The Carpenters foi uma dupla musical da década de 1970, composta pelos irmãos Karen (1950-1983) e Richard Carpenter (1946). Com o seu estilo melódico, levaram à parada de sucessos muitas canções no Top 40 da música americana, tornando-se representantes do soft rock, incluindo-se entre os artistas mais representativos dessa década. Embora fossem referidos como "The Carpenters", sendo "the" o artigo definido em inglês, o nome oficial do duo era simplesmente "Carpenters".
Durante a década de 1970, quando bandas de rock pesado faziam muito sucesso, Richard e Karen produziram uma música suave e bem distinta que os colocou entre os artistas que mais venderam discos de todos os tempos.
Durante a carreira de aproximadamente 14 anos, os Carpenters gravaram onze álbuns, cinco dos quais continham músicas que atingiram o Top 10 das paradas. Fizeram tournées nos Estados Unidos, no Reino Unido, no Japão, na Austrália, nos Países Baixos, no Brasil e na Bélgica. A carreira da dupla chegou ao fim com a morte de Karen, em 1983, de paragem cardíaca em função de complicações causadas pela anorexia nervos de que padecia. A cobertura jornalística dada ao facto na época aumentou a consciência da opinião pública sobre as consequências das disfunções alimentares.
Biografia
Antes dos Carpenters
Nascidos em New Haven, estado de Connecticut, nos Estados Unidos - Richard Lynn Carpenter a 15 de Outubro de 1946, e Karen Anne Carpenter a 2 de Março de 1950 - os irmãos Carpenter mudaram-se com seus pais - Harold (1908-1988) e Agnes (1915-1996) - para a Califórnia no Verão de 1963 e estabeleceram-se em Los Angeles, no subúrbio de Downey.
Richard desenvolveu o seu interesse pela música desde criança, tornando-se um prodígio do piano (ele próprio declararia mais tarde que gostava muito de ouvir a colecção de discos de 78rpm do seu pai. A mudança para o Sul da Califórnia foi feita com vistas ao favorecimento da sua carreira.
Karen, enquanto isso, não manifestou os seus talentos musicais até à escola secundária. Os seus interesses estavam no desporto, tais como o softball, embora passasse muito tempo ouvindo música. A partir de uma fase posterior da adolescência, Karen juntou-se à banda e logo assumiu a bateria, após ter tentado, infrutiferamente, tocar outros instrumentos musicais.
Década de 1960
Durante a primeira metade dos anos 1960, Richard e Karen tentaram lançar uma carreira musical, mas não obtiveram sucesso até ao final dessa década.
Em Maio de 1966 Karen juntou-se a Richard numa sessão musical nocturna no estúdio de garagem do baixista Joe Osborn, onde Richard se encontrava para acompanhar o teste de uma vocalista. Quando lhe pediram que cantasse, Karen acedeu e ganhou um contrato de curta duração como artista-solo no selo de Osborn, o Magic Lamp. O single produzido incluiu duas das composições de Richard, "Looking for Love" e "I'll Be Yours", mas o selo logo acabou.
Durante este período, a dupla, com o baixista Wes Jacobs, formou o Richard Carpenter Trio, um trio de jazz instrumental, que ganhou a Batalha das Bandas no Hollywood Bowl em 1966, mas foi recusado pela RCA, que duvidou do potencial comercial da banda.
Os irmãos logo se juntaram a quatro estudantes de Música da Universidade do Estado da Califórnia em Long Beach e formaram o sexteto Spectrum. Embora fizessem apresentações, não fecharam contrato com nenhuma gravadora. Mas a experiência mostrou-se produtiva: Richard encontrou no seu colega John Bettis um letrista para as suas composições.
Após o fim dos Spectrum, os Carpenters decidiram continuar como dupla com Richard no piano, Karen na bateria e ambos como vocalistas. Contratados para tocar numa festa de lançamento de um filme em 1969, a estrela desse filme, Petula Clark, apresentou-os ao músico e dono da A&M Records, Herb Alpert, com quem a dupla assinou um contrato pela sua gravadora em 22 de Abril de 1969. À época Karen ainda não tinha idade legal (estava com dezanove anos) para assinar o contrato, pelo que os pais tiveram de assinar conjuntamente com ela.
O seu primeiro disco, "Offering", tinha várias composições de Richard do tempo dos Spectrum e uma canção de muito sucesso dos Beatles, "Ticket to Ride", que se transformou num sucesso dos Carpenters a ponto de se tornar o título do álbum outrora denominado "Offering", o que aumentou as suas vendas.
Década de 1970
Os Carpenters estouraram nas paradas de sucesso em 1970 com a canção de Burt Bacharach e Hal David, "(They Long to Be) Close to You", do disco do mesmo nome, que atingiu o topo e nele permaneceu por quatro semanas. A gravação seguinte, "We've Only Just Begun", atingiu o segundo lugar e tornou-se no maior sucesso da dupla no final de 1970.
