Per7ume (deve ler-se Perfume) é uma banda portuguesa de pop-rock, formada no dia 7 de Julho de 2007, na cidade do Porto.
A data da fundação é referida pela banda como tendo sido o dia 7 de Julho 2007, na cidade do Porto. No line up estão músicos de projectos sobejamente conhecidas do cenário musical actual como bLUNDER e Ornatos Violeta.
Em Fevereiro de 2008, assinaram contrato com a editora Chiado Records, tendo lançado o seu primeiro single em Abril de 2008, um dueto com Rui Veloso intitulado "Intervalo" que alcançou de imediato o primeiro lugar do top absoluto de Airplay em Portugal, sagrando-se o tema Nacional do ano (o mais rodado) - fonte Nielsen Radio Control.
O seu primeiro álbum, "Per7ume", é lançado pela Chiado / Vidisco e entrou, no Verão de 2008, para o Top Oficial da AFP, a tabela semanal dos 30 álbuns mais vendidos em Portugal, tendo aí ficado por um total de doze semanas, alcançando a 8ª posição como lugar cimeiro. O disco fazia-se acompanhar de uma amostra de perfume na lombada, o P7, criado pelos elementos da banda nos laboratórios da Kenzo em Itália.
Também convidado a participar nas gravações foi o pianista Dan McAlister na balada "(estrela da) Má Sorte", tema que fez parte da banda sonora da novela "Podia Acabar o Mundo" da SIC.
O single "Intervalo" é Nº1 do top de downloads no iTunes, do top das plataformas de toques e ringtones e do top de downloads do portal vodafone live. O tema entra para o Top 100 Europeu (o mais alto Nacional de todos os tempos) e passa a ter reconhecimento Internacional.
O álbum de estreia - homónimo - é galardoado com o disco de Ouro, por vendas superiores a 10.000 unidades físicas.
Ainda em 2008 participam no multi-platinado álbum "Tributo a Carlos Paião", com uma versão do tema "Versos de Amor".
A banda inicia então a tournée "Aroma", que percorre o país, as ilhas e as comunidades Portuguesas no estrangeiro (França, Suíça, Inglaterra, Luxemburgo), em palcos como as Queimas das fitas, Estádios de Futebol, o Coliseu do Porto, Festivais de Verão e para o Presidente da República - o prof. Cavaco Silva, a seu convite, para a festa de Natal de 2008 no Palácio de Belém.
Dos dois espectáculos mais emblemáticos do final de 2008, no Porto - Cine Batalha e Lisboa - Aula Magna, resultou o DVD ao vivo que acompanhou a reedição do álbum de estreia em Março de 2009. A banda registou no início do mesmo ano duas novas canções para incluir na reedição como Bónus - "Ao Ouvido", que seria o single de promoção e "Amor em Gramas". Fizeram incluir também a versão acústica de "Intervalo", em dueto com Rui Veloso, que fazia já parte de várias compilações Nacionais. A promoção deste lançamento esteve a cargo da RFM.
Em 2009, são nomeados na categoria de "Melhor Revelação do Ano" na XIV Gala dos Globos de Ouro, marcada para 17 de Maio, fazendo parte dos quatro intérpretes ou grupos com discos lançados e que se revelaram em 2008.
Durante o 2º semestre de 2009, e finda a Tour "Aroma", entraram em estúdio com o propósito de registar o novo álbum de originais a lançar em 2010, também com o selo da Chiado / Vidisco e com produção e arranjos de Vítor Silva.
O segundo álbum da banda "Mudo", foi lançado a 24 de Abril de 2010. O lançamento é acompanhado de uma campanha de promoção imponente, onde se destaca o genérico da Novela da TVI "Mar de Paixão", seriado que fez incluir ainda mais 3 temas de "Mudo" para a banda sonora. O álbum fez extrair dois double A-side singles de sucesso - "(eu)MUDO" / "Quanto mais tenho, mais tenho a perder" e "ÉS TU (elixir dos sonhos)" / "O meu melhor, o teu pior". Seguiu-se uma edição especial em formato digipack - exclusiva da Fnac, com um DVD contendo o espectáculo da banda na queima das fitas do Porto, realizado em 2009 e que partilhou o palco com Rui Veloso.
