segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Peter Gabriel - Sledgehammer.





Peeter Brian Gabriel - nascido em Chobham, a 13 de Fevereiro de 1950 - é um músico inglês, um dos maiores representantes da World Music desde o final dos anos 70 . Começou como vocalista, flautista e líder da banda de rock progressivo Genesis, mas, posteriormente, lançou-se numa bem-sucedida carreira a solo. Peter também é um notório activista dos direitos humanos.

História

Peter Gabriel fundou os Genesis em 1967, juntamente com os seus amigos Tony Banks, Anthony Phillips, Mike Rutherford e Chris Stewart, todos alunos da Charterhouse School, em Godalming, Inglaterra. O nome da banda foi sugerido por um aluno mais velho do colégio, Jonathan King, que àquela altura já era um reconhecido empresário de música pop. O primeiro álbum do quinteto chamou-se "From Genesis to Revelation", de cujo título foi tirado o nome do grupo.

Apaixonado pela soul music, Gabriel foi influenciado por diferentes artistas, incluindo Nina Simone, Gary Brooker dos Procol Harum e Cat Stevens. Tocou flauta no álbum de Stevens, "Mona Bone Jakon", de 1970. No entanto, as maiores influências de Gabriel foram dois de seus contemporâneos: David Bowie e Syd Barrett, este líder dos Pink Floyd, que estavam redefinindo a cena musical britânica no final dos anos 60 e início dos anos 70.

Os Genesis tornaram-se, rapidamente, numa das bandas mais comentadas do país e, sem demora, conquistaram fãs em Itália, Bélgica, Alemanha e noutros países da Europa. O apelo inicial da banda residia na presença de palco misteriosa de Gabriel, que se disfarçava com máscaras, maquilhagens e trajes teatrais nos shows, representando personagens e símbolos das músicas. Outro recurso que Peter Gabriel usava ao vivo eram as histórias de suspense e humor que contava durante as pausas entre as músicas, enquanto os outros integrantes afinavam os seus instrumentos. Nessa primeira fase dos Genesis havia uso frequente de luz ultravioleta e bombas de fumaça no palco.

Entre as fantasias mais famosas de Gabriel (que ele desenvolveu como forma de superação do medo de palco), incluem "The Flower" ("Supper's Ready", de Foxtrot), "Magog" ("Supper's Ready"), "Britannia" ("Dancing With The Moonlit Knight," de Selling England by the Pound), "The Old Man" ("The Musical Box", de Nursery Cryme), "Rael" (The Lamb Lies Down on Broadway) e "The Slipperman" ("The Colony of Slippermen," também de The Lamb Lies Down on Broadway).

As vocalizações de apoio para Gabriel eram, geralmente, feitas por Mike Rutherford, Tony Banks e Phil Collins, que, após longa busca por um substituto, acabou por se tornar o voca lista da banda, após a saída de Gabriel, em 1975. A saída de Gabriel dos Genesis resultou de diversos fatcores. Após sete anos na banda, Peter sentia-se limitado criativamente,. Por outro lado, a sua presença "teatral" nos shows causou atrito com os outros integrantes, pois a imprensa exaltava as suas bizarrices e reduzia Mike Rutherford, Tony Banks, Steve Hackett e Phil Collins a meros músicos de apoio do vocalista.

As tensões aumentaram durante a gravação do ambicioso álbum conceptual duplo "The Lamb Lies Down on Broadway" e respectiva tournée, este sim um conceito criado por Gabriel, enquanto os outros integrantes se encarregaram das composições e arranjos. Por esse tempo, Gabriel foi contactado pelo realizador de cinema William Friedkin, de "O Exorcista", que o questionou sobre a possibilidade de escrever um roteiro de filme com o líder dos Genesis. Apesar de o projecto não ter saído do papel, a ausência de uma semana da banda desgastou muito a relação do quinteto. A sua saída foi acertada antes da tournée de "The Lamb Lies Down on Broadway".

