terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Elvis Costello - She






Elvis Costello, nome artístico de Declan Patrick Aloysius MacManus - nascido em Londres, a 25 de Agosto de 1954 - é um cantor, compositor e músico britânico. Costello teve participação nos primórdios do cenário pub rock britânico no meio dos anos 70 e, mais tarde, foi associado aos estilos de punk rock e new wave antes de se estabilizar como uma voz única e original nos anos 80. O seu alcance musical é impressionantemente amplo. Certo crítico escreveu que “Costello, a enciclopédia do pop, pode inventar o passado sob a sua própria imagem”.


Biografia

Começo de vida e carreira

MacManus nasceu no St. Mary's Hospital em Paddington (Londres), vivendo na região até aos dezasseis anos. Nascido numa família musical (o pai, Ross MacManus, cantava com Joe Loss), MacManus mudou-se com a mãe para Liverpool em 1971. Foi ali que ele formou a sua primeira banda, Flip City, com um estilo calcado no pub rock; tocaram até 1975/76, época em que MacManus passou a viver em Londres com a esposa e filho.

Costello teve diversos empregos enquanto continuava a compor. Iniciou mesmo uma tentativa agressiva de conseguir um contrato, o que provocou o incidente da sua prisão por atitute suspeita numa reunião de executivos de uma editora. Depois de mandar uma fita demo, foi contratado pela Stiff Records. O empresário na Stiff, Jake Rivera, sugeriu a mudança de nome (usando o primeiro nome de Elvis Presley e o sobrenome artístico de seu pai, "Day Costello", para formar “Elvis Costello”) e integrou-o numa banda de country/soft rock chamada “Clover”.


Anos 70

O primeiro álbum de Costello, "My Aim Is True" (1977) alcançou um sucesso comercial moderado, com Costello aparecendo na capa usando os óculos que se tornariam a sua marca registada, e apresentando uma semelhança chocante com Buddy Holly. Este lançamento "apresenta" Costello - ideia de Stiff - como um artista new wave e punk rock, apesar do facto de o álbum apresentar a conservadora balada “Alison” (uma das suas canções mais conhecidas). No mesmo ano, Costello recrutou a sua própria banda, The Attractions, composta por Steve Nieve (piano), Bruce Thomas (baixo) e Pete Thomas (bateria). Lançou o seu primeiro compacto de sucesso, o cinematográfico “Watching The Detectives”, gravado com Nieve e mais Steve Goulding (bateria) e Andrew Bodnar (baixo), ambos integrantes da banda Graham Parker & The Rumour.


Elvis Costello, 1979

Depois de uma badalada tournée com outros artistas da Stiff (capturada no álbum "Live Stiffs", notável pela versão do sucesso de Burt Bacharach/Hal David “I Just Don’t Know What To Do With Myself”), a banda lançou "This Year’s Model" (1978), uma gravação frenética preenchida com rouca energia e os versos afiados de Costtelo.

Em 1977, Costello participou do programa televisivo Saturday Night Live. Durante os ensaios, ele e os Attractions tocaram “Less Than Zero”. No entanto, quando chegou a hora da apresentação, Costello e a sua banda fizeram apenas a introdução da música e então – para choque dos produtores do programa – parou tudo, desculpou-se com a plateia e começou uma versão de “Radio, Radio”, que o programa pediu que não tocassem devido à sua mensagem anticorporativista (Costello também afirmou achar que “Less Than Zero” não faria muito sentido para o público americano). O produtor Lome Michaels ficou furioso, não só com o desafio de Costello mas também porque o programa foi tirado do ar. Costello só voltaria a ser convidado a tocar no Saturday Night Live novamente em 1989, não aparecendo em mais nenhum programa de televisão americano nos anos seguintes a esse incidente.

1979 foi, sem dúvida nenhuma, o ano do auge do sucesso comercial de Costello com o lançamento de "Armed Forces" (intitulado originalmente de "Emotional Fascism"). Inspirada pelas tournées constantes, a banda estava em grande forma e Costello evoluiu, notavelmente, o seu talento de compositor, passando a tratar de assuntos pessoais e políticos. Também encontrou tempo naquele ano para produzir o álbum de estreia da banda de ska The Specials.

