segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Simply Red - Stars




Smply Red foi uma banda inglesa , de Manchester, liderada pelo cantor e compositor Mick Hucknall. Após 25 anos de carreira, o grupo de pop britânico lançou sucessos como "Holding Back the Years", regravando o sucesso dos anos 70,"If You Don't Know Me By Now", "Stars", "Come to My Aid" e "For Your Babies", vendendo mais de cinquenta milhões de cópias.

O grupo Simply Red foi formado originalmente em 1984, na cidade de Manchester, por Mick Hucknall, Fritz McIntyre (teclados), Dave Fryman (guitarra) substituído no ano seguinte por Sylvian Richardson1 , além dos ex-membros do The Durutti Column, Tony Bowers (baixo), Chris Joyce (bateria) e Tim Kellett (trompete).

Através de Elliot Rashman, empresário e amigo de Hucknall, conseguem um contrato com a editora Elektra Records em 1985. Ainda no mesmo ano, lançam o compacto de estreia, "Money's too tight", 13º lugar no Reino Unido e o primeiro álbum, "Picture Book". Mas, o grande êxito acontece somente um ano depois com lançamento de "Holding back the Years" nos Estados Unidos, que alcançou o topo da Billboard. Nesse período fizeram uma apresentação no Festival de Jazz de Montreux de 1986.

Lançado em 1987, "Men and Women" não alcançou o mesmo sucesso do primeiro álbum apesar de ter alcançado o 2º lugar em território britânico. Logo em seguida, começam as mudanças na formação do grupo que passou a ser constante. A primeira substituição foi Aziz Ibrahim, futuro membro dos The Stone Roses, no lugar de Sylvan Richardson para a tournée de divulgação desse disco que teve no roteiro uma apresentação, pela primeira vez no Brasil, no Festival Hollywood Rock de 1988.

"A New Flame" de 1989, foi o primeiro trabalho da banda a ser número um no Reino Unido, devido em grande parte a canção "If You Don't Know Me By Now" que alcançou o lugar mais alto da Billboard e rendeu um prémio Grammy de melhor Rhythm and Blues para o grupo em 1990. Antes da produção do disco, houve nova mudança no posto de guitarrista que passou a ser do brasileiro Heitor Teixeira Pereira.

Com o lançamento de "Stars", em Setembro de 1991, um álbum com todas as composições originais, o grupo Simply Red alcançou o seu maior sucesso comercial, vendendo mais de nove milhões de cópias e recebendo vários prémios como melhor álbum do BRIT Awards e World Music Awards. Na gravação das músicas, Chris Joyce e Tony Bowers são substituídos pelo japonês Gota Yashiki e Shaun Ward, respectivamente. Além disso, o saxofonista Ian Kirkham, que vinha participando dos trabalhos do grupo desde o segundo disco, passa a ser membro oficial. A banda aproveitou a oportunidade para começar uma grande turnée mundial que tem como destaques uma apresentação em 1992 no Festival de Jazz de Montreux, um concerto em Hamburgo registado no vídeo "A Starry Night With Simply Red" e mais uma actuação no Brasil no Festival Hollywood Rock em 1993.

Com mais uma baixa, a de Kellett, o Simply Red, oficialmente, era Hucknall, McIntyre, Kirkham e Heitor T.P. para a gravação de "Life", de 1995. Para suprir os músicos, houve a participação de artistas importantes como Sly Dunbar, Robert Shakespeare e Bootsy Collins. O álbum foi bem-sucedido no Reino Unido, junto com a faixa "Fairground", primeiro single número um naquele país insular. No final da LifeTour, McIntyre e Heitor T.P. deixam a banda, que passa a funcionar como uma carreira solo de Mick Hucknall. Prova disso, foi a participação do grupo americano Fugees na regravação de "Angel" de Aretha Franklin para a colectânea Greatest Hits lançada em 1996.