Outro ponto de tensão foi a gravidez problemática de Jill Moore, mulher de Gabriel. Os médicos não garantiram que Anna-Marie nasceria com vida e, diante disso, Peter Gabriel achou por bem ficar mais tempo com a sua família. Como isso significou que o vocalista não estaria disponível para ensaiar, gravar e fazer shows, ficou claro que a saída dele era a única solução. Os sentimentos envolvidos nesse doloroso processo inspiraram Gabriel a compor a canção "Solsbury Hill", que chegou à posição 70ª das 100 mais pedidas da Billboard, em 1978.

Gabriel recusou-se a intitular os seus quatro primeiro álbuns-solo (todos são chamados Peter Gabriel, diferindo somente na arte da capa), já que gostaria que as capas tivessem o mesmo impacto de uma edição especial da revista Time, que, normalmente, é composta apenas de uma foto e o nome da publicação; posteriormente, nos EUA, os quatros primeiros álbuns foram diferenciados através de numeração e da imagem frontal, na ordem I - Car, II - Scratch, III - Melt e IV - Security. Três deles foram produzidos entre 1976 e 1982 por Bob Ezrin. Gabriel trabalhou com o guitarrista Robert Fripp (dos King Crimson) como produtor do seu segundo LP a solo, em 1978. Esse álbum é tido como o mais obscuro e experimental por não ter produzido hits
.
O terceiro álbum, lançado em 1980, trouxe a colaboração de Steve Lillywhite, que despontava com os primeiros álbuns dos U2. É lembrado pelos compactos "Games Without Frontiers" e "Biko", que mostram o novo interesse de Gabriel pela world music (especialmente na percussão, no emprego da então nascente técnica do "gated drum", também chamada de "gated reverb", na qual, dentre outras características, não são usados os pratos da bateria), e pela esmerada produção, que fez uso extenso dos recursos de estúdio e processamentos de som.

As sessões de gravação entre 1981 e 1982, com o produtor David Lord acabaram resultando no quarto LP, Security, cuja produção teve mais participação do cantor e letrista. Apesar do som peculiar e dos temas introspectivos (preferidos por Gabriel), o álbum foi bem sucedido e rendeu um sucesso, "Shock the Monkey", para o qual foi realizado um video clip inovador.

Gabriel promoveu todos os seus álbuns com tournées, nas quais, cada vez mais, se percebia o emprego de recursos e conceitos originais, coreografias, tecnologia de ponta, e a redução do uso de maquilhagens e da flauta que tanto o celebrizaram na época do Genesis. Para uma das tournées, toda a sua banda raspou a cabeça. A tournée de 1982 e 1983 incluía uma sessão de abertura com David Bowie. Esse período foi resumido com o álbum ao vivo "Plays Live".

Em Outubro de 1982, Peter Gabriel reuniu-se aos Genesis para um show exclusivo, chamado "Six of the Best", no estádio Milton Keynes, na Inglaterra. A iniciativa partiu do empresário dos Genesis, Tony Smith, ao saber que Gabriel estava à beira da falência devido ao seu patrocínio ao festival internacional de artes chamado "World of Music, Arts and Dance" (WOMAD). A situação era tão grave que Peter Gabriel foi ameaçado de morte por pessoas ligadas aos demais credores do festival. Assim, Gabriel, Tony Banks, Mike Rutherford, Phil Collins, Steve Hackett, Daryl Stuermer e Chester Thompson apresentaram-se juntos, a 2 de Outubro daquele ano, e conseguiram a quantia necessária para Gabriel normalizar a sua situação, não ser assassinado, não perder a sua editora de música (Real World Records) e levar adiante a sua carreira. O show foi apresentado por Jonathan King, o produtor do álbum de estreia do conjunto.

Apesar do sucesso comercial e de crítica com os álbuns anteriores, a sua maior popularidade foi obtida em 1986 com o álbum "So". As canções "Sledgehammer", "Big Time" e "In Your Eyes" estouraram nas paradas de sucesso de vários países do mundo. O álbum foi co-produzido por Daniel Lanois, já então reconhecido pelo seu trabalho nos U2.

