quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Bon Jovi - Livin' On A Prayer





Bon Jovi é uma banda norte-americana de hard rock, criada em 1983, em Nova Jersey. Até hoje, já foram vendidas mais de 130 milhões de cópias de seus trabalhos. Nas suas digressões, o grupo já passou pelos cinco continentes. Foram pioneiros na gravação de álbuns acústicos no estilo do MTV Unplugged.

Nascido a 2 de Março de 1962, o líder e vocalista da banda, Jon Bon Jovi (John Francis Bongiovi Jr.), começou a tocar violão e guitarra aos sete anos, quando aprendeu músicas de Elton John. Em 1969, fundou a sua primeira banda, chamada Raze.

Aos treze anos, Jon Bon Jovi fez a sua primeira gravação. A música gravada foi "We Wish You a Merry Christmas", de Meco Monardo e Daniel Oriolo, num disco de Natal de Star Wars, Christmas in the Stars, produzido pelo produtor musical Tony Bongiovi, seu primo.

Em 1978, conheceu David Bryan (David Bryan Rashbaum) no colégio "Sayreville War Memorial High School". Os dois fundaram uma banda /de covers) de R&B chamada Atlantic City Expressway (ACE). Nessa época, mesmo sendo menores de idade, tocaram em clubes de Nova Jersey. Ainda na adolescência, Jon Bon Jovi tocou na banda "Jon Bongiovi and the Wild Ones".

Durante o verão de 1980, fora da escola e em empregos temporários — incluindo uma sapataria —, Jon Bon Jovi conseguiu finalmente um emprego na PowerStation Studios, uma editora de Manhattan, da qual era co-propietário o seu primo Tony Bongiovi (que trabalhou com bandas como Aerosmith, Ramones e Talking Heads). Jon fez várias demonstrações de músicas (incluindo uma produzida por Billy Squier) e enviou-as para muitas outras editoras, sem obter sucesso.

Em 1983, Jon gravou a música "Runaway" com músicos contratados bem conhecidos como "The All Star Review", com Tim Pierce na guitarra, Roy Bittan nos teclados, Frankie LaRocka na bateria e Hugh McDonald no baixo. A canção tornou-se um sucesso imediato logo no verão desse ano.

Para dar continuidade a este bem-sucedido single, Jon precisava de uma banda. Os músicos que viriam a ser membros do grupo já tinham cruzado antes, mas a formação original apenas ficou completa aem Março de 1983, quando Jon ligou para David Bryan, que convidou Alec John Such e Tico Torres.

A banda conseguiu assinar contrato com a editora Polygram em 21 de janeiro de 1984, ano em que lançaram o seu primeiro disco, "Runaway", com grande sucesso. A respeito do nome Bon Jovi, este surgiu de uma brincadeira que os integrantes da banda fizeram com o nome de Jon.

Vários guitarristas passaram pela banda, entre eles Dave "The Snake" Sabo, futuro membro do Skid Row, que permaneceu no grupo apenas durante o Verão de 1984, até que Richie Sambora se juntou definitivamente ao grupo. Antes de entrar na banda, Sambora andou em tournées com Joe Cocker, tocou com o grupo Mercy e chegou a fazer um teste para ser membro dos Kiss.

Tico Torres também era um músico experiente. Gravou com Miles Davis e tocou ao vivo com "The Marvelettes" e Chuck Berry.

David Bryan era uma presença "natural". Quando saiu da banda que fundou ao lado de Jon, passou pela Juilliard School, famosa escola de música tendo, depois, retomado a parceria com o seu velho amigo de escola.

Bon Jovi agora era uma banda. Durante um show de abertura para a banda Scandal, o grupo chamou a atenção de um executivo de editora Derek Shulman, que os contratou para a PolyGram.

Com a ajuda do novo empresário, Doc McGhee, o álbum de estreia da banda, "Bon Jovi", foi lançado a 21 de Janeiro de 1984. O álbum chegou a ouro nos Estados Unidos - ao vender mais de 500,000 cópias - tendo também sido lançado no Reino Unido. A banda abriu concertos dos ZZ Top no Madison Square Garden (antes do álbum ser lançado), e dos Scorpions e dos Kiss em tournées na Europa e no Japão.

