quinta-feira, 14 de maio de 2015

Chubby Checker - Let's twist again





Chubby Checker - nascido Ernest Evans, em Spring Gulley, a 3 de Outubro de 1941 - é um cantor-compositor norte-americano, conhecido por popularizar o twist com a sua gravação, feita na década de 1960, do sucesso de R&B composto por Hank Ballard, "The Twist". Em Setembro de 2008, a canção chegou ao topo da lista, feita pela revista Billboard, dos singles mais populares a terem aparecido na parada de sucessos da mesma revista, Hot 100, desde que começou a ser feita, em 1958.

Ernest Evans nasceu em Spring Gulley, na Carolina do Sul, e foi criado, durante a sua infância, nos conjuntos habitacionais (projects) de South Philadelphia, na Pensilvânia, onde viveu com os seus pais e os seus dois irmãos. Com oito anos de idade, Evans formou um grupo harmónico que se apresentava nas ruas. Ao entrar no liceu (high school) já havia aprendido a tocar o piano, bem como a entreter os seus colegas de classe com imitações de cantores populares da época, como Jerry Lee Lewis, Elvis Presley e Fats Domino.

Após concluir a escola, Evans passou a entreter, com canções e piadas, os clientes nos seus diversos empregos, vendendo produtos agrícolas em lojas e mercados da cidade. Terá sido o seu chefe, num destes empregos - no Produce Market - Tony A., que lhe deu o apelido de "Chubby" ("Gorducho"). 

Henry Colt, proprietário do seu outro emprego, Fresh Farm Poultry, terá ficado tão impressionado com a performance de Ernest que, juntamente com o seu colega e amigo Karl Mann, compositor que trabalhava para a Cameo-Parkway Records, conseguiram que o jovem 'Chubby' fizesse uma gravação privada com Dick Clark, apresentador do programa de televisão American Bandstand. Foi nesta sessão de gravação que Evans adoptou definitivamente seu nome artístico; a esposa de Clark perguntou-lhe qual era seu nome e ele respondeu: "Bem, os meus amigos chamam-me 'Chubby'". 

Como tinha acabado de fazer uma imitação de Fats Domino, ela sorriu e perguntou-lhe: "Como damas (checkers, em inglês)?" A brincadeira de palavras envolvendo o 'dominó' do nome de Fats e outro jogo de tabuleiro gerou risadas instantâneas entre os presentes, e foi adoptado como o seu nome a partir daquele momento.

Carreira

Durante o auge do seu sucesso, na década de 1960, lançou os seus discos pela Cameo-Parkway Records que, juntamente com todo o resto do material da gravadora, tornou-se indisponível depois do início da década de 1970 por disputas legais internas da companhia. Por décadas, quase todas as compilações dos sucessos de Checker eram feitas a partir de regravações.

Checker lançou uma versão dançante de "Back in the USSR", dos Beatles, em 1969, que alcançou apenas o segundo lugar nas paradas de sucesso. Foi a sua última aparição nas paradas até 1982. Também gravou um álbum psicadélico no início dos anos 70 que foi lançado, inicialmente, apenas na Alemanha. O lançamento original não recebeu nome, porém a frase Chubby Checker Goes Psychedelic, escrita na contracapa, passou a ser tomada como o título.

Apesar de ter opiniões ambíguas sobre o seu single mais bem-sucedido, "The Twist", Checker sempre conseguiu capitalizar sua popularidade duradoura. Em 1987, gravou nova versão da canção com o trio de rappers The Fat Boys. As letras desta nova versão deixavam implícito que estava satisfeito com esta associação. Checker também interpretou a canção num comercial dos biscoitos Oreo, no início da década de 1990.

Em 2008 "The Twist" foi nomeado o maior hit de todos os tempos pela revista Billboard, que analisou todos os singles que estiverem entre os 10 maiores sucessos das paradas entre os anos de 1958 e 2008. Checker ainda obteve, em Julho do mesmo ano, o posto de primeiro lugar na parada de sucessos na categoria dance, com "Knock Down the Walls". Proprietário de seu próprio restaurante, Chubby Checker continua a apresentar-se em público regularmente.


Sucessos
(com a respectiva posição no Billboard Hot 100)

Chubby Checker

1959:
"The Class" (38º lugar).

1960:
"The Twist" (1º lugar)
"The Hucklebuck" (14º lugar)

1961:
"Pony Time" (1º lugar)
"Dance the Mess Around" (24º lugar)
"Let's Twist Again" (8º lugar)
"The Fly" (7ºlugar)
"The Twist" (reclassificada como 1º lugar em Janeiro de 1962)
"Jingle Bell Rock" (com Bobby Rydell) (21º lugar)

1962:
"Slow Twistin'" (with Dee Dee Sharp (3º lugar)
"Dancin' Party" (12º lugar)
"Limbo Rock" (2º lugar)
"Popeye The Hitchhiker" (10º lugar)

1963:
"Twenty Miles" (15º lugar)
"Let's Limbo Some More" (20º lugar)
"Birdland" (12º lugar)
"Twist It Up" (25ºlugar)
"Loddy Lo" (12º lugar)
"Hooka Tooka" (17º lugar)

1964:
"Hey, Bobba Needle" (23º lugar)
"Lazy Elsie Molly" (40º lugar)

1965:
"Let's Do the Freddie" (40º lugar)

1988:
"The Twist (Yo, Twist!)" (com os Fat Boys; 16º lugar)

("Knock Down the Walls" liderou a parada de dance em Julho de 2008; porém não foi listada no Billboard Hot 100.)




Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e Letras.mus.br






Chubby Checker

Let's Twist Again


Come on everybody!
Clap your hands!
All you looking good!

I'm goona sing my song
It won't take long!
We're gonna do the twist
and it goes like this:

Come on let's twist again,
like we did last summer!
Yeaaah, let's twist again,
like we did last year!

Do you remember when,
things were really hummin',
Yeaaaah, let's twist again,
twistin' time is here!

Heeee, and round and round and up and down
we go again!
Oh, baby, make me know you love me sooooo,
and then:

Twist again,
like we did last summer,
Come on, let's twist again,
like we did last year!

TWIST! YO!

Who`s that flyin' up there?
Is it a bird? Noooooo!
Is it a plane? Noooooooo!
Is it the twister? YEAAAAAAAHH!

Twist again, like we did last summer,
Come on, Let's twist again,
like we did last year!!!!

Do you remember when, things were really hummin',
Come on, let's twist again,
twistin' time is here

Heeee, and round and round and up and down we go again!
Oh, baby, make me know, you love me sooooo! And then:
Come on, twist again, like we did last summer,
let's twist again, like we did last year!

Come on, let's twist again,
twistin' time is heeeere!






Sem comentários:

Enviar um comentário