Christina María Aguilera - nascida em Staten Island (Nova Iorque), a 18 de Dezembro de 1980 - é uma cantora, actriz, compositora, produtora musical e filantropa dos Estados Unidos. Reconhecida por ser uma figura proeminente na música popular tradicional e da cultura popular, é famosa pela sua voz poderosa, bem como por reinventar constantemente a sua música e imagem. Tudo isso lhe rendeu o título de "Voz da Geração".
Aguilera ficou famosa após a sua participação como apresentadora no programa "O Clube do Mickey", em 1993, saindo no ano seguinte. Fez a sua estreia no mundo da música em 1999 com o álbum "Christina Aguilera". Estabeleceu a sua carreira com vários singles número um na Billboard Hot 100, como "Genie in a Bottle", "What a Girl Wants" e "Come On Over Baby (All I Want Is You)", canções que foram retratadas por colocar o teen pop em sintonia com a sua voz poderosa.
No ano seguinte, lançou um álbum totalmente em espanhol, "Mi Reflejo", explorando as suas raízes latinas que teve uma grande receptividade nas paradas latino-americanas. No mesmo ano, lançou um álbum de natal, "My Kind of Christmas", e fez colaborações bem sucedidas mundialmente. A partir do seu segundo álbum de inéditos, "Stripped", Christina iniciou uma série de reinvenções constantes na sua imagem. O álbum foi um sucesso, tendo "emplacado" o tema "Beautiful", que se tornou bem-sucedido mundialmente.
Continuando com a sua reinvenção, desta vez musical e artisticamente, Aguilera adoptou uma personalidade mais adulta, e lançou "Back to Basics", um álbum que descreve como "um retrocesso para os anos 20s, 30s, 40s nos estilos de jazz, blues e soul, mas com um toque moderno".
Em 2008, lançou "Keeps Gettin' Better: A Decade of Hits", um álbum de grandes êxitos como celebração pelos seus dez anos de carreira. Em 2010, a artista fez a sua estreia no cinema ao lado de Cher, no filme musical "Burlesque". Com este filme, foi nomeada ao Globo de Ouro de "Best Original Song" pela faixa "Bound to You". No mesmo ano, lançou "Bionic", onde experimentou e misturou estilos de synthpop e electropop, recebido por críticas e desempenho comercial misto.
Passados dois anos, foi lançado "Lotus", que marcou o seu retorno à música pop, sendo lançado apenas um single mundialmente e que ainda está em andamento. Desde 2011, Aguilera tornou-se "mentora" do reality show The Voice, embora tenha deixado a bancada temporariamente na quarta temporada.
Ao longo da sua carreira, Aguilera recebeu importantes prêmios, entre eles cinco prémios Grammy, um Grammy Latino, dois MTV Video Music Awards, dois Billboard Music Awards e recebeu uma estrela no Passeio da Fama. Além disso, também foi nomeada ao Globo de Ouro e pré-nomeada ao Óscar. Reconhecida como uma das artistas mais bem-sucedidas da história, é a segunda cantora que mais vendeu na década, logo atrás de Madonna. Ao longo da sua carreira, já vendeu mais de 50 milhões de discos mundialmente.
Aguilera foi incorporada na lista dos "100 Maiores Cantores de Todos os Tempos", feita pela revista Rolling Stone, ocupando a 58.ª posição e sendo a cantora mais jovem a entrar na lista. O canal VH1 colocou a cantora entre as "100 Mulheres mais Importantes da Música", ocupando a 8.ª posição. Em 2009, foi incluída na lista das "50 Pessoas mais Bonitas do Mundo", através da revista People. Em 2013, Aguilera entrou para a lista da revista Time, como uma das "100 Pessoas mais Influentes do Mundo".
Vida pessoal e imagem pública
Christina sempre manteve a sua vida pessoal e os seus relacionamentos longe da imprensa, Christina, no inicio da carreira, envolveu-se com o seu dançarino Jorge Santos, mas terminaram em 2001. Christina também teve um breve relacionamento com produtor musical Dallas Austin, Christina nunca mencionou o nome de Dallas como o “imbecil” que ela mencionava em entrevistas, mas é certo que ele é o responsável pelo que ela descreve como o pior relacionamento romântico que ela já viveu.
