Os Bronski Beat foram um popular grupo britânico de synthpop que alcançou bastante sucesso a meio da década de 80. O seu primeiro hit foi, em 1984, "Smaltown Boy" que contava a história de um jovem que, por ser gay, teve de abandonar a pequena cidade onde vivia para fugir à descriminação, censura e ataques de que era vítima por parte de alguns conterrâneos.
Os Bronski Beat, quer eram uma banda militante na luta contra a discriminação gay, fizeram do seu álbum de estreia - "The Age of Consent" - um profundo libelo dessa luta. Todos os membros da banda eram declarada e assumidamente homossexuais. No começo, integravam a banda Jimmy Somerville, como vocalista, além de Steve Bronski e Larry Steinbache que, além dos teclados, faziam os coros dos temas. O tema que trazemos a este post - "Why?" - faz ainda parte deste álbum. Pouco depois, Somerville abandonou a banda e integrou como vocalista uma nova banda: "The Communards".
Os Bronski Beat surgiram em 1983, quando os seus três fundadores - dado partilharem um apartamento em Lancaster House (Brixton) decidiram criar uma banda que, para além de produzir um som pop dançável, transmitisse ainda, através das letras dos temas, a defesa dos direitos da causa gay, bem como denunciasse todo e qualquer tipo de descriminação em virtude da orientação sexual de cada cidadão.
"Smalltown Boy" não fez apenas sucesso no Reino Unido. Atingiu lugares cimeiros nos tops italiano, belga e holandês. O video do tema, realizado por Bernard Rose, que ilustra uma história de discriminação,ajudou muito à divulgação da banda.
O tema que se seguiu e que integra este post, "Why?", teve também muito sucesso, até na distante Austrália
Seguiram-se mais temas controversos como "It Ain't Necessarily So", até que em 1985, o trio convidou Marc Almond, que se tinha notabilizado como vocalista dos Soft Cell, para participar numa versão especial do estrondoso sucesso dos anos 70, "I feel love", de Donna Summer. Este tema incorporava também excertos de "Love to love you baby", também de Donna Summer, e de um tema de John Leyton's "Johnny Remember Me". Resultado: mais um grande sucesso!
Depois da saída de Somerville para os "The Communards" a banda recrutou John Foster para o substituir. Só que, em 1987, Forster também decidiu sair.
Curiosamente, em 1987, Somerville volta a reunir-se com a banda - numa parceria com os New Order - num concerto de beneficência, "International AIDS Day".
Em 1989, Jonathan Hellyer torna-se vocalista da banda, entrando também como co-vocalista Annie Conway. Fizeram uma digressão pelo Reino Unido e pelos E.U.A. acabando por gravar com Eartha Kitt o tema "Cha Cha Heels", originalmente interpretado pela super conhecida Divine, uma obesa travesti famosa pelas suas actuações em filmes do realizador John Waters.
Membros da banda, ao longo da sua existência:
Steve Bronski (1983–1995)
Larry Steinbachek (1983–1995)
Jimmy Somerville (1983–1985, 1987)
John Foster (1986–1987, 1994–1995)
Jonathan Hellyer (1989–1994)
Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e Letras.mus.br
Why
Bronski Beat
Contempt in your eyes
When I turn to kiss his lips
Broken I lie
All my feelings denied
Blood on your fist
Can you tell me why?
You in your false securities
Tear up my life
Condemning me
Name me an illness
Call me a sin
Never feel guilty
Never give in
Tell me why?
You and me together
Fighting for our love
Can you tell me why?
Bronski Beat
Contempt in your eyes
When I turn to kiss his lips
Broken I lie
All my feelings denied
Blood on your fist
Can you tell me why?
You in your false securities
Tear up my life
Condemning me
Name me an illness
Call me a sin
Never feel guilty
Never give in
Tell me why?
You and me together
Fighting for our love
Can you tell me why?
Sem comentários:
Enviar um comentário