segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Suzanne Vega- Luka





Suzanne Nadine Vega - nascida em Santa Mónica (Califórnia), a 11 de Julho de 1959 - é uma cantora norte-americana. Tornou-se conhecida mundialmente com a canção "Luka", presente no álbum "Solitude Standing" de 1987.

Suzanne é filha de Pat Vega (de origem alemã e sueca) e Richard Peck (de ascendência inglesa, escocesa e irlandesa). O casal divorciou-se logo após o nascimento de Suzanne. A sua mãe, Pat, casou-se novamente, com um escritor e professor porto-riquenho chamado Edgardo Vega Yunque, também conhecido como Ed Vega. Devido à origem étnica do padrasto, Suzanne cresceu e viveu grande parte da sua juventude numa região de Manhattan (Nova York), habitada predominantemente por latinos.

Por volta de 1968, com nove anos de idade, começou a interessar-se por literatura, escrevendo poemas. Com 14 anos, escreveu a sua primeira canção.

Tempos depois, matriculou-se no notório Fiorello H. LaGuardia High School of Performing Arts, onde estudou dança moderna até meados de 1977.

Posteriormente, entrou no Barnard College onde estudou literatura inglesa. Aí, começou a participar de um grupo de cantores, sendo influenciada pelo compositor canadiano Leonard Cohen.
Dispondo de apenas um violão, Suzanne apresentava as suas canções, com forte influência do folk, em bares situados em Greenwich Village. Algumas vezes, actuou no Folk Club, um dos locais em que Bob Dylan se apresentou, nos primeiros anos da sua carreira, entre 1960 e 1961.

O seu bom desempenho nessas apresentações propiciaram-lhe o seu primeiro contrato para gravação, pela editora A&M (que já a havia recusado noutras oportunidades), em 1983. O resultado foi o seu álbum de estreia, auto-intitulado.

O álbum "Suzanne Vega" foi lançado em 1985, tendo como produtores Steve Addabbo e Lenny Kaye. Muito elogiado pela crítica especializada nos Estados Unidos, o álbum foi disco de platina no Reino Unido. Na sua terra-natal foram vendidas aproximadamente 200 mil cópias. O clip da canção "Marlene on the Wall" foi exibido em várias emissoras de televisão, destacando-se o VH1 e a MTV.

A fama mundial veio com o álbum "Solitude Standing" de 1987, elogiado por crítica e público. A canção "Luka", tocou nas rádios do mundo inteiro. Apesar do ritmo alegre e vocal ameno, a letra era triste e falava sobre uma criança que vivia num apartamento, onde era constantemente agredida fisicamente pelos próprios pais. No entanto, o teor da letra passou despercebido ao público de vários países de língua diferente da inglesa onde a música fez sucesso.
Foram vendidas mais de um milhão de cópias, influenciando vários artistas folk, rendendo uma tournée mundial.

A canção "Tom's Dinner", presente no mesmo álbum, foi remixada anos mais tarde, sem permissão da cantora, por uma dupla de produtores britânicos chamada The DNA Disciples. O álbum "Oh Suzanne" (com a música) fez muito sucesso o que chamou a atenção da editora de Suzanne, A&M, que decidiu processar os dois artistas. A cantora, no entanto, acabou por permitir que a canção fosse relançada como um single.

Lançado em 1990, "Days of Open Hand" mostrou uma evolução no seu estilo musical: de folk para música experimental. Embora o folk ainda estivesse presente, tal mudança não foi bem aceite pelo público e crítica tendo o álbum tido poucas vendas.
Produzido pelo então namorado de Suzanne, Anton Sanko, o álbum teve a participação do músico Philip Glass.

No ano de 1992, foi lançado "99.9 Fº" (referência aos graus de Fahrenheit). Novamente, houve uma mudança no seu estilo: o folk foi aliado à música electrónica. O público e a crítica musical, mais uma vez, criticaram o trabalho da cantora.

Durante esse período de divulgação do álbum, Suzanne casou-se com o produtor Mitchell Froom e, dois anos mais tarde, tornou-se mãe, com o nascimento de Ruby.

