quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Natalie Imbruglia - Torn





Natalie Jane Imbruglia (pronuncia-se /ɪmˈbruːliə/), nascida em Central Coast,a  4 de Fevereiro de 1975, é uma cantora, compositora, modelo e actriz australiana.

Natalie tornou-se conhecida internacionalmente com o seu primeiro álbum "Left of the Middle", lançado em 1997. O seu primeiro single "Torn" atingiu o 2º lugar do top britânico e o topo em diversos países. Posteriormente, a cantora lançou os álbuns "White Lilies Island" (2001) e "Counting Down the Days" (2005), que chegou ao 1º lugar no Reino Unido. O seu trabalho mais recente "Come to Life" foi lançado em 2009.

Quarta filha de pai italiano e mãe australiana, Imbruglia cresceu em Central Coast, cidade localizada ao norte de Sydney. Quando criança, estudou ballet, sonhando fazer carreira como bailarina. Depois, fez comerciais para a televisão australiana, aparecendo em spots publicitários da Coca-Cola e dos "salgadinhos" Twisties, um snack muito popular naquele país. Por volta dos dezasseis anos, deixou a escola secundária, para começar a carreira de actriz.

1993-1996: ("Neighbours")
Entre 1993 e 1994, Natalie ficou famosa na Austrália por actuar no seriado "Neighbours" ("Vizinhos") no papel de Beth Willis. Quando a sua participação no programa acabou, Natalie foi tentar a sorte em Londres (Inglaterra), onde acabou por não conseguir trabalho como actriz, por não possuir o visto no país.

Mo entanto, a sua sorte começou a mudar quando conheceu o músico Phil Thornalley, que a incentivou a escrever letras e a tentar uma carreira como cantora. Com Phil, Natalie gravou a sua primeira demo, composta pelo músico, a canção "Torn", conseguindo assim um contrato com a RCA Records.

1997-1999: ("Left of the Middle")
Em 1997, Natalie Imbruglia lançou no Reino Unido o seu primeiro single “Torn”. O sucesso da música foi imenso. Em pouco tempo, o single acabou por ser lançado em toda a Europa. Mais tarde, em Abril de 1998, a música foi lançada nos Estados Unidos e noutras partes do mundo, juntamente com o álbum “Left of the Middle”.

Torn” estourou nos tops alcançando o primeiro lugar em diversos países, por várias semanas. O single vendeu mais de 2,2 milhões de cópias na Europa. O segundo single lançado foi “Big Mistake”, que chegou ao 2º lugar do top britânica.

Em 1998, Natalie ganhou o seu primeiro prémio: o de artista revelação no VMA. O single seguinte foi “Wishing I Was There”, lançado em Maio de 1998.

Em 1999, Natalie participou, pela segunda vez, nos Brit Awards e - mesmo com fortes candidatas competindo pelo prémio, como a superstar Madonna - ganhou como melhor clip feminino. Natalie também participou da trilha sonora do filme “Go! Life Begins At 3 am”, cantando “Trouble By The Way We Came Together”. Também participou da trilha do filme Stigmata, cantando “Identify”, escrita por Billy Corgan dos Smashing Pumpkins. Nesse mesmo ano, foi lançado o álbum “Reload”, de Tom Jones, no qual Natalie canta “Never Tear Us Part”, um cover da banda australiana INXS.

2000-2004: ("White Lilies Island")
Em 2001, chega o inédito “White Lilies Island”, o segundo álbum de Natalie Imbruglia.
Natalie foi também escolhida para ser a garota-propaganda da L'Oreal depois do lançamento de "White Lilies Island", o seu segundo disco. Ainda hoje, permanece como modelo para muitos produtos cosméticos da L'Oreal, particularmente rímel e produtos de skincare. Também apareceu em comerciais de TV da L'Oreal e em jornais e revistas em Itália, Malásia, Países Baixos e Reino Unido. Em Julho de 2007, após um contrato de 5 anos, Natalie deixou a marca pois, conforme disse numa entrevista, "Ela (Natalie) já não valia muito".

Em 2003, Natalie estreou-se nos cinemas na comédia britânica "Johnny English". Estrelando ao lado de Rowan Atkinson, desempenhou o papel da espia Lorna Campbell. Internacionalmente, o filme correu bem, apesar das opiniões negativas dos críticos. No final desse mesmo ano, a cantora casou-se numa cerimónia na Austrália com o músico Daniel Johns.

2005-2008: "Counting Down the Days"
O terceiro álbum só surgiu em 2005. A cantora tinha um álbum pronto, já em 2003, mas a editora recusou-o por não o achar suficientemente "comercial". “Counting Down the Days” foi lançado então por outra editora, a Brightside Recordings, selo ligado à Sony BMG.

Em 2007, a sua editora lançou a colectânea “Glorious: The Singles 1997-2007”, comemorando os 10 anos de carreira da cantora.

Em Janeiro de 2008, Natalie anunciou a sua separação do músico Daniel Johns. Alguns meses depois, encerrou o seu contrato com a SonyBMG, partindo para uma carreira independente.

Imbruglia preparava-se, desde 2006, para o papel de protagonista no filme independente australiano "Closed For Winter". O filme, baseado no romance homónimo da escritora Georgia Blain, foi realizado por James Bogle. As gravações aconteceram, em Novembro de 2007, em Adelaide,(Austrália). A estreia do filme, que teve algumas das suas cenas exibidas no Festival de Cannes de 2008, aconteceu a 27 de Fevereiro de 2009, no Festival de Melbourne, Austrália.

