sábado, 30 de maio de 2015

Daryl Hall & John Oates - Maneater






Hall & Oates é um duo de pop rock, soul e R&B norte-americano, formado por Daryl Hall e John Oates, em 1969. A dupla alcançou fama mundial entre o final dos anos 70 e o início dos anos 80 com o chamado rock 'n soul.

Daryl Hall (nascido Daryl Franklin Hohl, a 11 de Outubro de 1949) e John Oates (nascido a 7 de Abril de 1949) conheceram-se ainda na faculdade, quando Hall estudava música e Oates, jornalismo, em Filadélfia, em meados de 1968. Logo em seguida, Hall saiu desta universidade e participou de diversas empreitadas musicais (como Temptones e Gulliver, dentro de um country folk), seguiu como músico de estúdio, fazendo backing vocal para bandas soul da época, como por exemplo os Stylistics e outros mais. Enquanto isso, Oates viajou pela Europa, também trabalhando como músico de apoio para diversas bandas e cantores como os The Masters. No seu retorno, montou o duo com Hall, mesclando a Soul Music com o tipo de rock vigente na época, despertando a atenção de Tommy Motolla, proprietário da Champion Entreintament Organization Co., responsável por empresariar a dupla por longos anos.

A estreia da dupla deu-se em 1972, com o álbum "Whole Oats", lançado pela editora Atlantic Records, ainda num estilo country folk de Filadélfia. No ano seguinte, lançam o álbum "Abandoned Luncheonette", incluindo o hit single "She's Gone" (que, à ocasião, fora regravada por diversos interpretes, como Tavares e Lou Rawls). Em 1974, lançaram o álbum "War Babies", produzido por Todd Rundgren, que chegou a ter algum sucesso comercial.

Logo em seguida, em 1975, a dupla muda para a editora RCA (actual BMG), aonde lança o álbum "Daryl Hall & John Oates", também conhecido como silver album, que consegue emplacar o sucesso "Sara Smile" (#4 Billboard em 1976), dedicado à namorada de Hall, Sara Allen, que seria a sua parceira em muitos outros hits da dupla, no decorrer dos anos.

No ano de 1976, lançam o álbum "Bigger Than Both of Us", que consegue chegar ao #1 daos Estados Unidos, com o Hit Single "Rich Girl" também escrito por Hall.

No decorrer da década, surgiram mais álbuns, como "Beauty on a Back Street" (1977), com a música "Why Do Lovers Break Each Other's Heart?" e "Bigger Than Both of Us", que não constou no álbum anterior por fugir da temática composta para o disco. 

Em 1978, lançam "Livetime", uma compilação. Segue-se "Along The Red Ledge" (1978), com o single "It's a Laugh" (este álbum foi produzido por Robert Fripp e conta com a participação de George Harrison, Robert Fripp, Steve Lukather, Steve Porcaro e Todd Rundgren); "X-Static" (1979) com o single "Wait for Me". Este álbum trata da incursão da dupla pela disco music do final dos anos 70, que na época estava em decadência, restando hit singles para os Bee Gees, Donna Summer e mais alguns outros.

Em 1980 gravam o single "You've lost that love feeling", que rapidamente se tornou um sucesso, puxamdo a vendagem do álbum que viria a seguir: "Voices", o primeiro auto produzido pela dupla. A próxima música de trabalho seria o hit single "Kiss on My List", que atingiria o #1 da Billboard em 1981.

Aproveitando ainda o sucesso dos singles do álbum "Voices", em Novembro de 1981 é lançado o álbum "Private Eyes", no qual exploram o blue-eyed soul e trazem hits como "Private Eyes", "I Can't Go for That", "Did it a Minute", o funk "Your Imagination" e a homenagem aos The Temptations, em "Looking for a Good Sign".

Veio então o álbum "H2O" (um trocadilho de Hall to Oates), com dois singles: "One on One" e "Family Man".

