"Miss Sarajevo" é uma canção da banda irlandesa de rock U2, lançada como único single do álbum "Original Soundtracks 1", de 1995, que teve a participação de Brian Eno, sob o pseudónimo The Passengers. Luciano Pavarotti aparece como convidado fazendo uma vocalização ao "estilo" ópera solo. A canção também aparece na compilação "The Best of 1990-2000". O cantor George Michael regravou a música para o seu álbum "Songs from the Last Century". Apesar da canção não ter chegado às paradas da Billboard Hot 100, chegou à posição #6 no UK Singles Chart e também fez sucesso na Europa. Bono confessou uma vez que, para ele, "Miss Sarajevo" era uma das suas canções favoritas lançadas pelos U2.
........................................................................................
Os U2 são uma banda de rock irlandesa formada no ano de 1976. O grupo é composto por Bono (vocal e guitarra), The Edge (guitarra, teclado e backing vocal), Adam Clayton (baixo) e Larry Mullen Jr. (bateria e percussão). O som dos U2, inicialmente enraizado no pós-punk, cresceu incorporarando influências de muitos géneros da música popular. Ao longo das mudanças do grupo, os U2 sempre mantiveram um som construído sobre instrumentos melódicos, com destaque para as texturas e acordes do guitarrista de The Edge e dos vocais expressivos de Bono. As suas letras, muitas vezes embelezadas com imagens espirituais, têm foco em temas pessoais e preocupações sócio-políticas.
A banda U2 foi formada no Mount Temple Comprehensive School, quando os membros eram ainda adolescentes e com conhecimento musical limitado. Após quatro anos, assinaram com a editora Island Records e lançaram o seu álbum de estreia, "Boy" (1980). Em meados da década de 1980, tornaram-se uma banda de sucesso internacional. Foram mais bem sucedidos com as suas performances ao vivo do que com a venda dos álbuns, até lançarem o álbum "The Joshua Tree" (1987), que, segundo a Rolling Stone, elevou a banda à estatura de "heróis super-estrelas".
Reagindo à estagnação musical no final da década de 1980, às críticas sobre a sua imagem demasiado e à sua transformação musical, o grupo reinventou-se com o álbum "Achtung Baby" (1991), e o acompanhamento da tournée Zoo TV Tour. A banda integrou influências de dance music, música industrial e rock alternativo no seu estilo musical e performances, abraçando uma imagem mais irónica e auto-depreciativa. A "experimentação" de novas sonoridades continuou durante o resto da década de 1990 com níveis mistos de sucesso. Os U2 recuperaram os fãs e os elogios dos críticos musicais logo após o lançamento de "All That You Can't Leave Behind" (2000) e "How to Dismantle an Atomic Bomb" (2004), que estabeleceu um som tradicional mais convencional para a banda. Em 2009 a 2011, a U2 360° Tour foi a tournée mais bem sucedida, liderando o ranking da digressão com maior vendas de bilheteira da história.
O grupo lançou 12 álbuns de estúdio e está na lista dos artistas com maior venda de álbuns do mundo, tendo vendido mais de 150 milhões de discos mundialmente. Ganharam 22 Prémios Grammy, mais do que qualquer outra banda. Em 2005, o grupo foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame. A Rolling Stone classificou os U2 na posição de número 22 na lista dos "100 Maiores Artistas de Todos os Tempos", classificando-o a "Maior Banda do Mundo".
Ao longo de toda a sua carreira, como banda e a nível individual, têm realizado inúmeras campanhas pelos direitos humanos e causas filantrópicas, incluindo a Amnistia Internacional, as campanhas ONE/DATA, Product Red e The Edge no Music Rising (2005).
................................................................................
Luciano Pavarotti - nascido em Módena, a 12 de Outubro de 1935, e falecido na mesma cidade a 6 de Setembro de 2007 - foi um cantor (tenor lírico) italiano, grande intérprete das obras de Donizetti, Puccini e Verdi, dentre outros em seu grande repertório. É reconhecido como o tenor que popularizou mundialmente a ópera.
Pavarfotti recebeu a OMRI - Ordem do Mérito da República Italiana (em italiano: Ordine al merito della Repubblica Italiana) que é a ordem mais alta concedida em Itália. Foi criada a 3 de Março de 1951, pelo presidente da república Luigi Einaudi, tendo por objectivo recompensar os serviços prestados à nação italiana no domínio da literatura, belas-artes, economia, serviço público, actividades de carácter social, filantropia ou humanitários, e serviços prestados ao longo de uma carreira militar ou civil.
