Judith Marjorie Collins - nascida a 1 de Maio de 1939, em Seattle (Washington) - é uma cantora e compositora norte-americana de folk music, conhecida pelos seus gostos ecléticos no material que grava (que incluem folk, pop, e rock and roll); e pelo seu activismo social.
Judy Collins percorreu muitos caminhos na revolução da música popular norte-americana dos anos 60. Interpretou Richard Fariña, Randy Newman e Donovan quando poucos o faziam e, já em 1963, cantava "Turn! Turn! Turn!" segundo um primeiro arranjo de Roger McGuinn.
Começou a carreira discográfica aos 22 anos, em 1961, imersa num cancioneiro tradicional derivado de Woody Guthrie e Peter Seeger. O título da estreia, "Maid of Constant Sorrow", sintetiza na perfeição o seu tom até meados da década. Depois, começou a escolher como temas para novos álbuns canções de Bob Dylan ou Phil Ochs. Tinha um dom execpcional para reconhecer talentosos escritores de canções.
........................................................................................................
A Orquestra Pops de Boston (em inglês: Boston Pops Orchestra) é um orquestra norte-americana que foi fundada em 1885 como uma subsessão da Orquestra Sinfônica de Boston, ambas baseadas em Boston.
História do Pops
Em 1881, Henry Lee Higginson, o fundador da Orquestra Sinfônica de Boston, escreveu sobre o seu desejo de apresentar em Boston "concertos de um leve tipo de música". Então, a Orquestra Pops de Boston foi fundada para apresentar este tipo de música ao público, com o primeiro concerto realizado em 1885. Chamado de "Concerto de Passeio" eles duraram até 1900, e eram performances de música clássica "leve".
A Orquestra não tinha um maestro próprio até ao ano de 1930, quando Arthur Fiedler iniciou o seu mandato. Fiedler trouxe uma aclamação mundial à orquestra. Este tipo de música sempre foi infeliz com a reputação de que a música clássica era para a elite aristocrática. Sempre se fizeram esforços para levar a música clássica a um público vasto. Sempre foram promovidos concertos gratuitos em Boston. Assim, aos poucos, foi popularizando a música clássica na região.
Sob a sua direção, a orquestra fez inúmeras gravações campeãs de vendas, arrecadando um total superior a US$ 50 milhões. As primeiras gravações da orquestra foram feitas em Julho de 1935 para a RCA Victor, incluindo a primeira gravação completa da "Rhapsody in Blue" de Gershwin.
Fiedler também é lembrado por ter começado a tradição anual da orquestra se apresentar no dia Quatro de Julho (data da Independência dos Estados Unidos) na praça da Esplanada, uma das celebrações mais aclamadas, que conta com um público entre 200 a 500 mil pessoas.
Após a morde de Fiedler, em 1979, John Williams assumiu o cargo, em 1980. Williams continuou com a tradição de levar a música clássica ao público mais vasto. Ficou no cargo até 1994, quando passou para Keith Lockhart. Em 1995, ainda continua a frente da Pops, acrescentando um toque de extravagância e um dom para o drama. Williams continua sendo maestro laureado e realiza uma semana de concertos por ano.
Diretores musicais e Maestros
1885; 1887–1889 Adolf Neuendorff
1886 John C. Mullaly
1887 Wilhelm Rietzel
1888 Franz Kneisel
1891 Eugen Gurenberg
1891–1894; 1903–1907 Timothee Adamowski
1895 Antonio de Novellis
1896–1902; 1906–1907 Max Zach
1897 Leo Schulz
1908–1909 Arthur Kautzenbach
1909–1917 André Maquarre
1913–1916 Otto Urach
1913–1916 Clement Lenom
1915–1916 Ernst Schmidt
1916 Josef Pasternack
1917–1926 Agide Jacchia
1927–1929 Alfredo Casella
1930–1979 Arthur Fiedler
1980–1995 John Williams (Maestro Laureado 1994 - presente)
2002–2006 Bruce Hangen (Principal Maestro Convidado)
1995–Present Keith Lockhart
Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e letras.mus.br
Judy Davis
Amazing Grace
Amazing grace, how sweet the sound
That sav'd a wretch like me!
I once was lost, but now am found,
Was blind, but now I see.
'Twas grace that taught my heart to fear,
And grace my fears reliev'd;
How precious did that grace appear,
The hour I first believ'd!
Thro' many dangers, toils and snares,
I have already come;
'Tis grace has brought me safe thus far,
And grace will lead me home.
The Lord has promis'd good to me,
His word my hope secures;
He will my shield and portion be,
As long as life endures.
Yes, when this flesh and heart shall fail,
And mortal life shall cease;
I shall possess, within the veil,
A life of joy and peace.
The earth shall soon dissolve like snow,
The sun forbear to shine;
But God, who call'd me here below,
Will be forever mine.
That sav'd a wretch like me!
I once was lost, but now am found,
Was blind, but now I see.
'Twas grace that taught my heart to fear,
And grace my fears reliev'd;
How precious did that grace appear,
The hour I first believ'd!
Thro' many dangers, toils and snares,
I have already come;
'Tis grace has brought me safe thus far,
And grace will lead me home.
The Lord has promis'd good to me,
His word my hope secures;
He will my shield and portion be,
As long as life endures.
Yes, when this flesh and heart shall fail,
And mortal life shall cease;
I shall possess, within the veil,
A life of joy and peace.
The earth shall soon dissolve like snow,
The sun forbear to shine;
But God, who call'd me here below,
Will be forever mine.
Sem comentários:
Enviar um comentário