Soul Asylum é uma banda de rock alternativo formada em Minneapolis (Minnesota), Estados Unidos, em 1983.
Tudo começou em 1981, com Dan Murphy, Dave Pirner, Karl Mueller e Pat Morley. Morley foi mais tarde substituído por Grant Young, em 1984. A banda gravou três discos com a gravadora Twin/Tone Records e dois com a A&M Records, tendo atingido pouco sucesso. Contudo, em 1992, a banda lançou o álbum que atingiu a dupla platina, "Grave Dancers Union", que conseguiu ganhar um Grammy Award pelo single "Runaway Train". Conseguiram igualmente atingir mais um disco platina com o álbum "Let Your Dim Light Shine", três anos mais tarde, mas acabou por ser o último álbum de originais da banda. Em 2004, tinha sido diagnosticado a Mueller um cancro, o que levou a banda a realizar um concerto de beneficência. Um ano mais tarde, Mueller morre. No final de 2007, a banda continuava a realizar concertos.
A banda era uma versão de uma antiga banda, Loud Fast Rule, formada em 1981 pelo baterista Dave Pirner, o guitarrista e vocal de apoio Dan Murphy, e o baixista Karl Mueller. Pirner foi rapidamente para vocalista principal e guitarrista, enquanto Pat Morley tomou o seu lugar. Soul Asylum começou a actuar nos arredores de Minneapolis, tendo, rapidamente, ficado conhecidos pelos seus concertos dinâmicos e energéticos.
No seu álbum de estreia de 1984, "Say What You Will... Everything Can Happen" foi originalmente lançado em LP e cassete pela gravadora local, a Twin/Tone. Acabaram por não serem feitas muitas cópias, mas, mais tarde, foi lançado um CD com o nome de "Say What You Will, Clarence...Karl Sold the Truck", que incluía cinco faixas adicionais que tinham sido tiradas do álbum original. Entre o lançamento deste e o segundo álbum, Grant Young juntou-se ao grupo, ficando com o lugar na bateria que pertencia a Morley. Em 1986, Soul Asylum lançou três álbuns, "Made To Be Broken", seguido do lançamento apenas em cassete de "Time's Incinerator" e de "While You Were Out". Apesar das boas críticas local e internacional, a banda mantinha-se desconhecida para o público dos Estados Unidos.
A banda assinou então contrato com a editora A&M Records em 1988. Pouco tempo depois de lançarem o seu primeiro álbum pela A&M, foi lançado igualmente o último disco pela gravadora Twin/Tone, a especulação instalou-se ao afirmarem que este disco iria arruinar as sua hipótese de carreira de sucesso com a A&M. O álbum foi chamado de "Clam Dip & Other Delights", de 1989, sendo uma paródia à A&M Records para o co-fundador Herb Alpert e para o seu disco "Whipped Cream & Other Delights".
Após actuar em diversos concertos acústicos no início dos anos 90, a banda escolheu a gravadora Columbia Records. Em 1992 lançaram "Grave Dancers Union", que acabou por se tornar o seu maior sucesso. No ano seguinte, os Soul Asylum receberam um Grammy para a melhor canção rock, pelo single "Runaway Train”. Este single apresentava fotografias e nomes de crianças desaparecidas por todo o país. No final do vídeo, Pirner aparece dizendo "Se você viu algumas dessas crianças, ou é alguma delas, por favor ligue para esse número".
