruler)
You can call me Queen Bee
And, baby, I’ll rule (I’ll rule, I’ll rule)
Let me live that fantasy

My friends and I we’ve cracked the code
We count our dollars on the train to the party
And everyone who knows us knows
That we’re fine with this
We didn’t come from money

But every song’s like gold teeth, Grey Goose
Tripping in the bathroom
Blood stains, ball gowns, trashing the hotel room
We don’t care
We’re driving Cadillacs in our dreams

But everybody’s like Cristal, Maybach
Diamonds on your timepiece
Jet planes, islands, tigers on a gold leash
We don’t care
We aren’t caught up in your love affair

And we’ll never be royals
(Royals)
It don’t run in our blood
That kind of lux just ain’t for us
We crave a different kind of buzz
Let me be your ruler
(Ruler)
You can call me queen bee
And, baby, I’ll rule (I’ll rule, I’ll rule)
Let me live that fantasy

Ooh, ooh, ooh
We’re bigger than we ever dreamed
And I’m in love with being queen
Ooh, ooh, ooh
Life is great without a care
We aren’t caught up in your love affair

And we’ll never be royals
(Royals)
It don’t run in our blood
That kind of lux just ain’t for us
We crave a different kind of buzz
Let me be your ruler
(Ruler)
You can call me Queen Bee
And, baby, I’ll rule (I’ll rule, I’ll rule)
Let me live that fantasy






Sem comentários:

Enviar um comentário