O seu sucesso nos E.U.A foi severamente prejudicado, entretanto, quando Costello apelidou Ray Charles de “crioulo cego e ignorante” durante uma discussão com Bonnie Bramlett no bar do hotel Holiday Inn em Columbus, Ohio (sendo um comentário particularmente esquisito, pois Elvis trabalhava constantemente na campanha britânica Rock Against Racism tanto antes quanto depois disso).

Um contido Costello desculpou-se numa conferência de imprensa em Nova Iorque, dizendo que estava alcoolizado e que disse aquilo só para provocar Bramlett (e conseguiu pois ela deu~lhe um murro). No seu encarte da versão remasterizada de "Get Happy!!", Costello escreveu que recusou um convite para conhecer Charles pouco tempo depois do infame incidente: “qualquer desculpa depois de todos esses anos seria mais do que embaraçosa para todos os presentes, e tudo que eu pude fazer foi virar o meu rosto em vergonha e frustração sabendo que aquela era uma mão que eu provavelmente nunca apertaria… eu também descobri que a culpa é um fogo que arde sem qualquer sinal de limitação”. O incidente com Bonnie inspirou Costello a compor "Riot Act", canção presente no álbum "Get Happy!".


Anos 80

Possivelmente como outra afirmação do seu auto-imposto débito com a música negra, o álbum seguinte de Costello e os Attractions, "Get Happy!!", foi um inventivo pastiche do pop da new wave com a soul music. Seria o primeiro e, juntamente com King Of America, provavelmente o mais bem sucedido dos muitos experimentos de Costello com gêneros além dos quais é comumente associado. A brevidade das canções (20 faixas em aproximadamente 45 minutos) formatou o novo estilo da banda. Liricamente, as canções eram repletas da marca registada de Costello - o jogo de palavras - ao ponto de ele sentir mais tarde como se estivesse tornando numa auto-paródia, diminuindo o ritmo em composições posteriores.

"Trust", de 1981, soava mais pop, mas o resultado geral era claramente influenciado pelas tensões crescentes entre a banda, particularmente entre Bruce e Pete Thomas. Apesar do seu ecletismo, ‘’Trust’’ não obteve muita repercussão e foi o primeiro álbum de Costello a não gerar compactos de sucesso.

Depois da insatisfação comercial de "Trust", Costello deu um tempo à sua carreira de compositor e a banda seguiu para Nashville para gravar "Almost Blue", um álbum de versões de sucessos da música country compostos por Hank Williams (“Why Don’t You Lije Me (Like You Used To Do?)”), Merle Haggard, (“Tonight The Bottle Let Me Down”) e Gram Parsons (“How Much I Lied”). Com críticas variadas, algumas das quais acusavam Costello de estar ficando sofisticado, a gravação foi lançada com uma faixa que trazia a mensagem.

"Imperial Bedroom", de 1982, marcou um som mais obscuro, quase barroco, para Costello, em grande parte devido à produção de Geof Emerick, famoso por ser o engenheiro-de-som de várias gravações dos Beatles. Apresentando uma gama superior de canções – tanto musical quanto liricamente – este permanece como um de seus álbuns mais aclamados pela crítica, mas, novamente, fracassou em gerar compactos de sucesso. Costello disse não ter gostado da promoção do estúdio para o álbum, com fracos anúncios consistindo apenas da frase “Obra Prima?”.

1983 viu o lançamento de outra experimentação de pop-soul com "Punch The Clock", com backing vocals femininos e até uma banda de metais. Foi deste álbum que saiu o sucesso internacional “Everyday I Write The Book”, ilustrado por um profético videoclipe que apresentava sósias do príncipe Charles e da princesa Diana passando por uma crise doméstica numa casa suburbana.

A tensão entre a banda estava a ficar insuportável, e Costello, começando a sentir-se esgotado. Anunciou a sua aposentadoria e a separação do grupo, logo depois da gravação de "Goodbye Cruel World", em 1984. Com um número de canções fracas (e mesmo as melhores, mal produzidas), o disco não obteve muita repercussão, e até os mais fanáticos seguidores de Costello consideram "Goodbye" como o seu pior álbum.

