Os Ban são uma banda de rock portuguesa originária do Porto, formada em 1981, que se manteve em actividade até 1994. Inicialmente, pretendiam ser uma banda de Ska e o seu nome era Bananas. Em 1983, a formação da banda era composta por João Loureiro (voz e teclados), João Ferraz (guitarra), Paulo Faro (bateria) e Chico Monteiro (baixo).
Entretanto encurtaram o nome para Ban (Banda Académica do Norte) e apostam num som mais depressivo, influenciados pela "Onda de Manchester" ("Manchester's wavw"). Neste período gravam o mini LP, "Alma Dorida".
Em 1986, enveredam por uma carreira mais pop que se inicia com o maxi "Santa".
Com a entrada de Ana Deus para a banda passam a apostar no pop. O som torna-se mais evidente e gravam, sucessivamente, "Surrealizar" (1988), "Música Concreta" (1989) e "Mundo de Aventuras" (1991) que se revelaram grandes sucessos.
Por vários motivos - alguns membros tinham outras opções de vida - e, devido a algum cansaço, os Ban dão por encerradas as suas actividades
.
Em 1994, fazem ainda uma digressão final com Emília no lugar de Ana Deus.
O grupo regressou em 2010 com um novo disco de nome "Dansity".
Em 2011, foi editado através do jornal "Correio da Manhã" um livro com a história do grupo, da autoria do jornalista Pedro Rios, e um CD com alguns dos temas mais representativos da carreira dos Ban.
O tema que trazemos a este post - "Dias Atlânticos" - integrou o segundo álbum da banda "Música Concreta", de 1989.
Nota: João Loureiro é filho do conhecido Major Valentim Loureiro e ambos foram presidentes do Boavista Futebol Clube, freguesia de Ramalde (Porto).
Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e Letras.mus.br
BAN
Dias Atlânticos
Coleccionei instantâneos pessoais,
retrospectivei expressões superficiais.
magníficos dias atlânticos,
no jogo e na arte de viver
revisitei mais desenhos animados,
vertigens de mim, sinais doutros sinais.
magníficos dias atlânticos,
brisas e amor, prazer pelo prazer.
Sem comentários:
Enviar um comentário