2009-2010: ("Come To Life")
Após deixar a sua editora em 2008, Natalie conseguiu os direitos das suas músicas, feitas para o seu 4º álbum de estúdio. No começo de 2009, foi anunciado que o disco seria lançado pelo selo independente Malabar Records, criado por ela própria. O lançamento do álbum estava previsto para Março de 2009. No entanto, foi cancelado para o mês de Maio, pela vontade da cantora de incluir canções que gravou posteriormente. Entre estas canções, estavam faixas escritas por Chris Martin, vocalista da banda Coldplay.

A 1 de Março de 2009, o álbum acabou por ser confirmado no site oficial da cantora com o título de "Come To Life". O lançamento oficial ocorreu a 5 de Outubro de 2009 na Europa, pela Universal Island Records. No Reino Unido e nos Estados Unidos, o álbum apenas foi lançado no começo de 2010, mas acabou por ser cancelado, assim como o segundo single "Scars".

Durante o segundo semestre de 2010, Natalie participou como jurada da versão australiana do programa X Factor. A participação rendeu-lhe uma aparição na versão britânica do programa.

2011-2014: Cinema e hiato musical
Em Julho 2011, Imbruglia assinou um contrato de "garota-propaganda" com a marca de jóias australiana Kailis Jewellery, estrelando a nova campanha publicitária da rede . Neste mesmo ano, mudou-se para Los Angeles, a fim de compor novas canções e também para investir na sua carreira como actriz.

Segundo entrevista à revista australiana Grazia, em Janeiro de 2012, Natalie esteve a compor com Dolly Parton, conhecida compositora folk-country americana, que escreveu "I Will Always Love You", tema que ficou imortalizado por Whitney Houston.

Em Agosto de 2012, Imbruglia revelou estar a participar nas filmagens de uma longa-metragem intitulada "Underdogs", em Ohio, EUA. O trailer do filme foi lançado em Agosto de 2013 e a estreia deu-se em Setembro do mesmo ano.

A 11 de Dezembro de 2013, a cantora revelou, novamente pelas redes sociais, estar a preparar um álbum de covers, produzido por Christian Medice e Billy Mann.

Entre Abril e Junho de 2014, Natalie esteve em cartaz no teatro britânico actuando na peça "Things We Do For Love", de Alan Ayckbourn, que teve estreia no Theatre Royal Bath de Londres, tendo viajado por diversas cidades do Reino Unido. Natalie também participou de mais dois filmes americanos, intitulados "Loopers" e "Among Ravens" que estreiam no segundo semestre deste ano.

Em Julho de 2014, a cantora assinou contrato com a Sony Masterworks para o lançamento do seu novo álbum, previsto para Março de 2015.

Discografia

Álbuns de estúdio
1997: Left of the Middle
2001: White Lilies Island
2005: Counting Down the Days
2009: Come to Life
2015: TBA

Vida pessoal
Natalie tem residência em Londres desde 1995, quando emigrou para Inglaterra. Apesar disso, possui grandes amigos na Austrália, entre eles a cantora Kylie Minogue, sua amiga desde a adolescência. Em 1998, comprou uma casa no condado de Windsor, onde compôs a maior parte das canções do seu segundo álbum. A cantora já declarou numa entrevista ter sofrido uma depressão nervosa neste período.
.
Em 2004, Natalie tornou-se embaixadora da organização Virgin Unite, aparecendo em campanhas de luta contra a pobreza e contra a fístula obstétrica, doença que atinge milhares de mulheres africanas. A 9 de Julho de 2009, a cantora discursou para mais de 3 mil ministros e embaixadores na sessão anual do Conselho Económico e Social das Nações Unidas.

Após vender a sua casa em Windsor, em 2007, Natalie mudou-se para o bairro de Notting Hill, em Londres. Depois disso, foi morar para Palm Springs, na Califórnia, em 2011, mas acabou por voltar para Londres em 2014.



Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e Letras.mus.br





Natalie Imbruglia

Torn



I thought I saw a man brought to life
He was warm he came around
Like he was dignified
He showed me what it was to cry

Well, you couldn't be that man I adored
You don't seem to know or seem to care
What your heart is for
I don't know him anymore

There's nothing where he used to lie
My conversation has run dry
That's what's going on
Nothing's fine
I'm torn

I'm all out of faith
This is how I feel
I'm cold and I am shamed
Lying naked on the floor
Illusion never changed
Into something real
I'm wide awake and I can see
The perfect sky is torn
You're a little late
I'm already torn

So I guess the fortune teller's right
I should have seen just what was there
And not some holy light
But you crawled beneath my veins
And now I don't care, I have no luck
I don't miss it all that much
There's just so many things
That I can't touch
I'm torn

I'm all out of faith
This is how I feel
I'm cold and I am shamed
Lying naked on the floor
Illusion never changed
Into something real
I'm wide awake and I can see
The perfect sky is torn
You're a little late
I'm already torn

Torn

Ooh, ooh

There's nothing where he used to lie
My inspiration has run dry
That's what's goin' on
Nothing's right I'm torn

I'm all out of faith
This is how I feel
I'm cold and I am shamed
Lying naked on the floor
Illusion never changed
Into something real
I'm wide awake and I can see
The perfect sky is torn

I'm all out of faith
This is how I feel
I'm cold and I am shamed
Bound and broken on the floor
You're a little late
I'm already torn
Torn




Sem comentários:

Enviar um comentário