A canção "Sledgehammer" foi acompanhada por um video clip inovador, que ganhou diversos prémios no MTV Music Video Awards de 1987, e estabeleceu um novo padrão para vídeos de música, tendo sido decisiva a sua influência no surgimento da chamada "indústria do video clip". O mesmo aconteceu com "Big Time", cujo clip usa animação e diversos efeitos especiais. "Sledgehammer" também apareceu na trilha internacional da novela "Roda de Fogo", do Brasil, em 1986. Nessa época, Peter começou a envolver-se fortemente com as causas da Amnistia Internacional.

Em 1989, o cantor lançou "Passion", a trilha sonora do filme de Martin Scorsese, "A Última Tentação de Cristo". Muitos consideram o álbum como o auge de seu trabalho com a world music, e com ele Gabriel ganhou o seu primeiro Grammy.

Em seguida foi lançado "Us", em 1992, também co-produzido por Daniel Lanois, no qual foram explorados problemas pessoais recentes: o fim do seu primeiro casamento, as suas crises de depressão causadas pelo transtorno bipolar e a sua excessiva preocupação com a forma física e sexo, além da crescente distância entre ele e a sua primogénita. A característica introspecção de Gabriel, nesse álbum, tornou-se mais intensa, como se pode ver no video clip da primeira música de trabalho, "Steam", em que aparecem várias referências a mulheres e ao sexo.

A segunda música de trabalho, "Digging in the Dirt", mostra o artista no meio de várias situações conflituosas, violentas, debaixo de terra e coberto de minhocas. Os seus problemas com a filha foram explorados em "Come Talk To Me", que tinha como vocalista de apoio Sinéad O'Connor. O'Connor também cantou em "Blood of Eden", o terceiro compacto do álbum. Os anos 90 de Gabriel foram resumidos no CD duplo "Secret World Live" (1994). Gabriel ganhou ainda mais três Grammys pelos seus video clips.

Após uma grande paragem em que se voltou para outros projectos, Gabriel lançou "OVO", com a trilha sonora do evento "Domo do Milênio", (Londres, 2000), cuja proposta foi celebrar artisticamente a civilização Ocidental, com a abordagem de seu passado, presente e as esperanças para o futuro,

Gabriel compôs, depois, "Long Walk Home", trilha sonora para o filme "Rabbit-Proof Fence" que ganhou o Globo de Ouro..

Em Setembro de 2002, foi lançado "Up", o seu primeiro álbum de estúdio nessa década, o qual tem por tema experiências e sentimentos típicos da meia-idade, e mescla novos estilos musicais ao resgate de algumas referências do rock progressivo. Esse álbum teve menos sucesso comercial, embora a crítica tecesse muitos elogios.

Trabalhos recentes

Gabriel apresentou-se no Live 8, em Julho de 2005, tendo sido lançado um DVD do evento. Também tocou no palco com Cat Stevens, 33 anos após participar do álbum "Mona Bone Jakon". O evento ocorreu em Joanesburgo durante um concerto para Nelson Mandela. No final de 2005, foi lançado novo DVD duplo, "Peter Gabriel Live & Unwrapped".

A FIFA convidou Peter Gabriel e Brian Eno para organizar uma cerimónia de abertura para a final da Copa do Mundo de 2006 na Alemanha. Peter começou o projecto, no Olympic Stadium de Berlim, mas o espectáculo foi cancelado em Janeiro do mesmo ano pela FIFA por falta de caixa e suposta falta de interesse, ainda que a explicação oficial referisse um potencial dano do relvado do estádio.

Rumores de uma possível reunião da formação clássica do Genesis circularam entre 2004 e 2005, especialmente após Phil Collins declarar em entrevista que era aberto à ideia de voltar às baquetas e deixar o microfone para Peter Gabriel. Gabriel encontrou-se com os outros membros em 2005 e 2006, e uma possível tournée para "The Lamb Lies Down on Broadway" foi discutida. Apesar de Gabriel não se ter interessado pelo projecto, Collins, Banks, Rutherford, Stuermer e Thompson embarcaram numa série de concertos pela Europa.