Vários sucessos mantiveram a dupla nas paradas no início da década, como "For All We Know", "Rainy Days and Mondays", "Superstar", Hurting Each Other", "It's Going to take some time" e "Goodbye to Love", "Sing" Yesterday Once More", dos álbuns "Carpenters" (1971), "A Song for You" (1972) e "Now and Then" (1973). "Top of the World" atingiu o topo das paradas em 1973. O álbum com os melhores sucessos entre 1969 e 1973 tornou-se num dos mais vendidos da década, com mais de 7 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos.
Durante a primeira metade dos anos 1970, a música dos Carpenters foi um elemento principal das paradas Top 40. O duo produzia um som diferente com a voz de contralto de Karen no vocal principal, e ambos os irmãos nos vocais de fundo com harmonias densas. Ao seu papel como vocalista, pianista, teclista e arranjador, Richard adicionou o de compositor em várias canções. Progressivamente, Karen deixou de ser a baterista do grupo, função desempenhada por outros bateristas, tais como Hal Blaine.
Para promover as suas canções, a dupla manteve uma inacreditável agenda de apresentações e aparições na televisão. Em 1973, aceitaram um convite para se apresentar na Casa Branca para o presidente Richard Nixon e o chanceler da Alemanha Ocidental Willy Brandt.
A popularidade dos Carpenters frequentemente confundia os críticos. Com as suas baladas doces e suaves, muitos diziam que o som do duo era meigo, piegas e meloso, enquanto a indústria fonográfica os premiava com três Grammys.
Entre 1973 e 1974 não houve muito tempo para lançar material novo. Como resultado, os Carpenters não lançaram disco em 1974. No início de 1975, fizeram uma versão de um sucesso das Marvelettes, "Please Mr. Postman", que atingiu o primeiro lugar das paradas, mas foi o último a atingir essa posição. No mesmo ano "Only Yesterday" foi lançada, e entre 1975 e 1976, foram lançados os discos "Horizon" e "A Kind of Hush". Todavia, por essa altura as cançõesjá não obtinham o sucesso de antes, tanto que "Goofus" nem chegou ao Top 40.
O álbum mais experimental, "Passage", lançado em 1977, representou uma tentativa de se aventurar por outros gêneros musicais com canções como "Don't Cry for me Argentina" da "ópera rock" "Evita", "All You Get Form love is a Love Song", uma mistura de rock latino, com calipso e pop, além da intergaláctica "Calling Occupants of Interplanetary Craft", com acompanhamento de coral e orquestra.
Mesmo com os insucessos na parada americana, a dupla continuou a ser popular. Em 1978, foi lançado o álbum natalício "A Christmas Portrait", o qual se tornou um clássico de natal (houve um outro disco natalício, denominado "An Old-Fashioned Christmas", lançado em 1984, após a morte de Karen). Os Carpenters também fizeram três especiais de televisão, dos quais participaram outros artistas como Ella Fitzgerald e John Denver.
No meio da década de 1970, o excesso de tournées e as longas sessões de gravação começaram a custar caro à dupla. O esforço contribuiu para as dificuldades profissionais enfrentadas no final dessa década. Karen fazia dietas obsessivamente e desenvolveu anorexia nervosa, a qual se manifestou pela primeira vez em 1975, quando uma exausta e enfraquecida Karen foi forçada a cancelar apresentações no Reino Unido e no Japão. Richard, enquanto isso, desenvolveu dependência de soníferos, que começaram a afectar o seu desempenho no final dos anos 1970. Tudo isto levou ao fim das apresentações ao vivo da dupla em 1978 e ao seu internamento numa clínica.
No início de 1979, Karen, não desejando permanecer parada enquanto o seu irmão recuperava na clínica, decidiu gravar e lançar um álbum a solo com o produtor Phil Ramone em Nova Iorque. O seu disco ("Karen Carpenter") tinha um estilo mais adulto e disco, num esforço para mudar a sua imagem. O resultado do projecto teve uma recepção morna de Richard e dos executivos da A&M Records. No início de 1980, Karen primeiramente hesitou, abandonando por fim o seu disco a solo, que seria lançado apenas em 1996, 16 anos depois e 13 após a sua morte. Karen preferiu lançar outro disco com Richard (já recuperado da dependência de soníferos), que se transformou no álbum "Made in America", lançado em 1981.
Os problemas pessoais, entretanto, diminuíram as possibilidades de um retorno às paradas e Karen teve um casamento que não deu certo com Thomas Burris, tendo a separação ocorrido um ano depois. Em 1982, Karen foi para Nova Iorque procurar tratamento com o psicoterapeuta Steven Levenkrom para as suas desordens alimentares decorrentes da anorexia nervosa, voltando naquele mesmo ano disposta a refazer a sua carreira. Rapidamente ganhou 5 quilos numa semana, o que aumentou os danos do seu coração, resultado de anos de dieta e abusos (especialmente - conforme se diz - com o uso do xarope de Ipecac, um forte emético - para induzir vómito).