A aposentadoria de Costello, embora de vida curta, foi acompanhada por duas colectâneas: "Elvis Costello: The Man" no Reino Unido, Europa e Austrália e "The Best of Elvis Costello and the Attractions" nos E.U.A.

Em 1985, Costello juntou-se ao seu amigo T-Bone Burnett para gravar um compacto intitulado “The People’s Limousine” sob o pseudónimo de “The Coward Brothers”. Neste mesmo ano, Costello produziu "Rum, Sodomy and the Lash" para a banda punk/folk Pogues. Foi aí que ele conheceu a sua segunda esposa, Cait O’Riordan, baixista dos Pogues.

Já em 1986 Costello estava a preparar-se para retomar a sua carreira. Trabalhando nos Estados Unidos com Burnett, mais uma banda contendo vários músicos de apoio de Elvis Presley e uma parte da formação do Attractions, produziu "King of America", um álbum firmado no som do violão country, complementado por algumas das suas melhores composições por bastante tempo. Foi nesta época que voltou, legalmente, a se chamar Declan MacManus, acrescentando um Aloysius como um nome do meio extra.

No final do mesmo ano, voltou ao estúdio com os Attractions e gravou "Blood And Chocolate", proclamado por um fervor pós-punk que não se via desde "This Year’s Model", de 1978. Também marcou o retorno do produtor Nick Lowe, que produziu os primeiros cinco álbuns de Costello. Foi neste disco que usou, pela primeira vez, o seu alter-ego “Napoleon Dynamite” (este apelido já tinha sido usado anteriormente em 1982, quando o lado-B do compacto “Imperial Bedroom” foi creditado à “Napoleon Dynamite & The Royal Guard”.)

Em 1987, Costello, com um novo contrato pela Warner Bros., deu início ao que seria uma longa parceria com Paul McCartney. Compuseram diversas canções juntos, incluindo “Veronica” e “Pads, Paws and Claws” do álbum "Spike" (1989), disco que também contém "God´s Comic") e “So Like Candy” e “Playboy to a Man” de Mighty Like A Rose (1991), ambos álbuns de Costello, e “My Brave Face”, “Don’t Be Careless Love”, “That Day Is Done” e “You Want Her Too”, de Flowers in the Dirt, “Back On My Feet” (Lado B do single Once Upon A Long Ago) e “The Lovers The Never Were” e “Mistress and Maid” de Off The Ground, lançados por McCartney. Em 1989, ele participou de um especial pela HBO, Roy Orbison and Friends, A Black and White Night, estrelando seu ídolo de longa data Roy Orbison, e foi convidado a participar no Saturday Night Live pela primeira vez desde 1977.


Anos 90

Em 1991, Costello lançou o supracitado "Mighty Like A Rose", tendo, nesta época, deixado crescer uma infame e longa barba.

Em 1993, Costello provou das águas da música clássica com uma aclamada colaboração com o Brodsky Quartet em "The Juliet Letters". Costello retorna ao rock and roll no ano seguinte num projecto que o reuniu com os The Attractions, "Brutal Youth".

Um álbum de versões gravado cinco anos antes foi lançado em 1995, ‘’Kojak Variety’’, seguido em 1996 por um álbum de canções que ele escrevera originalmente para outros artistas, "All This Useless Beauty". Este foi o último álbum do seu contrato com a Warner Bros.

Em 1996, colaborou com Burt Bacharach numa canção chamada “God Give Me Strength” para o filme ‘’Grace Of My Heart’’. Esta colaboração levou a dupla a compor e gravar um álbum juntos, "Painted From Memory", lançado em 1998 sob o seu novo contrato com a Mercury Records.

Em 1999, foi convidado a cantar a música "She" de Charles Aznavour para o filme "Notting Hill", música tema do casal "William Thacker (Hugh Grant) e Anna Scott (Julia Roberts).

Para o vigésimo quinto aniversário de Saturday Night Live, Costello foi convidado para o programa, onde reviveu a sua abrupta troca de músicas de 1977. Desta vez, entretanto, interrompeu “Sabotage”, dos Beastie Boys, tendo a banda ficado como a sua banda de apoio em “Radio, Radio”.


