segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Elle King - America's Sweetheart






Tanner Elle Schneider - nascida em Los Angeles (Calfórnia), a 3 de Julho de 1989 - mais conhecida pelo nome artístico Elle King, é uma cantora, actriz, e compositora norte-americana. O seu estilo musical abrange diversos géneros, dentre eles country, soul, rock e blues. Em 2012, Elle King lançou o seu extended play (EP) de estreia, "The Elle King EP", sob o selo das gravadoras RCA e Fat Possum Records. A faixa "Playing for Keeps", presente no disco, é a canção-tema da série "Mob Wives Chicago", do canal televisivo VH1.

O seu primeiro álbum de estúdio, "Love Stuff", foi lançado em 2015 e produziu o single "Ex's & Oh's", que alcançou o Top 10 na principal parada de singles norte-americana e recebeu duas nomeações ao Grammy.


Biografia

Infância e adolescência

Elle nasceu na cidade de Los Angeles (Califórnia), Estados Unidos. Filha da ex-modelo London King e do ex-integrante do elenco do programa Saturday Night Live e actor Rob Schneider.Os seus pais divorciaram-se e a sua mãe casou-se novamente. Elle cresceu vivendo no sul do estado de Ohio, entre as cidades de Wellston e Columbus.

Aos nove anos de idade, o seu padrasto, Justin Tesa, deu-lhe de presente um disco da banda feminina de hard rock The Donnas, momento que a cantora encara como o "momento crucial" que norteou a sua vontade de encetar uma carreira no mundo da música. Nesse mesmo tempo, Elle começou a ouvir outras bandas como The Runaways e Blondie, e teve a sua estreia cinematográfica no filme "Deuce Bigalow: Male Gigolo", estrelado pelo seu pai.

Três anos depois, aos onze anos de idade, Elle começou a tocar violão e a envolver-se com a música de artistas como Otis Redding, the Yeah Yeah Yeahs, Etta James, Aretha Franklin, Al Green, Hank Williams, Johnny Cash, AC/DC (Elle possui o logo da banda tatuado no seu braço), e Earl Scruggs.

O seu interesse pela música country e bluegrass de Hank Williams e Earl Scruggs inspirou-a a aprender a tocar banjo. Durante a sua adolescência, participou do acampamento artístico de Buck's Rock, em Connecticut, onde estrelou com sucesso um grande número de musicais. Elle toca violão e banjo.

Elle viveu na cidade de Nova Iorque durante a sua adolescência, mas também morou em Los Angeles, Filadélfia, e em Copenhague, capital da Dinamarca. Após se graduar na Elisabeth Irwin High School, mudou-se para Filadélfia, a fim de se matricular na Universidade de Artes de Filadélfia, para estudar pintura e cinema. Durante os anos que passou na faculdade, Elle teve uma epifania artística ao assistir a uma apresentação ao vivo de uma banda, utilizando-se de um banjo para acompanhamento da sua canção. Após esta experiência, Elle passou a usar o banjo para a auxiliar nas suas composições. Após se formar, morou brevemente em Copenhague e Los Angeles, até se mudar novamente para Nova Iorque, onde reside actualmente no bairro de Brooklyn.


Carreira

1999–2013: Filmes e The Elle King EP

Em 1999, Elle estrelou o filme "Deuce Bigalow: Male Gigolo". Em 2005, quando a cantora tinha apenas dezasseis anos de idade começou a apresentar-se em diversos clubes nocturnos por toda Nova Iorque, com o auxílio de um falso documento de identidade.

Elle aprimorou as suas composições e apresentações ao vivo com base na sua imersão na cultura local. Só então Elle assinou contrato com o director da RCA Records, Peter Edge. O seu single de estreia, "Good to Be a Man", foi lançado a 13 de Março de 2012, disponibilizado para download e também em vinil.

A 12 de Junho de 2012, lançou o seu primeiro extended play (EP) de inéditas da cantora, o "The Elle King EP", foi lançado contando com quatro faixas. A gravação do extended play deu-se em Nova Iorque, com o apoio de Andy Baldwin e Chris DeStefano, além da própria Elle King. A canção que abre o EP, "Playing for Keeps" foi usada como canção tema do seriado "Mob Wives Chicago", que estreou em Junho de 2012 no canal televisivo norte-americano VH1. Por conta do reconhecimento advindo da canção, Elle foi então listada como uma "Artista para se Assitir em 2012" pelas revistas Esquire Magazine e Refinery 29. Também se apresentou na televisão nos programas VH1 Big Morning Buzz Live e o Late Show with David Letterman. Nesse meio tempo, Elle lançou-se em tournée com artistas como Of Monsters and Men, Train e Michael Kiwanuka, além de se ter encarregado dos concertos de abertura para artistas como Dashboard Confessional, Dropkick Murphys, Dry the River, James Bay e Ed Sheeran.