Conheceu, depois, o produtor Jordan Bratman em 2002. Ficaram noivos em 2005, numa luxuosa cerimonia em Napa (Califórnia), Conheceram-se durante as gravações álbum "Stripped". Do casamento de cinco anos, nasceu o único filho do casal, Max Liron Bratman. Separaram-se em 2010. Nesse mesmo ano conheceu o assistente de produção Matthew Rutler nas filmagens do filme "Burlesque". Christina Aguilera além de seu talento também é conhecida por ter uma personalidade forte, já se envolveu em escandalos com a apresentadora Kelly Osbourne, chegando até a atirar dardos numa foto del Kelly, durante a entrga dos prémios da MTV Europe Music Awards, na qual foi apresentadora em 2003. Também se envolveu em polemicas com o rapper Eminem que a tinha parodiado na musica The Real Slim Shady.
Considerada uma das artistas mais ricas do show business Christina acumulou ao longo da sua carreira um patrimônio, segundo a revista Forbes, de U$200 milhões de dólares. Entrou na lista da Forbes das 20 mulheres mais ricas do entretenimento, numa lista onde aparecem nomes como Oprah Winfrey, J. K. Rowling, Madonna, Sandra Bullock, e Nicole Kidman. Em 2008, comprou por U$13 milhões de dólares a icônica mansão dos The Osbournes, famosa pelo reality show da MTV, localizado em Beverly Hills. Em 2013, vendeu a propriedade para comprar uma nova mansão em Mulhohand States
Na televisão Christina já recebeu inúmeros tributos. Na série de televisão Glee já teve as suas músicas cantadas pelos personagens: Lea Michele cantou "What a Girl Wants", Darren Criss cantou a música "Fighter", Amber Riley fez o cover da canção "Beautiful" e também apresentou juntamente com Heather Morris e Naya Rivera a canção "Candyman".
Christina também apresentou o show "Saturday Night Live", além de fazer participações em séries como Beverly Hills 90210 e Entourage. Também teve a sua música "Beautiful" cantada na série Smash. A performance foi feita pela atriz Katharine McPhee. Pelo seu jeito único de cantar, Christina já foi parodiada por diversas vezes pelas atrizes Maya Rudolph, Sarah Michelle Gellar, Katy Perry foi umas das personalidades que já fizeram parodias de Christina no humorístico, Saturday Night Live. A cantora Jessica Simpson também fez uma paródia de Christina durante um programa de TV.
Também foi parodiada na série infantil Vila Sésamo, ainda foi parodiada nas séries American Dad, Family Guy e South Park. Também foi convidada para participar da série The Simpsons, porém por motivos nunca divulgados Aguilera nunca aceitou o convite. Christina também foi citada no livro de memoria “Soundtrack Of My Life” do alto executivo da musica Clive Davis.
No começo de 2014, Aguilera ficou noiva do assistente de produção Matthew Rutler. Já moram juntos na casa dela, juntamente com Max, filho de Aguilera e do seu ex-marido Jordan Bratman.
Logo após o anúncio do noivado de Aguilera com Rutler, foi anunciado que estava grávida, do primeiro filho do casal. No dia 17 de Agosto, Aguileira deu à luz a sua filha, Summer Rain Rutler.
Em Fevereiro de 2015 Christina mostrou, pela primeira vez, Summer Rain na capa da revista People.
Discografia
Christina Aguilera (1999)
Mi Reflejo (2000)
My Kind of Christmas (2000)
Stripped (2002)
Back to Basics (2006)
Bionic (2010)
Lotus (2012)
Tournées
2000-2001: Christina Aguilera in Concert
2003: Justified and Stripped Tour (com Justin Timberlake)
2003: Stripped World Tour
2006-2007: Back to Basics Tour
Prémios e Nomeações
Christina Aguilera, ao longo da sua carreira, acumulou vários prémios, que vão deste a sua contribuição para o mundo da musica, até pelas suas contribuições beneficientes.
Christina ganhou o seu primeiro prémio Grammy em 2000, na categoria de Artista Revelação. Christina conseguiu o feito de se tornar a única cantora com menos de 20 anos a ganhar o prémio nessa mesma categoria.
O seu segundo Grammy veio no ano seguinte, em 2001, quando ganhou o Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum Pop com Vocais pelo álbum "Mi Reflejo", Christina conseguiu outro feito inédito na sua carreira: ser a primeira e única artista americana a conseguir o Grammy Latino.
