sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Tracy Chapman - Baby Can I Hold You





Tracy Chapman - nascida em Cleveland (Ohio), a 30 de Março de 1964 - é uma cantora de folk, blues e soul norte-americana, vencedora por diversas vezes do Grammy Awards, tornada mundialmente famosa pelas suas canções "Fast Car", "Baby Can I Hold You" e "Give Me One Reason" .

Tracy Chapman toca guitarra e escreve canções desde criança. Ingressou no programa "A Better Chance", destinado a identificar nacionalmente crianças negras talentosas para o desenvolvimento académico, o que lhe permitiu frequentar a Wooster School, em Connecticut e posteriormente a Tufts University, em Medford (Massachussets).

Em Maio de 2004, a Tufts University concedeu-lhe o título de doutora honoris causa em Belas-artes, pela sua contribuição como uma artista socialmente comprometida e pelas suas realizações artísticas. A sua voz, dado ser bastante grave, é, muitas vezes, confundida com uma voz masculina.

Ainda durante a faculdade, Chapman começou a apresentar-se nas ruas, tocando o seu violão em cafés de Cambridge, Massachussets. Enquanto trabalhava na sua graduação académica, assinou contrato com a SBK Records, em 1988, lançando seu primeiro álbum, intitulado "Tracy Chapman", que foi logo aclamado pela crítica. Tracy passou, então, a realizar tournées e a conquistar o público. Após a sua aparição num programa de TV, em homenagem aos setenta anos de Nelson Mandela, em Junho, a sua música "Fast Car" alcançou o topo das paradas nos Estados Unidos, ficando entre as 10 mais executadas da lista da Billboard Hot 100, enquanto outras faixas também ficavam entre as mais ouvidas, "Baby Can I Hold You" entre estas.

O disco vendeu bem, alcançando vários certificados de vendagem da RIAA (discos de platina), levando-a a vencer no ano seguinte (1989) quatro Grammy Awards, inclusive a de melhor artista revelação.

Chapman tornou-se, depois disto, uma artista ligada à Amnistia Internacional, participando da tour "Human Rights Now!". Segundo algumas fontes, Chapman tornou-se uma das mais influentes artistas no meio universitário norte-americano, nos anos 80.

O seu álbum seguinte, "Crossroads" (1989), não teve o mesmo sucesso comercial. Em 1992, quando lançou seu trabalho seguinte - "Matters of the Heart - o seu público era restrito a fãs dedicados. Apesar de todos acreditarem que tinha encerrado a sua carreira, surpreendeu os analistas em 1995, com "New Beginning", que vendeu mais de 3 milhões de cópias apenas nos EUA, e lhe rendeu um Grammy, em 1997, de melhor canção de rock.

Em 2000, "Telling Stories" foi um álbum com músicas mais voltadas para o rock que para o estilo pop, que até ali seguia. A música-título do disco foi bastante executada nas rádios europeias, e em alguns segmentos norte-americanos. Em 2001, lançou a colectânea, baptizada de "Collection".

O sexto álbum de inéditas foi "Let It Rain", de 2002, que Chapman divulgou numa tournée pela Europa e EUA em 2003.

"Where You Live", sétimo álbum da cantora, foi lançado em Setembro de 2005, com o qual realizou digressões pelos Estados Unidos e Europa.

A 11 de Novembro de 2008, na comemoração dos vinte anos do lançamento do seu primeiro disco, Tracy Chapman lançou o seu oitavo álbum, "Our Bright Future" ("Nosso futuro brilhante"), dando início no dia seguinte, em Bruxelas, a uma tournée europeia. Deste novo álbum destaca-se a música "Thinking of you", já considerada uma das mais belas e sensíveis composições de Chapman.

Embora Chapman nunca fale publicamente acerca de sua sexualidade, a autora vencedora do Prémio Pulitzer, Alice Walker, falou da sua relação amorosa com Chapman durante uma entrevista para o The Guardian em 15 de Dezembro de 2006. Alice explicou porque não deram publicidade ao relacionamento na época, declarando que este "era delicioso e adorável, maravilhoso, gostei intensamente. Eu estava completamente apaixonada por ela, mas isso não dizia respeito a mais ninguém além de nós."

Chapman não divulga factos quanto à sua vida pessoal, sendo considerada reclusa. A despeito disso, em Julho de 2010, assumiu um relacionamento homo-afetivo com a actriz Guinevere Turner.



Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e Letras.mus.br





Tracy Chapman

Baby, Can I Hold You?


Sorry
Is all that you can say?
Years gone by and still
Words don't come easily
Like sorry
Like sorry

Forgive me
Is all that you can say?
Years gone by and still
Words don't come easily
Like forgive me
Forgive me

But you can say: Baby
Baby, can I hold you tonight?
Maybe if I told you the right words
At the right time
You'd be mine

I love you
Is all that you can say?
Years gone by and still
Words don't come easily
Like I love you
I love you

But you can say: Baby
Baby, can I hold you tonight?
Maybe if I told you the right words
At the right time
You'd be mine

Baby, can I hold you tonight?
Maybe if I told you the right words
At the right time
You'd be mine
You'd be mine
You'd be mine




Sem comentários:

Enviar um comentário