A 4 de Fevereiro de 1983, Karen sofreu uma paragem cardíaca na casa dos seus pais em Downey e teve a sua morte declarada no Hospital Memorial de Downey aos 32 anos. Karen, vestida de rosa, foi colocada num caixão aberto. Entre os que foram ao seu funeral estavam as suas melhores amigas, Olivia Newton-John e Dionne Warwick.
Depois dos Carpenters
Após a morte de Karen, Richard continuou a produzir canções da dupla, inclusive muito material inédito e várias colectâneas, tendo lançado o disco "Voice of the Heart", no final de 1983. A sua dedicação em proteger a imagem dos Carpenters e o legado de gravações gerou muitas críticas, principalmente quando ele impediu, em 1987, o lançamento da curta-metragem "Superstar: a História de Karen Carpenter", de Todd Haynes, que utilizou bonecas Barbie para mostrar a morte precoce de Karen. Embora a crítica tenha dito que tudo foi mostrado de forma um tanto compassiva, a história mostrada não é nada favorável à família, que era retratada de forma desagradável. Richard obteve sucesso em proibir a execução dessa curta metragem com base na violação dos direitos autorais das canções, usadas sem permissão.
Um telefilme de 1989, "A História de Karen Carpenter", produzida com a ajuda de Richard, teve audiência na época do seu lançamento. Nesse ano, foi lançado o disco "Lovelines", com canções que não entraram nos discos anteriores e do disco-solo de Karen, que como já foi dito, seria lançado em 1996, sob o título "Karen Carpenter".
Muitas das canções dos Carpenters são populares ainda hoje, tais como: "Close to You", que é muito cantada em bares de karaoke e "We've only just begun" que continua popular em casamentos. A dupla ainda marcaria presença em duas trilhas sonoras de novelas brasileiras: "I Need To Be In Love" foi tema da personagem Lina (Renata Sorrah) na novela "O Casarão", em 1976; e "Make Believe It's Your First Time" embalava a história de Liliane, personagem de Cristina Mullins na novela "Voltei Pra Você", em 1983.
Hoje, Richard Carpenter vive com a sua esposa, Mary Rudolph-Carpenter (com quem se casou a 19 de Maio de 1984), e as suas quatro filhas e um filho em Thousand Oaks (Califórnia). O casal tornou-se grande fomentador da produção artística na cidade. Richard é também colecionador de carros antigos que são ganhadores de concursos.
Logo
Em 1971, o departamento de artes gráficas da A&M Records contratou a empresa Craig Braun and Associates para criar a capa do terceiro álbum da dupla, intitulado Carpenters. "Reconheci que seria um grande logo tão logo o vi", diz Richard. Consequentemente, o logo passou a ser utilizado em cada capa dos álbuns dos Carpenters conforme dito por Richard, "para manter as coisas coerentes, dessa forma, cada álbum dos Carpenters desde a criação do logo apresenta-o." O logo não aparece na capa do álbum "Passage"; entretanto, uma versão reduzida aparece na contracapa.
Discografia
Álbuns de estúdio
1969 - Ticket to Ride (originalmente lançado como Offering)
1970 - Close to You
1971 - Carpenters
1972 - A Song For You // Uma música para você
1973 - Now & Then
1975 - Horizon
1976 - A Kind of Hush
1977 - Passage
1978 - Christmas Portrait
1981 - Made in America
1983 - Voice of the Heart
Coletâneas e lançamentos de material inédito~
1984 - An Old-Fashioned Christmas
1989 - Lovelines
2004 - As Time Goes By
Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, do Youtube e letrasmusica.br
The Carpenters
They Long To Be (Close To You)
Why do birds suddenly appear
Everytime you are near?
Just like me, they long to be
Close to you
Why do stars fall down from the sky
Everytime you walk by?
Just like me, they long to be,
Close to you
On the day that you were born
The angels got together
And decided to create a dream come true
So they sprinkled moondust in your hair
And golden starlight in your eyes of blue
That is why all the girls in town
Follow you, all around
Just like me, they long to be
Close to you
On the day that you were born
The angels got together
They decided to create a dream come true
So they sprinkled moondust in your hair
Of gold and starlight in your eyes of blue
That is why all the girls in town
Follow you, all around
Just like me, they long to be
Close to you
Just like me, they long to be
Close to you
Woo... close to you...
Why do birds suddenly appear
Everytime you are near?
Just like me, they long to be
Close to you
Why do stars fall down from the sky
Everytime you walk by?
Just like me, they long to be,
Close to you
On the day that you were born
The angels got together
And decided to create a dream come true
So they sprinkled moondust in your hair
And golden starlight in your eyes of blue
That is why all the girls in town
Follow you, all around
Just like me, they long to be
Close to you
On the day that you were born
The angels got together
They decided to create a dream come true
So they sprinkled moondust in your hair
Of gold and starlight in your eyes of blue
That is why all the girls in town
Follow you, all around
Just like me, they long to be
Close to you
Just like me, they long to be
Close to you
Woo... close to you...
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