2014-presente: Love Stuff

Em Setembro de 2014, Elle King lançou a canção "Ex's & Oh's", que viria a ser o primeiro single do seu álbum de estreia. O álbum "Love Stuff", por sua vez, foi lançado a 17 de Fevereiro de 20.

Elle apresentou esta canção ao vivo pela primeira vez no programa norte-americano The Today Show, um dia após o lançamento do álbum, com o intuito de promover a canção. "Ex's & Oh's" alcançou enorme sucesso, dando a Elle King a sua primeira canção no Top 10 da principal parada norte-americana de singles, a Billboard Hot 100. Porém, os feitos da canção não pararam por aí, Elle também recebeu a sua primeira nomeação ao Grammy, nas categorias Best Rock Performance e Best Rock Song.

Em Julho de 2015, Elle saiu em tournée com a banda Modest Mouse pelo Reino Unido. Após isso, as canções "Under the Influence" e "America's Sweetheart" foram lançadas como single para as rádios rock e convencionais, respectivamente.

Em 2016, a canção "Good Girls", composta e interpretada por Elle, foi incluída na trilha sonora oficial do remake de "Ghostbusters", lançado também no mesmo ano. A canção também é tocada durante todos os créditos finais do filme Neste mesmo ano, Elle juntou-se ao cantor Dierks Bentley no dueto "Different for Girls", que foi amplamente recebido pela crítica, resultando numa vitória na premiação Country Music Association Awards e numa nomeação aos Grammy Awards.


Vida pessoal

Filha de pais famosos, Elle foi criada pela mãe após o divórcio precoce dos seus progenitores. Porém, isso não impediu Elle de passar as suas férias de verão ao lado do comediante Rob Schneider, seu pai.Elle é amiga de Courtney Love e Frances Bean Cobain, ex-mulher e filha, respectivamente, do roqueiro Kurt Cobain.

Elle King namora o britânico Andrew "Fergie" Ferguson desde 2013, quando o conheceu durante uma tournée na cidade de São Francisco. Em Fevereiro de 2016, a cantora publicou no seu perfil oficial na rede social Instagram, uma imagem confirmando o noivado com o britânico.


Tournées

Como atração principal
Love Stuff Tour (2015–presente)

Como acto de abertura
Dashboard Confessional – The Swiss Army Romance (2010)
Of Monsters and Men – My Head Is an Animal Tour (2011)
Train – California 37 Tour (2012)
Michael Kiwanuka – Home Again Tour (2012)
Dropkick Murphys – Signed and Sealed in Blood Tour (2013)
Ed Sheeran – + Tour (2013)
Dry the River – Alarms in the Heart Tour (2014)
James Bay – Chaos and the Calm Tour (2015)
Modest Mouse – Strangers to Ourselves Tour (2015)
Dixie Chicks – DCX MMXVI World Tour (2016)

Filmografia

Filme
AnoTítuloPapelNotas
1999Deuce Bigalow: Male GigoloGarota dos biscoitos
2006The BenchwarmersCarol
2009Wild CherrySabrina
2010Legends of La LaEla mesmaDocumentário
2015The Last PlaylistEla mesmaDocumentário


Prémios e nomeações

AnoPrêmioCategoriaTrabalhoResultadoRef.
2016Grammy AwardsMelhor Performance de Rock"Ex's & Oh's"Nomeada
Melhor Canção deRock
iHeartRadio Music AwardsCanção de Rock Alternativo do AnoNomeada
Teen Choice AwardsMelhor Canção de Rock"America's Sweetheart"Nomeada


CMA AwardsPerformance Vocal do Ano (com Dierks Bentley)"Different for Girls"Venceu
2017Grammy AwardsMelhor Performance de Country (Dupla ou Grupo)Pendente

Álbuns

Álbuns de estúdio

TítuloDetalhes do álbumMelhores posições nas paradasCertificações
EUA

EUA
Rock
EUA
Al
AUS

NZ

CAN

ALE

RUSUÉ
Love Stuff
Lançamento:17 de fevereiro de2015
Formatos:CD,Downloaddigitalvinil
Gravadora:RCA
263211157451855
"—" denota lançamentos que não foram lançados ou não entraram nas paradas de determinado país.