Antes do lançamento do disco seguinte, o baterista Grant Young foi despedido e substituído por Sterling Campbell. Campbell tinha participado na percussão do álbum "Grave Dancers Union," tendo de facto realizado mais de metade do trabalho de bateria do disco. No álbum seguinte, "Let Your Dim Light Shine", a faixa "Misery" atingiu o Top 20, mas o álbum em si não conseguiu atingir o sucesso do anterior. Em 1997, a banda actuou num concerto de beneficência no Dakota do Norte, para estudantes que perderam grande parte dos seus haveres nas inundações do Rio Red em 1997.3 Algumas da músicas tocadas nesse concerto foram mais tarde editadas em After the Flood: Live from the Grand Forks Prom, June 28, 1997 em 2004. A banda lançou no ano seguinte Candy from a Stranger. O disco teve pouco sucesso e acabaram por romper contrato com a gravadora Columbia Records. Dave Pirner tornou-se num grande amigo de Kevin Smith, um fã da banda de há muito tempo. A banda tinha contribuído na música de três filmes de Kevin, "Clerks", "Clerks II", e "Chasing Amy".
Em Maio de 2004, foi diagnosticado ao baixista Karl Mueller um cancro na garganta tendo entrado em tratamentos. Em Outubro do mesmo ano, foi realizado um concerto de beneficência para o ajudar, tendo participado algumas banda e músicos, incluindo Soul Asylum, os Gear Daddies, Paul Westerberg, e antigos membros de Hüsker Dü, Bob Mould e Grant Hart, tendo conseguido angariar 50 mil dólares.
A doença de Mueller estava estacionária, tendo mesmo actuado com os seus companheiros em alguns concertos. Mueller gravou o seu último disco com a banda, lançado em 2006, "The Silver Lining". Seria o primeiro disco com faixas novas em oito anos, desde "Candy from a Stranger". Contudo, mais tarde a doença voltara e Mueller não resistiu, tendo morrido em sua casa a 17 de Junho de 2005.
Em finais de 2005, o ex-baixista de Replacements e actual baixista dos Guns N' Roses Tommy Stinson e o antigo baterista de Prince Michael Bland, juntaram-se num tributo a Karl Mueller.
Discografia
Álbuns de estúdio
Say What You Will, Clarence...Karl Sold the Truck (1984)
Made to Be Broken (1986)
While You Were Out (1986)
Time's Incinerator (1986)
Hang Time (1988)
And the Horse They Rode in On (1990)
Grave Dancers Union (1992)
Let Your Dim Light Shine (1995)
Candy from a Stranger (1998)
The Silver Lining (2006)
Delayed Reaction (2012)
Compilações
Black Gold: The Best of Soul Asylum (2000)
Closer to the Stars: Best of the Twin/Tone Years (2006)
Welcome to the Minority – The A&M Years 1988-1991 (2007)
Ao vivo
After the Flood: Live from the Grand Forks Prom, June 28, 1997 (2004)
EPs
Clam Dip & Other Delights (1989)
Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e Letras.mus.br
Soul Asylum
Runaway Train
Call you up in the middle of the night
Like a firefly without a light
You were there like a slow torch burning
I was a key that could use a little turning
So tired that I couldn't even sleep
So many secrets I couldn't keep
Promised myself I wouldn't weep
One more promise I couldn't keep
It seems no one can help me now
I'm in too deep
There's no way out
This time I have really led myself astray
(Chorus)
Runaway train never going back
Wrong way on a one way track
Seems like I should be getting somewhere
Somehow I'm neither here nor there
Can you help me remember how to smile
Make it somehow all seem worthwhile
How on earth did I get so jaded
Life's mystery seems so faded
I can go where no one else can go
I know what no one else knows
Here I am just drownin' in the rain
With a ticket for a runaway train
And Everything seems cut and dry
Day and night, earth and sky
Somehow I just don't believe it
(Chorus)
Runaway train never going back
Wrong way on a one way track
Seems like I should be getting somewhere
Somehow I'm neither here nor there
Bought a ticket for a runaway train
Like a madman laughin' at the rain
Little out of touch, little insane
Just easier than dealing with the pain
(Chorus)
Runaway train never going back
Wrong way on a one way track
Seems like I should be getting somewhere
Somehow I'm neither here nor there
Runaway train never comin' back
Runaway train tearin' up the track
Runaway train burnin' in my veins
Runaway but it always seems the same
Sem comentários:
Enviar um comentário