Gabriel apresentou "Imagine" de John Lennon na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, em Turim, a 10 de Fevereiro de 2006.

Peter Gabriel compôs a música "Down to Earth" para a trilha sonora do filme WALL-E (2008).

Discografia
Esta discografia não inclui os trabalhos de Peter Gabriel nos Genesis, somente o seu trabalho a solo.

Álbuns de estúdio
1977 - Peter Gabriel I ('Car')
1978 - Peter Gabriel II ('Scratch')
1980 - Peter Gabriel III ('Melt')
1982 - Peter Gabriel IV - Security
1986 - So
1992 - Us
2000 - OVO
2002 - Up
2010 - Scratch My Back
2011 - New Blood

Álbuns ao vivo
1983 - Plays Live
1994 - Secret World Live

Compilações
1990 - Shaking the Tree
1992 - Revisited
2003 - Hit

Álbuns de trilhas sonoras
1985 - Birdy, trilha sonora do filme "Birdy"
1989 - Passion: Music for The Last Temptation of Christ
2002 - Long Walk Home: Music from the Rabbit-Proof Fence

Canções de trilhas sonoras
1984 - "Walk through the Fire", para "Against All Odds"
1984 - "Out Out", para "Gremlins"
1994 - "Lovetown", para "Philadelphia"
1994 - "Taboo" (com Nusrat Fateh Ali Khan), para "Natural Born Killers"
1995 - "Party Man" (com The Worldbeaters), para "Virtuosity"
1995 - "While the Earth Sleeps" (com Deep Forest), para "Strange Days"
1998 - "I Grieve", para "City of Angels" (lançado posteriormente em Up)
1998 - "That'll Do", para "Babe: Pig in the City"
2001 - "Nocturnals", para "Les Morsures de l'aube" (não lançado na trilha sonora oficial)
2004 - "The Book of Love", para "Shall We Dance"
2008 - "Down to Earth", para "WALL-E"
2010 - "Big Time", para "Inside Job"

Videografia

DVDs
1994 - Secret World Live (concerto da Secret World Tour 1992/93)
2003 - Growing Up (concerto da Growing Up Tour 2002/03)
2004 - Play (compilação de todos os video clips, incluindo vídeos bónus e som remasterizado)
2004 - A Family Portrait - A Film By Anna Gabriel (dirigida pela sua filha, sobre as tournées "Growing Up" e "Still Growing Up")
2005 - "Still Growing Up: Live & Unwrapped"

VHSs
1990 - "PoV" (concerto na Grécia em 1988)




Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e Letras.mus.br





Peter Gabriel

Sledgehammer




You could have a steam train
If you'd just lay down your tracks
You could have an aeroplane flying
If you bring your blue sky back
All you do is call me
I'll be anything you need

You could have a big dipper
Going up and down, all around the bends
You could have a bumper car, bumping
This amusement never ends

I want to be your sledgehammer
Why don't you call my name
Oh, let me be your sledgehammer
This will be my testimony
Show me 'round your fruitcage
'Cause I will be your honey bee
Open up your fruitcage
Where the fruit is as sweet as can be

I want to be your sledgehammer
Why don't you call my name
You'd better call the sledgehammer
Put your mind at rest
I'm going to be the sledgehammer
This can be my testimony
I'm your sledgehammer
Let there be no doubt about it
Sledge, sledge, sledgehammer

I've kicked the habit
Shed my skin
This is the new stuff
I go dancing in
We go dancing in
Oh, won't you show for me
I will show for you
Show for me
I will show for you
yeah, yeah, yeah, yeah, yeah, yeah
I do mean you
Only you
You've been coming through
Going to build that power
Build, build up that power
I've been feeding the rhythm
I've been feeding the rhythm
Going to feel that power build in you
Come on, come on, help me do
Come on, come on, help me do
Yeah, yeah, yeah, yeah, yeah, yeah, yeah, yeah, you
I've been feeding the rhythm
I've been feeding the rhythm
It's what we're doing, doing
All day and night





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