Pavarotti começou a sua carreira profissional como tenor, em 1961, em Itália. Em 1961, fez a sua primeira performance internacional, em "La Traviata", de Giuseppe Verdi, em Belgrado, na Sérvia (então Jugoslávia). Cantou nas maiores casas de óperas da Itália, nos Países Baixos, em Viena, Londres, Ancara, Budapeste e Barcelona. O jovem tenor tornou-se conhecido durante uma tournée australiana ao lado da afamada soprano Joan Sutherland, em 1965. Ele
Pavarotti teve a sua estreia nos Estados Unidos, em Miami, também a convite da soprano. A sua posição como o tenor lírico líder da sua geração surgiu entre os anos de 1966 e 1972, mercê das suas performances no Teatro alla Scala de Milão e noutras casas de ópera italianas. No Metropolitan Opera House, interpretou o papel de Tonio de La fille du régiment de Gaetano Donizetti e recebeu o título de "Rei dos Dós", quando cantou a aria "Ah mes amis...pour mon âme".
Pavarotti foi o melhor tenor em bel canto, na "Aida" de Verdi e na "La Bohème", "Tosca" e "Madame Butterfly" (de Giacomo Puccini) da sua geração. No fim da década de 1970 e 1980, continuou a se apresentar nos maiores teatros do mundo.
Tornou-se ainda mais popular entre o público, na Copa do Mundo de 1990, em Itália, com performances da ária "Nessun Dorma", da ópera "Turandot", de Giacomo Puccini, na apresentação dos Três Tenores, ao lado dos também tenores e amigos Plácido Domingo e José Carreras. Os três apresentaram-se, em trio, diversas vezes.
A sua última performance numa ópera, que ocorreu no Metropolitan Opera, foi em Março de 2004. Um ano depois, a Fundação Ítalo-Americana nacional indicou o seu nome para a Calçada Ítalo-Americana da Fama, em reconhecimento do seu trabalho, ao longo de toda a sua vida. A sua última aparição em palco foi na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Turim, em 2006, quando cantou, pela última vez, "Nessun Dorma", tendo recebido uma ovação calorosa por parte das milhares de pessoas que estavam a assistir
.
A 6 de Setembro de 2007, morreu na sua casa, em Módena, devido a um cancro no pâncreas, aos 71 anos.
Pavarotti gravou duetos com Anastacia, Mariah Carey, James Brown, Frank Sinatra, Zucchero, Ricky Martin, Simon Le Bon, Laura Pausini, Elton John, Spice Girls, Bryan Adams, Andrea Bocelli, Queen, Céline Dion, Eros Ramazzotti, Jon Bon Jovi, The Corrs, U2, Roberto Carlos, Mercedes Sosa, entre outros especialmente para causas beneficentes, nas quais se envolveu bastante.
Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e Letras.mus.br
The Passengers (U2 ft. Luciano Pavarotti)
Miss Sarajevo
Is there a time for keeping a distance
A time to turn your eyes away
Is there a time for keeping your head down
For getting on with your day
Is there a time for kohl and lipstick
A time for cutting hair
Is there a time for high street shopping
To find the right dress to wear
Here she comes
Heads turn around
Here she comes
To take her crown
Is there a time to walk for cover
A time for kiss and tell
Is there a time for different colors
Different names you find it hard to spell
Is there a time for first communion
A time for east 17
Is there a time to turn the mecca
Is there a time to be a beauty queen
Here she comes
Beauty plays the crown
Here she comes
Surreal in her crown
[Pavarotti]
Dici che il fiume
trova la via al mare
E come il fiume
giungerai a me
Oltre i confini
e le terre assetate
Dici che come fiume
come fiume
L'amore giunger
L'amore
E non so pi pregare
E nell'amore non so pi sperare
E quell'amore non so pi aspettare
[English translation:]
You say that the river
finds the way to the sea
And as the river
you'll come to me
Beyond the borders
and the thirsty lands
You say that as river
As river
Love will come
Love
And I cannot pray anymore
And I cannot hope in love anymore
And I cannot wait for love anymore
[Bono]
Is there a time for tying ribbons
A time for Christmas trees
Is there a time for laying tables
When the night is set to freeze
Sem comentários:
Enviar um comentário