Sinéad Marie Bernadette O'Connor - nascida em Dublin, a 8 de Dezembro de 1966 - é uma cantora irlandesa.
É filha do engenheiro e, mais tarde, advogado, Sean O'Connor e de Marie O'Connor. É a terceira de cinco irmãos: Joseph O'Connor (que é escritor), Eimear, John, e Eoin.
Teve a vida marcada por vários reveses que moldaram a sua personalidade e a marcaram para sempre. Tendo sofrido abusos na infância, já tentou o suicídio e afirmou ser homossexual a meio da sua conturbada carreira. Foi excomungada por tentar ser líder de uma seita.
Destacou-se com a sua voz doce e, ao mesmo tempo, rebelde, e com a cabeça rapada, a sua marca registada por muitos anos. Estreou-se na música em 1987, com o álbum "The Lion and the Cobra", dedicado à sua mãe que falecera havia pouco. Conseguiu apresentar-se em diversos países da Europa e nos Estados Unidos, ganhando grande visibilidade.
Foi apenas com o segundo trabalho, "I Do Not Want What I Haven't Got", de 1990, que Sinéad ficou famosa mundialmente. A canção "Nothing Compares 2 U" composta originalmente por Prince, levou o álbum para a primeira posição dos mais vendidos em vários países e rendeu-lhe diversos prémios.
Também em 1990, Sinead participa do show que deu origem ao DVD "Roger Waters - The Wall Live in Berlin", cantando "Mother".
Dois anos depois, chega "Am I Not Your Girl?" onde a cantora interpreta algumas músicas de sucesso como "Don't Cry For Me, Argentina" e "Gloomy Sunday". Nessa época, foi novamente notícia internacional, mas desta vez, por rasgar uma foto do Papa João Paulo II como protesto contra os abusos sexuais cometidos por membros da Igreja Católica, num dos programas mais assistidos dos EUA, o Saturday Night Live. Numa das muitas entrevistas sobre o ocorrido, Sinead explica o acto: “Muitas pessoas não entenderam o protesto. Eu sabia que a minha acção poderia causar problemas, mas eu queria forçar uma conversa onde houvesse a necessidade de uma [...] Tudo o que eu lamento era que as pessoas supunham que eu não acreditava em Deus. Esse não é o caso. Sou católica de nascimento, e seria a primeira à porta da igreja se o Vaticano oferecesse reconciliação sincera.”
A atitude foi reprovada por diversas autoridades e Sinéad ficou com uma imagem negativa em muitas cidades, chegando até a ser vaiada num show em tributo a Bob Dylan. Sinéad ficou com medo da atitude das pessoas chegando até a doar a sua casa de 800 mil dólares para a Cruz Vermelha.
Em 1994, lançou o álbum "Universal Mother" do qual foi lançada a faixa "Fire On Babylon", que acaba sendo o grande destaque do disco por falar de abuso sexual infantil.
Engajada politicamente, grava "Gospel Oak", contendo seis músicas dedicadas ao povo do Ruanda, Israel e aos próprios irlandeses.
Após alguns anos de silêncio, lançou "Faith and Courage", no ano de 2000, que foi produzido pelo ex- Eurythmics Dave Stewart. A cantora anunciou que se converteu à Igreja Tridente Latino, da Irlanda, e passa a dedicar grande parte de sua vida à religião.
Sean-Nós Nua traz um repertório composto de canções folclóricas irlandesas e o duplo She Who Dwells in the Secret Place of the Most High Shall Abide Under the Shadow of the Almighty é dividido entre um disco ao vivo e outro com faixas raras e alguns covers.
Sinéad O’Connor anunciou que deixava os palcos e o show business para cuidar mais do seu espírito e da sua família. Sinéad já havia anunciado a sua "aposentadoria" noutras vezes,mas acabava por não cumprir a promessa.
Sinead foi casada quatro vezes, sendo o seu primeiro marido o produtor musical e baterista John Reynolds. Sinead teve quatro filhos, cada um filho de pais diferentes: três meninos e apenas uma garota.
A 8 de Dezembro de 2011, casou com Barry Herridge, mas, passados 16 dias, anunciou que se iria divorciar, Em seguida, passaram a namorar de novo, mas a viver em casas separadas.
Discografia
Álbuns de estúdio
1987 - The Lion and the Cobra
1990 - I Do Not Want What I Haven't Got
1992 - Am I Not Your Girl?
1994 - Universal Mother
2000 - Faith and Courage
2002 - Sean-Nós Nua
2006 - Throw Down Your Arms
2007 - Theology 2
2012 - How About I Be Me (And You Be You)?
2014 - I'm Not Bossy, I'm the Boss
EP
1997 - Gospel Oak
Compilações
1997 - So Far... the Best of Sinéad O'Connor
2003 - She Who Dwells in the Secret Place of the Most High Shall Abide Under the Shadow of the Almighty
2005 - Collaborations
Nota: o presente post recolheu informação da Wikipedia, Youtube e Letras.mus.br
Sinead O'Connor
Nothing Compares 2 U
It's been seven hours and fifteen days
Since you took your love away
I go out every night and sleep all day
Since you took your love away
Since you've been gone I can do whatever I want
I can see whomever I choose
I can eat my dinner in a fancy restaurant
But nothing, I said nothing can take away these blues
'Cause nothing compares
Nothing compares to you
It's been so lonely without you here
Like a bird without a song
Nothing can stop these lonely tears from falling
Tell me, baby, where did I go wrong?
I could put my arms around every boy I see
But they'd only remind me of you
I went to the doctor and guess what he told me?
Guess what he told me?
He said: girl, you better try to have fun
No matter what you do
But he's a fool
'Cause nothing compares
Nothing compares to you
All the flowers that you planted, mama
In the backyard
All died when you went away
I know that living with you, baby, was sometimes hard
But I'm willing to give it another try
Nothing compares
Nothing compares to you
Sem comentários:
Enviar um comentário