Linkin Park é uma banda de rock dos Estados Unidos, formada em 1996, em Agoura Hills (Califórnia). Desde a sua formação, a banda já vendeu mais de 60 milhões de álbuns e ganhou dois Grammy Awards.
Alcançaram o sucesso em 2000, com o seu álbum de estreia, "Hybrid Theory, que foi certificado pela RIAA como disco de diamante em 2005. O álbum seguinte, "Meteora", continuou o sucesso da banda, chegando ao topo no gráfico de álbuns Billboard 200, em 2003, que foi seguido por um extenso trabalho para instituições de caridades e de tournées em todo o mundo.
Em 2003, os Linkin Park foram nomeados pela MTV2 como a sexta maior banda da era de videoclips e a terceira melhor do novo milênio atrás dos Oasis e dos Coldplay.
O terceiro álbum de estúdio, "Minutes to Midnight", atingiu o topo das paradas da Billboard e teve a terceira melhor estreia na semana de qualquer outro álbum e foi o disco mais vendido no mundo em 2007.[15]
O quarto disco da banda, "A Thousand Suns", foi lançado oficialmente em 14 de Setembro de 2010 e tornou-se líder de vendas em mais de quinze países. Os dois álbuns mais recente da banda, "Living Things" e "The Hunting Party", foram lançados em 2012 e 2014, respectivamente. Ambos os trabalhos combinam todos os elementos e gêneros presentes nos trabalhos anteriores do grupo.
Também são conhecidos pelas suas várias colaborações, mais notavelmente com o rapper Jay-Z no seu álbum "Collision Course", e com muitos outros artistas em "Reanimation".
Os álbuns "Hybrid Theory" e "Meteora" podem ser classificados como metal alternativos, nu metal e rap rock, com influências de hip-hop, rock alternativo e eletrónica, utilizando programação e sintetizadores. William Ruhlmann, dos Allmusic, disse que a banda dava um "recomeço a um estilo musical morto". A revista Rolling Stone descreveu a canção "Breaking the Habit" como "arriscada e bonita".
Em "Minutes to Midnight", a banda experimentou novos estilos em detrimento da sua antiga forma de música, com novas influências de género e estilos, um processo que o Los Angeles Times comparou ao trabalho dos U2. Este álbum possui apenas duas canções com influências óbvias de rap sendo as outras canções consideradas rock alternativo.
A interação dos vocais de Chester Bennington e Mike Shinoda são uma parte grande do estilo de música dos Linkin Park, com Bennington sendo considerado o vocalista principal e Shinoda como "vocalista rapper". No terceiro álbum de estúdio da banda, "Minutes to Midnight", Shinoda actua como vocalista principal nas canções "In Between", "Hands Held High", e no B-side "No Roads Left". Já em "The Catalyst", o primeiro single do quarto disco do grupo, "A Thousand Suns", tanto Shinoda quanto Bennington cantam de forma igual numa espécie de efeito recíproco.
Em boa parte das faixas deste álbum, a banda usou batidas de estilo eletrónico, juntamente com outras batidas, apostando numa sonoridade mais industrial, diferente dos álbuns anteriores. O álbum é considerado como um divisor de águas para a carreira musical da banda. Vários críticos. como James Montgomery, da MTV, comparou o disco ao CD "Kid A" dos Radiohead.
Shinoda disse que ele e os outros integrantes da banda foram bastante influenciados por Chuck D e pelo grupo Public Enemy, dizendo que a banda Public Enemy "era bastante tridimensional com as suas gravações porque, apesar de aparecer político, havia também vários outros conceitos lá. Isso fez-me pensar sobre o que eu queria que fosse 'tridimensional' nas nossas gravações e eu queria fazer igual, mas sem imitar, é claro, e mostrar que também podemos ser criativos".
O álbum possui vários "elementos políticos", com discursos de activistas americanos em algumas faixas.
Integrantes:
Actuais
Chester Bennington – vocal (1999–presente)
Rob Bourdon – bateria (1996–presente)
Brad Delson – guitarra (1996–presente)
Dave Farrell – baixo (1996–1999, 2001–presente)
Joe Hahn – DJ, fonógrafo, sampler, programação (1996–presente)
Mike Shinoda – vocal, rapper, guitarra rítmica, teclado, piano (1996–presente)
Anteriores
Mark Wakefield – vocal (1996–1998)
Músicos de sessão
Kyle Christener – baixo (1998–1999, gravou algumas trilhas de Hybrid Theory EP)
Scott Koziol – baixo (1999–2001, em turnê gravou a canção "One Step Closer")
Discografia
A banda alcançou o sucesso internacional em 2000 com seu álbum "Hybrid Theory" que chegou ao segundo lugar na Billboard 200, atingindo, em 2009, a marca de 24 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. O álbum seguinte, "Meteora", estreou em primeiro na Billboard 200 em 2003. Em 2007, o terceiro álbum de estúdio, "Minutes to Midnight, também alcançou o topo das paradas nos Estados Unidos, vendendo 623 mil cópias na sua primeira semana de vendas.
