John Joseph Travolta - nascido em Englewood, a 18 de Fevereiro de 1954 - é um actor, cantor, dançarino e piloto norte-americano.
Travolta é o mais novo dos seis filhos do casal Helen e Salvatore Travolta, John cresceu na pequena cidade de Englewood, no estado de New Jersey. Na adolescência, a sua mãe resolveu inscrevê-lo numa escola de teatro em Nova Yorque, onde pode estudar canto, dança e representação. Aos 16 anos, conseguiu o seu primeiro trabalho profissional, no musical de verão "Bye Bye Birdie". Logo resolveu deixar de lado os estudos e investir de vez na profissão, mudando-se para Nova Iorque e passando a trabalhar com uma certa regularidade em produções de verão e comerciais de televisão.
Aos 18 anos, John Travolta estreou-se na Broadway com "Grease". Pouco tempo depois, ingressou no elenco de "Over Here", onde trabalhou por dez meses. Decidido a tentar a sorte em Hollywood, deixou Nova Iorque e partiu para Los Angeles. Participou no telefilme "The Devil's Rain" (1975) e teve pequenos papéis nas séries de televisão "Medical Center" (1969), "Emergency!" (1972) e "The Rookies" (1972). Foi apenas com a série "Welcome Back, Kotter" (1975-79), onde interpretou um dos principais personagens, que alcançou o sucesso junto do público americano.
A sua carreira no cinema começou com o filme "Carrie", dirigido por Brian de Palma. Quando foi rodar "Saturday Night Fever" (1977), Travolta já atraía fãs histéricas. Em documentário gravado para a edição comemorativa dos 30 anos do filme, a actriz Donna Pescow, intérprete de Annette, contou que certa vez as fãs começaram a balançar o trailer onde ela e Travolta estavam, no intuito de o fazer sair do local. Foi preciso apoio da segurança para que a situação fosse tranquilizada. Com o sucesso estrondoso do filme, e ainda com a nomeação ao Óscar, Travolta virou uma estrela mundial do cinema.
A sua popularidade cresceu ainda mais com o filme seguinte, "Grease" (1978), co-estrelado por Olivia Newton-John. A parceria fez tanto sucesso que foi repetida em "Embalos a Dois" (1983), sem o mesmo sucesso. A boa fase de John Travolta durou até "A Febre Continua" (1983), onde voltou a interpretar Tony Manero. Entretanto, as críticas negativas fizeram do filme um grande fracasso.
A partir de então, a carreira de Travolta desceu ladeira abaixo em Hollywood. Na década de 1980, foi a comédia infantil "Olha Quem Fala" (1989), que rendeu duas sequências que o manteve conhecido. O seu retorno ao primeiro time dos astros ocorreu em 1994, ao rodar "Pulp Fiction". A sua personagem Vincent Vega rendeu-lhe uma segunda nomeação ao Óscar tendo a sua dança ao lado de Uma Thurman entrado para a história do cinema.
Com a carreira revigorada, Travolta entrou em vários filmes de sucesso, como "O Nome do Jogo" (1995), "A Última Ameaça" (1996) e "A Outra Face" (1997). O fiasco de "A Reconquista" (2000) ameaçou lamcá-lo de volta ao limbo hollywoodiano, mas logo em seguida voltou a mostrar bom desempenho nas bilheterias com "Swordfish" (2001) e "Motoqueiros Selvagens" (2007). Com "Hairspray" (2007) teve mais um ponto alto na carreira, ao intérpretar Edna, mãe da protagonista Tracy, chance de, mais uma vez, ver Travolta dançando em cena.
Vida pessoal
Além de apaixonado por aeronaves, possui licença de Piloto de Linha Aérea, e tem dois aviões, sempre pilotados por ele mesmo. São eles um Boeing 707, de matrícula N707JT, e um Gulfstream II, de matrícula N728T.
É casado com a actriz Kelly Preston desde 1991. Tiveram 3 filhos, Jett, nascido em 13 de Abril de 1992 e falecido a 2 de Janeiro de 2009, Ella Bleu, nascida em 3 de Abril de 2000, e Benjamim, nascido a 23 de Novembro de 2010.
....................................................................................................................
Olivia Newton-John - nascida em Cambridge, a 26 de Setembro de 1948 - é uma cantora e actriz australiana.
Representou o Reino Unido no Festival Eurovisão da Canção de 1974, interpretando o tema "Long live love", que terminou em quarto lugar.