Em 1998, o japonês Gota estava de volta para produzir o próximo álbum de estúdio, Blue, com co-produtores Andy Right e Hucknall formando, assim, o trio AGM. Nesse período, o Simply Red fez poucas apresentações ao vivo. No ano seguinte, lançam "Love and the Russian Winter",último trabalho na editora East West Records.

Para "gerenciar" as gravações, tournées e outros trabalhos da banda, Hucknall e os seus empresários, Andy Dodd e Ian Grenfell, criaram a marca simplyred.com em 2002. O primeiro álbum desse selo foi "Home", lançado no ano subsequente, que não recebeu boas críticas, mas se tornou o álbum independente mais vendido da história. Continuando as gravações, lançam "Simplified", em 2005, álbum com versões acústicas e influências latinas dos seus maiores sucessos, que voltou a fazer as pazes com a crítica.

Em 2007, chega ao mercado o álbum "Stay", considerado uns dos melhores trabalhos do grupo devido à experiência de Hucknall e a sua "postura" em fazer canções fortes.. Naquele mesmo ano, o líder do Simply Red anuncia que esse seria o último trabalho de temas inéditos.

Em 2009, o grupo anunciou que a sua próxima tournée seria a de despedida ("Farewell, The Final Tour") e, em 19 de Dezembro de 2010, fez o último show da tournée que foi realizado na O2 Arena em Londres, Inglaterra.

Integrantes
Mick Hucknall – vocal
Dave Clayton - teclado
Kevin Robinson – trompete e flauta
Steve Lewinson – baixo
Kenji Suzuki – guitarra
Pete Lewinson – bateria
Ian Kirkham – saxofone e teclado

Discografia
1985 – Picture Book
1987 – Men and Women
1989 – A New Flame
1991 – Stars
1995 – Life
1996 – Greatest Hits
1998 – Blue
1999 – Love and the Russian Winter
2000 – It's Only love
2003 – Home
2005 – Run It Red
2005 – Simplified
2007 – Stay
2008 - 25: The Greatest Hits
2010 - Songs of Love
2012 - Live at Montreux 2003

Videografia
Stars (Documentário sobre a gravação do álbum "Stars" de 1991)
Simply Red Live in London (Concerto gravado em 1998)
Greatest Hits Video, lançado em 2003
Home Live in Sicily, 2003
A Starry Night With Simply Red (Concerto gravado em 1992, na Alemanha)
Cuba!, concerto gravado em El Gran Teatro, em Havana, Cuba - 2005
Stay, concerto gravado no The Royal Albert Hall, em Londres, Inglaterra - 2007
Live at Montreux 2003, concerto gravado no festival de Jazz de Montreux em 2003 e editado em 2012
Simply Red The Greatest Hits 25 Anniversary 2009



Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e Letras.mus.br





Simply Red

Stars


Anyone who ever held you
Would tell you the way I'm feeling
Anyone who ever wanted you
Would try to tell you what I feel inside
The only thing I ever wanted
Was the feeling that you ain't faking
The only one you ever thought about
Wait a minute, can't you see

That I
Wanna fall from the stars
Straight into your arms
I, I feel you
I hope you comprehend

For the man who tried to hurt you
He's explaining the way I'm feeling
For all the jealousy I caused you
States the reason why I'm trying to hide
As for all the things you taught me
It sends my future into clearer dimensions
You'll never know how much you hurt me
Stay a minute, can't you see

That I
Wanna fall from the stars
Straight into your arms
I, I feel you
I hope you comprehend

Too many hearts are broken
A lover's promise never came with a maybe
So many words are left unspoken
The silent voices are driving me crazy
After all the pain you caused me
Making up could never be your intention
You'll never know how much you hurt me
Stay, can't you see

That I
Wanna fall from the stars
Straight into your arms
I, I feel you
I hope you comprehend

That I
Wanna fall from the stars
Straight into your arms
I, I feel you
I hope you comprehend





Sem comentários:

Enviar um comentário