Ainda em 2010 os PER7UME são nomeados para os prémios MTV EMA (Best Portuguese Act) e registam um DVD a meio da Tournée, gravado em formato acústico aquando da festa de 3º aniversário da banda, o suporte DVD viria a acompanhar a reedição de "Mudo" em 2011, que teve como posição mais alta do TOP AFP de vendas físicas o 9º lugar da tabela dos 30+. Este lançamento foi o mote para o "concerto mais pequeno do Mundo" da Rádio Comercial, que foi a rádio oficial da reedição do referido disco.
2011 seria o 2º ano da tour "Mudo" e do lançamento do 3º single deste disco, desta feita foi extraído o tema "se me falas assim", que mais tarde viria a ser sincronizado com a novela da TVI "Louco Amor", onde a banda participou em alguns dos episódios. No final deste ano a banda gravaria um single para celebrar a quadra Natalícia, para o qual convidaram para um dueto a pessoa de Mafalda Arnauth. "Presente no Natal" seria incluído numa caixa especial - "Vault" que incluía, para além do single físico já referido, as edições especiais de "Mudo" e a reedição de "PER7UME" - CD+DVD e também um perfume personalizado pelo próprio grupo. Esta era uma edição limitada de 1000 caixas metálicas numeradas e assinadas.
Em 2012, os PER7UME deram por terminada a Tour "Mudo 2.0" com um espectáculo que iria gerar um DVD em jeito de ´Best of´. O evento em questão aconteceu a 02 de Novembro e esgotou a sala do cine-teatro Rivoli no Porto, reunindo todos os fãs e, sobretudo, em cima do palco, os convidados de sempre. Não faltaram as presenças de Patricia Candoso, Dan McAllister, Elísio Donas, Luís Portugal, Mafalda Arnauth e, claro, Rui Veloso.
Também em 2012, iniciaram a mega-produção da trilogia 3D, inicialmente destinado a ser o 3º disco da banda com inerência da concepção gráfica em 3 dimensões na tecnologia de estereoscopia anaglífica; desde os vídeos, ao artwork, às fotos e até ao website oficial. A ideia evoluiu para a criação de 3 álbuns a lançar nos 3 anos subsequentes, com referência a cada um dos eixos das 3 dimensões. "X" sairá em 2013, "Y" em 2014 e "Z" em 2015, todos eles produzidos por Rodolfo Cardoso.
Membros
A.J. "Tozé" Santos - Voz/Guitarra
José Meireles - Guitarra
Bruno Oliveira - Bateria
Nélson Reis - Baixo
André Areias - Teclados
Discografía
Álbuns de estúdio
Per7ume (2008) (Vidisco)
Per7ume "especial reedição" CD+DVD (2009) (Vidisco)
MUDO (2010) (Vidisco)
MUDO (ed. especial) CD+DVD (2010) (Vidisco)
MUDO (reedição) CD+DVD (2011) (Vidisco)
VAULT de Natal (Box set) 3CD+DVD (2012) (Vidisco)
5 anos de PER7UME + convidados (Ao vivo no Rivoli) DVD+CD (2013) (Vidisco)
Singles
"Intervalo" (2008) (Vidisco)
"(assim) Azul / Novo" (2008) (Vidisco)
"Ao ouvido" (2009) (Vidisco)
"per7ume-sampler ep" (2009) (Vidisco)
"(eu) Mudo" (2010) (Vidisco)
"O Meu Melhor, o Teu Pior / És Tu" (2010) (Vidisco)
"Presente no Natal" (2011) (Vidisco / P7)
"Se me falas assim" (2012) (Vidisco)
Participações
Tributo a Carlos Paião (2008) (Farol) com o tema "Versos de Amor"
Outras compilações
Winter Jam 2009 (2008) (Sony/BMG) com o tema "Intervalo" - versão acústica
Nº1 Slows (2008) (Vidisco) com o tema "Intervalo" - versão acústica