Neta do físico Max Born, tornou-se uma estrela internacional com o sucesso do filme "Grease" (1978). Neste filme o seu parceiro foi John Travolta, com quem faria outro filme em 1983, "Two of a Kind", desta vez sem muito sucesso.
O musical "Xanadu" foi outro filme famoso que teve Olivia como protagonista. Neste filme o seu parceiro foi Gene Kelly.
Fez sucesso também com as canções "Physical", "A Little More Love", "Magic" e "Xanadu", as duas últimas partes da trilha sonora do filme "Xanadu".
Olivia Newton-John nasceu em Cambridge (Inglaterra), filha de Brinley ("Bryn") Newton-John e Irene Born. É a mais nova dos três irmãos, Hugh, um médico, e Rona, sua irmã também atriz. A sua mãe era filha de Max Born, o físico alemão laureado com o Prêmio Nobel que fugiu da Alemanha na década de 1930 para evitar a perseguição nazi. O seu pai era um oficial MI5, trabalhando no Projeto Enigma em Bletchley Park (antiga instalação militar secreta na Inglaterra). A família Newton-John emigrou em 1954 para Melbourne, Austrália, onde o seu pai começou a trabalhar como professor na faculdade de Ormond, na universidade de Melbourne.
Carreira
Início
Com catorze anos, Olivia formou uma banda de garotas, Sol Four, com três colegas. Em pouco tempo, já estava aparecendo regularmente nas rádios e nos shows de televisão australianos incluindo HSV-7's The Happy Show onde cantou "Lovely Livvy". Também apareceu no "Go Show" onde encontrou os seus amigos, Pat Carroll e John Farrar. (Carroll e Farrar estavam casados).
Entrou, depois, num concurso de talentos no programa de televisão, "Sing, Sing, Sing", apresentado pelo ídolo australiano dos anos 1960 Johnny O'Keefe, onde cantou as canções "Anyone Who Had A Heart" e "Everything's Coming Up Roses". Ganhou a competição e recebeu um convite de trabalho na Inglaterra. Inicialmente não quis ir, mas sua mãe incentivou-a a conquistar a fama.
Entrou, depois, num concurso de talentos no programa de televisão, "Sing, Sing, Sing", apresentado pelo ídolo australiano dos anos 1960 Johnny O'Keefe, onde cantou as canções "Anyone Who Had A Heart" e "Everything's Coming Up Roses". Ganhou a competição e recebeu um convite de trabalho na Inglaterra. Inicialmente não quis ir, mas sua mãe incentivou-a a conquistar a fama.
Olivia mudou-se para Inglaterra e terminou o seu namoro com Ian Turpie, com quem estrelou num telefilme australiano independente, "Funny Things Happen Down Under". Quando Pat Carrol se mudou também para Inglaterra, as duas juntaram-se e fizeram uma tournée em clubes nocturnos na Europa, que terminou quando o visto de Pat expirou, pelo que teve que retornar à Austrália. Olivia permaneceu em Inglaterra para começar definitivamente a sua carreira solo.
Olivia gravou o seu primeiro single, "Till You Say You'll Be Mine"/"Forever," pela gravadora inglesa Decca Records, em 1966. Quatro anos mais tarde, Olivia entrou no grupo, "Toomorrow" — ideia do produtor americano Don Kirshner. O grupo gravou um álbum e estrelou um "musical de ficção científica" com o mesmo nome. O projeto fracassou e o grupo separou-se em 1970.
1971 - 1977
Olivia lançou o seu primeiro álbum, "If Not For You", em 1971. "The If Not For You", escrita por Bob Dylan, transformou-se no seu primeiro hit internacional (n° 25 Pop, n° 1 Adult Contemporary [daqui por diante AC]) esteve no Top 10 na Austrália e Inglaterra, porém, fracassou nos Estados Unidos. (n° 94 Pop, n° 34 AC). Foi candidata a Melhor Cantora Inglesa por dois anos na revista Record Mirror. Apareceu diversas vezes com Cliff Richard no programa de televisão, "It's Cliff Richard", e estrelou com ele no telefilme, "The Case". A carreira de Olivia nos Estados Unidos tinha fracassado desde "If Not For You" até ao lançamento de "Let Me Be There" em 1973. A música entrou no Top 10 americano no Pop (n° 6), Country (n° 7) e AC (n° 3) e resultou num prémio Grammy de Melhor Cantora Country do Ano e outro pela Academy of Country Music Award de Melhor Cantora. A música entrou no álbum "Let Me Be There", o n° 1 em vendas dos álbuns country durante duas semanas.
