Susana Félix - nascida em Torres Vedras, a 12 de Outubro de 1975 - é uma cantora e actriz portuguesa.
Apaixonada pelas artes desde sempre, dedicou-se ao canto bem cedo.
Em 1988, com apenas 12 anos, vence a Grande Noite do Fado, no Coliseu dos Recreios de Lisboa. O tema interpretado foi "Maria da Cruz", um tema de Amália, que a mãe lhe ensinou. De 1989 a 1994, fez teatro amador na sua terra natal. Foi igualmente campeã de patinagem artística. Participou em alguns programas televisivos como "Domingo Gordo" de Júlio Isidro.
Em 1995, participa no programa da RTP “Selecção Nacional” e inicia os seus estudos musicais na Academia de Amadores de Música. Ainda nesse ano é escolhida pela Disney para cantar as músicas da personagem principal do filme "Pocahontas". Mais tarde, participou nos filmes "Hércules" e "Rei Leão II: O Orgulho de Simba".
Começa, entretanto, a trabalhar como cantora de estúdio gravando vários "spots" publicitários e participando no disco "A cor da fogueira" de Mafalda Veiga. Passa a fazer parte integrante da banda da cantora como voz de apoio.
Participa no programa “Todos ao Palco” de Filipe La Féria e é convidada a actuar como actriz e cantora na série “ Camaleão Virtual Rock” da RTP e no espectáculo “40 anos de RTP”.
Em 1997, colabora nos discos de João Pedro Pais e Luís Represas.
Em 1999 é lançado o álbum “Um Pouco Mais” com temas como “Mais olhos que Barriga” (com letra de Pedro Malaquias) e “ Um Lugar Encantado”. Percorre o país de norte a sul numa digressão de 40 espectáculos.
Em 2001, participa como actriz na série “Crianças SOS” e na telenovela “Ganância” da SIC, para a qual escreveu um tema para a sua banda sonora. Durante o mesmo ano a TVI convida-a para compor parte da banda sonora da série “Anjo Selvagem”. É nomeada para os “Prémios Expresso” na categoria de música.
Em 2002, dirige a parte vocal do disco “Winter Day..s “ dos portugueses Spelling Nadja e compõe parte da banda sonora da telenovela “Amanhecer”. No mesmo ano, edita o seu segundo álbum de originais “Rosa e Vermelho”.
Em 2003, produz, em conjunto com Nuno Faria e Fernando Abrantes, o disco “Mar Confidente” de Joana Melo.
Durante o ano de 2004 esteve em cena no Teatro São Luiz como actriz/cantora no musical “Portugal-Uma Comédia Musical”, com encenação de António Feio e música de Sérgio Godinho.
O disco “Índigo” foi editado no início de 2006 com a produção e os arranjos a cargo da própria Susana Félix e de Renato Júnior. Neste disco aparece também como compositora e assina a maioria das letras. O primeiro single foi "Flutuo".
Em 2006, coordenou artisticamente o espectáculo “Sexta-Feira 13 – O Musical dos Xutos e Pontapés (musical estruturado nas canções do grupo). Participou também na 1ª Temporada de Dança Comigo da RTP onde foi uma das semifinalistas. Nesse mesmo ano participou como actriz na série “ Nome de Código: Sintra” realizada por Jorge Paixão da Costa, transmitida pela RTP e na série “Uma Aventura” transmitida pela SIC. Foi ainda convidada para escrever e interpretar o hino oficial da Raríssimas (associação nacional de deficiências mentais e raras) compondo o tema “O mesmo olhar”.
Em 2007, edita o seu quarto álbum "Pulsação" que reúne temas dos seus discos anteriores, temas esse revisitados (rearranjados e regravados) e ainda dois originais, sendo um deles o single de avanço “(Bem) Na Minha Mão”. Participa igualmente numa gala da Operação Triunfo da RTP1 com 2 concorrentes da OT e no "Diz que é uma espécie de magazine" interpretando "Não sou o único" dos Xutos e Pontapés.
Em 2009 juntamente com Mafalda Arnauth, Viviane e Luanda Cozetti, integra o projecto Rua da Saudade, no qual dá voz às letras originais de Ary dos Santos no álbum "Canções de Ary dos Santos", sendo a voz do primeiro single extraído, "Canção de Madrugar".
Em 2011, é editado o álbum "Procura-se". O disco conta com a participação do baterista Steven Jansen, uma parceria com Carlos Tê e ainda um dueto com Jorge Drexler.
Discografia
Álbuns de estúdio
Um Pouco Mais (Popular, 1999)
Rosa e Vermelho (Popular, 2002)
Índigo (Farol, 2006)
Pulsação (Farol, 2007)
Procura-se (Farol, 2011)
Outros
Rua da Saudade (2009)- tributo a Ary dos Santos
Compilações
Selecção Nacional
Canções da Disney
Ganância (2001)
Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e Letras.mus.br
Susana Felix
Flutuo
Flutuo, consigo deslindar o meu gosto sem esforço
Balanço é o que a maré me dá e eu não contesto
O meu destino está fora de mim e eu aceito
Sou eu despida de medos e culpas, confesso
Refrão
Hoje eu vou fingir que não vou voltar
Despeço-me do que mais quero
Só para não te ouvir dizer que as coisas vão mudar
amanhã
Flutuo, consigo deslindar o meu gosto sem esforço
Balanço é o que a maré me dá e eu não contesto
Amanhã, pensar nisso sempre me dá mais jeito
Fazer de mim pretérito mais que perfeito
Refrão
Hoje eu vou fingir que não vou voltar
Despeço-me do que mais quero
Só para não te ouvir dizer que as coisas vão mudar
amanhã, amanhã
Hoje eu vou fugir para não me dar a vontade de ser tua
Só para não me ouvir dizer que as coisas vão mudar
amanhã, amanhã, amanhã
Flutuo
Sem comentários:
Enviar um comentário