Björk Guðmundsdóttir - conhecida mais simplesmente por Björk - é uma influente cantora e compositora islandesa, vencedora do prémio Nobel da Música (Polar Music Prize) , sendo também actriz, instrumentista e produtora musical.
Nasceu em Reykjavík, a 21 de Novembro de 1965. Já lançou oito álbuns de estúdio e duas trilhas sonoras. O seu estilo musical ecléctico, que alcançou um impressionante reconhecimento popular, inclui rock, jazz, música electrónica, clássica e folclórica. A sua "particular" voz também tem sido mundialmente aclamada.
Os seus singles da década de 199 - “It's Oh So Quiet”, “Army of Me” e Hyperballad” - chegaram ao Top 10 britânico. A sua editora, One Little Indian, revelou, em 2003, que Björk tinha vendido mais de 15 milhões de álbuns em todo o mundo.
O seu trabalho tem sido intensamente aclamado pela crítica. Já ganhou quatro BRIT Awards, quatro MTV Video Music Awards, um MOJO Awards, três UK Music Video Awards, para além de ter recebido, em 2010, o Polar Music Prize da Royal Swedish Academy of Music, em reconhecimento da sua "música ser profundamente pessoal , das letras das músicas, dos seus especiais arranjos e da sua voz única".
Para além disso, Björk foi nomeada para 13 prêmios Grammy, um Óscar e dois Globos de Ouro. Pela sua actuação em "Dancing in the dark", Björk ganhou o Prêmio de Melhor Actriz no Festival de Cannes de 2000.
Ocupa a trigésima sexta posição no VH1's "As 100 Maiores Mulheres do Rock and Roll" e a oitava posição na MTV "22 Melhores Vozes na Música" .
Björk nasceu e foi criada em Reykjavik, na Islândia. O seu pai, Guðmundur Gunnarsson, era um líder sindical. Em conjunto com a mulher, Hildur Runa Hauksdóttir, foram activistas num protesto contra a construção de uma hidroeléctrica no país. Não admira pois que a filha tenha um inculcado sentido politico e militante em defesa das causas que abraça.
A sua carreira musical começou aos onze anos, na escola primária, ao estudar os clássicos para piano. Uma das suas gravações foi transmitida pela rádio nacional. Foi assim que um representante da editora Fálkinn a "descobriu", tendo de imediato contactado a sua família para lhe oferecer um contrato de gravação.
Aos doze anos, Björk gravou o seu primeiro disco, com a ajuda do seu padrasto. O seu primeiro álbum a solo, "Björk", foi lançado em 1977, apenas na Islândia, rendendo-lhe um disco de platina.
Com o passar dos anos, o contacto de Björk com o mundo punk aumentou, tendo então formado uma banda feminina chamada Spit and Snot (trad.: "cuspo e ranho"). Responsável pela percussão da banda, assume a liderança do grupo. Com o passar do tempo, Björk constata que os seus instintos de punk já não a inspiram muito e entra numa banda pós-punk chamada Exodus. A banda Exodus não dura mais do que o tempo de uma única aparição na TV acabando logo de seguida.
Mesmo assim, a insatisfação e curiosidade musical de Björk continuaram vivas e Jam-80 seria o seu próximo grupo na sua fase experimental. Apesar de terem apenas realizado uma única digressão, integrar va banda permitiu-lhe adquirir mais experiência e amadurecimento musical.
Tappi Tíkarrass foi a sua banda seguinte. Nesta época, BJörk começou a ter um pouco mais de visibilidade nos meios de comunicação.
Seguiram-se mais bandas: KUKL, e The Elgar Sisters, que lhe permitiu efectuar duas gravações que futuramente lhe seriam de grande utilidade.
Björk e o seu companheiro, o artista Matthew Barney, têm uma filha, Isadora Bjarkardóttir Barney, nascida a 3 de Outubro de 2002. Björk também tem um filho, Sindri Eldon Þórsson (Thorsson), nascido a 8 de Junho de 1986, com Þór (Thor) Eldon, que era seu companheiro na banda Sugarcubes. Sindri é um jornalista e toca baixo em várias bandas .
Apesar de Björk ser muito discreta em aparecer como uma figura política apoiado intensamemente inúmeros grupos separatistas e de libertação nacionais em todo o globo, incluindo o apoio à independência do Kosovo. Também se recusou a fazer shows em Israel como parte de um boicote cultural em solidariedade com o povo palestiniano .
Dedicou a sua canção "Declare Independence" à Gronelândia, o que causou uma pequena controvérsia naa Ilhas Faroé.
Em 2008 Björk causa uma controvérsia internacional depois de ter dedicado "Declare Independence" ao povo tibetano, durante um concerto em Xangai. Chegou mesmo a gritar "Tibete! Tibete!" durante a canção.
Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e Letras.mus.br
Björk
It's Oh So Quiet
It's oh so quiet
It's oh so still
You're all alone
And so peaceful until...
You fall in love (zing! boom!)
The sky up above (zing! boom!)
Is caving in (wow! bam!)
You've never been so nuts about a guy
You want to laugh, you want to cry
You cross your heart and hope to die
'til it's over and then
It's nice and quiet
But soon again
Starts another big riot
You blow a fuse (zing! boom!)
The devil cuts loose (zing! boom!)
So what's the use (wow! bam!)
Of falling in love?
It's oh so quiet
It's oh so still
You're all alone
And so peaceful until...
You ring the bell (bim! bam!)
You shout and you yell (hi ho ho!)
You broke the spell
Gee, this is swell, you almost have a fit
This guy is gorge and i got hit
There's no mistake : this is it
'til it's over and then
It's nice and quiet
But soon again
Starts another big riot
You blow a fuse (zing! boom!)
The devil cuts loose (zing! boom!)
So what's the use (wow! bam!)
Of falling in love?
The sky caves in
The devil cuts loose
You blow, blow, blow, blow, blow your fuse
Aah!
When you fall in love
Sem comentários:
Enviar um comentário