2000 até ao presente

Em 2001, Costello foi anunciado como o “artista em residência” na UCLA (embora ele tenha terminado fazendo menos aparições do que o previsto) e compôs músicas para um ballet. Também produziu e participou num álbum da cantora de ópera Anne Sofie von Otter, "For The Stars".

Em 2002, lançou um novo álbum, "When I Was Cruel", viajando em tournée com uma nova banda, os Imposters (na realidade, os Attractions com um baixista diferente, Davey Farragher). Costello separou-se da sua segunda esposa, Cait O’Riordan, no final do mesmo ano.

Em Março de 2003, Elvis Costello & The Attractions foram incluídos no Hall da Fama do Rock and Roll. Em Maio, o seu casamento com a cantora de jazz canadiana Diana Krall foi anunciado. Setembro viu o lançamento de "North", um álbum de baladas ao piano. Em Dezembro, Costello e Krall casaram na mansão londrina de Elton John.

Em 2004, a canção “Scarlet Tide” (co-escrita por Costello e T-Bone Burnett e usada no filme ‘’Cold Mountain’’) foi nomeada ao Óscar. Costello tocou-a na noite da premiação com Alison Krauss, que a canta na trilha sonora oficial.

Em Julho de 2004, o primeiro trabalho orquestral em larga larga escala de Costello, "Il Sogno", foi apresentado em Nova Iorque. O trabalho, um ballet inspirado na obra “Sonho de Uma Noite de Verão” de William Shakespeare, foi representado pela troupe de dança italiana Aterballeto, sendo um sucesso de crítica. Enquanto o escrevia, Costello, propositalmente, recusou-se a ouvir as interpretações anteriores de Mendelssohn e Britten em função de preservar a sua própria originalidade. Uma gama de estilos e temas musicais foi usado para representar os diferentes elementos dos personagens. "Il Sogno" foi lançado em CD em Setembro do mesmo ano pela Deustche Grammophon.

Costello também lançou outro álbum naquele mesmo mês: "The Delivery Man", um álbum de rock gravado em Oxford. Composto na sua maioria por blues, country e folk, "The Delivery Man" foi aclamado pela crítica como um dos melhores álbuns de Costello, e dá continuação à sua busca pessoal de lançar um disco diferente em cada um dos selos da gravadora Universal.

Ainda no contexto do álbum "The Delivery Man", em Outubro de 2005, Costello esteve no Brasil, desta vez não como "atracção-extra" (como no Free Jazz de 1995), mas como principal atractivo do TIM Festival daquele ano. Fez 3 shows, nos quais realizou um memorável apanhado da sua carreira: um no Rio de Janeiro, outro em Belo Horizonte e ainda um em São Paulo. Neste último, houve um comparecimento significativo de grandes nomes da música brasileira.

Em 2008, a banda de Pop/Rock norte-americana, Fall Out Boy contou com a participação de Elvis Costello no single "What a Catch, Donnie", do novo álbum do grupo chamado "Folie à Deux".

A 15 de Maio de 2010, Costello anunciou que não iria realizar dois concertos agendados em Israel em oposição ao tratamento dado por Israel aos palestinos. Num anúncio no seu site, Costello escreveu:
"Tem sido necessário lidar com as falsidades das propagandas, os jogos duplos e a linguagem histérica da política, a vaidade e o egocentrismo dos comunicadores públicos, de modo a seguir meus próprios pensamentos conflitantes."


Discografia

Álbuns

1977 - My Aim Is True
1978 - This Year's Model
1979 - Armed Forces
1980 - Get Happy!!
1981 - Trust
1981 - Almost Blue
1982 - Imperial Bedroom
1983 - Punch the Clock
1984 - Goodbye Cruel World
1986 - King of America
1986 - Blood and Chocolate
1989 - Spike
1991 - Mighty Like a Rose
1993 - The Juliet Letters
1994 - Brutal Youth
1995 - Kojak Variety
1996 - All This Useless Beauty
1996 - Costello & Nieve
1998 - Painted from Memory, com Burt Bacharach
2002 - When I Was Cruel
2002 - Cruel Smile
2003 - North
2004 - The Delivery Man
2004 - Il Sogno
2005 - Piano Jazz, com Marian McPartland
2006 - My Flame Burns Blue
2006 - The River in Reverse, com Allen Toussaint
2008 - Momofuku, com The Imposters
2009 - Secret, Profane & Sugarcane
2010 - National Ransom
2012 - If i cath you,feat Marconi Danilo