O álbum seguinte, "Nine Objects of Desire", foi lançado em 1996. Explorando nas letras uma temática mais simples, como a sua vida familiar, por exemplo, o álbum possibilitou um "regresso ao sucesso", rendendo-lhe mais uma tournéee.

Dois anos depois, em 1998, Suzanne divorciou-se de Mitchel Froom, que andava envolvido com a cantora Vonda Shepard.

Suzanne Vega só lançaria outro disco cinco anos depois, em 2001. "Songs in Red and Gray" retomou o estilo dos seus dois primeiros álbuns gravados pela cantora, apresentando o folk como essência.
Três canções presentes no disco causaram um pouco de ppolémicapois abordavam o rompimento do casamento da cantora.

Em 2007 saiu o disco "Crime and Beauty" com canções como "Zephyr Fran&Ava" e "Unbound".
Em 2014, será lançado um novo CD com canções que tem vindo a cantar nos seus espectáculos ao vivo.

Antes e após "Songs in Red and Gray", Suzanne lançou duas colectâneas.
A primeira colectânea, lançada em 1998 foi "Tried & True: The Best of Suzanne Vega". O álbum continha duas composições inéditas: "Book & a Cover" e "Rosemary". Paralelamente, a cantora lançou o seu primeiro livro, chamado "The Passionate Eye".
Lançada em 2003, "Retrospective: The Best of Suzanne Vega" foi a sua segunda colectânea. O álbum teve duas versões: uma britânica (27 canções, entre elas seis gravadas ao vivo) e uma norte-americana (21 canções).

O primeiro DVD de Suzanne, contendo o mesmo título deste último álbum foi também lançado contendo 52 músicas.

A 9 de Julho de 2008 Suzanne Vega actuou no Teatro Municipal da Guarda (TMG) e, a 25 de Outubro de 2010, no Hard Rock Café lisboeta.

Discografia

Álbuns

1985: Suzanne Vega
1987: Solitude Standing
1990: Days of Open Hand
1992: 99.9 Fº
1996: Nine Objects of Desire
1998: Tried & True: The Best of Suzanne Vega
2001: Songs in Red and Gray
2003: Retrospective: The Best of Suzanne Vega
2007: Beauty & Crime
2014: Tales from the Realm of the Queen of Pentacles


Singles

1985: "Marlene on the Wall"
1985: "Small Blue Thing"
1985: "Knight Moves"
1986: "Marlene on the Wall" (segunda gravação)
1986: "Left of Centre"
1986: "Gypsy"
1987: "Luka"
1987: "Tom's Diner"
1987: "Solitude Standing"
1990: "Book of Dreams"
1990: "Tired of Sleeping"


DVDs

2003: Retrospective: The Best of Suzanne Vega




Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e Letras.mus.br





Suzanne Vega

Luka



My name is Luka
I live on the second floor
I live upstairs from you
Yes I think you've seen me before

If you hear something late at night
Some kind of trouble. some kind of fight
Just don't ask me what it was
Just don't ask me what it was
Just don't ask me what it was

I think it's because I'm clumsy
I try not to talk too loud
Maybe it's because I'm crazy
I try not to act too proud

They only hit until you cry
And after that you don't ask why
You just don't argue anymore
You just don't argue anymore
You just don't argue anymore

Yes I think I'm okay
I walked into the door again
Well, if you ask that's what I'll say
And it's not your business anyway
I guess I'd like to be alone
With nothing broken, nothing thrown

Just don't ask me how I am
Just don't ask me how I am
Just don't ask me how I am

My name is Luka
I live on the second floor
I live upstairs from you
Yes I think you've seen me before

If you hear something late at night
Some kind of trouble. some kind of fight
Just don't ask me what it was
Just don't ask me what it was
Just don't ask me what it was

They only hit until you cry
And after that you don't ask why
You just don't argue anymore
You just don't argue anymore
You just don't argue anymore




Sem comentários:

Enviar um comentário