O ligeiro sucesso do primeiro álbum animou os produtores para lançar um segundo. Em 1985, é lançado "7800° Fahrenheit", mas a recepção foi fraca. A revista britânica Kerrang, que tinha sido bastante elogiosa em relação ao álbum de estreia, classificou este como "uma fraca imitação dos Bon Jovi que nós conhecemos e aprendemos a gostar". O próprio Jon Bon Jovi, posteriormente, admitiu que o álbum poderia e deveria ter sido melhor.

Para o álbum seguinte, a banda começou a escrever as canções com o compositor Desmond Child (que foi indicado à banda por Gene Simmons). "Slippery When Wet", foi lançado em 1986, tendo sido produzido por Bruce Fairbarn e gravado em Vancouver, no Canadá. Este álbum levou a banda ao "estatuto" de estrelas mundiais, com sucessos como "You Give Love a Bad Name", "Livin' on a Prayer", "Wanted Dead or Alive" e "Never Say Goodbye".

Jon Bon Jovi revelou que o álbum recebeu este nome ("escorregadio quando molhado") por causa dos sinais de estrada, mas David Bryan "confessou algo diferente"sobre o nome deste álbum: "durante a gravação do disco nós frequentemente íamos a um clube de striptease onde belas garotas passavam água e sabão umas nas outras. Elas ficavam escorregadias por causa disso, e não era possível agarrá-las mesmo que o quiséssemos muito. Um dos nossos gritou "Escorregadio quando molhado!" e aí todos nós, automaticamente, decidimos que esse tinha que ser o título do novo álbum! Inicialmente nós pensamos mesmo em colocar uma foto de uns belos peitos, realmente grandes, na capa do disco; mas quando o PMRC (uma comissão de moral sob o comando de Tipper Gore, esposa do senador e ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore) descobriu, criou-nos uma série de problemas. Então decidimos optar por uma capa mais decente."

Curiosamente, sabe-se que, na época, Jon Bon Jovi não queria incluir "Livin' On A Prayer" - que se tornaria um dos maiores sucessos da banda e do rock de todos os tempos - no album. O videoclip da música tornou-se o mais exibido da história da MTV. O tema apenas integrou o álbum graças ao esforço de Sambora que conseguiu convencer Jon Bon Jovi que a canção tinha um enorme potencial.

Nos Estados Unidos, o álbum vendeu mais de doze milhões de cópias, após o seu lançamento no mundo inteiro. Na tournée que se seguiu, Jon Bon Jovi começou a ter dificuldades vocais. As notas extremamente altas e constantes danificaram a sua voz para sempre. Com a ajuda de um técnico vocal, Bon Jovi continuou a digressão, tendo Jon começado a cantar em tons ligeiramente mais baixos desde então.

A banda já passou por Portugal duas vezes: encerrou a sua digressão mundial com um concerto no Parque da Bela Vista, a 31 de Julho de 2011 onde estiveram presentes cerca de 55 mil pessoas, e já tinham feito parte do cartaz do Rock in Rio 2008.



Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e Letras.mus.br






Bon Jovi

Livin' On a Prayer



Once upon a time
Not so long ago

Tommy used to work on the docks
Union's been on strike
Hes down on his luck... It's tough, so tough
Gina works the diner all day
Working for her man, she brings home her pay
For love - for love
She says: We've got to hold on to what we've got
'Cause it doesn't make a difference
If we make it or not
We've got each other and that's a lot
For love - we'll give it a shot

Oh, we're half way there
Whoah, living on a prayer
Take my hand, we'll make it, I swear
Whoah, living on a prayer

Tommy got his six string in hock
Now, he's holding in what he used
To make it talk - so tough, it's tough
Gina dreams of running away
When she cries in the night
Tommy whispers: Baby, it's okay, someday
We've got to hold on to what we've got
'Cause it doesn't make a difference
If we make it or not
We've got each other and that's a lot
For love - we'll give it a shot

Oh, we're half way there
Whoah, living on a prayer
Take my hand, we'll make it, I swear
Whoah, living on a prayer

We've got to hold on, ready or not
You live for the fight when that's all that you've got

Oh, we're half way there
Whoah, living on a prayer
Take my hand, we'll make it, I swear
Whoah, living on a prayer

Oh, we're half way there
Whoah, living on a prayer
Take my hand and we'll make it, I swear
Whoah, living on a prayer

Oh, we're half way there
Whoah, living on a prayer





Sem comentários:

Enviar um comentário