A banda já vendeu mais de 60 milhões de cópias, pelo mundo fora, em cerca de uma década de actividade. Também estão entre os artistas com o maior número de downloads digitais neste século.
Em 2010, lançaram o seu quarto álbum de estúdio, intitulado "A Thousand Suns". Este disco estreou-se alcançando o número #1 na Billboard 200, fazendo dos Linkin Park uma das poucas bandas de rock a ter três álbuns consecutivos estreando em primeiro lugar nos tops nos Estados Unidos.
A banda também é o grupo de maior sucesso nas paradas Rock Songs e Alternative Songs da revista Billboard na década de 2000. Em Junho de 2012, os Linkin Park lançaram o seu quinto álbum de estúdio intitulado "Living Things", que se estreou em primeiro lugar nos Estados Unidos e no Reino Unido.
DISCOGRAFIA
Álbuns de estúdio
2000 - Hybrid Theory
2003 - Meteora
2007 - Minutes to Midnight
2010 - A Thousand Suns
2012 - Living Things
2014 - The Hunting Party
Prêmios e nomeações
O sucesso comercial dos Linkin Park também lhes trouxe repercussão e prémios. A banda liberou o seu álbum de estreia, "Hybrid Theory", a 24 de Outubro de 2000. Em 2001, o grupo californiano ganhou o seu primeiro prémio Grammy, o mais importante da indústria fonográfica, por Melhor Performance de Rock pelo single "Crawling".
Os Linkin Park lançaram, então, o seu segundo álbum, "Meteora", que vendeu 810 mil cópias na sua primeira semana de vendas, chegando ao primeiro lugar nas paradas da Billboard.
"Breaking the Habit", um dos singles do álbum, venceu o MTV Asia Award na categoria Videoclip Favorito. "Somewhere I Belong", também de Meteora, venceu o MTV Video Music Award de 2003 por Melhor Videoclip de Rock.
Os Linkin Park decidiram, então, dar um tempo nas actividades da banda e começaram a trabalhar noutros projetos; Bennington formou a banda Dead By Sunrise, enquanto Shinoda trabalhava com os Depeche Mode. Em 2004, a banda trabalhou com o rapper Jay-Z produzindo o álbum intitulado "Collision Course"; "Numb/Encore", um single deste disco, venceu um Grammy Award em 2006 na categoria Melhor Colaboração de Rap.
A banda lançou então o álbum "Minutes to Midnight" em 2007. O álbum foi nomeado para um prémio TMF em 2007, enquanto o single "What I've Done" recebeu uma nomeação no MTV Video Music Award.
Os Linkin Park também venceram o prémio de Artista Internacional Favorito da Ásia no MTV Asia Awards de 2008. No dia 7 de Novembro de 2010, a banda apresentou no-se no MTV Europe Music Awards tocando a música "Waiting for the End". Na cerimónia, o grupo foi indicado para o prémio de "Melhor Banda Rock" e ganhou na categoria "Melhor Performance ao Vivo". No ano seguinte, recebeu o prémio de "Melhor Banda de Rock". No geral, os Linkin Park receberam 26 prémios em 56 nomeações.
Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e letras.mus.br
Linkin Park
Numb
I'm tired of being what you want me to be
Feeling so faithless, lost under the surface
I don't know what you're expecting of me
Put under the pressure of walking in your shoes
Caught in the undertow, just caught in the undertow
Every step that I take is another mistake to you
Caught in the undertow, just caught in the undertow
I've become so numb
I can't feel you there
I've become so tired
So much more aware
I'm becoming this
All I want to do
Is be more like me
And be less like you
Can't you see that you're smothering me?
Holding too tightly, afraid to lose control
'Cause everything that you thought I would be
Has fallen apart right in front of you
Caught in the undertow, just caught in the undertow
Every step that I take is another mistake to you
Caught in the undertow, just caught in the undertow
And every second I waste is more than I can take
I've become so numb
I can't feel you there
I've become so tired
So much more aware
I'm becoming this
All I want to do
Is be more like me
And be less like you
And I know
I may end up failing, too
But I know you were just like me
With someone disappointed in you
I've become so numb
I can't feel you there
I've become so tired
So much more aware
I'm becoming this
All I want to do
Is be more like me
And be less like you
I've become so numb
I can't feel you there
I'm tired of being what you want me to be
I've become so numb
I can't feel you there
I'm tired of being what you want me to be