Coletâneas

1980 - Taking Liberties
1980 - Ten Bloody Marys & Ten How's Your Fathers
1987 - Out of Our Idiot
1993 - 2½ Years
2003 - Singles, Volume 1
2003 - Singles, Volume 2
2003 - Singles, Volume 3


Relançamentos pela Rhino

Todos os álbuns de estúdio de Costello até 1996 (com excepção de ‘’The Juliet Letters’’) foram relançados de 2001 a 2005 pela Rhino Records, sob a supervisão do próprio Costello e apresentando, em cada caso, um disco bônus de lados-B, outtakes, faixas ao vivo, versões alternativas e/ou demos das músicas. O som foi remasterizado e Costello escreveu o encarte de cada álbum, com suas reflexões sobre as músicas e anedotas da época de gravação.

Os discos bônus de ‘’Almost Blue’’ e ‘’Kojak Variety’’ destacam-se particularmente por conter, cada um deles, praticamente um novo álbum de material que foi gravado na época ou não lançado, ou que saiu no lado-B de compactos.

O disco bônus de ‘’Get Happy’’ também se destaca, com 30 faixas adicionais que o transformaram num álbum duplo com 50 canções.


Álbuns em Tributo

1998 - Bespoke Songs, Lost Dogs, Detours & Rendezvous - (vários artistas)
2002 - Almost You: The Songs of Elvis Costello - (vários artistas)
2003 - The Elvis Costello Songbook - Bonnie Brett
2004 - A Tribute to Elvis Costello - Patrik Tanner


Filmografia

1979 estreia-se no cinema como 'The Earl of Manchester' em Americathon
1984 como ‘Henry Scully' na série de televisão britânica Scully
1985 como o mágico inepto 'Rosco de Ville' em No Surrender
1987 como 'Hives the Butler' em Straight to Hell, estrelando Joe Strummer e Courtney Love
1997 como si mesmo em Spice World
1999 como si mesmo em Austin Powers: The Spy Who Shagged Me, tocando com Burt Bacharach
1999 como si mesmo em 200 Cigarettes
2001 como um defensor público e professor em Prison Song
2002 como si mesmo em How I Spent My Strummer Vacation, um episódio do The Simpsons
2003 Indicado ao Oscar na categoria “Melhor Canção Original” por “The Scarlet Tide” em Cold Mountain
2003 como 'Ben' no episódio “Farewell, Nervosa” da série Frasier
2003 apresentador convidado no The Late Show with David Letterman
2004 tocando a canção de Cole Porter "Let's Misbehave" em De-Lovely
2004 como si mesmo no seriado "Two and a Half Men", episódio 'Back Off Mary Poppins'
2006 interpreta-se a ele mesmo, numa ponta, no filme 'Delírios'
2009 interpreta-se a si mesmo, num episódio da série de tv americana "30 Rock", episódio no qual participa, juntamente com vários outros artistas, de uma música em prol da doação de um rim para o pai do personagem Jack Donaghy (Alec Baldwin)




Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, do Youtube e de letras.mus.br





Elvis Costello

She
  

She
May be the face I can't forget.
A trace of pleasure or regret
May be my treasure or the price I have to pay.
She maybe the song that summer sings.
May be the chill that autumn brings.
May be a hundred different things
Within the measure of a day.

She
May be the beauty or the beast.
May be the famine or the feast.
May turn each day into a heaven or a hell.
She may be the mirror of my dreams.
A smile reflected in a stream
She may not be what she may seem
Inside her shell

She who always seems so happy in a crowd.
Whose eyes can be so private and so proud
No one's allowed to see them when they cry.
She maybe the love that cannot hope to last
May come to me from shadows of the past.
That I'll remember till the day I die

She
Maybe the reason I survive
The why and wherefore I'm alive
The one I'll care for through the rough and ready years
Me I'll take her laughter and her tears
And make them all my souvenirs
For where she goes I've got to be
The meaning of my life is

She, she, she





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