Extended plays (EPs)

TítuloDetalhesMelhores
posições
US
Heat.
The Elle King EP
Lançamento: 12 de junho de 2012
Formatos: CD, download digital
Gravadora: RCA, Fat Possum
34
"—" denota lançamentos que não foram lançados ou não entraram nas paradas de determinado país.

Singles

Como artista principal

TítuloAnoMelhores posiçõesCertificaçõesÁlbum
EUA

EUA
Rock
EUA
Adult
AUS

BÉL
(FL)
CANCAN
Rock


ALENZRU

"Ex's & Oh's"201410115[n 1]1412101015 Love Stuff
"Under the Influence"20154733
"America's Sweetheart"2016114101421
 Canadá Ouro[
"Good Girls"29Ghostbusters (Original Motion Picture Soundtrack)
"—" denota lançamentos que não foram lançados ou não entraram nas paradas de determinado país.

Como artista convidada

Lista de singles
CançãoAnoMelhores posiçõesCertificaçõesÁlbum
EUA

EUA
Rock
EUA Coutry

EUA
Country Airplay
CAN CountryCAN
"I Don't Mind"
(Epick com a participação de Elle King)
2013Canção sem álbum
"Different for Girls"
(Dierks Bentley com a participação de Elle King)
20164231149
Estados Unidos EUA: Ouro
Black
"Not Easy"
(Alex da Kid com a participação de X Ambassadors, Elle King eWiz Khalifa)
12Canção sem álbum

Singles promocionais

Lista de singles
CançãoAnoÁlbum
"Good to Be a Man"2012The Elle King EP
"Playing for Keeps"
"Catch Us If You Can"2015Hot Pursuit
"American Girl

Outras aparições em álbuns

Lista de singles
CançãoAnoOutro(s) artista(s)Álbum
"Ain't Gonna Drown2015Broadcasts, Vol. 23
"The Will of the River"Darren HanlonWhere Did You Come From?
"Reckless Love"BleachersTerrible Thrills, Vol. 2

Video clips

Lista de video clips, contendo ano de lançamento e director
TítuloAnoDirector
"Ex's & Oh's"2015Michael Maxxis
"America's Sweetheart"2016Brian Welsh
"Under the Influence"
"Different for Girls"
(Dierks Bentley com a participação de Elle King)
Wes Edwards
"Good Girls"Dano Cerny




Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, do Youtube e de letras.mus.br






Elle King

America's Sweetheart
  


No there ain't nothing that I gotta prove
You think your words will make me black and blue
But I, I think im pretty with these old boots on
I think its funny when I drink too much, hey
You try and change me you can go to hell
Cause I don't want to be nobody else
I like the chip I got in my front teeth
And I got bad tattoos you won't believe

So kick out the jams, kick up the soul
Pour another glass of that rock and roll
Turn up the band, fire in the hole
Gonna lose control tonight

What do you want from me, I'm not america's sweetheart
So beat the drum with me, I'm not america's sweetheart

Well they say I'm too loud for this town
So I lit a match and burned it down

What do you want from me, I'm not americas sweet heart
But you love me anyway

My hands are dirty and my heart is cold the boys
I've been with say I got no soul, when I
I meet another honey at the bar
I'll think its funny when I break his heart, mmm now
My kind of medicine is whiskey straight
I got a mouth to put you in your place, and they
They said I'll never be the poster type
But they don't make posters of my kind of life

So kick out the jams, kick up the soul
Pour another glass of that rock and roll
Turn up the band, fire in the hole
Gonna lose control tonight

What do you want from me, I'm not americas sweetheart
So beat the drum with me, I'm not americas sweetheart

Well they say I'm too loud for this town
So I lit a match and burned it down

What do you want from me, I'm not americas sweetheart, but you love me anyway

You love me anyway

Kick out the jams, kick up the soul
Pour another glass of that rock and roll
Turn up the band, fire in the hole, holler if you ready
Gonna lose control

Kick out the jams, kick up the soul
Pour another glass of that rock and roll
Turn up the band, fire in the hole
Gonna lose control tonight

What do you want from me, I'm not americas sweetheart
So beat the drum with me, I'm not americas sweetheart

Well they say I'm too loud for this town
So I lit a match and burned it down

What do you want from me, I'm not americas sweetheart, but you love me anyway

You love me anyway

I'm not americas sweetheart





Sem comentários:

Enviar um comentário