Em 1974, Olivia representou o Reino Unido no Festival Eurovision com uma música que não tinha gostado, "Long Live Love", escolhida pelo público britânico. Conseguiu o quarto lugar; Ganharam os ABBA com a música "Waterloo". Todas as seis canções indicadas foram gravadas por Olivia no seu álbum "Long Live Love", o primeiro feito pela IEM. Na América do Norte. Este álbum foi lançado com o nome "If You Love Me, Let Me Know" com seis canções do Festival Eurovision. O álbum tinha quatro tipos de estilos, mas tinha uma orientação country para continuar com o sucesso conseguido com "Let Me Be There". A música título do álbum foi o primeiro single e conseguiu o n° 5 Música Pop, n° 2 Country (a sua música country de melhor colocação até hoje) e n° 2 AC. O próximo single,"I Honestly Love You", se tornou a canção principal de Olivia naquele momento.
Escrita por Jeff Barry e Peter Allen, a música conseguiu o primeiro n° 1 Pop de Olivia e ficou neste posto por duas semanas, e o segundo n° 1 AC que continuou no posto por três semanas; com isso Olivia ganhou dois Grammy, Recorde do Ano e Melhor Cantora Pop do Ano. O sucesso dos singles botou o álbum em n° 1 na categoria Pop por uma semana, e na Country por oito semanas no Album Charts.
Olivia tornou-se a cantora country de maior sucesso na época nos Estados Unidos, mas foi criticada pelos puristas, que acreditavam que a sua mistura com pop não era música country. Além do Grammy por "Let Me Be There", Olivia também ganhou o Country Music Association por Melhor Cantora do Ano, ganhando das cantoras Loretta Lynn, Anne Murray, Dolly Parton e Tanya Tucker. A vitória de Olivia ultrajou vários artistas country, que formaram por curto tempo a Association of Country Entertainers (ACE). Olivia foi a cantora que mais divulgou a música country naquela época. Stella Parton, irmã de Dolly Parton, gravou "Ode To Olivia" que foi lançado no álbum de Olivia, em 1976, Don't Stop Believin'’.
Encorajada pela cantora australiana Helen Reddy, Olivia saiu de Inglaterra e mudou-se para os Estados Unidos. O seu novo álbum, "Have You Never Been Mellow", ficou no n° 1 Pop por uma semana e em nº 1 Country por seis semanas . O álbum gerou dois singles – a música-título do álbum (n° 1 Pop, nº 3 Country, n° 1 AC) e "Please Mr. Please" (nº 3 Pop, nº 5 Country, nº 1 AC). A carreira de Olivia esfriou com a estréia do álbum seguinte "Clearly Love". A tradição do certificado gold conseguido em 10 singles consecutivos foi quebrada com "Something Better To Do", que ficou parado no nº 13 (nº 19 Country e nº 1 AC). Embora seus álbuns ainda conseguissem o certificado de ouro, não retornou ao Top 10 no Hot 100 da Música Pop outra vez até 1978.
Os singles de Olivia continuaram firmes na liderança no chart AC, no qual ela finalmente acumulou dez singles nº 1, incluindo um recorde de sete consecutivos:
"I Honestly Love You" (1974) – 3 semanas
"Have You Never Been Mellow" (1975) – 3 semanas
"Please Mr. Postman" (1975) – 3 semanas
"Something Better To Do" (1975) – 3 semanas
"Let It Shine/He Ain't Heavy…He's My Brother" (1976) – 2 semanas
"Come On Over" (1976) – 1 semana
"Don't Stop Believin'" (1976) – 1 semana
Olivia também forneceu notável, mas não creditado, vocal para o single de John Denver, "Fly Away", que foi sucedido pelo seu próprio single, "Let It Shine/He Ain't Heavy…He's My Brother," , no nº1 do chart AC. Olivia também continuava a chegar ao Top 10 Country no qual ela registrou sete singles Top 10 através do álbum de 1976 "Come on Over" (nº 23 Pop, n° 5 Country, n° 1 AC) e seis álbuns Top 10 consecutivos (de um total de nove na carreira) através de "Don't Stop Believin'", também de 1976, (Pop n° 30, nº 7 Country). Ela fez seu primeiro especial de televisão nos Estados Unidos, "A Special Olivia Newton-John", em Novembro de 1976.