Ainda no compasso deste disco, a dupla grava o single "Jingle Bells Rock", com duas gravações: uma com Oates (que ficou mundialmente conhecida, ainda mais, depois da trilha sonora do filme "Sozinho em Casa" ("Home Alone)" e outra com Daryl Hall (que permaneceu rara até recentemente). 

Gravaram também o single "Say it Isn't So", que foi parar diretamente no #2 na Billboard de Outubro de 1983, justamente na semana de Natal. Logo em seguida, ainda no final de 1983/inicio de 1984, sai a coletânea Rock'n Soul Part 1, com todos os sucessos da dupla de 1974 até aos últimos singles, incluindo a inédita "Adult Education". Ainda em 1983, é gravado o show desta coletânea, com todos os sucessos, ainda que não fossem incluídas as duas últimas canções.

A 29 de Setembro de 1984, é lançado o single "Out of Touch", atingindo directamente o #1 dos EUA. O álbum que viria a seguir, "Big Bam Boom", trouxe as músicas "Method of Modern Love", "Possession Obsession", "Some Things are Better Left Unsaid" e "Dance on Your Knees".

No ano seguinte, gravam o álbum ao vivo "Live at Apollo with D. Ruffin & E. Kendrick". David Ruffin e Erick Kendrick foram vocalistas da banda The Temptations, ícones da Soul Music e ídolos da dupla. O álbum gera um single, "The Way You Do the Things You Do/My Girl", que não atinge o auge, como os anteriores. Porém, consegue aparecer pelo menos nas paradas americanas e inglesas. 

Para encerrar o ano, tocam no "Live Aid", acompanhados de David Ruffin e Erick Kendrick, e com a participação especial de Mick Jagger nos vocais.

Em 1986, a dupla decide fazer uma pausa nas actividades, durante a qual Hall lança o disco solo "Three Hearts in the Happy Ending Machine", com os singles de sucesso "Foolish Pride" e "Dreamtime". Este álbum foi coproduzido por Dave Stewart (da dupla Eurythmics). Retornam como dupla somente em 1988, com o álbum "Oh Yeah", já pelo selo Arista Records (BMG) e com os singles "Everything your Hearts Desire", "Downtown Life" e "Missed Oportunity", sendo este o último trabalho da década. 

Sairia no ano seguinte o álbum "Change of Season", mais acústico e mais rock, com vários produtores (inclusive Jon Bon Jovi).

Discografia

Whole Oats (1972)
Abandoned Luncheonette (1973)
War Babies (1974)
Daryl Hall & John Oates (1975)
Bigger Than Both Of Us (1976)
Beauty On A Back Street (1977)
Lifetime (1978)
Along The Red Ledge (1978)
X-Static (1979)
Voices (1980)
Private Eyes (1981)
H2O (1982)
Rock ’n Roll Soul Part 1 (1983)
Big Bam Boom (1984)
Live At The Apollo (1985)
Ooh Yeah! (1988)
Change Of Season (1990)
Marigold Sky (1997)
VH1 Behind The Music (2002)
Do It For Love (2003)
Our Kind Of Soul (2004)
Home For Christmas (2006)
The Philadelphia Years - The Definitive Collection Of 1968-1971 Hall & Oates Recordings (2006)
Live at the Troubadour (2008)




Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e Letras.mus.br






Daryl Hall & John Oates

Maneater



She'll only come out at night
The lean and hungry type
Nothing is new, I've seen her here before
Watching and waiting
She's sitting with you but her eyes are on the door
So many have paid to see
What you think you're getting for free
The woman is wild, a she-cat tamed by the purr of a Jaguar
Money's the matter
If you're in it for love you ain't gonna get too far

Oh here she comes
Watch out boy she'll chew you up
Oh here she comes
She's a maneater
Oh here she comes
Watch out boy she'll chew you up
Oh here she comes
She's a maneater

I wouldn't if I were you
I know what she can do
She's deadly man, and she could really rip your world apart
Mind over matter
The beauty is there but a beast is in the heart

Oh here she comes
Watch out boy she'll chew you up
Oh here she comes
She's a maneater





Sem comentários:

Enviar um comentário