domingo, 30 de novembro de 2014

Rita Redshoes - Captain Of My Soul





Rita Redshoes, nome artístico de Rita Pereira - nascida em Loures, a 10 de Julho de 1981- é uma cantora e compositora portuguesa, ex-vocalista dos Atomic Bees e ex-teclista de David Fonseca. Neste último trabalho ficou especialmente conhecida por dar a voz na canção "Hold Still". Em 2008, lançou o seu primeiro álbum a solo como Rita Redshoes, de nome "Golden Era". É porta-voz da Associação Fonográfica Portuguesa no combate à "pirataria" na Internet.

A história da portuguesa Rita Redshoes no universo musical começa a desenhar-se em 1996. Na altura, a cantora era conhecida como Rita Pereira e desempenhava o papel de baterista no grupo de músicos que fazia parte do grupo teatro "Ita Vero", da Escola Secundária de José Afonso, Loures.

Um ano depois assumiu os comandos vocais e teclas dos Atomic Bees, que editaram o álbum "Love.noises.and.kisses". No ano 2000, realizaram uma extensa digressão e lançaram uma versão de 'Perfect', o tema popularizado pelos Fairground Attraction, incluída na colectânea "Optimus 2000 - Novos Talentos".

Mais tarde, Rita tocou baixo no grupo Rebel Red Dog, e tocou piano e cantou no projecto Photographs. Este último grupo funcionou como uma espécie de embrião do que a cantora apresenta, actualmente, enquanto Rita Redshoes.

A partir de 2003, tornou-se a teclista de serviço na banda de suporte de David Fonseca, com quem interpretou o tema 'Hold Still', do álbum "Our Hearts Will Beat As One", o segundo na carreira do antigo vocalista dos Silence 4.

Em 2007, o imaginário do filme "O Feiticeiro de Oz" e o clássico "Let's Dance", de David Bowie, inspiraram-na a adoptar o nome de Rita Redshoes. Na mesma altura, começa a alinhavar o seu primeiro álbum em nome próprio e dá a conhecer o single 'Dream On Girl', incluído na colectânea "Novos Talentos - FNAC 2007" e considerado, por alguns órgãos de comunicação, um dos melhores desse ano. Mais tarde, esse tema havia de ser interpretado com o subtítulo de "classical version", acrescentando à versão original uma secção de cordas.

Golden Era
O álbum lançado em 2008, apresenta 12 músicas cantadas em inglês, uma dúzia de exemplos de pop melódica que remete para os universos de Fiona Apple, Cat Power, dos primeiros tempos dos Goldfrapp ou ainda de David Fonseca.
"As canções são fragmentos de mim, de coisas que eu penso sobre o amor, são influenciadas pelo que eu vejo, não tanto pela música, mas por imagens, por filmes. Tenho muitas imagens gravadas na minha cabeça e tudo isso me influencia", explicou a cantora à Lusa.
De "Golden Era" são já conhecidos os temas "Dream On Girl", "Hey Tom", e "The Beginning Song" que têm estado a servir de cartão de visita da música de Rita. "Estes dois primeiros temas revelam dois universos onde o álbum de facto se encaixa, entre o `uptempo´ e músicas mais intimistas", disse.
O álbum é co-produzido pela autora e por Nelson Carvalho e nele participam Filipe C. Monteiro (guitarra eléctrica e teclados), Nuno Simões (baixo), Sérgio Nascimento (bateria) e ainda uma secção de cordas.
Durante os primeiros meses de divulgação do seu álbum fez-se acompanhar pelos mesmos músicos que gravaram com ela, actualmente conta com a participação de Filipe C. Monteiro na guitarra eléctrica e teclados, Cebola (dR. estranhoamor) no baixo, Rui Freire (dR. estranhoamor) na bateria, Borges (dR. estranhoamor) no teclado e Ana Rita Inácio nas back vocals.


Lights & Darks
Lights & Darks, composto na íntegra por Rita Redshoes, revela-nos uma artista mais matura, desprendida e directa nas suas canções, e que confirmam em definitivo Rita Redshoes como uma cantautora de excepção.
De acordo com a artista, “Lights & Darks” foi “inspirado em sítios por onde passei nos últimos 10 meses e em livros que fui lendo ao longo deste mesmo período”. Parte dessas inspirações foram retiradas das mais variadas áreas: na pintura, de ambientes e texturas do Renascimento; na literatura, de escritores como D. H. Lawrence, Albert Camus ou Florbela Espanca; e na música, de alguns compositores como Les Baxter, Henry Mancini ou Arthur Lyman.

The Other Woman
"The Other Woman", ou o mundo nas canções delas é o mais recente espectáculo criado por Rita Redshoes em 2012. Rita Redshoes sempre se questionou sobre a importância que o “ser mulher” tem na caracterização da sua criatividade. Dessa descoberta, quase evidente, resultou a concepção de um concerto de características algo diferentes das que lhe são habituais: uma homenagem às autoras, compositoras e intérpretes que pela sua criatividade a inspiraram desde que despertou para a música.. Dentro deste espectáculo encontramos algumas cantoras como PJ Harvey, Loretta Lynn, Lhasa de Sela, Joan Jett, Nina Simone, Dolly Parton, Joni Mitchell, Amélia Muge, Patti Smith ou Sheryl Crow


Discografia

Álbuns
2008 - Golden Era
2010 - Lights & Darks
2014 - Life Is A Second Of Love

Singles
2007 - Dream On Girl
2008 - Hey Tom
2008 - The Beginning Song
2009 - Choose Love
2010 - Captain Of My Soul
2010 - You Should Go
2014- Broken Bond
2014- White Lies

Colaborações
2004 - You Make Me Sound (do álbum "Pictures From Our Thoughts" de Norton (banda)).
2006 - Hold Still (do álbum "Our Hearts Will Beat As One" de David Fonseca).
2009 - Lonesome Town e Hey, Sister Ray (do álbum "Femina" de Paulo Furtado).
2013 - All You Need Is Love (com Paulo Furtado , campanha publicitária da Optimus)


A par da música, Rita Pereira é também licenciada em Psicologia.



Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e Letras.mus.br





Rita Redshoes

Captain Of My Soul



I'm the captain of my soul
I'm the captain of my soul
I ain't got no mercy for my bones
I will sail my ocean all alone, it's true

I saw sirens, I saw ghosts
And all the children in my boat
I fight for glory, not for hope
And I need to let out these words from my throat

(So you shout it)

I'm the captain of my soul
I'm the captain of my soul
I ain't got no mercy for my bones
I will sail my ocean all alone, it's true

I saw wailers, I heard songs
Melodies of wisdom for us to sing along
I raised the anchor of my soul
Cause I need to break free
Before I get old

(So we shout out)

Oh captain, Oh my captain
I'm gonna wade in the water
I'll be washed by new tears
They'll save me from my fears

I'm the captain of my soul
I'm the captain of my soul
I ain't got no mercy for my bones
I will sail my ocean all alone, it's true

I'm the captain of my heart
I'm the captain of my life
I'm the captain of my whole
I'm the captain, the captain of my soul




Sem comentários:

Enviar um comentário