A Outra (2008) (Farol) com o tema "(assim) Azul"
Olhos nos Olhos (2009) (Farol) com o tema "Dias de Hoje"
Flor do Mar (2009) (Farol) com o tema "Versos de Amor"
Feitiço de Amor (2009) (Farol) com os temas "Intervalo" e "Novo"
Deixa que te leve (2009) (Farol) com o tema "O Amor em Gramas"
Sentimentos (2009) (Farol) com o tema "Ao Ouvido"
Now19 (2009) (EMI) com o tema "Intervalo" - versão acústica
Nº1 Romântico (2009) (Sony) com o tema "Intervalo"
Nº1 Hits (2009) (Sony) com o tema "Ao Ouvido"
Divinus - Nostalgia (2009) (Vidisco) com o tema "Intervalo - A-Cappella"
Ministry of sound - Chilled (2009) (Vidisco) com o tema "Perfume"
Powerplay 03 (2009) (Vidisco) com o tema "Ao Ouvido"
Super Exitos em Karaoke vol.20 - DVD (2009) (PortugalKaraoke) com o tema "Intervalo"
Super Exitos em Karaoke vol.22 - DVD (2009) (PortugalKaraoke) com o tema "(Assim) Azul"
Karaoke Hits em Português vol.1 - DVD (2010) (Karaoke hits em Português) com o tema "Intervalo"
Mar de Paixão (2010) (Farol) com os temas "Intervalo", "és tu (elixir dos sonhos)", "o meu melhor, o teu pior" e "(eu) Mudo"
Powerplay 10 (2010) (Vidisco) com o tema "(eu) Mudo"
Nº1 Hits of Summer (2010) (Vidisco) com o tema "(eu) Mudo"
O melhor das novelas (2010) (Vidisco) com os temas "Intervalo" e "Novo"
Verão Total RTP (2010) (Vidisco) com o tema "(eu) Mudo"
O melhor do Pop Rock Português (2010) (Vidisco) com o tema "És tu (elixir dos sonhos)"
Powerplay 11 (2010) (Vidisco) com o tema "És tu (elixir dos sonhos)"
Super Exitos em Karaoke vol.33 - DVD (2010) (PortugalKaraoke) com o tema "(eu) Mudo"
Nº1 - Hits of summer (2011) (Vidisco) com o tema "És tu (elixir dos sonhos"
Verão Total RTP (2011) (Vidisco) com o tema "És tu (elixir dos sonhos)"
Morangos com Açucar - segue o teu sonho (2012) (Vidisco) com o tema "Quanto mais tenho, mais tenho a perder"
Rui Manuel Gaudêncio Veloso - nascido em Lisboa, a 30 de Julho de 1957 - é um carismático e popular músico português, portador da Ordem do Infante D. Henrique é uma Ordem honorífica portuguesa, criada a 2 de Junho de 1960 aquando do V Centenário da morte do Infante D. Henrique e reformulada e alargada em 1962, que visa a distinguir a prestação de serviços relevantes a Portugal, no País ou no estrangeiro ou serviços na expansão da cultura portuguesa, da sua História e dos seus valores.
Nascido em Lisboa, mas criado desde os três meses de idade no Porto, é filho do engenheiro Aureliano Capelo Veloso, ex-presidente da Câmara Municipal do Porto. É igualmente sobrinho paterno do General Pires Veloso, ex-governador de São Tomé e Príncipe.
Cantor, compositor e guitarrista, começou a tocar harmónica aos seis anos. Mais tarde, deixar-se-ia influenciar por B. B. King e Eric Clapton, e lançou, com vinte e três anos, o álbum que o projectou no panorama da música nacional, "Ar de Rock". Dele fazia parte a faixa "Chico Fininho", um dos maiores sucessos da obra de Rui Veloso e de Carlos Tê, seu letrista.
Entre os seus restantes sucessos fazem parte "Porto Sentido", "Não Há Estrelas No Céu", "Sei de Uma Camponesa", "A Paixão (Segundo Nicolau da Viola)" e "Porto Covo".