No meio de 1977, o sucesso de Olivia nos charts AC e Country começou a diminuir. O álbum "Making a Good Thing Better" (Pop n° 34, nº 13 Country) não conseguiu o certificado Ouro, e seu único single, a faixa título, não conseguiu nem atingir o Top 10 do charts AC ou Country do país. Embora neste mesmo ano tenha sido lançada a coletânea "Olivia Newton-John's Greatest Hits" (Pop nº 13, nº 7 Country) que se tornou o seu primeiro álbum de Platina (2X Platina), Olivia estava pronta para dirigir a sua carreira em novas direções.
1978 - 1979
A carreira de Olivia atingiu o ápice da década após estrelar no filme que adaptava o musical da Broadway "Grease", em 1978. Foi-lhe oferecido o papel principal, Sandy, após uma reunião com o produtor Allan Carr num jantar especial realizado por Helen Reddy, em Los Angeles, residência dela. Ainda temorosa pelo fracasso de "Toomorrow", experiência passada por ela há muito tempo (o filme foi feito em 1970 e estavam em 1977), Olivia insistiu num teste de actuação com o co-protagonista do filme, John Travolta. O filme acomodou Olivia no seu sotaque australiano por uma reformulação da sua personagem, Sandy Dumbrowski foi mudado para Sandy Olsson, uma australiana de férias que decide ficar com a família nos Estados Unidos.
O lançamento do filme foi antecedido num mês, e Olivia ajudou na divulgação do filme, mencionando-o no seu segundo especial de televisão, "Olivia". "Grease" tornou-se a maior bilheteira de 1978, e manteve-se bastante popular no seu aniversário, passados vinte anos, em 1998, quando foi relançado nos cinemas. A trilha sonora ficou 12 semanas consecutivas no nº1 da Billboard e rendeu três singles Top 5 para Olivia: o nº3 "You're The One That I Want" (com John Travolta), o nº3 "Hopelessly Devoted To You" e o nº5, "Summer Nights" (com John Travolta e todo o elenco do filme). A trilha sonora, é a mais vendida de todos os tempos, com estimativas de 45.000.000 de cópias no mundo todo até hoje. Um dos seus maiores hits internacionais, "You're The One That I Want", um dueto com John Travolta, foi uma das duas canções que o produtor a longa data de Olivia, "John Farrar", escreveu especificamente para o filme.
Olivia tornou-se a segunda mulher (após Linda Ronstadt, em 1977) a ter dois singles - "Hopelessly Devoted To You" e "Summer Nights" - no Top 5 da Billboard simultaneamente. A sua performance ganhou o prêmio "People's Choice pela Motion Picture" de actriz favorita. Também foi nomeada para um Globo de Ouro como Melhor Actriz num Musical e nomeada ao Óscar pela música "Hopelessly Devoted To You", no Academy Awards de 1979. Neste dia, a trilha sonora do filme subiu mais ainda nas vendas.
Olivia tornou-se a segunda mulher (após Linda Ronstadt, em 1977) a ter dois singles - "Hopelessly Devoted To You" e "Summer Nights" - no Top 5 da Billboard simultaneamente. A sua performance ganhou o prêmio "People's Choice pela Motion Picture" de actriz favorita. Também foi nomeada para um Globo de Ouro como Melhor Actriz num Musical e nomeada ao Óscar pela música "Hopelessly Devoted To You", no Academy Awards de 1979. Neste dia, a trilha sonora do filme subiu mais ainda nas vendas.
A transformação do estilo de música de Olivia de Country para Pop no filme entusiasmou-a para fazer o mesmo na sua carreira musical. Em Novembro de 1978, lançou o seu primeiro álbum pop "Totally Hot", o seu primeiro álbum no Top 10 (nº 7) desde "Have You Never Been Mellow". Os singles "A Little More Love" (nº 3 Pop, Country n° 94, n° 4 AC), "Deeper Than A Night" (Pop n° 11, n° 87 Country, n° 4 AC), bem como a faixa título do álbum (n° 52 Pop) demonstraram um som mais agressivo e dançante de Olivia. O álbum ainda chegou ao quarto lugar do chart AC. Olivia liberou "Dancin' 'Round And 'Round", lado B do single "Totally Hot" em uma rádio Country, onde conseguiu o impressionante n°29 (bem como Pop nº82 e nº25 AC ), tornando-se seu último lançamento dela exclusivo a uma rádio até agora.
