R.E.M. foi uma banda de rock norte-americana formada em Athens (Geórgia), em 1980, pelo vocalista Michael Stipe, guitarrista Peter Buck, baixista Mike Mills e pelo baterista Bill Berry. Uma das primeiras bandas populares do rock alternativo, os R.E.M. ganharam a atenção do público, logo nos seus primórdios, devido aos arpejos de guitarra de Peter Buck e aos vocais de Stipe.
A banda lançou seu primeiro single, "Radio Free Europe", em 1981, pela editora independente Hib-Tone. Após este single, surgiu o EP Chronic Town, em 1982, o primeiro lançamento da banda pela I.R.S. Records; em 1983, o grupo lançou, depois, o seu criticamente aclamado primeiro álbum de estúdio, "Murmur", construindo a sua reputação nos anos seguintes através de novos lançamentos, tournées constantes e o apoio das rádios estudantis. Após anos de sucesso underground, os R.E.M. atingiram o mainstream com o single "The One I Love", de 1987, assinando com a Warner Bros. Records em 1988, dando sinais de preocupação política e ambiental, enquanto tocavam em grandes arenas ao redor do mundo.
No começo dos anos 1990, quando o rock alternativo começou a experimentar algum sucesso no mainstream, os R.E.M. foram vistos como pioneiros no género, lançando os seus dois mais bem-sucedidos álbuns, "Out of Time" (1991) e "Automatic for the People" (1992), que se desviaram do som tradicional da banda.
"Monster", de 1994, marcou um retorno ao som mais roqueiro da banda, que saiu em tournê pela primeira vez em seis anos para o promover, tournée que ficou marcada por emergências médicas sofridas pelos três membros do grupo.
Em 1996, os R.E.M. assinaram um novo contrato com a Warner Bros., especulado em 80 milhões de dólares — à época, o contrato de gravação mais caro da história. No ano seguinte, Bill Berry deixou a banda, enquanto Buck, Mills e Stipe continuaram o grupo como um trio. Após algumas mudanças no seu estilo musical, a banda continuou a sua carreira na década seguinte com críticas místicas e sucesso comercial, sendo, em 2007, induzida ao Hall da Fama do Rock and Roll.
A música "Turn You Inside Out", do álbum Green, entrou para o grupo de músicas do famoso jogo de ação Grand Theft Auto IV, criado em 2008 pela Rockstar Games.
A 21 de Setembro de 2011, foi anunciado o fim oficial da banda através de uma nota no site do grupo, acompanhada de uma foto a preto e branco onde aparecem Michael Stipe, Mike Mills e Peter Buck:
"Aos nossos fãs e amigos: como R.E.M., e como grandes amigos e colaboradores, decidimos separar-nos como banda. Despedimos-nos com um grande sentimento de gratidão, completude e orgulho de tudo que conquistamos. A qualquer pessoa que se sentiu tocada pela nossa músicas, os nossos maiores agradecimentos por nos ouvirem".
Integrantes
Última formação:
Peter Buck — guitarra (1980—2011)
Mike Mills — baixo (1980—2011)
Michael Stipe — vocal (1980—2011)
Ex-membros
Bill Berry – bateria (1980—1996)
Discografia
Álbuns de estúdio
Murmur (1983)
Reckoning (1984)
Fables of the Reconstruction (1985)
Lifes Rich Pageant (1986)
Document (1987)
Green (1988)
Out of Time (1991)
Automatic for the People (1992)
Monster (1994)
New Adventures in Hi-Fi (1996)
Up (1998)
Reveal (2001)
Around the Sun (2004)
Accelerate (2008)
Collapse into Now (2011)
Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e Letras.mus.br
R.E.M.
Everybody Hurts
When your day is long
And the night, the night is yours alone
When you're sure you've had enough of this life
Hang on
Don't let yourself go
'Cause everybody cries
And everybody hurts, sometimes
Sometimes everything is wrong
Now it's time to sing along
When your day is night alone (hold on, hold on)
If you feel like letting go (hold on)
If you think you've had too much of this life
To hang on
'Cause everybody hurts
Take comfort in your friends
Everybody hurts
Don't throw your hand, oh, no
Don't throw your hand
If you feel like you're alone
No, no, no, you're not alone
If you're on your own in this life
The days and nights are long
When you think you've had too much of this life
To hang on
Well, everybody hurts
Sometimes, everybody cries
And everybody hurts, sometimes
But everybody hurts, sometimes
So hold on
Hold on
Hold on
Hold on
Hold on
Everybody hurts
You're not alone
Sem comentários:
Enviar um comentário