Em 2002, depois do enorme sucesso que o single "Lady Marmalade" fez ao redor do mundo, Christina ganhou o seu terceiro Grammy, desta vez na categoria Melhor Colaboração Pop com Vocais.
Na edição da premiação de 2004, Christina recebeu o seu quarto Grammy. Depois do seu elogiado álbum "Back to Basics" Aguilera recebeu o seu quinto prémio pela canção "Ain't No Other Man", na categoria de Melhor Vocal Pop Feminino.
Em 2015, Aguilera conquistou o seu sexto Grammy pela parceria com a dupla A Great Big World na canção "Say Something" vencendo a categoria de "Best Pop Duo/Group Performance" vencendo nomes como Coldplay, Katy Perry, Jessie J e Iggy Azalea.
Com 15 anos de carreira Christina Aguilera recebeu 21 nomeações ao Grammy Awards tendo ganho por seis vezes.
Christina também ganhou uma nomeação ao Globo de Ouro de 2011, na categoria de "Melhor Canção Original", pela música "Bound To You" do filme "Burlesque", no qual participou. A canção era uma das favoritas a ganhar o prémio, porém acabou perdendo para a canção do mesmo filme "You Haven't Seen the Last of Me", que foi escrita pela premiada compositora Diane Warren e interpretada por Cher.
Christina também se tornou uma das artistas mais bem sucedidas do canal de música norte americano MTV. Na sua anual premiação, Aguilera fez apresentações inesquiváveis tornando-se uma das principais e mais importantes artistas do canal, pois já teve 23 nomeações ao VMA, Ganhou por duas vezes. Já na versão europeia da premiação, a MTV Europe Music Awards Christina, ganhou duas vezes, foi a apresentadora do evento em 2003, onde foi eleita pela crítica da MTV como a melhor apresentadora da historia da premiação.
Christina ganhou vários outros prêmios como: Billboard Music Awards, World Music Awards, BRIT Awards, Teen Choice Awards, ASCAP, NRJ Music Awards e teve nomeações para o American Music Awards
Christina também ganhou em 2012 o Prémio de Reconhecimento Especial no ALMA Award. No ano seguinte Christina foi homenageada no People's Choice Awards com o prémio também especial intitulo People’s Voice.
Christina também foi homenageada pela suas contribuições assistenciais, ganhando vários prêmios como o GLAAD Media Awards, pela suas contribuições comunidade GLBT. Christina também ganhou das mãos de Hilary Clinton o Troféu George McGovern Leadership Award sendo a unica artista a receber tal prémio. Tornou-se em 2010 embaixadora Oficial Contra a Fome no mundo pela ONU.
O museu Rock And Roll Hall Of Fame elegeu as 60 mulheres marcantes a onde Christina faz parte de uma galeria exposta no museu. O comité já havia recebido Christina na galeria após a performance do It's a Man's Man's Man's World, no Grammy Awards de 2007, imortalizando aquele momento como um dos maiores destaques do mundo da música.
Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e Letras.mus.br
Christina Aguilera
Hurt
Seems like it was yesterday when I saw your face
You told me how proud you were, but I walked away
If only I knew what I know today, ooh ooh
I would hold you in my arms
I would take the pain away
Thank you for all you've done
Forgive all your mistakes
There's nothing I wouldn't do
To hear your voice again
Sometimes I wanna call you
But I know you won't be there
Ooh, I'm sorry for blaming you
For everything I just couldn't do
And I've hurt myself by hurting you
Some days I feel broke inside, but I wouldn't admit
Sometimes I just wanna hide, cuz it's you I miss
And it's so hard to say goodbye when comes to this, ooh yeah
Would you tell me I was wrong?
Would you help me understand?
Are you looking down upon me?
Are you proud of who I am?
There's nothing I wouldn't do
To have just one more chance
To look into your eyes
And see you are looking back
Ooh, I'm sorry for blaming you
For everything I just couldn't do
And I've hurt myself, ooh ooh
If I had just one more day
I would tell you how much that I missed you since you've been away
Ooh ooh, It's dangerous
It's so out of line to try and turn back time
I'm sorry for blaming you
For everything I just couldn't do
And I've hurt myself... By hurting you
Sem comentários:
Enviar um comentário