domingo, 16 de março de 2014

The Cranberries - Dreams





The Cranberries é uma banda de rock alternativo irlandesa que ganhou notoriedade durante a década de 1990, vendendo mais de 14,5 milhões de álbuns nos Estados Unidos. A banda encerrou as suas actividades, temporariamente em 2003, porém retornou aos palcos em Novembro de 2009 numa tournê pela América do Norte, e, no ano seguinte, pela América do Sul e Europa.

Membros da banda:

- Michael (Mike) Hogan (nascido em 29 de Abril de 1973) é o baixista.
- Noel Anthony Hogan (nascido em 25 de Dezembro de 1971), irmão de Mike, é o guitarrista.
- Fergal Patrick Lawler (nascido, em 4 de Março de 1971) é o baterista.
- Dolores Mary Eileen O'Riordan Burton (nascida em 6 de Setembro de 1971) é a vocalista, tecladista e guitarrista secundária da banda. É casada com Don Burton e tem três filhos: Taylor, Molly e Dakota Rain.

Noel e Mike Hogan, dois irmãos de Limerick, criaram a banda em 1989 e, poucos meses depois, Fergal Lawler entrou para o projecto cujo nome original era "The Cranberry Saw Us" , o "saw us" fazendo um trocadilho com "sauce", molho em inglês, Convém lembrar que "cranberry" é uma fruta típica da ilha irlandesa.. Dolores O'Riordan fez, posteriormente, testes, sendo depois contratada para vocalista principal, compondo a letra de "Linger". A sua voz é um elemento importante da sonoridade da banda.

A sua fita demo, feita em casa, teve bom resultado localmente,  tendo depois a banda gravado uma fita demo que captou o interesse popular e da crítica. Após uma variedade de ofertas de editoras, decidiram assinar com a Island Records. Após um single inicial de pouco sucesso, mudaram de empresário. O seu segundo single, "Linger", e álbum de estreia, "Everybody Else Is Doing It, So Why Can't We?", tornou-se, inicialmente, um grande sucesso nos Estados Unidos e, logo depois, no Reino Unido. O single "Dreams" também se revelou um grande sucesso, alcançando a 14ª posição nos tops dos EUA.

Em 1994, O'Riordan casou-se com Don Burton, o gerente de tournêe da banda. A posição de O'Riordan como líder da banda começou a causar tensões dentro do grupo enquanto gravavam "No Need to Argue", outro álbum de enorme sucesso que incluía "Zombie", um protesto sobre a violência entre extremistas protestantes e católicos na Irlanda do Norte na época do conflito norte-irlandês. O álbum trouxe à banda imensa popularidade na Europa e Estados Unidos
.
No meio de boatos sobre a iminente saída de O'Riordan da banda, o álbum "To the Faithful Departed" foi lançado, tendo vendido bem, apesar da crítica não ter gostado muito e de também não ter atingido o mesmo sucesso do álbum anterior. Nos anos seguintes, a banda cancelou uma grande tournêe programada. Boatos de uma separação da banda surgiram novamente. Lançaram ainda, em 1999, "Bury the Hatchet", que recebeu opiniões variadas da crítica.

Em 2001, lançaram "Wake Up and Smell the Coffee" recebendo opiniões como "a magia está de volta". O álbum estreou-se na 46ª posição nos tops dos EUA.

Uma coletânea de grandes sucessos, "Stars - The Best of 1992-2002" foi lançada em 2002, em conjunto com um DVD com os videoclips da banda.
 
No entanto, em 2003, a banda anunciou que iria ter uma pausa de algum tempo para dar tempo aos membros do grupo se dedicarem às suas carreiras individuais. Nesse memso ano, O'Riordan tinha cantado a canção principal do filme "A Paixão de Cristo" - "Ave Maria" - e tinha até composto uma canção para o filme "Evilenko".

Após a tournêe de Dolores O'Riordan pelo mundo, ao longo de sete meses, e das novas produções da banda Arkitekt (Noel Hogan), o antigo produtor dos The Cranberries, Stephen Street, decidiu lançar um álbum com músicas gravadas durante o ano de 2003 para o sétimo álbum do grupo, fatco que não ocorreu devido a pausa dos integrantes no mesmo ano.

O álbum seguinte foi então colocado em espera.

Após doze anos de tournêes, a venda total de álbuns da banda excedeuos  42 milhões.

Em 27 de Fevereiro de 2012, após 10 anos sem nenhum trabalho publicado, a banda lançou "Roses", o seu sexto trabalho de estúdio. O álbum foi produzido por Stephen Street e gravado em Maio de 2011 em Toronto e Londres.

Em Maio de 2007 foi lançado o álbum "Are You Listening?", escrito integralmente por Dolores O'Riordan. As doze faixas são descritas por Dolores como um registo das suas experiências nos últimos anos: um diário íntimo transformado em canções.



Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e Letras.mus.br



Podem ver/ouvir o tema escolhido para este post, clicando no endereço abaixo:




The Cranberries

Dreams



Oh my life
Is changing everyday
Every possible way

Though my dreams
It's never quite as it seems
Never quite as it seems

I know I felt like this before
But now I'm feeling it even more
Because it came from you

And then I open up and see
The person falling here is me
A different way to be

La larara larara larara la

I want more
impossible to ignore
impossible to ignore

They'll come true
impossible not to do
impossible not to do

And now I tell you openly
You have my heart so don't hurt me
You're what I couldn't find

A totally amazing mind
So understanding and so kind
You're everything to me

Oh my life
Is changing everyday
In every possible way

Though my dreams
It's never quiet as it seems
Cause you're a dream to me





Sem comentários:

Enviar um comentário