A 10 de Junho de 1992, foi feito Cavaleiro da Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente Mário Soares.
Na década de 1990, integrou o grupo Rio Grande, formado por Tim, João Gil, Jorge Palma e Vitorino, num estilo de música popular com influências alentejanas que alcançou uma considerável popularidade. Dessa experiência resultariam dois discos, um de originais em 1996, outro ao vivo, em 1998.
Em 2000, lançou a compilação "O Melhor de Rui Veloso - 20 anos depois", seguindo-se um disco de tributo dedicado ao seu álbum de estreia: "20 anos depois - Ar de Rock".
Em 2003, a mesma formação dos Rio Grande, mas sem Vitorino, voltou a juntar-se no projecto Cabeças no Ar, dedicado a canções nostálgicas que remontam aos tempos da escola, entre elas "O Primeiro Beijo".
Regressou aos discos de originais, em 2005, com "A Espuma das Canções". Em 2 de Junho de 2006, actuou no Rock in Rio em Lisboa, precedendo os concertos de Carlos Santana e de Roger Waters. No mesmo ano, comemorou vinte e cinco anos de carreira, ocasião brindada com três concertos, dois no Coliseu do Porto e um no Pavilhão Atlântico.
Em 2008, colaborou com a banda Per7ume no tema "Intervalo", que foi um record de vendas nacional. Em 2009, lançou o álbum "Rui Veloso ao Vivo no Pavilhão Atlântico".
No ano de 2010, Rui Veloso, conhecido como "Pai do Rock Português" comemorou 30 anos de carreira com concertos no Coliseu de Lisboa e no Coliseu do Porto, esgotando ambos.
Como empresário abriu o seu próprio estúdio, o Estúdio de Vale de Lobos, situado em Vale de Lobos, perto de Belas, e fundou também a editora Maria Records, que acabou por fechar.
Rui Veloso foi elevado a Comendador da Ordem do Infante D. Henrique a 30 de Janeiro de 2006 pelo Presidente Jorge Sampaio.
Em Agosto de 2014, anunciou que iria suspender a sua carreira, por considerar "difícil (...) aceitar a realidade do país".
Discografia
Álbuns de estúdio
1980 - Ar de Rock
1982 - Fora de Moda
1983 - Guardador de Margens
1986 - Rui Veloso
1990 - Mingos & Os Samurais
1991 - Auto da Pimenta
1995 - Lado Lunar
1998 - Avenidas
2005 - A Espuma das Canções
2012 - Rui Veloso e amigos
Ao vivo
1988 - Rui Veloso Ao Vivo
2003 - O Concerto Acústico
2009 - Rui Veloso ao Vivo no Pavilhão Atlântico (CD+DVD)
Compilações
2000 - O Melhor de Rui Veloso - 20 anos depois
Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e Letras.mus.br
Per7ume e Rui Veloso
Intervalo
Vida em câmara lenta,
Oito ou oitenta,
Sinto que vou emergir,
Já sei de cor todas as canções de amor,
Para a conquista partir.
Diz que tenho sal,
Não me deixes mal,
Não me deixes
No livro que eu não li,
No filme que eu não vi,
Na foto onde eu não entrei,
Notícia do jornal
O quadro minimal
Sou eu
Vida a média rés,
Levanta os pés
Não vás em futebóis, apesar
Do intervalo, que é quando eu falo,
Para não incomodar.
Diz que tenho sal,
Não me deixes mal,
Não me deixes
No livro que eu não li,
No filme que eu não vi,
Na foto onde eu não entrei,
Notícia do jornal
O quadro minimal
Sou eu
Não me deixes na
história que não terminou
Não me deixes
No livro que eu não li,
No filme que eu não vi,
Na foto onde eu não entrei,
Notícia do jornal
O quadro minimal
Sou eu
No livro que eu não li,
No filme que eu não vi,
Na foto onde eu não entrei,
Notícia do jornal
O quadro minimal
Sou eu
Sem comentários:
Enviar um comentário