Discografia
Álbuns de estúdio
If Not for You (1971)
Olivia (1972)
Let Me Be There (1973)
Long Live Love (1974)
If You Love Me, Let Me Know (1974)
Have You Never Been Mellow (]]1975]])
Clearly Love (1975)
Come on Over (1976)
Don't Stop Believin' (1976)
Making a Good Thing Better (1977)
Totally Hot (1978)
Physical (1981)
Soul Kiss (1985)
The Rumour (1988)
Warm and Tender (1989)
Gaia (1994)
Back With a Heart (1998)
'Tis the Season (2000)
Indigo: Women of Song (2004)
Stronger Than Before (2005)
Grace and Gratitude (2006)
Christmas Wish (2007)
A Celebration in Song (2008)
This Christmas (2012)
Prémios
(ACM) Academy of Country Music Awards
Vitórias:
1973 - Most Promising Female Vocalist
Nomeações:
1974 - Top Female Vocalist
(AMA) American Music Awards
Vitórias:
1974 - Favorite Album – Country: "Let Me Be There"
1974 - Favorite Female Artist – Country
1974 - Favorite Female Artist - Pop/Rock
1974 - Favorite Single - Pop/Rock: "I Honestly Love You"
1975 - Favorite Album - Pop/Rock: "Have You Never Been Mellow"
1975 - Favorite Female Artist – Country
1975 - Favorite Female Artist - Pop/Rock
1976 - Favorite Female Artist - Pop/Rock
1978 - Favorite Album - Pop/Rock: "Grease"
1982 - Favorite Female Artist - Pop/Rock
Nomeações:
1975 - Favorite Album - Country: "Have You Never Been Mellow"
1979 - Favorite Female Artist - Pop/Rock
1980 - Favorite Female Artist - Pop/Rock
(ARIA) Australian Recording Industry Association Awards
Vitórias:
1999 - Highest Selling Album: "Highlights From The Main Event"
Nomeações:
1999 - Best Adult Contemporary Album: "Highlights From The Main Event"
(CMA) Country Music Association Awards
Vitórias:
1974 - Female Vocalist of the Year
Nomeações:
1974 - Album of the Year - "If You Love Me Let Me Know"
1974 - Entertainer of the Year
1974 - Single of the Year - "If You Love Me (Let Me Know)"
Grammy Awards
Vitórias:
1973 - Best Female Country Vocal Performance: "Let Me Be There"
1974 - Record of the Year: "I Honestly Love You"
1974 - Best Female Pop Vocal Performance: "I Honestly Love You"
1982 - Video of the Year: "Olivia Physical"
Nomeações:
1975 - Best Female Pop Vocal Performance: "Have You Never Been Mellow"
1978 - Album of the Year: Grease
1978 - Best Female Pop Vocal Performance: "Hopelessly Devoted to You"
1980 - Best Female Pop Vocal Performance: "Magic"
1981 - Best Female Pop Vocal Performance: "Physical"
1982 - Best Female Pop Vocal Performance: "Heart Attack"
1983 - Best Long Form Music Video: Olivia In Concert
1984 - Best Short Form Music Video: Twist Of Fate
People's Choice Awards
1975 - Favorite Female Musical Performer
1977 - Favorite Female Musical Performer
1979 - Favorite Female Musical Performer
1979 - Favorite Motion Picture Actress
Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e letras.mus.br
John Travolta & Olivia Newton-John
You're the one that I want
(Danny)
I got chills, they're multiplyin', and I'm losin' control
Cause the power you're supplyin', it's electrifyin'
(Sandy)
You better shape up, cause I need a man, and my heart is set on you
You better shape up, you better understand, to my heart I must be true
(Danny & Sandy)
Nothing left, nothing left for me to do
(Chorus)
You're the one that I want (you are the one I want), ooh ooh ooh, honey
The one that I want (you are the one I want), ooh ooh ooh, honey
The one that I want (you are the one I want), ooh ooh ooh, honey
The one I need (the one I need), oh yes I need (yes I need)
(Sandy)
If you're filled with affection, 'n you're too shy to convey
Meditate my direction, feel your way
(Danny)
I better shape up, cause you need a man
(Sandy)
I need a man, who can keep me satisfied
(Danny)
I better shape up, if I'm gonna prove
(Sandy)
You better prove, that my fate is justified
(Danny)
Are you sure?
(Sandy)
Yes I'm sure down deep inside
Sem comentários:
Enviar um comentário